Revista FITNESS #1

Page 1

E S P O R T E S

M A L H A Ç Ã O

S A Ú D E

P R O D U T O H O LY C O M U N I C A Ç Ã O

Troca campeã

É possível tomar milk shake saudável

IAN MATOS Um dos atletas olímpicos do Pará no salto ornamental

FISICULTURISMO Esporte requer treinamento intensivo e muita dedicação

Superação

Lolita Teixeira saiu dos 120kg para 71kg

Peça-chave

Saiba escolher o tênis ideal

E mais SUPLEMENTOS FALA AÍ NAS ACADEMIAS RECEITINHA

A L I M E N T A Ç Ã O

Edição 1 – Ano 1 - Julho 2016


índice

Conheça a tecnologia Zomax Olimpikus

06 News

08 Vale

IAN MATOS

Ele é Pará nas Olimpíadas

09

quanto?

Raio-X

12 Suplementos

14 Fala aí

15

EU CONSEGUI O exemplo da Lolita Teixeira

Daniela Tanaka

up 20 Check para malhar

19 Raio-X PEÇA CHAVE é o tênis

26 30 Fitness4Life EXPEDIENTE

24

ATIVIDADE FÍSICA CONHEÇA O FISICULTURISMO

28

KIDS

TEM COLÔNIA DE FÉRIAS!

e 31 Receitinha Agenda esportiva

Coordenação: Olinda Mendes Edição e textos: Mara Góes DRT-PA 1430 Fotos: Neto Soares / Arquivo dos entrevistados / Banco de imagens Estagiária: Carimy Albuquerque Projeto gráfico: Fábio Bastos Editoração e tratamento de imagens: Elias Portilho Comercial: Rodrigo Pinho

FALE COM A REDAÇÃO

Holy Comunicação e Editora (Rua Sem. Manoel Barata, 1569. Reduto) Fone: (91) 3218-4698 E-mail: fitnessrevista@gmail.com *Os artigos assinados são de total responsabilidade dos seus autores.


Editorial A REVISTA DE QUEM SE CUIDA

Olá! É com muito prazer que apresento o primeiro número da FITNESS, a primeira e única revista 100% local focada nos esportes, alimentação saudável, exercícios, bem-estar, boa forma e tudo mais relacionado. Cada dia mais e mais pessoas percebem a importância de ter uma rotina com atividade física regular e mudar os hábitos nocivos de alimentação. De acordo com dados do Sebrae, em apenas cinco anos, o número de academias no Brasil teve um crescimento de 133% e assim o país caminha para assumir a liderança mundial nos negócios voltados para a prática de atividade física, perdendo, por enquanto, apenas para os Estados Unidos. E claro, o número de praticantes de uma vida saudável aumenta na mesma proporção.

Olinda Mendes HOLY COM UNICA ÇÃ O

ANUNCIE

Holy Comunicação (91) 3218-4698 e 98138-4340 RevistaFitness fitnessrevista@gmail.com

Mas a busca por um novo estilo de vida requer, além da força de vontade e determinação, a participação de profissionais aptos a orientar o caminho para alcançar o objetivo traçado. Isso envolve desde o médico até o profissional de educação física, passando ainda por nutricionista, fisioterapeuta e outros. Afinal, o resultado que queremos só vem através da associação do trabalho integrado desses profissionais. E a FITNESS chegou pra isso: trazer todas as informações necessárias para quem gosta ou ainda precisa de um estímulo para se cuidar, valorizando o conteúdo de forma prática, leve e descontraída. Venha ser FITNESS também!!

FITNESS - julho de 2016

3


Meu Carro

INFORME PUBLICITÁRIO

Vai pegar a estrada? É hora de revisar o carro. Julho é sinônimo de férias, sol, praia, diversão e estrada, é claro. Mas para garantir que a viagem seja só de boas lembranças, a melhor opção é fazer uma revisão preventiva no carro. Preparamos uma lista de itens importantes que devem ser checados antes de cair na estrada, mesmo para quem segue a rotina de manutenção recomendada pela fábrica. Ah, é bom lembrar que a revisão não deve ficar pra véspera da viagem. Caso precise substituir alguma peça, muitas vezes é impossível fazer isso de um dia para o outro. Fique de olho nas dicas:

ALINHAMENTO DA SUSPENSÃO E BALANCEAMENTO DAS RODAS Vibrações ao volante e a direção que puxa para um dos lados são os sintomas mais comuns, normalmente resultado da queda em buracos ou calçadas. O ideal é verificar esses itens de 3 em 3 meses.

FILTRO E ÓLEO

Importante checar o nível, a validade dos fluidos e seus respectivos filtros, assim como possíveis vazamentos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex).

PNEUS

BARULHOS NA SUSPENSÃO

Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na autorizada. As condições das ruas podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão.

4

FITNESS - julho de 2016

Muitas vezes acontece o desgaste irregular dos pneus, o que indica o desalinhamento da suspensão. Se os pneus estiverem ficando carecas é hora de trocar o conjunto. De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade, enquanto um pneu novo tem 8mm em média. Cheque a pressão e atente à quantidade de passageiros e bagagens que o carro irá carregar. Não se esqueça de incluir o estepe na inspeção.


TRIÂNGULO, MACACO E CHAVE DE RODA Não confira apenas se os itens estão no carro. Faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve pra nada.

SISTEMA ELÉTRICO

Lanternas, faróis e piscas devem estar funcionando corretamente na estrada. Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido, e pode prevenir um acidente. E lembrando: a partir de 7 de julho é obrigatório o uso do farol baixo durante o dia em rodovias.

