Revista Animal - Agosto de 2010

Page 65

Teiu adulto Foto: Diego Bitener depois do cruzamento, e produzem uma media de 35 a 43 ovos que eclodem depois de 10-14 semanas de incubação a 28°- 32ºC, em tocas escavadas por elas. Quanto ao recinto para manter uma iguana o tamanho mínimo deve ser de 3 x 1 x 2 m de altura. E tendo disponível um gradiente de temperatura no terrario entre 18 e 37°C, sendo que a temperatura constante é prejudicial ao desenvolvimento, sendo o ideal deixar o terrario mais aquecido durante o dia do que a noite. Sendo o aquecimento feito preferencialmente através de lâmpadas, só utilizando pedras aquecidas em locais onde a temperatura seja extremamente fria durante a noite, período em que as lâmpadas devem ser desligadas. Os iguanas precisam de luz ultravioleta (UV) para o metabolismo do cálcio e da vitamina D. Sendo necessário banho de sol e ou luz UV em cativeiro. Devem ser colocado em seu terrário alguns galhos

para que o animal possa ter uma vida mais semelhante à natural e como substrato pode ser de jornais, lascas de cortiça para répteis, pellets de alfafa. Não devem ser mantidos juntos a outros iguanas, principalmente do mesmo sexo, por serem animais territoriais e ocorrerem brigas sérias. Tanto para o teiú quanto para o iguana, é importante sempre deixar uma vasilha disponível com água fresca que deve ser trocada diariamente. Deve-se ponderar bastante muito antes de adquiri-los lendo muito a respeito deles e vendo se é possível ter toda a infra estrutura adequada para mantê-los, já que são animais agressivos, de difícil manejo e que necessitam de cuidados diferenciais.

Por Juliana Barbosa Russini – Bióloga juliana.russini@gmail.com

Iguana adulta Foto: Juliana Russini


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.