Revista Business Portugal Julho'18

Page 44

QUINTA DA PACHECA

APOSTA DESAFIANTE NA PRODUÇÃO DE AZEITE Se já eram uma referência no vinho, agora passaram a ser no azeite. A Quinta da Pacheca está na linha da frente na inovação e dedicação nos vários projetos do grupo. Álvaro Lopes, diretor geral, e Hugo Fonseca, diretor de produção, mostraram o desejo de continuarem a crescer.

ESPECIAL “OS MELHORES AZEITES DO MUNDO”

L

ocalizada em Lamego, a Quinta da Pacheca é uma das mais antigas propriedades do Douro a engarrafar vinhos. Registada em 1738, passou pela família Pacheco Pereira e o nome da Quinta vai de encontro à proprietária D. Maria Pacheco Pereira. “Como era do sexo feminino, as pessoas diziam “vai à Pacheca que ela ajuda-te”, porque qualquer problema que havia no Douro iam ter com com ela à quinta. Era uma senhora que praticava o bem”, explica Álvaro Lopes. Nessa altura, a Quinta possuía uma parte da produção agrícola do Mosteiro de Salzedas. Com cerca de 37 hectares de vinha rodeados por diversas oliveiras que delimitam a propriedade, a Quinta tem vindo a sofrer alterações, “sempre nas mãos de pessoas que querem fazer o melhor”. A família Serpa Pimenta foi uma das primeiras famílias a lançar-se no setor vitivinícola. Isto permitiu o crescimento e o engarrafamento do vinho, o que fez 42 | Revista Business Portugal julho 2018

com que fosse uma das primeiras quintas a engarrafar vinho DOC Douro com marca própria. Em 2012, dois sócios com negócios em França, Maria do Céu Gonçalves e Paulo Pereira, dos maiores importadores de produtos portugueses na área alimentar, viram na marca Quinta da Pacheca uma grande potencialidade, “de forma a puxar pela Quinta e fazê-la conhecer além fronteiras”. Foi nesse momento que reforçaram a equipa que se tornou ainda mais profissional

e trabalhadora, no sentido de dinamizar a produção de qualidade. Para além do vinho e do azeite, a Quinta da Pacheca dispõe de um alojamento rural The Wine House Hostel - com 16 quartos. “Temos grupos e eventos como as cadeias de barcos e hotéis. Fazemos jantares de gala. A localização da Quinta é espetacular e temos muitos trunfos à custa deste nosso posicionamento. O cliente não fica muito exausto para se deslocar até aqui. Acaba por se tornar num passeio de lazer do barco até à Quinta”, acrescenta o diretor geral. Para saborear o melhor da gastronomia portuguesa, pode contar com o restaurante aberto 364 dias por ano, excepto no Natal. Para complementar, têm uma pequena loja onde vendem os produtos da propriedade.

Crescimento sustentado pela dedicação Álvaro Lopes e Heloísa, diretor geral e designer

Há seis anos e após várias mudanças, deu-se um crescimento notório no que


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.