Revista Business Portugal | Junho '15

Page 72

REVISTA BUSINESS PORTUGAL MUNICÍPIO DA AMADORA

UMA FREGUESIA DIGNA DE SER VISITADA junta de freguesia de mina de água Após a reforma administrativa do concelho da Amadora, a Freguesia de Mina de Água caracteriza-se por uma agregação entre duas áreas geográficas do concelho (Mina e São Brás), tendo como principal missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local. a preparar uma viatura que possa transportar as pessoas da terceira idade aos centros de saúde, uma vez que uma grande parte da população não tem condições de acessibilidade aos mesmos. Aliado ao transporte, a Junta organiza e dispõe de uma panóplia de atividades sociais que vão desde as férias seniores a custos reduzidos, atividades desportivas, como é o caso da hidroginástica, e iniciativas de convívio que os mantêm ativos.

Higiene urbana e espaços verdes

joaquim rocha Presidente

N

o seu todo esta freguesia tem oito quilómetros e 44 mil habitantes. Segundo o presidente da junta, Joaquim Rocha, as duas localidades têm perfis muito distintos pelo que, as medidas a implementar vão de encontro às necessidades de cada tipo de população, tendo em conta a faixa etária e situação financeira. Neste sentido, a Junta de Freguesia de Mina de Água cumpre a sua missão com o propósito de construir uma região sustentável, focada nas pessoas, fomentando os padrões de qualidade, coesão e inclusão social. Quando descortinamos os planos que a Junta tem para a freguesia, a área social é desde logo mencionada, sendo um fator imprescindível para desencadear melhores condições, não só no que respeita à situação socioeconómica, mas também no dinamismo do dia a dia da população.

72

A primeira ação da Junta que o presidente anuncia é a distribuição de alimentos a pessoas carenciadas em que as técnicas de serviço social e voluntários que se associam à iniciativa, se encarregam de fazer a recolha dos mesmos para posteriormente preparar uma ‘despensa de alimentos’ que possa prestar apoio imediato a quem mais precisa. Outra iniciativa criada pelos membros da junta é o Voucher Solidário destinado às famílias mais carenciadas que podem usufruir, duas vezes por ano para compras de carne e de peixe. Para além do importante apoio alimentar, Joaquim Rocha destaca também que responde a vários pedidos para compras de medicamentos, dando o apoio direto através das técnicas de serviço social que se responsabilizam pela compra e entrega dos mesmos às pessoas mais necessitadas. Atualmente a Junta de Freguesia de Mina de Água está

Se há projetos que Joaquim Rocha se empenha são aqueles que envolvem o ambiente. Isto porque, segundo explica, é aquilo que as pessoas veem no seu dia-a-dia e são os responsáveis pela beleza da freguesia “tenho um gosto especial para medidas que contribuem para a higiene urbana e para o embelezamento dos espaços, porque permitem manter uma freguesia agradável e digna de ser visitada” explica o presidente. Neste seguimento, o cartão de visita da freguesia é o Parque Central, que o presidente diz ser merecedor de visitas, pela qualidade ambiental que apresenta. Quanto às ofertas culturais, Joaquim Rocha revela que é importante manter a diversidade. “Fazemos concertos com a Banda Filarmónica, temos um grupo de teatro constituído por um grupo de reformados, um Rancho Folclórico chamado «Alegria do Minho» que todos os anos faz o seu festival, festivais de bandas musicais, e organizamos autocarros para levar as pessoas a eventos culturais para manter as pessoas felizes e entretidas” esclarece o presidente. Além disso, a Junta organiza jogos e torneios que reúnem a população para as mais diversas atividades. O futuro da Freguesia de Mina de Água é visto com bons olhos, uma vez que o Executivo prevê implementar projetos que sirvam para dinamizar socialmente e economicamente a freguesia.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.