RevistaBAB - Ano 3 - 12ª Edição

Page 1

Expediente Revista e Site BAB

www.bairroantoniobezerra.com.br

CNPJ: 12.711.394/0001-75

Jornalísta Responsável: Inácio Rocha

Diagramação: Viviane Rocha

Digitação: Victória Rocha

(85) 3235.4270/ 98633.9404/ 98841.7336

Email: atendimento@bairroantoniobezerra.com.br

Nossa Capa Glauter Botelho

Por: Inácio Rocha

Os anúncios e produtos anunciados nesta revista são de inteira responsabilidade das empresas ou indivíduos que os representam e assinam. As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião da revista.

FROTINHA do BAIRRO ANTÔNIO BEZERRA

Há 40 anos cuidando de nossa saúde.

do município, então foi pensado na criação de quatro unidades distritais do IJF na área urbana de Fortaleza, os Frotinhas, que seriam, em Messejana, Parangaba, Montese e Mucuripe (este último não foi construído).

za Arquiteto José da Rocha F. Filho. Construído através do Programa do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social através da Caixa Econômica Federal.

Na década de 70, no bairro de Antônio Bezerra não existia posto de saúde e quase todo o atendimento de urgência era feito no Instituto Dr. José Frota, localizado no centro da cidade. Os moradores sofriam com a falta de atendimento na área de saúde e constantemente solicitavam às lideranças políticas existentes na época, uma solução imediata para esse problema.

Os vereadores Antônio Gerôncio Bezerra da Silva e Sérgio Roberto Ferreira Costa, ambos pertencentes ao partido da época (ARENA, Aliança Renovadora Nacional) apresentavam requerimentos solicitando a construção de um posto de saúde no bairro, porém não eram atendidos.

Em 1977 na gestão do Prefeito Evandro Ayres de Moura esta história mudaria completamente. Nessa época a cidade de Fortaleza apresentava um crescimento demográfico populacional muito grande. O então Secretario Municipal de Saúde Dr. José de Aguiar Ramos, através de dados estatísticos previu que o IJF não teria condições de atender a demanda dos pacientes que diariamente chegavam de vários locais de Fortaleza e do interior cearense. Era necessária uma descentralização dos serviços de saúde

As Lideranças políticas conseguiram trazer para o bairro uma unidade de Saúde do IJF, que inicialmente iria para o Montese. Um dos argumentos utilizados para a implantação do hospital, no bairro de Antônio Bezerra, foi por este ser o ultimo bairro para quem sai de Fortaleza para zona oeste, e o primeiro para quem entra em Fortaleza também pela zona oeste do estado. Facilitando com isso, os atendimentos de urgência das pessoas vindas do interior cearense, além dos bairros periféricos de Fortaleza.

O local escolhido ficava ao lado da Escola Jose Bezerra de Meneses, mas o terreno não tinha acessibilidade para a entrada de ambulâncias. Então foi comprado o terreno da família “Bráulino” onde funciona atualmente o hospital.

A Unidade Distrital Dr. Evandro Ayres de Moura foi criada a partir da portaria Nº 230/77 de 4 de abril de 1977. Construída na Gestão do Governador Adauto Bezerra. Inaugurada em 27 de MARÇO DE 1978. Prefeito Evandro Ayres de Moura. Secretário de Saúde do Município Dr. José de Aguiar Ramos. Presidente do IJF Dr. Antônio Oliveira, Presidente da Empresa de Urbanização de Fortaleza. Engenheiro Oto de Sá Cavalcante. Secretario de Desenvolvimento Urbano de Fortale-

O primeiro plantão, que aconteceu no dia 28 de março de 1978 no sábado das 7 às 19h, foi composto da seguinte equipe médica. Diretor Executivo: Dr. José Arnon dos Santos; Diretor Administrativo: Hildo Couto Bezerra; Equipe Médica: Dr. Francisco das Chagas Alves, Dr. Francisco Rubemar, Dr. Marcos Almeida, Dr. Atanásio dos Santos; Enfermeiras: Dra. Maria Julia Seabra Pinto e Fátima Padilha; Técnicas de enfermagem: Noêmia Batista, Maria Rosimar do Vale e Maria Marina de Oliveira; Técnicos de auxiliar de Traumatologia: Almir Cordeiro Filho, José Bernardino Barbosa e Rai-

40 anos do Hospital Distrital Dr. Evandro Ayres de Moura, nosso querido “Frotinha de Antônio Bezerra, 24 horas cuidando de nossa saúde"

mundo Nonato; Técnico de Raio X: Claudio Rodrigues; Pabx: Maria Vancy de Albuquerque; Cozinheiras: Ana Lucia Ferreira, Marieta e Maria Lucia Gomes; Auxiliar de Laboratório: Nara Lúcia Vasconcelos; porteiro: Evandro, Maqueiro Milton entre outros funcionários. Neste plantão não apareceu um paciente, fato que perduraria por alguns dias, já que o hospital não era conhecido da população.

Durante estes 40 anos de existência o nosso Frotinha de Antônio Bezerra serviu não somente aos moradores do bairro, mas a toda a população de For-

6 BairroAntonioBezerra.Com.Br
HISTÓRIA RETROSPECTIVA

taleza e interior cearense. Na gestão do então Prefeito Juracy Magalhães o hospital passa a categoria de Hospital Distrital, incluído na Regional III e passa a ser vinculado a Secretaria de Saúde do Município (SMS).

Passaram pela direção do hospital nestes 40 anos os seguintes diretores médicos: Dr. Edilson Lucas de Morais, Dr. João Batista Costa, Dr. José Maria Arruda Pontes, Dr. Luiz Eduardo Callado, Dr. José Luciano de Aguiar, Dr. José Jordanes Peres, Dr. Galeno Taumaturgo Lopes, Dra. Regina Lúcia de Andrade, Dr. Ricardo Monteiro, Dr. Francisco Helder Alves, Dr. Adalmiro do Vale Lyra, Dr. Raimundo Pinto, Dr. Francisco Paulo Prado, Dra. Maria Glaucia Pontes, Dr. Geraldo Magela, Dr. Hamarilton Reis Sales, Dra. Claudia Maria Saraiva.

Atualmente está sobre a direção dos seguintes diretores: Dra. Lidianny Barreto Araújo, Diretora Executiva; Dr. Roberto Welton Teixeira, Diretor

Técnico; Dr. Walber Nunes Carvalho, Diretor Administrativo Financeiro; Dr. Roger Ximenes do Prado, Diretor Clínico; Dra. Ana Cristina Brasil de Araújo, Diretora Técnica de Apoio Clínico.

Recentemente o hospital passou por uma reforma estrutural com a implantação de 3 novas enfermarias e 16 novos leitos que contará com 60 leitos de enfermaria e dez de UTI para atender pacientes com emergências clínicas, cirúrgicas e traumatologia. Foram implantadas guaritas de vigilância, duas novas caixas d´água, espaços reformados receberam pintura, troca de piso, construções de novos banheiros e nova rede elétrica para instalações de novos equipamentos. Além da contratação de novos profissionais de saúde para um atendimento mais humanizado.