SISTEMA DE LIMPEZA DOS VIDROS Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. No dia da viagem, limpe bem os vidros: a sujeira reflete luz e dificulta a visão.

OUTROS ITENS

Também podem ser checados o sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos. FITNESS - julho de 2016

5


news

FIQUE

POR

DENTRO

Farm lança VIVA, sua linha fitness As vésperas das Olimpíadas do Rio, a grife Farm acaba de lançar sua primeira linha fitness, pensada para quem adora esporte e atividades físicas, ao ar livre ou nas academias. A coleção é inovadora e traz tecidos tecnológicos que vão agradar quem gosta do ecologicamente correto. Além dos impermeáveis, há tecidos com tecnologia para maior absorção do suor e os lights CO2, biodegradáveis. Eles estão na maior parte da coleção e em contato com solo apropriado, se decompõem mais rápido que os tecidos comuns, o que ajuda no controle do gás carbônico, responsável pelo efeito estufa. Já as estampas variam dos motivos florais aos de

paisagem e a cartela de cores tira leggings, tops, shorts de corrida, biquínis, regatas e agasalhos de nylon com acabamento impermeável da mesmice. Chega às lojas e no site da Farm no dia 21 de julho.

Caminhe sobre uma bolha de ar com Zomax

Dentes e gengiva saudável

Quem sempre buscou um creme dental com formulação mais natural, acaba de ter seus pedidos atendidos. A Auromère Mint Free também vem com a proposta de atender pacientes que realizam tratamentos homeopáticos, que podem sofrer a influência da menta, tão comum nos cremes dentais tradicionais. O Auromère possui 24 ervas em sua fórmula, incluindo Neem e Peelu, com propriedades que trazem benefício à gengiva e clareiam os dentes. Também é livre de flúor, corantes, substâncias abrasivas, adoçantes artificiais e ingredientes animais. Os óleos essenciais utilizados possuem propriedade adstringente de limpeza, refrescância, livres de substâncias nocivas aos dentes. 6

FITNESS - julho de 2016

Já imaginou caminhar sobre uma bolha de ar? É isso que promete a tecnologia Zomax de amortecimento, exclusiva da Olympikus. Formada por bolhas de ar distribuídas por todo o solado, os novos tênis ganharam mais maciez e menos impacto a cada pisada. Na linha Ziron, além da tecnologia Zomax, o cabedal apresenta a tecnologia tricotech, onde o tricô acompanha o movimento dos pés e permite maior flexibilidade e respirobilidade, mantendo um visual leve e inovador.

OMS retira café da lista de bebidas consideradas cancerígenas A Cia Athletica, no Rio de Janeiro, lança uma aula de spinning que combina bikes e elípticos (conhecidos como transport) na mesma aula. Famosa pelo elevado gasto calórico, combinada ao exercício de resistência com cargas, as aulas modelam glúteos, pernas e abdômen. Conheça os benefícios do spinning!


Para os amantes do pedal

A ADVB-PA promoveu em junho um Happy Hour Empresarial na Ciclor Bike Shop, quando foram apresentadas os mais modernos modelos de bikes nacionais e importadas, além da variedade de bicicletas dobráveis, mountain bike e as exclusivas bicicletas retrô. Selecionamos quatro modelos tops para quem ama pedalar.

Nirve Froyo 3 Speed

Uma bicicleta feminina, exclusiva da Nirve, marca Californiana, com um estilo dos anos 60, superconfortável. Com o quadro em alumínio e câmbio de 3 velocidades, essa bike é ideal para os passeios em Belém.

Blitz Alloy

A linha de bikes dobráveis. São modelos em alumínio, com apenas 12,5kg, 6 marchas, fáceis de dobrar e levar para qualquer lugar.

Cannondale F29 Alloy A Cannondale é uma marca americana que está junta com a Caloi no Brasil. Ela apresenta a linha LEFTY, bikes com a suspensão só do lado esquerdo. Isso mesmo, apenas um lado. Mais resistente, mais leve e com melhor performance no MTB.

FITNESS - julho de 2016

7


vale quanto? COME VOCÊ QUE O SOBRE TUDO SAIBA 8

FITNESS - julho de 2016

Shake de Ovomaltine

X

Shake de banana e cacau

porção

300ml Calorias 865,5 kcal Carboidratos 153,1 g Proteínas 23,08 g Gorduras totais 19,24 g Fibra alimentar 0,3g

Calorias 323,5 kcal Carboidratos 41,52 g Proteínas 11,04 g Gorduras totais 10,24 g Fibra alimentar 6,2g

Ter um cardápio balanceado e manter a dieta não é fácil. Às vezes, bate aquela vontade de tomar um milk shake. E aí, o que fazer? Entre um shake tradicional de Ovomaltine, com sorvete, calda e tudo mais, e um de banana com cacau, a versão fit ganha disparado quando se compara os teores calóricos.

é o valor nutricional mais saudável. “Diminuindo o teor de carboidratos (açúcares), de gorduras saturadas (gordura não saudável) e aumentando o teor de fibras, vitaminas e minerais (dependendo dos ingredientes escolhidos), o individuo equilibra melhor o consumo diário em nutrientes”. Alessandra ainda dá outro alerta: “um shake saudável não é industrializado”, ou seja, não pode sair do pote, tem é que sair da fruta, do grão, do que é natural.

