Revista Business Portugal | Fevereiro '15

Page 28

REVISTA BUSINESS PORTUGAL AS MELHORES ESCOLAS NACIONAIS

Uma Presença na Educação colégio marista de carcavelos Com 50 anos de experiência o Colégio Marista de Carcavelos prima pela qualidade e tem como missão educar crianças e jovens, desde o pré-escolar ao ensino secundário, segundo a ótica do fundador, S. Marcelino Champagnat, sintetizada no lema ‘formar bons cidadãos e virtuosos cidadãos’. estão disponíveis para além dos 90 minutos de aula”, comenta.

Atividades de complemento curricular De forma a tornar os alunos “mais capazes” e “mais eficazes” e incentivar uma “competição saudável” o colégio marista apresenta um leque extenso de atividades extracurriculares, tanto numa vertente mais cultural, como numa vertente mais desportiva, tais como: o atelier de expressão plástica, Move & Dance, clube de teatro, inglês, ballet, escola de música, dança criativa, expressão dramática e dança tradicional para crianças, basquetebol, voleibol, natação, corfebol, escalada, atletismo, futebol, ginástica acrobática, ginástica de trampolim, judo, karaté, patinagem, ténis e ténis de mesa.

Educar para a espiritualidade

josé Luís Pedrinho Diretor

O

Colégio Marista de Carcavelos pertence à Congregação dos Irmãos Maristas e dedicase à educação de crianças e jovens. Além de terem colégios e escolas com alguma dimensão, também desenvolvem a sua missão na área da solidariedade, tal como em Ermesinde, onde têm um lar de acolhimento de crianças em risco. “Mais do que ensinar, o nosso objetivo é educar”, sublinha José Luís Pedrinho, diretor. Com o objetivo de “melhoria contínua” os maristas estão atentos à evolução da sociedade e apostam em metodologias ativas: inteligências múltiplas, aprendizagens cooperativas, rotinas de pensamento, mapas mentais e em modelos que “impliquem diretamente os alunos na busca do seu próprio conhecimento”, “a nossa atenção e a nossa preocupação, para além da parte cognitiva e do desempenho académico, vai no sentido de ajudar a

28

formar o aluno no seu todo”, refere o diretor. Atualmente, com 1550 alunos o colégio é uma referência a nível nacional. Com valências que vão desde o préescolar ao ensino secundário, toda a orientação que é feita aos alunos é personalizada.

Marca Marista Com o objetivo de formar ‘bons cristãos e virtuosos cidadãos’, a dimensão religiosa e de cidadania está bastante presente. “Nós temos que ajudar a formar alunos ativos e preparados para encarar os desafios da sociedade, que está em contínua mudança” refere o diretor. Para além disso, marcam pela pedagogia da presença “consideramos que a presença evita situações menos positivas, todos os nossos educadores e professores

Com espaços próprios para esta área, os alunos têm aula de educação moral e ainda, catequese. “A educação moral é facultada numa perspetiva religiosa, mas paralelamente numa perspetiva de cultura. Há uma geração de alunos e de jovens que já não têm o mínimo de cultura bíblica de toda a história que incluí o papel da religião e da igreja, tanto em Portugal, como no mundo e no fundo, é um complemento da própria disciplina de história.” Já a catequese tem uma perspetiva “mais vivencial”. “Esta perspetiva religiosa passa por uma série de projetos que se vão desenvolvendo e passa também pela própria seleção dos educadores ou seja, os educadores que temos aqui partilham a nossa visão”, explica José Luís Pedrinho. Para além disso, existem celebrações e projetos que se desenvolvem no sentido de formar os alunos nesta área, de forma a deixar o aluno interiorizar uma série de valores religiosos a partir de dinâmicas que se estabelecem no próprio colégio.

Projetos desenvolvidos Essencialmente o colégio tem protocolos com instituições universitárias e alguns desses protocolos incluem projetos a nível internacional, tal como aconteceu no final do primeiro período, onde um grupo de alunos do 12º ano participou e apresentou trabalhos num Congresso realizado em São Francisco. Têm ainda protocolo com o Instituto de Bioética da Universidade Católica do Porto, “que com metodologia,


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Business Portugal | Fevereiro '15 by Revista Business Portugal - Issuu