Em comemoração a esta data alusiva dos 40 anos de sua fundação, a direção atual promoveu uma solenidade com entrega de menções honrosas aos funcionários fundadores, entre eles Almir Cordeiro Filho, José Valentim dos Santos Filho, Maria Zilmar de Oliveira, Nara Lúcia Vasconcelos além de outros funcionários. Aconteceu uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Fortaleza em homenagem aos 40 anos do nosso querido “Frotinha de Antônio Bezerra, 24 horas cuidando de nossa saúde”

HANSENÍASE

O que é, sintomas e tratamento.

AHanseníase é uma doença antiga, datada desde os tempos bíblicos quando era conhecida como Lepra ou mal de Lázaro. Nesse período, a enfermidade era associada ao pecado e acreditavam não existir uma cura, por conta disso, os acometidos eram excluídos da sociedade e condenados a viverem isolados.

Com o passar dos tempos e o avanço da ciência, passou a ser conhecida como Hanseníase. Trata-se de uma doença infecciosa, causada por uma bactéria (Mycobacterium leprae) e contagiosa, por ser transmissível através do contato com indivíduos infectados. Porém, algumas pessoas podem ser infectadas pela bactéria e acabar não adoecendo. Ou seja, existem aqueles resistentes ao bacilo causador da doença.

A principal via de eliminação e infecção são as vias aéreas superiores: nariz e boca. Para que ocorra a transmissão da bactéria é necessário um contato direto e prolongado com a pessoa doente não tratada. O aparecimento das primeiras manifestações clínicas (sinais e sintomas) da doença podem ocorrer após um longo período de incubação de 2 a 7 anos.

A doença manifesta-se por meio de sinais e sintomas dermatológicos, como manchas esbranquiçadas, placas, nódulos ou infiltrações na pele com diminuição ou ausência de sensibilidade. Essas lesões podem estar localizadas

em qualquer região do corpo e também, na mucosa do nariz e a cavidade da boca. Porém, têm maior frequência, na face, orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

É possível a ocorrência de alterações neurológicas, quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente, que se manifestam através de lesões nos nervos periféricos causando: dor, edema (inchaço), perda de sensibilidade nas áreas inervadas por esses nervos, principalmente nos olhos, mãos e pés e perda de força nos músculos principalmente nas pálpebras e nos membros superiores e inferiores. Essas podem causar incapacidades físicas que podem evoluir para deformidades.

O diagnóstico é realizado através do exame clínico, buscando os sinais da doença com testes de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil nas lesões e inspeção, palpação dos nervos e avaliação da força motora em membros. Também é realizado dianóstico laboratorial, por exame microscópico dos raspados intradérmicos das lesões hansênicas na busca do bacilo.

Hanseníase, doença existente desde os tempos bíblicos, a qual na época era associada ao pecado e acreditava-se não existir cura "

HANSENÍASE TEM CURA!

O tratamento é iniciado imediatamente após o diagnóstico por meio da associação de medicamentos de acordo com a classificação do paciente baseado no número de lesões da pele. Logo no início do tratamento, a transmissão é interrompida, pois as primeiras doses

matam os bacilos, tornando-os incapazes de infectar outras pessoas. E sendo realizado de forma completa e correta, garante a cura da doença.

O indivíduo deve, periodicamente, ser visto pela equipe de saúde, para avaliação, acompanhamento da evolução das lesões de pele, comprometimento neural e receber a medicação.

Informações adicionais!

- A Hanseníase pode afetar todas as idades e ambos os sexos, porém é mais raro em crianças;

- Por não existir uma proteção específica, podem ser desenvolvidas ações para redução da carga da doença como a aplicação da dose da vacina BCG;

- Em relação aos contatos do paciente, a pele das pessoas que moram ou moraram na mesma casa nos últimos 5 anos devem ser examinadas;

- O Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, serviço de referência para tratamento de casos de Hanseníase está localizado na Rua Pedro I, nº 1033Centro no Município de Fortaleza-CE

- Fone: 3101.5431

8 BairroAntonioBezerra.Com.Br SAÚDE EM FOCO INFECTOLOGIA

O que é o temível PÉ DIABÉTICO?

Saiba mais sobre os cuidados dessa doença.

Opé diabético é o maior risco enfrentado pelos diabéticos. Se trata da possibilidade que o paciente têm de apresentar problemas nos pés, tais como feridas, trombose, infecções e úlceras quando a doença não é bem controlada.

�Controlar o Diabetes é primordial para evitar esse problema. É essencial pedir para seu médico ou enfermeiro que realize o exame físico dos seus pés, para avaliar o grau de risco no desenvolvimento de lesões. Fique atento nos principais sintomas: perda da sensibilidade nos pés, sensação de formigamento frequente, queimação nos pés e tornozelos, dor e sensação de agulhadas, dormência nos pés, fraqueza nas pernas.

�É fundamental reconhecer que a perda da sensibilidade nos pés é o fator de risco mais importante para o desenvolvimento de feridas nas plantas dos mesmos.

�Todos os dias, é aconselhável examinar os pés. Verificar entre os dedos e, se não puder ver a planta dos pés, uti-

lizar um espelho ou pedir a um amigo ou familiar para fazê-lo por você.

�Comunique ao seu médico ou enfermeiro qualquer alteração percebida nos pés.

�É importante verificar sempre se há feridas, cortes, calos, bolhas, pele ressecada e rachada. Além de sinais de infecção, como vermelhidão, pontos quentes ou frios, inchaço ou exsudato (saída de líquidos orgânicos)de feridas.

�Procure observar mudanças de coloração na pele, como pele enegrecida (tecido necrosado), pele pálida ou azulada (baixo suprimento sanguíneo), pele avermelhada (sinal de infecção).

�Ao se sentar, evite cruzar as pernas.

�Diariamente, lave os pés usando água morna e sabonete neutro, secando com toques de toalha e procurando não esfregar. Seque bem entre os dedos.

�Aplique óleo ou cremes para hidratar os pés e nunca os utilize entre os dedos. Evite aplicar cremes e óleos nos cortes e feridas.

�Se não tiver sensibilidade nos pés, se tiver unhas grossas e ressecadas ou se não puder visualizá-las, evite cortar as próprias unhas.

� É aconselhável utilizar cortadores de unhas em vez de tesouras. Para lixá-las, utilize lixas no formato dos seus dedos.

�Não corte os calos e não utilize soluções para a sua remoção.

�Evite deixar os pés de “molho”.

� Procure utilizar sempre meias de algodão sem costuras, de tamanho adequado.

�Verifique o calçado antes de usá-lo, em busca de elementos que possam ferir os pés.

�Use calçados fechados, com tamanho adequado, preferencialmente de couro. Experimente os calçados no final do dia, evitando permanecer longos períodos com calçados novos. Nos primeiros dias de uso do novo calçado, procure utilizá-lo por no máximo 2 horas no primeiro dia. Na segunda e terceira vez, use-o por no máximo 4 horas.

�Evite queimaduras de sol nos pés; use filtro solar durante exposição ao sol.

�Não use bolsas de água quente nos pés e evite proximidade com aquecedores.

�Use chinelos ao sair da cama e acenda a luz em quartos escuros e ao descer e subir escadas.

