
2 minute read
Coluna: Celebrar com Saúde e Beleza by Fernanda Maitto
coluna celebrarcom saúde e beleza by Dra. Fermanda Maitto
Pescoço de NEFERTITI
Advertisement
Toxina Botulínica já é um tratamento consagrado para as rugas de expressão, com eficácia e segurança estabelecidas. Seu uso no terço inferior do rosto, pescoço e colo, também vem se tornando consagrado como coadjuvante no tratamento do envelhecimento cutâneo.
O pescoço é uma região que denuncia a idade pelo aparecimento de flacidez, rugas horizontais, além do aspecto de fotoenvelhecimento com o aparecimento de manchas. A sua pele mais fina e delicada exige uma combinação de tratamentos pouco agressivos. A movimentação do músculo platisma, com suas bandas, que se inserem na mandíbula e na clavícula, contribui para piora não só da flacidez da região como também das linhas horizontais e sobras de pele.
O uso da Toxina Botulínica no pescoço é indicado para pessoas que tenham contração muscular forte e marcada, algum grau de flacidez e linhas horizontais. Não se deve utilizar esta substância pensando no tratamento de gordura localizada. Ela é aplicada diretamente no músculo, em linhas paralelas, na linha mandibular e na região central acima da tireoide, para ajudar a manter o contorno da parte inferior do rosto e complementar a harmonização facial.
Deve-se ter muita atenção em relação à técnica da aplicação no pescoço, pois há, nesse local, estruturas nobres vasculares e nervosas. Uma técnica incorreta pode provocar movimentos inestéticos, alterações na voz e hematomas. Por isso, deve ser feita por dermatologista especialista em pontos avançados de toxina botulínica.
O terço inferior do rosto também tem indicações excelentes e específicas para o tratamento com a toxina. O uso nesse local deve ser mais cuidadoso, uma vez que os músculos estão ligados a funções fisiológicos, como mastigação e fala. Levantando a ponta do nariz – essa aplicação é pontual, no músculo abaixador da ponta nasal; deve-se ter em conta a expectativa do paciente, assim como uma análise detalhada da sua anatomia.
Embelezando os lábios - pequenas quantidades da Toxina Botulínica na linha do lábio promovem a sua reversão, dando a impressão de maior volume. Para aliviar as rugas de “código de barras”, a aplicação é mais profunda, na parte superior e inferior. Para fazer o levantamento do canto da boca, o músculo responsável pode ser relaxado com poucas unidades, aplicado no local adequado, pois o erro de técnica pode trazer o efeito contrário - queda dos lábios. Tratando as rugas do colo - a aplicação nessa região deve ser distribuída de acordo com a quantidade e profundidade das linhas, seguindo a forma de um V ou colar, para suavizar as linhas do sono. Deve ser um tratamento complementar a outros para rejuvenescimento do colo - laser, ácido hialurônico, peelings, uma vez que tais linhas não são causadas somente pela movimentação muscular, mas também devido ao efeito do sol na pele durante a vida.
Dra Fernanda B. Maitto Lemos Médica Dermatologista CRM MS 7.849 / RQE 4.332
- Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
- Residência Médica em Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiátrica no Hospital das Clínicas da FMRP-USP - Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD/AMB) - Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e International Dermoscopy Society (IDS)
Vérité Saúde e Bem Estar - Rua Albino Torraca 1065, Dourados-MS @clinicaverite 67 3038-9818 / 67 99233-1421