Revista Business Portugal | Março '17

Page 44

torres vedras: capital da horticultura | grupo linos

Produzir com a natureza Num tempo em que a agricultora levanta novos desafios torna-se importante observar as dinâmicas de um setor que fora outrora ditado pelas tradições. O processo de globalização, a inovação e a preservação dos recursos são elementos que assumem uma importância vital para o Grupo LINOS e hoje, através das palavras de Nuno Santos, temos a possibilidade de conhecer a abrangência deste mercado.

44 REVISTA BUSINESS PORTUGAL

Nuno Santos Administrador

Constituído por uma série de empresas que se repartem por diversos ramos de atividade – desde o setor primário (com a produção de bens hortícolas em estufa e ar livre) à comercialização, passando também pelo ramo dos transportes – o Grupo LINOS é um paradigmático exemplo de inovação e sucesso nacional. Falamos, afinal, de um projeto de natureza familiar cuja origem remonta à década de 80, mas que, volvidos 30 anos, se assume como porta-estandarte da excelência nacional na arte da horticultura. O jovem Lino Santos (pai de Nuno Santos), consciente da importância da união no mundo agrícola, avançara inicialmente para um projeto com outros colaboradores. Anos depois, a empresa LINOS, Lda assumiu o seu nome no mercado e a sua aposta passou pela comercialização. “Com a entrada de Portugal na União Europeia o meu pai começou por detetar a falta de mão de obra e deixou de produzir”, explica o filho. Posteriormente, chegou a aquisição de veículos próprios e a eventual conquista do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa. Só mais tarde, já em 2008 – e na tentativa de conseguir fortalecer a sua capacidade de produção – é que este empreendimento se multiplica num conjunto de firmas associadas, dedicadas à exploração de novos produtos em estufa. Pelo caminho, e mediante uma travessia de vitórias e algumas peripécias, nasce uma organização de produtores – a Primores do Oeste. Hoje o Grupo LINOS é reconhecido como uma referência pela produção e distribuição de uma série de produtos onde se inclui o tomate, o pepino e a


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Business Portugal | Março '17 by Revista Business Portugal - Issuu