9 BairroAntonioBezerra.Com.Br
INFORMAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA

Prevenir a doença é melhor do que tratá-la. E a vacinação é uma das medidas mais importantes e eficazes de prevenção. A vacina estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos que destroem os micro-organismos invasores (bactérias ou vírus) tornando a pessoa, assim, imunizada. A Secretaria da Saúde do Ceará reforça a importância de a população ficar atenta ao calendário vacinal e manter a rotina de imunização, atualizando a caderneta de vacinação.

imunizar contra a doença. Mas quem mora no Ceará e viaja para outros estados ou países que são áreas de risco precisam tomar a vacina da febre amarela. A vacinação para febre amarela é ofertada em todo o Brasil, principalmente para os estados que têm municípios com recomendação para a vacina.

6 O Ceará não tem circulação do vírus da Febre Amarela, por isso não é Área com Recomendação de Vacinação.

6 Pessoas que moram no Ceará e vão viajar para Área com Recomendação de Vacinação da Febre Amarela devem tomar a vacina no mínimo 10 dias antes e apresentar comprovante de viagem no posto de saúde.

6 Pessoas de 9 meses até 59 anos de idade que não têm contraindicação podem tomar a vacina

6 Quem já tomou a vacina contra a febre amarela não precisa tomar de novo.

Cada faixa etária tem sua vacina específica e todas as vacinas, com exceção da Influenza, ficam disponíveis fora do período de campanhas. Quanto mais pessoas são imunizadas, mais comunidades são protegidas contra doenças e menor é a chance de contaminar outras pessoas. Conforme o Calendário

Nacional de Vacinação, as vacinas estão disponíveis para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Os profissionais de saúde, as pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas, com características específicas, também têm recomendações para tomarem determinadas vacinas. A vacina da Febre Amarela é uma delas.

Há 17 anos, o Ceará não tem casos de febre amarela. Por isso, pessoas que residem no Estado não precisam se

O Ceará não é área de risco. Mas recebe do Ministério da Saúde, mensalmente, vacina da febre amarela para viajantes. Cearenses que viajam muito e têm contato com áreas consideradas de risco devem se vacinar. Basta apresentar o comprovante de viagem (passagem) junto com um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação para tomar a vacina, que é gratuita e pode ser realizada na unidade referenciada pela secretaria de saúde do município. A vacina é totalmente eficaz contra a doença e a imunização deve ser feita dez dias antes do contato com áreas de risco de infecção pelo vírus da febre amarela.

São consideradas áreas de risco locais que têm matas e rios, onde o vírus e seus hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente. No entanto, no Brasil a vacinação é recomendada para as pessoas a partir de 9 meses de idade que residem ou se deslocam para os municípios que compõem a Área Com Recomendação de Vacina, localizada em municípios dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

6 A vacina é ofertada na rotina dos municípios das áreas de recomendação, principalmente aqueles dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

6 A transmissão da febre amarela não passa de pessoa para pessoa, nem de macaco para pessoa. Somente de mosquito para pessoa.

Onde se vacinar em Fortaleza:

- Centro de Saúde Meireles Av. Antônio Justa, 3113, Meireles (85) 3101-1446

- Posto de Saúde Carlos Ribeiro Rua Jacinto Matos, 944, Jacarecanga (próximo ao trilho da Francisco Sá, perto dos Correios) (85) 3452-6375/ 3452-6376

- Posto de Saúde Messejana Rua Cel. Guilherme de Alencar, s/n, Messejana (atrás da Regional VI) (85) 3474-2637/ 3488-3311

- Posto de Saúde Paulo Marcelo Rua 25 de Março, 607, Centro (85) 3433-5898/ 3433-9701

- Posto de Saúde Roberto Bruno Av. Borges de Melo, 910, Fátima (85) 3227-9177

10 BairroAntonioBezerra.Com.Br
PREVENÇÃO VACINAS Por ASCOM/SESA - Ce

Futebol Suburbano Racha dos Veteranos

Há 36 anos, no dia 12 de Agosto de 1982, um grupo de amigos que amam o futebol, se reuniu com o propósito de todas as quartas-feiras competir com respeito, dignidade e cidadania, coisa de quem é apaixonado por esse esporte.

Luis Botão de Aquino, Ivo Pinheiro e Capitão Silva, fundadores desse encontro que é referência no futebol suburbano de nossa cidade, relatam que o grupo tem diretoria formada por Edilson Gomes (presidente), Luis Botão (Vice Presidente), Jarbas (Secretário), Silva (Relações Públicas) dentre outros, bem como todos os componentes disciplinados valorizando a amizade que se propaga por todas essas décadas.

O Estádio Antony Costa conhecido como Campo do Rio Branco é o palco desse entrosamento, promovendo ações de incentivo à prática esportiva para as novas gerações.

Vale salientar que nesses jogos realizados nos campos de subúrbios são produzidos vários jogadores de grande qualidade tais como Jardel e Mota que jogavam nos campos do Grande Montese e Antônio Bezerra.

No futebol suburbano, que a cada final de semana convive com seus problemas, para continuar existindo, tem que haver uma clima de solidaridade para com os atletas da comunidade que por algum motivo passam por dificuldades tanto na saúde como financeiramente. Os veteranos de nosso bairro, preparam um calendário do seu campeonato e arrecadação de fundos para uma grande confraternização na festa de fim de ano.

Sobre o Estádio

"O Estádio Municipal Deputado Antony Costa, conhecido por Campo do Rio Branco, é um estádio de futebol da cidade de Fortaleza, capital do

estado do Ceará, no Brasil. Pertence à prefeitura municipal e tem capacidade para 3.000 pessoas. Localiza-se no bairro Antônio Bezerra.

Durante a reforma que durou de 2008 a 2011 e custou 802 mil reais ao município, o estádio recebeu sistema de drenagem e irrigação, iluminação, novos alambrados, rampas de acessibilidade, banheiros e vestuários, além dos 522 assentos de cor laranja transferidos do Estádio Presidente Vargas."

A assinatura da ordem de serviço ocorreu na noite de quinta-feira (14/06) para construção da areninha onde hoje fica o estádio.

11 BairroAntonioBezerra.Com.Br
GENTE DA GENTE VETERANOS

SAÚDE Não Tem PREÇO!!!

Todos nós sabemos que a saúde é o bem mais valioso que existe. Sem ela não conseguimos usufruir das melhores coisas que a vida tem pra oferecer. Acontece que geralmente não damos o devido valor a esse patrimônio e só percebemos isso quando ele nos falta em ocasiões de doenças.

Quando isso ocorre, os danos infelizmente podem ser irreversíveis, por isso devemos tomar muito cuidado com a saúde do corpo e da mente desde cedo para não sofrermos as consequências no futuro.

Imagine que você achou uma lâmpada mágica e terá direito a três pedidos. Não precisa ir muito longe para adivinhar que um dos seus pedidos foi a Saúde. Isso porque a saúde está inserida nas prioridades de qualquer ser humano por isso todos sonham

profundamente com ela. A Saúde não tem preço!!! Mas com certeza possui custos, e provavelmente você não sabe o quanto. Não por nunca ter ficado doente, todavia porque esse mercado não é igual aos outros. Muitas vezes você escolhe pagar o que não usa quando contrata algum plano de saúde mas não fica doente, e outras vezes tem que pagar o que não escolheu quando o plano não cobre ou quando depende inteiramente do SUS.

