Revista Business Portugal | Março '17

Page 69

hélio paiva-viveiros de plantas, lda | leiria, capital da inovação

ser fácil: “Não é fácil encontrar mão-de-obra. Apesar de este não ser um trabalho pesado, as pessoas não aderem muito bem a este tipo de atividade”, lamentou Hélio Paiva. Tendo consciência de que esta é uma área ainda pouco motivadora, o administrador da Fradplanta, garante atribuir uma gratificação a todos os seus funcionários no final do verão, bem como no final de cada ano, para assim garantir a satisfação dos mesmos. A importância dos viveiros Entende-se por viveiros de plantas parcelas de terra reservadas à multiplicação e cultura de variadas espécies de plantas, até que estas se tornem aptas para serem transplantadas ou comercializadas. Desta forma, e segundo o nosso entrevistado, os viveiros existem porque as sementes são muito caras e, por isso, torna-se necessário existir um maior aproveitamento das mesmas. Sobre o setor agrícola, Hélio Paiva teceu o seu comentário: “Penso que o setor agrícola está desvalorizado e nós sentimos isso porque os agricultores estão com uma dificuldade muito grande devido à falta de apoios à produção. As pessoas não têm noção do custo de produção de qualquer produto, então, na hora de comprar, tudo parece caro. Antes de existirem os supermercados havia picos em que se ganhava dinheiro nesta área mas, atualmente, isso não acontece e os supermercados estão a estragular os produtores”, reiterou.

Já sobre a sua atividade, o empresário garante haver trabalho para todos, desde que todos saibam estar no mercado: “A Fradplanta tem qualidade, preços competitivos e facilidade na distribuição, por isso, temos tudo para corresponder às exigências dos nossos clientes”. Produção integrada vs produção biológica A busca crescente por uma alimentação saudável, onde os legumes e as ervas aromáticas têm lugar, resultam num aumento da procura e, logo, num aumento da produção deste tipo de alimentos. Neste capítulo distinguem-se duas formas de produção em viveiros: a produção integrada e a produção biológica. Acerca deste assunto, Hélio Paiva foi perentório na defesa da sua estratégia de produção: “Os produtos resultantes de produção biológica não são tão testados como os da produção integrada. Já para não falar que esse tipo de produção é muito mais dispendiosa”, garantiu. O futuro passa por… A empresa Hélio Paiva – Viveiros de Plantas, Lda., é já uma PME Líder e PME Excelência de referência na região e, por isso, ser em 2017 o que foi em 2016, continuando a crescer, é o principal desejo do administrador da entidade que a Revista Business Portugal visitou. Já para daqui a dez anos: “Gostava que o meu filho, que agora está a tirar Engenharia Agronómica, estivesse à frente da empresa e que esta estivesse em contínuo crescimento”, finalizou.

REVISTA BUSINESS PORTUGAL 69


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.