A nutricionista Alessandra Torres, atuante na área clínica e esportiva, explica que a vantagem de substituir o alimento mais calórico


Raio-X Nome de nascimento Ian Carlos Gonçalves de Matos Data de nascimento 24/04/1989 (27 anos) Local de nascimento Belém, Pará Altura e Peso 1,71 m / 72 kg

Atleta da equipe brasileira de saltos ornamentais, o paraense Ian Matos deu os primeiros passos no esporte aos 11 anos, em Belém. Daqui ele já passou por Brasília, China e Rio de Janeiro, onde está concentrado para realizar o sonho olímpico, afinal é o primeiro paraense a disputar uma medalha nesse esporte, competindo na categoria trampolim de três metros sincronizado, na dupla com o carioca Luiz Felipe Outerelo.

Você sempre gostou de saltos ornamentais? Minha família é de São Miguel do Pracuuba, distrito de Muaná, na Ilha do Marajó. Sempre gostei de estar na água. Aprendi a nadar nos rios aos 3 anos. Quando entrei nos saltos queria mesmo fazer natação, mas acabei gostando muito e descobri um talento.

Como o esporte entrou na sua vida?

Foi através do convite de um amigo. Na minha casa o

IASaltos N MATOS ornamentais estudo estava em primeiro lugar. O esporte não era algo que passava na cabeça dos meus pais, até por conta da nossa condição financeira na época.

Quais foram as maiores dificuldades que você já enfrentou e quais os desafios que lhe movem?

Quando saí de Belém eu tinha 18 anos. Fui para Brasília, uma cidade onde não conhecia ninguém, ainda era muito imaturo, e precisei enfrentar aqueles problemas normais da vida de adulto, além das dificuldades dentro do esporte, como mudar de técnicas, fazer saltos mais fortes. O que me motiva hoje ainda é a mesma coisa de quando saí de Belém: poder desenvolver o meu potencial como atleta.

O que o salto ornamental representa pra você? Principalmente mudança. Eu era uma criança que não era boa em nenhum esporte e descobri o talento pra saltos ornamentais. Por causa do esporte, eu mudei bas-

tante: de endereço e de status social.

E os Jogos Olímpicos?

É o resultado de um trabalho de longo prazo, me faz pensar que tudo valeu à pena é ainda vale. Me sinto uma pessoa muito especial por ser um olímpico.

Como é a sua preparação antes da competição?

Eu costumo ouvir música antes e durante a prova. Gosto de ouvir Matisyahu, tenho uma playlist com as músicas que eu mais gosto dele.

O que você pretende fazer depois dos jogos?

Vou voltar pra faculdade de educação física, que tive que trancar. Pretendo me formar e fazer mais um ciclo de competições, pois quero tentar ir a Tokyo nas olimpíadas de 2020.

Como atleta, você se inspira em alguém?

Entre os saltadores que já se aposentaram eu sou muito fã do russo Dimitri Sautin e do chinês Tian Liang. Eles competiam entre si e as provas entre eles eram lindas de ver. E também sou fã da chinesa Guo JingJing, ela era imbatível!! Dos saltadores atuais tenho muita admiração pelo mexicano Romeu Pacheco. De outras modalidades eu tiro o chapéu pro Alan Fonteles, paraense como eu e paratleta. A gente treinava no mesmo lugar.

FITNESS - julho de 2016

9


INFORME

PUBLICITÁRIO

Conheça a GAP Fitness, espaço para quem busca comodidade e estilo de vida saudável Quem procura um lugar para treinar ou desenvolver atividades físicas diferentes, com uma diversidade de serviços agregados, atendimento personalizado e profissionais especialistas para lidar com público adulto e infantil, tem à sua disposição a GAP Fitness. Localizada na travessa Alferes Costa, no bairro da Pedreira, o espaço tem como foco oferecer produtos e serviços que atendam os mais diversos objetivos de quem busca uma nova qualidade de vida. “Nossos clientes desejam desde ganho de massa muscular ou perda de peso, até uma melhor qualidade de vida por meio do esporte, da atividade física regular”, explica o coordenador e personal trainner Matheus Sena. Em mais de 1000m² de área climatizada, distribuídos em espaços diversificados para atividades adultas e infantis, a GAP Fitness ainda conta com Espaço Kids, restaurante/lanchonete, Espaço Vida Saudável, loja fitness, salão de beleza, Studio Pilates e RPG, além de estacionamento com laja-jato, comodidades para o dia a dia corrido de muita gente.

10 FITNESS - julho de 2016


Espaço Kids também promove colônia de férias Preocupada em desenvolver os bons hábitos esportivos desde cedo nas crianças, a GAP Fitness oferece no Espaço Kids atividades de circuito funcional, ballet, judô e karatê. E até o dia 14 de julho, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h, crianças de 5 a 12 anos poderão se divertir e se exercitar na Colônia de Férias da GAP.

Para o público adulto as atividades estão distribuídas em:

• • • • • • • • •

Musculação/cárdio Treinamento funcional M u ay T h a i KICKBOXING Zumba Spinning Step Jump P i l at e s s o l o

Funciona de 2ª a 6ª feira das 6h às 22h; Sábado de 8h às 16h; Feriados de 8h às 14h. Telefones (91) 3038-5338 / 3038-5227

SERVIÇO

A GAP Fitness está localizada na travessa Alferes Costa, 1066, entre Senador Lemos e Antônio Everdosa, próximo à praça Eduardo Angelim.

ACOMPANHE TAMBÉM PELAS REDES SOCAIS: Facebook: GAP Fitness Instagram: @gapfitness_ Site: www.gapfitness.com.br

FITNESS - julho de 2016

11


suplementos Para que serve a suplementação? Os suplementos alimentares complementam a alimentação deficiente, além de serem capazes de turbinar os resultados esportivos. São vários os disponíveis no mercado e cada um possui uma ação diferente. Apesar de facilmente encontrados, a nutricionista Carolina Costa alerta que é preciso consultar um nutricionista ou nutrólogo antes de iniciar a suplementação. “Quem consome por conta própria, sem a indicação de um profissional da saúde, pode ter problemas futuramente no fígado, rins e no coração. O excesso de vitamina C, por exemplo, pode aumentar o risco de pedras nos rins”, explica. A suplementação mais utilizada entre os praticantes de atividade física é para hipertrofia, onde utiliza proteínas e carboidratos, aminoácidos específicos, oligoelementos e minerais para ajudar a aumentar a massa muscular. “Essa é realizada para ajudar especialmente os praticantes de musculação. Já a suplementação esportiva é muito específica e varia de acordo com o esporte praticado, sendo necessário o acompanhamento individual”, ensina Carolina Costa.

NOVIDADES

PRE BEET POWDER

É um pré-treino com fórmula inédita e exclusiva no Brasil a base de beterraba, raiz que possui propriedades naturais que aumentam o desempenho nos treinos. Associado à cafeína e taurina também proporciona maior vasodilatação, mais foco e muita energia, já que a recuperação em exercícios intensos é favorecida. Ele também reduz o custo de oxigênio muscular. É zero sódio e sem adição de açúcar.

12 FITNESS - julho de 2016

LIPODROL

Termogênico a base de cafeína, uma das mais potentes substâncias para a queima de gordura. Também tem na sua fórmula o óleo de Sésamo, que atua diretamente na quebra das moléculas de gordura, com isso, a lipólise é potencializada e muito. Por aumentar a energia é um eficiente auxiliar para dietas e treinos.

PEANUT BUTTER WHEY

Essa é uma fórmula Darkness que une os benefícios de duas importantes fontes proteicas: pasta de amendoim integral e whey protein. Sem adição de açúcar, glúten e gorduras trans free, conserva as propriedades nutritivas do amendoim, naturalmente rico em ácidos graxos insaturados – inclusive o ômega 3 – que, além de ser uma fonte concentrada de energia, atua na redução do mau colesterol (LDL).


FITNESS - julho de 2016

13


Fala aí QUAL O SEU OBJETIVO NA ACADEMIA?

A

GENTE

PERGUNTA

VOCÊ

RESPONDE

“ Meu objetivo é ficar mais definida e bonita.” Mariana Cavalero EMPRESÁRIA, ACADEMIA MACHIDA

“ Estou em busca da perda de peso. Já se foram 6kg em dois meses.” Ana Paula Mello JORNA LIS TA , A CA DE MIA FA S T FIT

“ Inicialmente foi pela saúde, mas gostei tanto que agora é meu estilo de vida.”

“ Busco definir o corpo.” Luana Aguiar E MP R E S Á R I A , A CA D E M I A B O D Y T E C H

Alexandre Mendes E MP RE S Á RIO, A CA DE MIA BODY TE CH

“ Meu objetivo é qualidade de vida através da musculação.” Manuela Araújo

E S TU D A N TE DE FI SI OTERAPI A, A C A D E M I A A &P

“ Comecei a frequentar academia por influência da família. Em casa todos treinam.’” Mayra Moraes

UNIV E RS ITÁ RIA , A CA DE MIA MA CHIDA

“ Manter uma boa forma e também o estilo de vida saudável.” Jean Dias FUNCIONÁRIO PÚBLICO ACADEMIA MACHIDA

“ Eu era obeso e comecei a praticar exercícios para melhorar minha qualidade de vida. Hoje meu objetivo é condicionamento físico e saúde” André Bahia AUTÔNOMO, ACADEMIA GAP FITNESS

14 FITNESS - julho de 2016


LOLITA TEIXEIRA 41 ANOS

TEMPO DE TRAtamento

2 anos e continua O QUE FEZ

Eu consegui

FONTE

DE

INSPIRAÇÃO

MEDITAÇÃO, DIETA E EXERCÍCIO Loli, como é chamada pelos amigos, foi uma criança magra. Na adolescência virou um “mulherão”, com pernas grossas, bumbum grande e cintura fina. Mas depois de engravidar, passou a brigar com a balança. “Com 120kg, fiz dieta, usei balão intragástrico, fiz cirurgia bariátrica. Emagreci e cheguei aos 68kg, mas ganhei tudo de novo e voltei aos 120kg”, lembra. O sedentarismo e a falta de ânimo era seu grande problema. Até que percebeu que tinha que suar a camisa, literalmente. “Uma amiga pediu pra marcar uma consulta com o Dr. Rubens Tofolo, que ele iria me ajudar. No dia da consulta quase desisti. Achava que seria igual a todas as outras tentativas. Mas o médico me desafiou. Disse que podia me ajudar, mas tudo dependeria só de mim, que se eu não conseguisse não era nem pra voltar no consultório. Fiquei com aquilo na cabeça e fiz tudo o que ele mandou. Mudei minha vida”, conta. Hoje, Lolita já deixou no passado 49 quilos. Mas ainda quer perder uns quilinhos mais. Agora é uma frequentadora assídua da academia e não troca seu bem-estar e sua saúde por nada. “Nos primeiros meses de tratamento o retorno foi muito lento. Fazia de tudo pra emagrecer, mas sem radicalismo, e sempre com foco. Faço só uma hora de academia por dia. Não sou do tipo que mora na academia, mas já cheguei ao ponto de malhar no final de semana (rsrsrs), hoje em dia só de segunda a sexta. Também faço alguns tratamentos estéticos, com aparelhos que ajudam a melhorar, além da drenagem”, revela.

120 Kg

71 Kg Para quem está na luta para emagrecer, Lolita deixou um recado: “Saber que nada é fácil no início. Depois é só manter o foco”. FITNESS - julho de 2016

15


NA

MODA

TREINO COM EST 16 FITNESS - julho de 2016


TILO E CONFORTO FITNESS - julho de 2016

17


NA

MODA

Roupas

FONES:

9 1 2 1 2 1 -6 8 2 1 9 1 9 9 1 6 2 -5 5 9 4 T V. D O M R O M U A L D O D E SE I XA S , 1 6 9 8 . S A L A 50 5 . E D . : Z I O N B U S I N E S S . N AZ A R É.

SIGA NO INSTAGRAM

@ _A L L _F I T NE S S _BE L E M

Modelo: CA ROL I NA GUZ Z O Fotos: NE T O S OA RE S


Raio-X Nome de nascimento Daniela Tanaka Furtado Data de nascimento 19/08/1992 (23 anos) Local de nascimento Belém, Pará Altura e Peso 1,63 m / 58 kg

Primeira e única paraense tetracampeã Mundial de Karatê CBMA WKA, com 20 medalhas mundiais, 4 Pan-americanas e algumas dezenas de outras disputas. Em onze anos de competições, a carateca Daniela Tanaka ainda sonha que seu esporte entre no rol dos olímpicos, o que pode acontecer em agosto, após reunião do COI, no Rio de Janeiro. Mas como a torcida já é grande, ela foi uma das estrelas do revezamento da tocha olímpica por Belém.

Como o karatê entrou na sua vida?

Por meio da família, aos seis anos de idade. Meu pai ainda era atleta e logo depois construiu sua academia, me formando faixa preta aos 18 anos, depois minha mãe e meu irmão caçula.

Mas na infância você só praticava karatê? Amava diversos esportes, todos de quadra. Minhas notas em educação física sempre foram 10, rsrsrs,

DANIELA TANAKA Karatê mas meu forte foi o karatê, até chegar ao momento de dedicação exclusiva, devido às exigências de competições.

Você sempre grava suas competições. Isso te ajuda em quê? Analisar a luta nos faz perceber como podemos melhorar, independente da colocação.

Isso vale para as adversárias do tatame?

Sim, também procuro estudar as outras competidoras que sempre luto, tanto nas finais, quanto nas eliminatórias. Isso faz parte do treinamento tático e estratégico também.

Como você se prepara pras competições?

São meses de antecedência. Descanso não existe, somente os obrigatórios, nos quais os músculos exigem. Mas quando chega próximo de uma luta, os treinos se intensificam, devido à preparação física.

Quais as principais competições que marcaram sua carreira? Com certeza são os principais títulos, como o Hexa Campeã Paraense (2015), Penta Campeã Regional Norte e

Nordeste, Hexa Campeã Brasileira pela Confederação Brasileira de Cultura e Artes Marciais (CBMA 2015), Campeã Mundial pela organização World Karate Association em 2012, na Florida, entre outras.quando chega próximo de uma luta, os treinos se intensificam, devido à preparação física.

Quais são os benefícios de ser atleta?

São diversos. A aptidão física, se acompanhada de maneira correta reflete demais na qualidade de vida. O reconhecimento no meio social, e a parte melhor, perceber que estamos sendo exemplos para a nova geração. É muito gratificante.

Quais os planos para o futuro?

O karatê abriu muitas portas boas, mas minha carreira como atleta ainda continua. Este ano ainda tenho o Pan-americano no mês que vem (dia 20 julho viajo para Buenos Aires). Em setembro, o Brasileiro em Brasília, e outubro, na Itália, será a defesa do quinto título mundial. Se eu alcançar entrarei para o Guiness Book nacional, onde já consegui igualar a também tetracampeã mundial dona do título, que já se aposentou, Karla Ribeiro. Espero conquistar esse título e trazer para o nosso Pará.

FITNESS - julho de 2016

19


SAÚDE

Antes de malhar, vá ao médico! Atividade física sempre vai ser a melhor opção para melhorar a saúde, qualidade de vida e longevidade, desde que seja feita de uma forma segura. Pra isso, é de fundamental importância a avaliação médica antes de levar a malhação a sério.

(AVC), aneurisma, entre outros, e os principais fatores de risco são a hipertensão arterial sistêmica, resistência periférica à insulina, triglicerídeos elevados, colesterol bom baixo (HDL) e circunferência abdominal acima de 88 cm (mulheres) e de 94 cm (homens).

Hoje, no Brasil e no mundo, a principal causa de morte é por doença cardiovascular, ou seja, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral

Pessoas que apresentam três dos fatores de risco acima recebem o diagnóstico de Síndrome Metabólica e entram para o grupo de risco elevado

20 FITNESS - julho de 2016


para doença cardiovascular. Nessas condições, o paciente deve ter uma avaliação mais aprofundada para que possa realizar a atividade física de forma adequada. “Para se ter uma ideia, a principal causa de morte em jovens é por arritmia cardíaca, secundário a hipertrofia do ventrículo esquerdo. Por isso, mesmo pessoas jovens e sem fatores de risco precisam de avaliação médica antes de iniciar atividade física”, alerta o médico Evandro Schon, especialista em clínica médica, nutrologia e prática ortomolecular. AVALIAÇÃO Toda consulta inicia com uma boa entrevista, sempre buscando fatores de risco que podem acometer cada paciente. “É importante saber se o paciente apresenta história de dor torácica, falta de ar, cansaço aos mínimos esforços, sensação de coração acelerado e se possui alguém na família com histórico de doença cardiovascular”, lista Dr. Schon. Essa avaliação será complementada pelo exame físico, com ausculta cardíaca, aferição da pressão arterial, medição da circunferência abdominal, solicitação de exames laboratoriais, como os de sangue, e eletrocardiograma e ecocardiograma. “Esses são os exames básicos

necessários e cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico”, completa o especialista. Com os resultados em mãos, o médico avaliará se o paciente está apto ou não para a atividade física. A partir daí o programa de treinamento deve ser passado por um profissional de Educação Física. TRABALHO COMPARTILHADO Trabalhar com uma equipe multidisciplinar com médico, nutricionista e personal trainer é fundamental para alcançar os objetivos, principalmente nos casos em que se busca melhora na composição corporal, como diminuição de gordura corporal e aumento de massa muscular. “O médico fica responsável pela avaliação da saúde como um todo, otimização dos exames laboratoriais, e junto com o nutricionista elabora um plano alimentar específico para cada pessoa. Já o personal monta o melhor tipo de treino dependendo do objetivo do aluno”, detalha Evandro Schon. A interação desses três profissionais vai ajudar a alcançar o objetivo do paciente/aluno de forma segura e rápida.

FITNESS - julho de 2016

21


SAÚDE

IDADE Será que existe diferença na consulta pré-academia conforme a idade? Segundo Evandro Schon cada caso é um caso. “Existem jovens doentes e idosos saudáveis. Por isso a avaliação médica se torna muito importante antes do início de qualquer atividade física. Também acredito que não há idade mínima para começar uma atividade. O que existe é qual tipo de atividade se enquadra melhor à idade, principalmente crianças. Nesses casos o profissional de Educação Física saberá indicar. Já adultos e idosos, sem restrição de idade, a melhor atividade física hoje é a musculação”, conclui o médico.

Principais exames de sangue para o check up pré-academia • • • • •

Hemograma completo Uréia Creatinina Glicemia de jejum Insulina de jejum

22 FITNESS - julho de 2016

• • • • •

Colesterol (totais e frações) Triglicerídeos TGO TGP Homocisteína



Peça-chave ESPORTIVA

As diferentes especificações já existem há muito tempo para os calçados esportivos, como para corrida de montanha, com aderência ao piso irregular, para jogar tênis, que se adapta melhor ao saibro, com cano alto para o basquete, e por aí vai. “Antes existiam mil formas de amortecimento para o calçado de corrida, por exemplo, mas agora as pesquisas mostram que não precisamos de todos estes amortecimentos. O ser humano corre há milênios atrás de sua caça. Já corremos de kichute e conga, depois com muito amortecimento e agora a Olympikus sai na frente e coloca amortecimento e pouca altura nos tênis de corrida, aproximando o corredor do chão”, explica o educador físico Paulo Marcelo Rios, pós-graduado em treinando desportivo e em fisiologia do exercício.

P R ÁT I C A

PARA

A prática esportiva só faz bem pra saúde do corpo e da mente. Mas se você escolher o tênis errado para seu pé e atividade pode se machucar ou ter problemas na pisada. Acertando na escolha, você pode praticar seus exercícios com maior desempenho e ainda garante todo conforto com o modelo correto.

ITENS

INDISPENSÁVEIS

Qual o melhor tênis?

24 FITNESS - julho de 2016


DE OLHO NOS DETALHES

1 Pessoas mais pesadas, aí também leva-se em consideração a altura, devem escolher tênis mais seguros para suportar o peso adicional. O calçado também pode ter amortecimento maior. “No caso de pessoas obesas, lembro que o melhor é emagrecer”, diz Paulo Marcelo.

2

3

Conheça seu tipo de pisada: pronada (começa com o lado externo do calcanhar e finaliza em regiões próximas aos dedões), supinada (começa no lado externo do calcanhar e finaliza com o dedinho) e neutra (lado externo do calcanhar e finaliza no centro da planta do pé).

4

Pessoas com excesso de pronação (os pés inclinam para dentro quando correm) podem usar um tênis para corrigir isto. “Mas na pronação os músculos devem ser trabalhados para minimizar o desgaste das estruturas dos pés e evitar dor”, ensina o especialista em fisiologia do exercício.

Compre tênis de acordo com a indicação esportiva. Procure o professor de educação física para indicar o melhor tênis para você iniciar a sua atividade.

Tipos de pisada PISADA SUPINADA Você começa no lado externo do calcanhar e finaliza com o dedinho. Supinadores têm o pé mais rígido e necessitam de tênis com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.

PISADA PRONADA Vocês começa pisando com o lado externo do calcanhar e finaliza com regiões próximas ao dedão. É o tipo mais comum, sobretudo em mulheres, como preparação para gravides. Tênis com amortecimento e conte de estabilidade leve são os mais indicados.

PISADA NEUTRA Você começa a pisar com o lado externo no calcanhar e finaliza no centro da planta do pé. São os que têm menos, bastando um amortecimento leve.

DURANTE A COMPRA • Experimente o tênis esportivo no final do dia ou depois de malhar, quando seus pés estão mais inchados. • Experimente o calçado com meias apropriadas para a prática de esportes. • Tenha certeza de que pode mexer facilmente os dedos quando estiver usando o calçado. • Ande um pouco ou até mesmo corra alguns passos na loja enquanto estiver experimentando os tênis. • Aperte os cadarços do tênis quando for experimentá-lo. Comece pela ponta e ajuste uniformemente. • O calcanhar deve caber firmemente dentro do tênis, sem escapar. FITNESS - julho de 2016

25


Fisiculturismo

AT I V I D A D E

Definição de músculos, controle do corpo e estilo de vida saudável

26 FITNESS - julho de 2016

FÍSICA Muita gente torce o nariz quando se fala de fisiculturismo. Mas é bom saber que é um esporte com um sistema de exercícios que fortalece e aumenta os músculos do corpo, e que vem ganhando cada vez mais adeptos em Belém e no Brasil. Apesar de não ser um esporte olímpico, o fisiculturismo integra o Pan-americano e os Jogos Asiáticos. Existem ainda alguns campeonatos amadores e muitos campeonatos estaduais espalhados pelo Brasil. Aqui em Belém, no dia 18 de junho, rolou a 24ª edição do Campeonato Paraense de Fisiculturismo e Fitness, com a participação de 250 atletas disputando 23 categorias. “O diferencial dessa edição para as anteriores é a visibilidade que o esporte está ganhando, além do respeito do público. Há cinco anos você só via parentes e amigos dos atletas no evento”, afirma Rosivan Monteiro, presidente da Federação Paraense de Fisiculturismo (IFBB-PA). Os vencedores garantiram seleção para o Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo nos próximos dias 29, 30 e 31 de julho, em São Paulo. Para o desenvolvimento dos músculos, o fisiculturista utiliza estratégias como treinamento em resistência de pesos, repouso e nutrição especial, acrescentando proteína extra à alimentação, inclusive através de suplementos alimentares, entre outros. Para participar de competições os atletas precisam atender a alguns prérequisitos como volume dos músculos, proporção entre eles e a definição muscular. O personal trainer Dam Damasceno, especialista em engenharia corporal e adepto do fisiculturismo, ensina que o primeiro passo para quem deseja se dedicar à essa atividade é procurar um profissional da educação física e consultar um endócrino e um nutricionista esportivo. “Eles farão uma avaliação completa para iniciar o treino e metas, como modalidade que irá competir, principais grupos musculares que serão avaliados, e assim planejar a alimentação e exercícios”, diz Dam.


ELES VIVEM O ESPORTE CAROL CARDOSO – CAMPEÃ PARAENSE 2016/WELLNESS ATÉ 1M58 “Fisiculturismo pra mim é foco, determinação, persistência, paciência, dedicação e disciplina! Quando conheci o meu marido, Jean Medeiros (atleta de fisiculturismo há 25 anos), ele me apresentou o esporte. Desde então não quis mais viver outra coisa. A preparação não é fácil e pode levar de 3 a 6 meses, dependendo da competição e da pessoa.! Exige muita disciplina! Nós, atletas, temos horários pra tudo: comer, descascar, treinar e suplementar. Os sacrifícios são diários, às vezes, deixo de sair pra algum lugar por conta da dieta. Desde que comecei a competir em 2013 já conquistei 8 títulos, o mais recente de campeã paraense 2016 na categoria Wellness até 1m58. Agora sonho participar de campeonatos nacionais e mundiais. Como patrocínio é bem difícil, deixo de participar fora Estado, mas no final do mês vou pro Campeonato Brasileiro em SP e espero alcançar uma boa colocação!”

ANDREIA ROCHA – CAMPEÃ PARAENSE 2016/WELLNESS ACIMA DE 1M58 “Fisiculturismo é vida e muito amor. Não viveria mais sem o esporte, pois me mudou completamente. Desde muito cedo eu já tinha vontade de ir para uma academia. Era muito magra, tinha vergonha do meu corpo. Quando comecei a treinar aos 17 anos não tinha muito conhecimento e os resultados foram poucos. Ao conhecer pessoas que realmente me ajudaram, comecei a ver a transformação no meu corpo e nunca mais parei. A preparação pra mim hoje não é tão difícil, pois já vivo em dieta, já faz parte. Mas no começo sofri muito com a dieta, ficava malhumorada. Hoje sei bem o que quero e tenho ajuda de grandes profissionais. Os sonhos começaram a se realizar em 2015. Na minha primeira competição já fui campeã. Nesse período, conquistei três títulos na categoria Wellness até 1,63. Quero ir cada vez mais longe com o nosso esporte e ser reconhecida nacional e internacionalmente.”

DAM DAMASCENO, 4 1 A N O S “Decidi que eu ia participar do meu primeiro campeonato. Tive cinco meses de preparação. Em 14 de janeiro estava com 92kg e 27,4% de gordura. No dia do campeonato, em 18 de junho, estava com 70kg e 5,6% de gordura. A mudança foi notória (foto). Não tinha nenhuma experiência de participação em campeonatos e já no meu primeiro, disputando com 10 jovens de 20 a 27 anos, e eu com os meus 41 anos faturei o 5º lugar!”

FITNESS - julho de 2016

27


KIDS

E

TEENS

28 FITNESS - julho de 2016


Colônia de férias pra que te quero !!!!! Férias escolares, crianças em casa e muita preocupação de pais e responsáveis que têm que trabalhar nesse período. Aí vem a dúvida: o que fazer com as crianças? Uma ótima alternativa para evitar o ócio infantil, e até tirá-los um pouco da frente do tablet ou celular, são as colônias de férias. As programações oferecidas nas áreas esportivas envolvem brincadeiras, torneios recreativos e esportivos, oficinas de dança e música, o que proporciona aprendizado, interação com outras crianças da mesma faixa etária e diversão, é claro. Mas tudo isso, não podemos esquecer, tem o acompanhamento de profissionais capacitados para lidar com o público infantil. Fizemos uma seleção das colônias de férias em Belém onde o foco é o esporte.

GAP Fitness Com circuito funcional, balé, judô e karatê, a colônia da GAP Fitness vai de 04 a 14 de julho, sempre de segunda a quinta pela manhã, para crianças de 05 a 12 anos. Nas atividades os pequenos vão desenvolver melhor a coordenação motora, equilíbrio e disciplina, sempre com orientação de professores habilitados em cada área. Para participar basta se inscrever na recepção da academia, que fica na Travessa Alferes Costa, 1066. Informações (91) 3038-5338.

Bodytech A colônia de férias vai até dia 15 de julho e promete bombar no encerramento com uma festa aberta a todos os alunos da academia, além das crianças. Até lá a turminha vai poder aproveitar pra se divertir com uma infinidade de brinquedos e brincadeiras de suar a camisa. As inscrições podem ser feitas na recepção da academia, os valores variam conforme o período desejado, podendo ser no turno da manhã ou tarde, ou em tempo integral. Esse ano também vai acontecer o acampamento, nos dias 08 e 09. A academia fica na Avenida Governador José Malcheer, 147. Telefone (91) 3342-4477.

Sesi

Tem programação na unidade de Belém e Ananindeua. São duas semanas destinadas para crianças de 07 a 14 anos no espaço: de 04 a 07 de julho, e de 11 a 14, com turmas de manhã e à tarde. Na programação estão jogos recreativos, esportes, banho de piscina, seção de cinema e oficina de arte. A colônia de férias do Sesi é totalmente gratuita. Em Belém fica na Av. Alm. Barroso, 2540 (Fone 91 3366-0960). Em Ananindeua na Rodovia Mário Covas, s/nº (Fone 91 3235-0889). FITNESS - julho de 2016

29


Fitness4Life

JOÃO

FELIPE

FEIO

Atualmente as pessoas vem buscando um estilo de vida focado no corpo perfeito. O tão sonhado corpo “sarado”, moldado nas academias. Porém, o que muitos não sabem é que só é possível conquistar esse corpo se você abrir mão de algumas “coisinhas”, como a coxinha da esquina, o pão francês de todas as tardes, o refrigerante, a batata frita. Tudo que vem carregado de sal e açúcar você já pode ir dando adeus...Enfim todas aquelas coisas gostosas que você não vivia sem, agora vai ter que aprender a viver. Mas quem disse que seria fácil? Se fosse fácil não valeria a pena, não é? Hoje, Belém já oferece uma variedade de restaurantes, lanchonetes e deliverys de comidas saudáveis. O que ajuda e muito quem vive na correria do dia a dia a fugir das ciladas. Afinal, alimentando-se de forma saudável, seus ganhos em termo de massa muscular ou emagrecimento serão reais e permanentes, claro, se você seguir à risca e não descuidar da boa alimentação. Eu tenho algumas dicas básicas para não perder o foco: 1. Não fique sem comer. O correto é se alimentar pelo menos de 3 em 3 horas. Quem pensa que ficar sem comer emagrece está totalmente enganado. Ficar sem comer deixa o metabolismo mais lento, dificultando a perda de peso. 2. Tente fugir ao máximo dos produtos industrializados, pois 30 FITNESS - julho de 2016

esses são carregados em sódio, o que contribui para a retenção líquida, ou seja, a sensação de inchaço, sem contar que a longo prazo, podem causar problemas sérios à saúde, como hipertensão e sobrecarregar os rins. 3. Beba bastante água! Hidratar-se ajuda a desintoxicar o organismo, mantém a pele saudável e ainda ajuda a emagrecer, dando sensação de saciedade. Beber pelo menos dois litros de água por dia ainda ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e na regulação da temperatura corporal. 3 diretrizes que busco seguir em minha vida. Sempre lembrando que a mudança para uma alimentação adequada não ocorrerá do dia pra noite. Sempre experimente frutas, legumes e verduras para estimular o seu paladar. Não desista! Nada que é fácil dura pra sempre. Pense nisso!


Receitinha Receita rápida e fácil para manter a alimentação balanceada, sem deixar de lado o sabor.

Risoto de Camarão

Fonte: Restaurante DNA Natural

INGREDIENTES - 600g de arroz arbóreo cozido - 500g de camarão rosa sem casca - 200ml de caldo de legumes - 1 cebola média - 5 dentes de alho - 1 limão - Azeite de oliva - 100g de cream cheese - 100g de parmesão ralado grosso

MODO DE PREPARO Tempere os camarões com o suco do limão, azeite e uma pitada de sal. Em seguida refogue os camarões em uma frigideira (1 minuto de cada lado é suficiente). Deixe reservado. Em outra panela, regue azeite e frite a cebola e o alho até dourar. Acrescente o arroz e, aos poucos, o caldo de legumes. Acrescente os camarões. Finalize incorporando o cream cheese. Sirva em seguida com uma saladinha de folhas e queijo parmesão para acompanhar. Rende 3 porções.

agosto/JULHO

Agenda esportiva

EVENTOS

E

AT I V I D A D E S

23/07

23 e 24/07

29 a 31/07

07/08

21/08

27 e 28/08

Corrida do Sal PROVA FEMININA E MASCULINA Salinópolis-PA i chiptiming.com.br

Corrida Campeão dos Campeões (Paisandu) PERCURSO DE 10KM Belém-PA i centraldacorrida. com.br ou na sede do Paisandu

Rallye do Sol (regularidade) INSCRIÇÕES ATÉ 20/07 Salinópolis-PA i fepauto.com.br ou na RR Pneus (Belém)

6º Circuito de Corrida de Rua e Caminhada da OAB – Etapa Belém Belém-PA i chiptiming.com.br e na sede da OAB

Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo São Paulo-SP i secretaria@ ifbbbrasil.com.br

Campeonato Paraense de Jiu-jitsu Belém-PA i fjjpa.com.br

FITNESS - julho de 2016

31


32 FITNESS - julho de 2016


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.