Exemplificando isso que acabei de dizer, vou contar uma pequena história: Você nunca se importou com sua saúde, principalmente com a do coração. Na maioria das vezes comia sem parar, sem absolutamente nenhum controle, nunca ia ao médico nem tão pouco media a pressão arterial, fazia uso de cigarro todos os dias e detestava exercícios físicos. Simplesmente não fazia

nada para cuidar da saúde. Um tempo depois o inevitável aconteceu...Você sofreu um infarto!!! E agora?

Sem poder voltar atrás, você descobriu que seria muito mais barato prevenir do que remediar. Além de todo o stress que você está passando agora, vem junto a incerteza sobre sua saúde, que antes parecia que ia tão bem e agora será que voltaria ao normal? Será que ficaria assim, doente para o resto da vida? E o seu bolso então? Sofrerá igualmente ao seu coração.

Coloquemos na ponta do lápis os custos que você terá para tentar reverter essa situação que poderia ter sido evitada com alguns cuidados prévios com a sua saúde:

- Provavelmente você será afastado do trabalho por algum tempo. Se trabalhar por conta própria será um prejuízo grande, pois, sem as devidas condições

12 BairroAntonioBezerra.Com.Br CAPA SAÚDE NÃO TEM PREÇO
Cuidar do corpo pode evitar danos irreversíveis.
“ Saúde não tem preço, mas com certeza possui custos. Prevenir é a melhor solução para evitar gastos desnecessários"

de saúde, você não poderá dar conta do serviço todos os dias. Se trabalhar de carteira assinada, provavelmente ficará por conta do INSS e além do salário diminuído poderá ficar algum tempo sem receber dinheiro algum;

- A partir deste momento você terá custo com os diversos exames que o médico provavelmente irá pedir. Caso tenha plano de saúde, descobrirá que nem todos os exames são cobertos pelo mesmo e com certeza terá que completar com o dinheiro do próprio bolso. Se depender do SUS terá que investir em exames emergenciais que são caríssimos;

- Os remédios para prevenir infartos são bem mais baratos do que os pra tratar;

- Em relação aos exercícios físicos, que você poderia fazer normalmente, de acordo com suas condições e sozinho, agora precisará ser monitorado diariamente por profissionais especializados em exercício pós infarto.

Ficou entendido?

Saúde realmente não tem preço, mas a prevenção é o melhor a se fazer e com certeza muito mais barato. A partir do momento em que você compreender essa máxima, irá cuidar bem mais de si e das outras pessoas que estão ao seu redor. Comece hoje mesmo e assim irá garantir um futuro saudável e tranquilo!

Transplantes no Ceará

Terceiro lugar no Ranking, com meta de 01 doador pmp por ano.

OBrasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual a maioria dos procedimentos e cirurgias são feitos com recursos públicos. O Estado do Ceará, anualmente, fica entre os estados que mais realizam transplantes de órgãos no país, com recordes sucessivos e conta com 62 hospitais notificantes entre públicos, privados e filantrópicos, cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes/ Ministério da Saúde.

+ Doações

No primeiro trimestre de 2018, o Ceará reconquistou o terceiro lugar no Brasil em número de doadores por milhão da população (pmp), de acordo com relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Com 29,7 doadores pmp, o Ceará está acima da média nacional no período, de 16,2 doadores pmp de janeiro a março de 2018. A meta da Central de Transplantes é aumentar em pelo menos um doador por milhão da população a cada ano. O relatório da ABTO aponta que nacionalmente a meta é de 18,0 doadores pmp para o ano de 2018.

Em termos nacionais, o Ceará se destacou no primeiro trimestre deste ano principalmente em transplante de fígado, com crescimento de 28,3% em relação aos três primeiros meses do ano passado. O estado foi o segundo que mais fez esse tipo de cirurgia por milhão da população no período analisado. Houve ainda crescimento de 18,75% dos transplantes de rins realizados no Ceará de janeiro a março de 2018, comparado a igual intervalo de tempo do ano passado.

No ano passado, o Ceará foi o terceiro do país no percentual de efetivação de doadores em relação ao número de notificações de potenciais doadores, com a efetivação de 209 doadores, 38,77% de 593 notificações. Hoje o Estado possui o quarto maior percentual de doadores de múltiplos órgãos no Brasil, segundo o relatório mais recente da ABTO. Isso tem a ver com o resultado da atuação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs), que ajudam a manter uma melhor conservação dos potenciais doadores, e das equipes transplantadoras, que colaboram para obter um índice de aproveitamento maior dos órgãos pa-

ra transplante. Atualmente existem 18 CIHDOTTs instituídas em unidades hospitalares e mais 23 unidades de saúde que notificam potenciais doadores.

+ Curso

Para atender as novas normas para o diagnóstico de morte encefálica, estabelecidas pela Resolução 2.173 do Conselho Federal de Medicina (CFM), de dezembro de 2017, a Central de Transplante realizou no dia 29 de junho de 2018, o Curso de Capacitação de Determinação de Morte Encefálica, das 8 às 18 horas, na Escola Cearense de Emergências Médicas, em Fortaleza, para qualificar 32 médicos no diagnóstico da morte cerebral.

A partir da Resolução do CFM, além do neurologista, outros especialistas como médico intensivista, neurocirurgião ou médico de emergência, poderão diagnosticar o fim da atividade cerebral do paciente. A mudança nos procedimentos tem impacto no processo de doação e transplante de órgãos, que só pode ser iniciado depois do consentimento da família e da confirmação da morte cerebral do paciente a partir da realização de vários exames. Para

14 BairroAntonioBezerra.Com.Br DESTAQUE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Por: Ascom/Sesa - Ce

constatar a morte cerebral, dois médicos diferentes devem realizar o exame clínico, teste de apneia e exames complementares.

A redução do número de transplantes no Ceará em 2017 está relacionada ao atendimento de praticamente toda a demanda por transplante de córnea no Estado em 2016, quando o Ministério da Saúde declarou que o Ceará tinha “fila zero” para esse tipo de cirurgia. Os transplantes de córnea superaram 60% do total de transplantes nos dois últimos anos.

O fígado doado em Porto Velho veio pela FAB para Fortaleza.

A ODONTOLOGIA na Modernidade

Técnicas avançadas afastam das pessoas o medo de dentista.

Aodontologia nos dias atuais está cada vez mais trazendo para a população inovações e tirando da mesma o medo de dentista. Essas inovações são técnicas avançadas e modernas que trazem para os clientes um atendimento de qualidade e excelência.

A Ortodontia é uma modalidade odontológica que tem como objetivo atender as necessidades dos

clientes de qualquer faixa etária, corrigindo o seu sorriso de maneira plena e trazendo a satisfação, podendo trabalhar com os mais variados tipos de aparelhos modernos existentes no mercado. Os aparelhos transparentes são os preferidos devido sua estética impecável. Podemos saber desde cedo se somos candidatos ou não a esse tipo de tratamento através de alguns instrumentos de diagnóstico ao apresentar os seguintes problemas: sobremordida, mordida cruzada, diastema (falha entre os dentes) apinhamento (dentes demais) e outros.

A Ortodontia em crianças deve ser considerada um tratamento de grande importância para corrigir desde cedo uma oclusão errada. Os pais devem estar atentos aos seus filhos nas visitas periódicas aos odontólogos.

Se o caso for de dentes danificados ou perdidos, o tratamento indicado é o uso de Próteses Dentárias, para devolver funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, podendo também recompor e proteger as funções da articulação.

Existem os mais variados tipos de próteses dentárias, possibilitando a reconstituição de dentição perdida precocemente. As fixas, feitas de porcelana, são as mais procuradas pela população devido a sua capacidade de reconstruir os dentes de maneira plena e saudável, deixando o sorriso perfeito.

Hoje o mercado conta também com as próteses de silicone que são bastante estéticas e confortáveis. A procura por esse tipo de prótese tem aumentado bastante.

A Endodontia, modalidade que cuida do tratamento de canais, é a mais temida pela população, porém, atualmente possui técnicas mais modernas e rápidas que mesmo em casos mais complexos irá oferecer mais conforto ao paciente.

Existe sempre um dentista certo para tratar os diferentes problemas da boca! Deve-se visitá-lo periodicamente, seja para prevenir ocorrências decorrentes da deficiência de cuidados com a saúde bucal ou mesmo para realizar os tratamentos necessários quando detectada alguma anormalidade.

16 BairroAntonioBezerra.Com.Br
TRATAMENTO ESTÉTICA BUCAL

Pacote de Serviços

Lazer e Saúde para a População.

Hoje é um dia histórico para a população de Fortaleza!". A afirmação é do secretário executivo da Regional III, Arquimedes Pinheiro, ao assinar a ordem de um pacote de serviços para os bairros da área.

O documento também foi assinado, na noite do dia 14 de junho, no Campo do Rio Branco, no Antônio Bezerra, pelo prefeito Roberto Cláudio, o governador Camilo Santana, o secretário da SER III Antônio Henrique e vários vereadores.

"A área da Regional III foi beneficiada e esse pacote fortalece a população de Fortaleza como um todo", comentou Arquimedes.

"O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio, ao lado dos secretários regionais, estão ouvindo os vereadores, que têm contato direto com o povo. E a conseqüência disso é a maneira como Fortaleza e o Estado do Ceará estão sendo administrados, ouvindo a população", acrescentou o secretário Antônio Henrique.

O pacote de Serviços para a Regional III é amplo, com foco no lazer e na saúde da população. Confira: quatro praças no bairro Autran Nunes, uma no

Henrique Jorge, outra no Olavo Oliveira e mais uma no bairro João XXIII; mini areninha no Antônio Bezerra e Bom Sucesso; areninha do Estádio Antony Costa (Campo do Rio Branco, também no Antônio Bezerra); brinquedopraça no João XXIII; academias ao ar livre nas praças, parquinhos infantis e requalificações asfálticas.

Fonte: Tá na Área

17 BairroAntonioBezerra.Com.Br INFORME PUBLICITÁRIO
REG III

UAPS Hermínia Leitão

Profissionais que fazem a diferença para um melhor atendimento.

OPosto de Saúde Herminia Leitão está localizado na rua General João Couto, 470Quintino Cunha, FortalezaCE, com fone (85) 3433.9741, sendo cadastrada no CNES com o nº 2528932.

A Unidade de Atenção Primária em Saúde (UAPS) Herminia Leitão possui sua estrutura física composta por: 05 consultórios médicos/enfermagem, 01 sala de prevenção, 02 consultórios odontológicos, 01 recepção, 01 sala de espera, 01 núcleo de atendimento ao cliente (NAC), 01 farmácia, 01 sala de observação/medicação, 01 sala de curativo, 01 sala de expurgo, 01 esterilização, 01 sala de vacina, 01 sala de coleta de exames laboratoriais, 01 sala de ACS/ACE, 04 banheiros, 01 copa, 01 jardim e 01 sala da coordenação.

Esta UAPS foi reformada e a reinauguração do Posto aconteceu dia 17 de julho de 2014 tendo como área de responsabilidade sanitária os bairros Quintino Cunha e Olavo Oliveira .

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi implantada nesta Unidade de Saúde com 05 equipes. Atualmente nos encontramos com 03 equipes completas de ESF para uma população aproximada de 18.562 habitantes

(IBGE), estando cadastrada no FASTMEDIC 16.451 e cerca de 3.195 famílias, estando 100% de cobertura de agentes comunitários de saúde (ACS).

• A equipe I (SCNES 321) tem a sua área com uma população de aproximadamente 5860 habitantes, dividido em oito micro-áreas.

• A equipe II (SCNES 322) - população de aproximadamente 5.383 habitantes, em oito micro-áreas.

• A equipe V (SCNES 361) - população de aproximadamente 5.208 habitantes, também em oito microáreas.

O conhecimento e aceitação da UAPS Hermínia Leitão no território é expressiva, isso se comprova pelo número de cadastros completos que representam 89% da população es-

timada pelo IBGE. Os grupos prioritários atualmente acompanhados pela UAPS são:

• Crianças menores de 2 anos: 142; Gestantes: 89; Hipertensos: 125; Diabéticos: 155; Hipertensos e Diabéticos: 145; Tuberculose: 7; Hanseníase: 3.

18 BairroAntonioBezerra.Com.Br
HISTÓRICO UAPS HERMÍNIA LEITÃO

Síndrome de Burnout

Sabemos que boa parte da nossa diária rotina é destinada ao ambiente de trabalho. E muitas vezes, assim como em um casamento, atividade física, hábitos, temos a facilidade de nos acomodarmos no ambiente de trabalho.

A Síndrome de Burnout, é um transtorno recém formulado na área da psiquiatria, onde é denominada como “o ápice do estresse laboral”. Sendo assim, é o total esgotamento físico e psicológico do estado de saúde de uma pessoa. Assim, como depressão e ansiedade, esse transtorno não escolhe idade, etnia, raça, cor e nem classe social. Ela está mais predestinada em aparecer em pessoas onde já não suportam mais o convívio de enfrentar a rotina de trabalho.

Os principais sintomas dessa síndrome são: cansaço recorrente, pensamento acelerado, fadiga, dores de cabeça recorrente, ansiedade, desânimo em trabalhar, perca de produtividade, mal humor, insônia, estresse, dores musculares, sensação de falta de ar, isolamento social, déficit de atenção e concentração. Se você sente pelo menos 5 desses sintomas com frequência em seu trabalho, é bom ficar em alerta e procurar uma ajuda psicológica para aferir até onde o seu trabalho está consumindo sua saúde.

É importante frisar que, todo mal à nossa saúde pode ser evitado. Com a síndrome de burnout não é diferente. A melhor maneira de você evitar o corrompimento à sua saúde mental é sempre procurar trabalhar em um local que

te valoriza, onde as pessoas tem uma atmosfera agradável, sem pressão, sem objetivar sempre o máximo de ganho financeiro e sem separar um momento de lazer para você e sua família. Não adianta você trabalhar em um local a força, objetivando pagar as contas, empréstimos, boletos, etc... Boleto não traz felicidade... Não adianta você trabalhar apenas para futuramente ter que comprar remédios, sem saúde, seja física ou mental.

Valorize sua saúde! Pois será através dela que você encontra rá a plenitude de sua felicidade e sucesso. Afinal, ela é o maior bem que temos.

SAÚDE PSICOLOGIA
Um transtorno escondido em seu trabalho.

Postos de Saúde

Regional III

Acidade de Fortaleza possui 16 postos de saúde localizados nos bairros da Regional III. Confira a lista desses postos com seus respectivos endereços e telefones para contato.

• Meton de Alencar - Rua Perdigão Sampaio, nº 820 - Antônio Bezerra (85) 3488.3271 – 3235.2147

• Clodoaldo Pinto - Rua Banward Bezerra, nº 100 - Padre Andrade (85) 3433.9745 – 3478.3940

• Eliézer Studart - Rua Tomaz Cavalcante, nº 545 - Autran Nunes (85) 3488.3259 -3290.9690

• Fernandes Távora - Rua Maceió, nº 1354 - Henrique Jorge (85) 3488.3254 – 3496.9932

• Prof. Luiz Recamonde Capelo - Rua Maria Quintela, 935

- Bom Sucesso - 3488.3252

• César Cals De Oliveira Filho - Rua Cel. Matos Dourado, S/N – Pici - 3488.3251

• João XXIII - Rua Júlio Braga, S/N - João XXIII - 3488.3258

• Francisco Pereira De Almeida - Rua Paraguai n/s com Rua Chile, S/N - Bela Vista - 3433.2890

• Waldemar Alcântara - Rua Silveira Filho, 903 - Jockey Clube - 3488.3253

• Prof. José Sobreira Amorim - Av. Des. Luis Paulino, 109 - Henrique Jorge - 3488.1271 Regional III

• Santa Liduína - Rua Prof. João Bosco, nº 213 - Parque Araxá (85) 3433.2569 - 3223.5777

• Humberto Bezerra - Rua Hugo Victor, nº 51 - Antônio Bezerra (85) 3212.1920

• George Benevides - Rua Pio Saraiva, nº 168 - Quintino Cunha (85) 3105.1086 – 3235.1677

• Ivana De Sousa Paes - Rua Virgílio Brígido, s/nº - Presidente Kennedy (85) 3238.1851

• Hermínia Leitão - Rua gal. João Couto, nº 470 – Quintino Cunha (85) 3433.9741

• Anastácio Magalhães - Rua Delmiro de Farias, 1.679Rodolfo Teófilo (85) 3433.2564 / 3433.2560

Catálogo
Por: Ascom/Ser III
21 BairroAntonioBezerra.Com.Br
GENTE GATA BAB
Walmara Bonfim

Moda, SAÚDE e Bem-Estar

O Equilíbrio para a Conquista da Autoestima.

lavra, é um fenômeno social, que implica na aceitação e participação de várias pessoas ao mesmo tempo, refletindo a forma de pensar e os costumes destes sujeitos pertencentes a uma determinada época da historia.

Permanecer presos a padrões, quase sempre inalcançáveis, somente limita nossas vidas, distorce a realidade.”

Foi-se o tempo em que o conceito de moda estava relacionado somente ao consumo exacerbado ou a futilidade. A moda, num sentido mais amplo da pa-

Sabemos que diversos padrões foram construídos e estabelecidos pela sociedade ao longo dos anos e que infelizmente ainda perduram tais estereótipos. Contudo, a busca frenética pelo corpo ideal e a vida perfeita vem abrindo espaço, mesmo que lentamente, para o bem estar, que se firma como um novo segmento, uma nova tendência a ser seguida. Na verdade, desde os mais remotos tempos, o indivíduo busca incessantemente o prazer, pois este proporciona realização, que por consequência eleva a autoestima, direcionando ao gozo constante e permanente.

Felizmente, mesmo que gradualmente, as pessoas estão mais preo-

cupadas com a adesão de hábitos que valorizam a qualidade de vida, escolhas pautadas na crescente influência, do mercado, de profissionais e principalmente das redes sociais que presentemente buscam conscientizar, seguem e propagam a seguinte vertente: A moda que seguia padrões, hoje deve se adequar ao estilo pessoal de cada ser, conforme suas particularidades. Como já dizia o ícone Yves Saint Laurent, “Modas se esvaem, estilo é eterno”, permanecer presos a padrões, quase sempre inalcançáveis, somente limita nossas vidas, distorce a realidade, gera sentimentos negativos e até perdas.

Somos seres únicos e sim, é possível encontrar e viver o que se adeque melhor ao nosso corpo, nossa vida e principalmente ao nosso estilo, respeitando nosso biotipo e preservando acima de tudo o bem mais precioso que é a nossa saúde.

Alimentação

24 BairroAntonioBezerra.Com.Br
COMPORTAMENTO ESTILO DE VIDA
Fonte

FAKE NEWS e JORNALISMO da PAZ

Evento promovido pela paróquia Jesus Maria e José.

derado a primeira fake news da trajetória humana, pois se o casal do paraíso tivesse consultado Deus sobre a verdade dos fatos proferidos pela serpente, o pecado não haveria entrado no mundo.

Você já ouviu alguém falar esse termo?! Se você assiste televisão, escuta rádio, ler revistas e é adepto das redes sociais, provavelmente sim. Constantemente as notícias falsas são escritas e publicadas, a fim de confundir, enganar e prejudicar a cobertura profissional da imprensa.

A situação ficou mais difícil com o advento das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, entre outros. No ambiente online somos todos emissores da notícia e com isso, um grupo espalha assuntos difamatórios, a fim de obter ganhos financeiros ou políticos, prejudicando pessoas e instituições, inclusive entidades religiosas.

Sobre a relevância do tema e visando conter a prática, no dia 12 de maio, a Paróquia de Jesus Maria e José, do bairro Antônio Bezerra, promoveu um encontro que abordou uma discussão em torno das chamadas fake news, um termo relativamente novo e que se espalha rapidamente, especialmente no meio virtual.

O Encontro Diálogos, organizado pela Pastoral da comunicação da paróquia, trouxe quatro convidados que palestraram sobre o tema: “A verdade vos tornará livres” (Jo 8,32), Fake News e jornalismo de paz. A temá-

tica foi escolhida pelo Papa Francisco para o 52° Dia mundial das Comunicações Sociais, celebrado dia 13 de maio.

Os palestrantes eram em sua maioria jornalistas. Um deles, eu, Romana Melo. Comunicadora desde 2011, já passei por diversas redações e trabalho atualmente na TV Fortaleza, emissora oficial da Câmara Municipal. Abri o evento abordando a dificuldade que temos em disseminar notícias objetivas, sem incluir nossas emoções. Citei o estrago provocado pelas opiniões tendenciosas, já que distorcer os fatos também põe em risco a credibilidade da informação.

Evelane Barrros, também jornalista, atua como assessora de imprensa, e trouxe ao Diálogos sua experiência profissional e vivência na PASCOM da Paróquia de São José, na Lagoa Redonda. Durante sua colocação, orientou os participantes a apurarem os fatos, sejam por meio de fontes ou em canais de comunicação que comprovem a notícia.

