2 minute read

Coluna: Celebrar com Saúde e Beleza byt Antonio Passoni

Next Article
Murilo Zauith

Murilo Zauith

coluna celebrarcom saúde e beleza by Dr. Antonio Passoni

Low Carb

Advertisement

Muitos pacientes entram em meu consultório e já questionam: “Dr., o senhor prescreve Dieta Low Carb? É essa que quero fazer.” Primeiramente, quero DEIXAR CLARO que NÃO EXISTE APENAS UMA DIETA IDEAL. O que existe é a dieta específica para tipos de pessoas específicos e com objetivos diferentes (ganho, perda, manutenção, equilíbrio, etc.) em momentos específicos da vida e adaptados ao dia a dia de cada um.

Há vários tipos de pacientes e estes com objetivos diferentes. Por exemplo, um indivíduo procurando melhorar sua performance esportiva, mas necessitando baixar seu percentual de gordura é diferente de outro que também quer melhorar sua performance, mas está com percentual de gordura baixo e tem dificuldade de ganho de peso. Outros pacientes não têm o foco em performance esportiva, mas gostariam de melhorar sua composição corporal ou simplesmente querem equilibrar sua dieta e melhorar sua disposição para o dia a dia. Ou seja, não adianta a prescrição de uma dieta dita ideal que, devido a fases da vida, horários, trabalho, estudo, etc, seja impossível de ser realizada.

Com relação à dieta LOW CARB, acredito ser importante esclarecer alguns pontos:

• Primeiramente, não podemos dizer que apenas cortar grande parte de carboidratos da dieta a torne Low Carb (do inglês, baixo carboidrato).

• No início, seu corpo irá passar por um período de adaptação (alguns autores chamam de desintoxicação de carbs).

• Você pode estar se perguntando sobre a necessidade de carboidrato para gerar energia. Como fazer isso baixando os carboidratos? A dieta é conduzida de maneira que seu organismo trabalhe para fornecer energia queimando gordura. Isso mesmo, vamos produzir energia através da gordura. E isso é possível devido a um processo chamado Gliconeogênese que é quando nosso corpo produz glicose através da gordura e proteína sem necessitar do carboidrato. • Uma dieta Low Carb varia de 50 a 100g de carboidratos por dia (podendo ter variações). Mas quem poderá dizer a quantidade ideal é o seu nutricionista.

• A dieta Low Carb exige a exclusão de carboidratos refinados, ou seja, industrializados (farinha de trigo, açúcar, por exemplo).

• Os carboidratos ingeridos têm que ser de baixo/ médio índice glicêmico, ricos em fibra e o mais natural possível.

Alimentos que se enquadram na LOW CARB:

• Verduras e legumes (folhas verdes, tomate, chuchu, couve-flor, brócolis) • Carnes • Ovos • Frutas de baixo índice glicêmico (morango, amora, acerola, abacate, coco) • Nozes e sementes (amêndoas, castanha-do-pará, nozes) • Queijos amarelos e iogurtes • Gorduras (azeite, óleo de coco) Achou interessante a Dieta Low Carb? Não sabe se é o melhor para você? Procure seu nutricionista de confiança e converse com ele a respeito. Juntos acharão a DIETA IDEAL PARA VOCÊ nesse momento de sua vida e que pode ser integrada à sua rotina sem sofrimento, sem passar fome, melhorando sua disposição e atingindo seus objetivos.

Lembre-se de que ter sucesso em qualquer tipo de dieta e atingir seus objetivos envolve tempo, disposição, abandono de certos hábitos, prática de atividade física e mudança de mentalidade. Sempre acredite em você e acredite que valerá a pena essa mudança. Seu corpo, mente e saúde vão lhe agradecer.

ANTONIO PASSONI CRN 11585 TELEFONE 67 9 8167 - 0880

This article is from: