Revista Business Portugal | Dezembro '13

Page 63

INOVAÇÃO | REVISTA NEGÓCIOS PORTUGAL | 63

instalação, testes e colocação em serviço; - Gestão global do projeto com vista ao cumprimento das obrigações contratuais, boa execução dos trabalhos, planeamento temporal, e orçamento; - Suporte à operação e atividades de manutenção. Em que áreas tecnológicas atuam? Como já foi referido a Thales Portugal implementa projetos nos seguintes domínios: - Sistemas eletrónicos de regulação e controlo de tráfego ferroviário, integrando as suas componentes de equipamentos, software e serviços, sendo os produtos predominantemente Thales, mas não limitados ao grupo; - Sistemas integrados/multidisciplinares/multisserviços de telecomunicações para o meio ferroviário; - Sistemas integrados/multidisciplinares/multisserviços de telecomunicações e controlo para a proteção de infra-estruturas críticas; - Desenvolvimento de produtos e soluções de informação ao público bom como de plataformas de gestão de vídeo. Apesar de sediados em Portugal, esta célula do grupo reflete-se em vários países. De que forma? Tal como referido, após o reconhecimento das suas competências pelo Grupo e a criação do Centro de Competências, a atual equipa da Thales Portugal

Thales Portugal S.A 212 484 848 thales.portugal@thalesgroup.com www.thalesgroup.com/portugal

iniciou as suas atividades de exportação de projetos, inicialmente limitados aos sistemas de telecomunicações e posteriormente alargado aos sistemas de sinalização ferroviária e security. Assim, a Thales Portugal está hoje presente em 18 países através de projetos integrados, representando cerca de 80 por cento do seu volume de negócios.

Por onde passa o futuro do grupo em Portugal? O futuro do Grupo em Portugal passa claramente pela continuidade do seu papel líder no setor dos transportes, estando atentos às iniciativas que se desenvolvem e

oportunidades. Ao nível tecnológico, a Thales Portugal mantém também uma atividade constante na aquisição de novas competências, seja pela experiência que novos projetos lhe trazem, seja pelas suas atividades de I&D. É também foco da Thales Portugal, assumir um papel cada vez mais preponderante no seio do grupo, no que respeita à sua política e estratégia tecnológica e de produto. O desenvolvimento do setor da defesa é já uma realidade na Thales Portugal, com o objetivo que a sua intervenção seja cada vez maior e com maior incorporação local, tanto para as Forças Armadas nacionais como na exportação. Para tal, o reforço da posição acionista na EDISOFT permitiu que o grupo Thales se dotasse em Portugal de massa crítica e conhecimentos para de uma forma consistente dar uma melhor e mais próxima resposta aos diferentes ramos das Forças Armadas e da Segurança Nacional.

desenvolverão no futuro, de modo a contribuir na tarefa que iniciou nos fins dos anos 80, a modernização da rede ferroviária nacional. Em termos de exportação a Thales Portugal mantém continuamente uma pressão sobre os mercados de exportação seja por iniciativas do grupo, seja pela abordagem direta desses mercados, de modo a aumentar a sua presença e a captura de novas

Este investimento traduz, numa altura de dificuldades económicas e de incerteza no país, o empenho, reconhecimento e expectativa que o Grupo Thales coloca sobre Portugal, sobre a capacidade da equipa da Thales Portugal, sobre o setor da Defesa Nacional e sobre as competências que a EDISOFT adquiriu, desde há 25 anos quando a Thales assumiu um papel de acionista na Edisoft.

O grupo Thales é sinónimo de inovação? Sim e de modo acentuado. O Grupo Thales promove internamente a inovação, investindo nestas atividades cerca de 20 por cento do seu volume de negócios. A Thales Portugal é uma das unidades que contribui para esta comunidade com uma equipa local.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.