Outra profissional da imprensa, Aline Herculano, expôs tópicos da mensagem do Papa, como a passagem do livro de Gênesis, onde a serpente tentou Eva a comer do fruto proibido. De acordo com o texto do pai da Igreja católica, este episódio pode ser consi-

O desfecho ficou por conta de Alex Ferreira, coordenador regional da Comunicação regional CNBB NE 1. Durante sua fala, toda a importância da qüinquagésima segunda semana mundial das Comunicações foi explicada, além de expor um recorte histórico sobre a evolução do temas que fizeram parte dos documentos.

No ambiente online somos todos emissores da notícia e com isso um grupo espalha assuntos difamatórios...”

O primeiro encontro foi gratuito e contou com o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da Regional CNBB NE 1. Membros da Arquidiocese de Fortaleza, pároco Francisco, comunidade local e de outras paróquias prestigiaram o evento, o qual foi encerrado com um descontraído sorteio.

Iniciativas como esta devem ser divulgadas, porque a verdade é libertadora, tanto para quem propaga como para quem a escuta. Por isso meu agradecimento ao editorial da revista BAB que disponibilizou seu espaço para tratar de um tema tão relevante para toda sociedade. Deixo aqui meus agradecimentos e uma frase de reflexão: a paz é a verdadeira notícia.

25 BairroAntonioBezerra.Com.Br
JORNALISMO SENSO CRÍTICO

ESTÉTICA CIRURGIA PLÁSTICA

Blefaroplastia

Levanta as pálpebras e elimina as bolsas de gordura.

Também conhecida como blefaroplastia, a cirurgia de pálpebra melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.

A cirurgia da pálpebra superior remove o excesso de depósito de gordura que aparece como inchaço nas pálpebras superiores e a pele frouxa ou flacidez que cria dobras ou incomoda o contorno natural da pálpebra superior, às vezes, prejudicando a visão. A blefaroplastia da pálpebra inferior remove o excesso de pele e rugas finas na pálpebra inferior e as bolsas sob os olhos.

A cirurgia de pálpebra inferior pode corrigir queda das pálpebras inferiores.

O paciente pode começar a ler depois de cerca de dois a três dias e pode esperar para voltar ao trabalho, em cerca de cinco a dez dias. Uso de lentes de contato pode ser retomado depois de duas semanas (após reavaliação pelo médico). O paciente não deve consumir álcool após a cirurgia. Atividades mais extenuantes e consumo de álcool pode ser retomado após três semanas. Hematomas e inchaço deve desaparecer depois de várias semanas.

A intervenção é realizada sob anestesia local + sedação, e demora cerca de uma hora e meia. Inicia-se pela marcação, seguido da infiltração com anestésico e adrenalina. Com o bisturi reti-

ra-se o fuso de pele e, em alguns casos, também uma faixa de músculo orbicular dos olhos. As bolsas de gordura, que estiverem em excesso, são aparadas e fecha-se a incisão com sutura com linha fina (nylon ou seda).

Após a cirurgia, o paciente apresentará equimoses e uma tumefacção ao redor dos olhos. Aplica-se também gelo sobre os olhos para reduzir a tumefacção e as equimoses. O primeiro desaparece, normalmente, ao fim de três dias, e as equimoses por volta das duas semanas. Os pontos de sutura são removidos três a cinco dias após a cirurgia e as cicatrizes tornam-se inaparentes ao fim de seis a doze meses, na maioria dos casos.

Projeto CRIST OSS

Força e Virtude - Do tatame para a vida.

Disciplina. Determinação. Respeito. Superação - Peculiaridades das Artes Marciais, as quais colaboram para que sejam um caminho para a modificação de realidades sociais de crianças e adolescentes. Em Fortaleza, um projeto ainda pequeno no tamanho, contudo gigante nas intenções, o CRIST OSS, tem apenas dois anos, mas já começa a colher bons frutos.

Voltado à vertente socioeducativa, o projeto abrange atualmente 38 alunos, crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos. Com escassos recursos financeiros, mas com muita vontade de ensinar jiu-jitsu para crianças em situação vulnerável, o professor Leandro de Souza Marques, oriundo da Academia Brutal fight, iniciou o trabalho na calçada de sua casa. Hoje em dia, o projeto ganhou um espaço no Colégio Mário Hugo Cidrack do Vale, gentilmente cedido pelo Diretor Sr. Stélio. Seu filho, Gustavo Marques, campeão mundial em 2012, também ajuda no projeto.

No decorrer desse tempo, a colheita tem sido boa: a primeira graduação do projeto foi do seu filho, Gustavo, com a faixa azul, enquanto Leandro formou-se na faixa preta. Atualmente o CRIST OSS conta com vários alunos vitoriosos em campeonatos Norte-Nordeste

e Sul-americanos. Outra honra para Leandro são os agradecimentos dos pais pela melhoria no rendimento das crianças na escola, além da notável disciplina adquirida em decorrência dos treinos de jiu-jitsu, cuja premissa é a obediência às regras.

"O que me levou a fazer isso, foi a vontade de transformar o futuro dessas crianças", ressalta o idealizador - "Sou um exemplo vivo de como as artes marciais têm poder transformador, larguei cigarro e álcool há 10 anos, depois de conhecer o Jiu-Jitsu. Espero que um dia meus alunos, futuros professores, façam por outras crianças, o mesmo que fiz por eles" - finaliza Leandro.

O Crist Oss poderia caminhar a passos mais rápidos, contudo hoje conta com um único patrocinador privado, o Órbita Bar, nas pessoas das irmãs Patrícia e Mônica Carvalhedo. No entanto se mais pessoas se interessarem em ajudar, os passos poderão ser maiores e mais rápidos!

*CRIST – Cristo

- OSS - Expressão fonética criada na Escola Naval Japonesa, usada universalmente para “sim”, “por favor”, “obrigado”.

- O “espírito de OSS” é retratado como a “perseverança sobre a pressão“. OSS, é uma demonstração de respeito.

- Outra interpretação é atribuída à abreviação de “Onegai Shimasu” que se traduz como uma solicitação ou um convite, convidando o parceiro ao treino.

- “Oss” pode ser ainda “Tenha Garra! “, numa demonstração de respeito e força e jamais devem ser pronunciadas ao vento. Atitude, postura e estado de espírito são fundamentais para que toda a energia do “OSS” seja expressada corretamente.

Numa interpretação livre, CRIST OSS quer dizer “Máxima reverência e forte respeito ao Cristo”.

Odontologia

27 BairroAntonioBezerra.Com.Br
PROJETO SOCIAL SOLIDARIEDADE
Por Vera Figueiredo Assessoria de Comunicação

RESÍDUOS SÓLIDOS em SAÚDE

Olixo corresponde a todo material que não possui mais utilidade, causando preocupação com seu volume e principalmente com a sua composição, determinando o seu tipo e ocasionando transtornos para a saúde e para o ambiente. São produzidos de maneira proporcional ao número de pessoas e a atividade que elas exercem em meio a sociedade. Uma de suas formas mais perigosas são os materiais oriundos do atendimento humano e animal, produzido de maneira inevitável pelos diversos estabelecimentos, clínicas humanas e veterinárias, laboratório de análises clínicas e de pesquisas e os hospitais, que são denominados de resíduos sólidos em saúde.

