Revista Business Portugal Fevereiro 2020

Page 60

CÂMARA MUNICIPAL DE MANTEIGAS

João Fernandes, Presidente

“MANTEIGAS ESTÁ NA MODA” Integrada totalmente no Parque Natural da Serra da Estrela, Manteigas é um concelho pitoresco composto por um conjunto de qualidades e características únicas indispensáveis para a qualidade de vida humana. A Revista Business Portugal esteve à conversa com Esmeraldo Carvalhinho, presidente da Câmara Municipal de Manteigas, que nos contou as mais-valias do concelho.

Esmeraldo Carvalhinho, Presidente

Conte-nos como tem sido a experiência de estar à frente do Concelho de Manteigas. Quando assumimos funções pensámos numa estratégia que nos permitisse redirecionar a economia de Manteigas, através da valorização e promoção do nosso território. São intermináveis os sítios magníficos que aqui se podem visitar. As nossas paisagens constituídas maioritariamente por uma floresta multicolor e multifacetada; as nossas lagoas, rios e ribeiras; os montes e vales de sensações únicas e a imponência dos maciços rochosos (cântaros). Só assim foi possível elevar este território a Património Mundial da Unesco como Geoparque. A Câmara desenvolveu um conjunto de 16 trilhos a que chamamos “Trilhos Verdes” . Num total de 200 quilómetros apresentamos percursos diferentes que transmitem sensações e experiências únicas. Este foi um projeto que, de certa forma, atraiu os turistas, até porque as pessoas valorizam, cada vez mais, a natureza. Como somos um concelho com potencial natural acima da média, estamos habituados a preservar aquilo que temos de melhor para melhor podermos receber. Quais foram os projetos que já desenvolveram? Os percursos pedestres, o Centro Interpretativo do Vale do Glaciar do Zêzere; a primeira fase da instalação do Centro de Energia Viva de Montanha; um significativo número de trabalhos de requalificação urbana (parques e jardins) que embelezaram ainda mais a vila de forma a melhor recebermos; a promoção do território fora das 60 // REVISTA BUSINESS PORTUGAL

fronteiras do município; a realização de atividades de caráter nacional e internacional na área dos desportos de montanha e aventura para os quais Manteigas tem um enorme potencial e características únicas (Parapente, Trail Cicling...); a compra de instalações de antigas fábricas onde cedemos espaço para instalação de novas unidades geradoras de emprego que nos permite diversificar a atividade económica, para além do serviços prestados aos manteiguenses e visitantes no âmbito das nossas competências, têm marcado a nossa atividade autárquica. Para promovermos o território temos participado nas feiras de turismo, levando a nossa marca além-fronteiras. Continuamos a organizar eventos promocionais como a Expo Estrela que se realiza há 27 anos e constitui o ponto alto de divulgação das atividades económicas e sociais do concelho. Queremos demonstrar o potencial do nosso concelho nas mais diversas vertentes: económica, social e industrial. Além do foco turístico, a criação de postos de trabalho também foi um objetivo? Claro, é outra área de grande intervenção. Uma das preocupações dos autarcas é a criação de postos de trabalho, porque queremos potenciar a fixação da população e atrair novos habitantes. No âmbito desta estratégia, procedemos à compra das antigas instalações fabris e à conceção do regulamento para cedências de novos espaços a empresários que se quisessem fixar e criar postos de trabalho. Penso que já conseguimos combater aquilo que foi a perda dos têxteis e o desemprego que se fez sentir em Manteigas. Para os empresários que vêm investir no concelho concedemos um apoio financeiro do orçamento da Câmara por cada posto de trabalho criado até um determinado limite.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.