Revista FITNESS #6

Page 6

vale quanto? COME VOCÊ

Você sabe por que esse quarteto é tão adorado pelos marombeiros? Chamamos a nutricionista Thayana Moreira, Mestre em Neurociências e Biologia Celular, Pós-graduada em Nutrição e Suplementação no Esporte, para explicar tim-tim por tim-tim. “Batata doce, frango, brócolis e ovo são os campões no prato de quem malha, especialmente o frango com batata doce. O peito é a parte mais utilizada por conter baixo teor de gordura e ter alto valor biológico. A cada 100g de peito de frango grelhado temos 32g de proteína”, explica Thayana. “A proteína é muito valorizada pelos atletas, pois é ela que tem maior participação na recuperação e construção muscular, que leva à tão almejada hipertrofia muscular”, diz.

OVO

Fonte de proteína bem completa e de lenta absorção. Também possui vitaminas. “Fornece cerca de 13g de proteína a cada 100g”, conta a nutri. Além disso, é uma fonte proteica barata e prática. “Vale ressaltar que não é necessário desprezar a gema do ovo. Ela contém vitaminas do complexo B que participam na produção de energia e reconstrução muscular”, desmistifica Thayana Moreira.

BATATA DOCE

Carboidrato de baixo índice glicêmico (IG 54), a batata doce caiu no gosto de quem malha por sua característica de absorção lenta, fazendo com que a glicemia (açúcar no sangue) se eleve de forma gradativa e controlada, o que evita os picos de glicemia e de insulina no sangue. “A insulina é o hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Quando consumimos carboidratos de alto índice glicêmico, a insulina também se eleva. Por ter uma característica lipogênica, quando elevada, a insulina pode induzir ao acúmulo de gordura”, explica a nutri. Cada 100g da batata cozida fornece 18g de carboidratos.

SAIBA

TUDO

SOBRE

O

QUE

O prato maromba frango, batata doce, ovo e brócolis

BRÓCOLIS

Com pequeno teor de proteína (2g/100g) e é um carboidrato de baixo índice glicêmico. Rico em glicosinolatos, responsáveis por seu potencial antioxidante e associados à diminuição do risco de doenças cardiovasculares e câncer. “Também é rico em cálcio e magnésio, minerais importantes para desportistas, pois participam da regulação dos processos de contração muscular e modulação hormonal”, conclui Thayana.

Thayana Moreira thaynutri 6

FITNESS pará - DEZEMBRO de 2017


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.