Visando o controle desses expurgos foi estabelecido o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com sua RDC nº 306/2004 e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) com a resolução nº 358/2005. Ambos determinam que todo estabelecimento é responsável pelo gerenciamento de seus insumos, desde a produção até o seu destino final, classificando-os de acordo com seus riscos físicos, químicos e biológicos 9,10,11.

O tratamento corresponde a um processamento discriminado atribuído a distintos tipos de materiais que necessitam passar por etapas que serão descriminadas abaixo:

Identificação: descriminação do tipo de material, que acontece no local de sua geração e deve permanecer por todas as outras etapas do tratamento;

Segregação: Separação dos resíduos a serem tratados e para isso é preciso que aconteça em grupos do A ao E, de acordo com a periculosidade do ma-

terial. Grupo A: Resíduos infeciosos (sangue e os demais líquidos corporais, restos cadavéricos, peças anatômicas vacinas, matérias contaminados com materiais biológicos). Grupo B: Substâncias químicas portadoras de corrosividade, inflamabilidade, toxicidade e reatividade (medicamentos, soluções contendo metais pesados, desinfetantes e outros). Grupo C: Materiais radiativos (contrastes radiológicos e outros). Grupo D: Lixo Comum. Grupo E: materiais ásperos e pontiagudos capazes de lesionar e causar infecções como HIV e outras doenças (agulhas, bisturis, lâminas e outras).

Acondicionamento: pacote dos dejetos de forma que não haja ruptura ou punctura de acordo com as característi-

do símbolo de reciclagem e o Grupo E: armazenados em recipientes rígidos com a identificação de infectante e descrição de perfurocortante.

Transporte Interno: É o translado dos insumos do local de produção até o armazenamento, devendo não coincidir com horários de visitas e nem de alimentação.

Armazenamento Externo: armazenamento dos insumos após a sua produção em ambiente iluminado, ventilado e lavável próximos ao local de produção de maneira organizada sem contato com o chão e propício para o recebimento dos carros coletores.

Coleta e Transporte Externo: remoção do lixo de seu local de armazenamento até seu tratamento e destino final, por meio de empresas terceirizadas e especializadas.

cas físicas químicas e biológicas facilitando a segregação, pois são separados de acordo com os grupos. Grupo A: embalados em sacos brancos leitosos com o símbolo e a identificação de risco biológico. Grupo B: armazenados em recipientes plásticos individuais de tampas rosqueadas com o símbolo e a descrição de material químico. Grupo C: mantidos em recipientes blindados. Grupo D: embalados em sacos pretos comuns e os materiais destinados à reciclagem devem obedecer a um parâmetro de cores com a identificação

Tratamento e Destino Final: conjunto de processos realizados para reduzir o volume e os riscos de contaminação até o seu destino final. Corresponde a processos físicos e químicos como: desinfecção química, autoclavação, incineração e outros. O destino final é caracterizado, pelos aterros sanitários, valas sépticas e outros. Ambos obedecem à separação dos Grupos de A ao E.

O gerenciamento dos resíduos é indispensável e nunca deve ser negligenciado ou ignorado, visando a segurança dos profissionais que manuseiam esses dejetos, sendo gerido, executado e supervisionado, promovendo a harmonia entre homem, sociedade e ambiente.

28 BairroAntonioBezerra.Com.Br
SAÚDE FIQUE ALERTA
“ proporcional ao número de pessoas e a atividade que elas exercem em meio á sociedade.”
29 BairroAntonioBezerra.Com.Br Farmácia Floricultura Frigorífico Reboque Escritório Alimentação Construção Moto-Serviços Odontologia Auto-Serviços Ótica Móveis Refrigeração Auto-Serviços Confecção Notebooks Autos Informática Segurança Esporte GUIA COMERCIAL

O Jovem e a Leitura na "IDADE MÍDIA"

“Também se aprende a ler e a ser espectador sendo telespectador e internauta. Leitores, espectadores e internautas”. (CANCLINI, 2008, p. 24).

Hodiernamente, o debate sobre a relação do jovem com a leitura tem sido, normalmente, fundamentado na valorização do livro impresso como suporte privilegiado, sendo que no caso da escola, na maioria das vezes, ao se falar em livro, não se está definindo um artefato qualquer. Trata-se de livros eruditos, literários que, por esse motivo, seriam capazes de exercer um efeito comportamental sobre seus leitores. Isso acontece por questões culturais e históricas, apesar que no caso do Brasil, por ocorrências em nossa história, os jovens não são habituados, desde cedo, com a leitura, seja através do livro ou por quaisquer outros recursos.

A discussão sobre o ato de ler não deveria ser realizada sem o exame das revoluções tecnológicas e culturais que deslocaram o papel que o livro impresso ocupou progressivamente no Ocidente, principalmente com a sua difusão a partir da invenção da imprensa. É comumente pensar que a leitura se dá através do livro, entretanto, não é aconselhável enxergar apenas por esse ângulo, pois ao se tratar da contemporaneidade, os jovens dominam (mas não somente eles) inúmeros meios de comunicações que até então são menosprezados por uma parte da população adulta, idosa e que, de fato, são recursos cruciais e característicos do século XXI, onde possuem a capaci-

dade de alcançar o mundo das informações com apenas um clique.

Martín-Barbero, filósofo colombiano, dimensiona o enorme desafio que é hoje proposto à escola e aos educadores. Caberia a eles substituir o discurso moralista que valoriza a cultura do texto, e os aspectos a ela relacionados, por um compromisso ético que, reconhecendo “[...] a tecnicidade midiática como dimensão estratégica da cultura [...]” (MARTÍN-BARBERO; REY, 2004, p. 63), reconheça também a necessidade de a escola estar inserida nesse processo de mudança que vivemos. Isso não significa que a escola deveria abrir mão do uso do livro, ele continuaria a ser fundamental ao que o autor define como primeira alfabetização formal.

Dessa forma e com o uso exagerado da tecnologia, dos smartphones, redes sociais, entre outros, percebe-se evoluções decorrentes das gerações e do avanço tecnológico. Evolução em seu sentido etimológico corresponde a mudança e, não necessariamente, ao progresso. Desse ponto de vista, podemos afirmar que o tempo cultural, técnico e científico, trouxera uma variedade de oportunidades para os leitores e para aqueles que ainda não foram afetados com esta maravilha: a leitura. E é com ela que podemos construir nossa consciência crítica, opiniões, argumentos, compreensões de mundos, melhores reflexões, dentre outros. É o ato de

ler que nos leva para o lado de fora da “caverna” e nos deixa menos robóticos.

Levando-se em conta o que fora observado, os jovens de hoje adquirem, através da combinação entre conhecimento e entretenimento, disponibilizados pelas telas extracurriculares, uma formação muito mais geral. Reconhecendo as relações entre as diversas possibilidades comunicacionais. Cabe as instituições de ensino, aos pais e/ou responsáveis e aos educadores, encontrarem estratégias pedagógicas para atingirem os jovens com o sabor da leitura e o poder do conhecimento.

30 BairroAntonioBezerra.Com.Br
SOCIEDADE CONSCIENTIZAÇÃO
Por Jefferson Freitas Bacharel e Licenciado em História, Teólogo e Pós--graduado em Gestão Pedagógica
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.