Revista de saúde de Barbacena Edição n° 5

Page 1

Revista de

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Saúde GUIA DE SAÚDE DE BARBACENA Ano 02

N° 05

DEZEMBRO DE 2014

LUMINa

foco


FRALDAS GERIÁTRICAS DE QUALIDADE MUNDIAL

(32)3331.8971 - bqmed@net-rosas.com.br Rua Tiradentes, 70 - Centro - Barbacena-MG




Sumário

!"#$%&'#&$%(% )!

REFLUXO GASTROESOFÁGICO

'*#$),-% OBESIDADE SÍNDROME METABÓLICA

04

06

.!$+/0)!12&1+!')3*(!,-% MOROSIL PARA PERDA DE PESO E REDUÇÃO DA GORDURA ABDOMINAL

10

Revisão EQUIPE LUMINAFOCO Diagramação Tatiane Coeli Marketing Maria Isabel Manni Comercial Barbara Franco (32) 9812.3693 barbara@luminafoco.com.br Fotografia José Celso Lima Impressão EGL-Editores Gráficos Ltda Tiragem 5.000 exemplares Distribuição Gratuita Barbacena e região

PARA ANUNCIAR (32) 9812.3693 comercial@luminafoco.com.br

)'&0%(% )!

14

%2%'#%(% )!

16

%#%$$)'%(!$)' %(% )!

18

$&*+!#%(% )!

22

%2%'#%(% )!

24

Viver com saúde é viver bem

26

A Revista de Saúde não se responsabiliza por conceitos ou opiniões emitidos em artigos publicados. As informações dos anúncios veiculados são de inteira responsabilidade do anunciante.

NÓDULO DE MAMA

LENTES DE CONTATO DENTAIS

RESPIRE PELO NARIZ

FIBROMIALGIA

CIMPLO SORRIA SEM LIMITES

3")4*)!#$)!

PSIQUIATRIA INFANTIL


GASTROENTEROLOGIA

REFLUXO

C

hamada de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é o principal motivo que leva o paciente ao consultório quando se trata de afecção esofagiana. Ela é de evolução crônica e redicivante e junto com suas complicações podem afetar de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes. Entre as causas que desencadeiam o refluxo, a mais relevante é um comprometimento do Esfíncter Inferior do Esôfago - EIE (próximo a junção com o estômago) que adquire uma hipotonia. Em pacientes que apresentam Hérnia Hiatal esta hipotonia do EIE ocorre de forma mais acentuada. SINTOMAS CLÍNICOS Tem como sintomas principais a pirose retroesternal (azia, queimação atrás do peito) e regurgitação, que podem subir até à garganta. São sintomas comuns após refeições copiosas, ou que contenham alimentos gordurosos, café , cítricos, condimentos ou álcool e, especialmente, se o paciente se deita logo após a ingestão. Manifestações atípicas também podem ocorrer como: dificuldade de engolir, erosões dentárias, aftas, halitose, asma, bronquite e pneumonias de repetição, laringite , otite média e sinusite, todas de forma crônica. O diagnóstico da DRGE é subestimado porque muitas das vezes o paciente não procura atendimento médico, automedicando-se. Em muitos pacientes os sintomas podem apresentar uma melhora transitória e ele pode ficar com a doença sem

04


tratamento adequado por meses, e até anos, o que leva às complicações da DRGE. São elas: esofagites (que são as mais comuns), úlceras, estenoses e esôfago de Barrett (que é uma metaplasia que ocorre em seu epitélio, sendo um fator de risco do adenocarcinoma de esôfago). DIAGNÓSTICO Na grande maioria dos casos o diagnóstico é clínico, feito pela anamnese durante a consulta. Dentre os exames complementares disponíveis tem destaque a endoscopia digestiva alta, que é o método padrão-ouro para detectar as complicações da DRGE. Das 4 citadas acima, a mais comum é esofagite erosiva, que apresenta graus variados de gravidade de acordo com a quantidade e extensão destas erosões. A endoscopia digestiva alta também é de grande valia para verificar a presença de hérnia de hiato.

Dr. LAURO HENRIQUE BARTOLINI CRM-MG 41.294 Pós-Graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED-BH. Pós-Graduado em Ultrassonografia pelo IMED-BH.

TRATAMENTO Ele visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes com DRGE interrompendo os sintomas e ainda cicatrizar lesões no esôfago e prevenir complicações.

Clínica Ibiapaba - Rua Jaime do Rêgo Macedo, 38 sala 01 - Bairro Ibiapaba - Barbacena - MG (32) 3331.2864


NUTRIÇÃO

OBESIDADE SÍNDROME METABÓLICA

O

peso corporal é a soma dos ossos, músculos, órgãos, fluidos corporais e tecido adiposo. Alguns ou todos estes componentes estão sujeitos à mudança normal como um reflexo do crescimento, estado reprodutivo, variação dos níveis de exercícios e efeitos do envelhecimento. Das variações relacionadas às mudanças de peso, as mais comuns são o sobrepeso e a obesidade. Tradicionalmente, um modelo de dois compartimentos tem sido usado, dividindo o corpo em massa gorda e massa sem gordura (massa magra). A massa gorda combina a gordura de todas as fontes corporais, inclusive a gordura no cérebro, esqueleto e tecido adiposo; a massa sem gordura é um tecido destituído de toda a gordura extraível. A massa sem gordura pode ser ainda dividida em água, proteína e componentes minerais. A massa sem gordura é com frequência usada de modo permutável com a massa magra, mas não é a mesma. A massa magra é a parte do corpo sem tecido adiposo e inclui os músculos esqueléticos, água, ossos e uma pequena quantidade de gordura essencial nos órgãos internos.

“ 06

FATORES QUE AFETAM O GANHO DE PESO As evidências sugerem fortemente que os padrões de dieta e da atividade física sejam as causas primárias dos problemas de peso nas sociedades industriais, e que há uma discrepância entre nosso estilo de vida e nossa constituição genética. As porções e as calorias em restaurantes e fast-foods podem exceder as necessidades calóricas de uma pessoa por um dia todo.

A obesidade é uma condição de gordura excessiva, seja generalizada ou localizada. É possível ser obeso com um peso dentro dos limites normais de acordo com as tabelas padrão, assim como é possível estar em sobrepeso sem estar obeso.

Pesquisas indicam que os alimentos e os elementos que dão paladar evocam respostas de prazer podendo contribuir para um aumento de ingestão de calorias.


CRN 4.727

Dr. Márcio NUTRICIONISTA

ESPORTIVO

DIETAS E PRÁTICAS POPULARES Uma oferta contínua de novas abordagens para a redução de peso está disponível para o consumidor mediante imprensa popular. Alguns dos alimentos propostos nessas dietas levariam às deficiências nutricionais após um tempo prolongado, mas os riscos de saúde potenciais são raramente percebidos porque as dietas, geralmente, são abandonadas após algumas semanas. TRATAMENTO ADEQUADO Procurar um Nutricionista é a primeira fase para o sucesso na perda de peso, pois os cálculos de macronutrientes e micronutrientes são os fatores determinantes para o sucesso calórico da dieta, além de personalizar o cardápio para cada tipo de indivíduo, deixando assim mais fácil a execução do tratamento dietoterápico e diminuindo os abandonos e as fugas. Tratamentos bem sucedidos e direcionados são relatados quando há uma interação com paciente e profissional, e essa relação é fundamental para o alcance das metas propostas. As dietas devem ser individualizadas e personalizadas para cada tipo de pessoa, levando em consideração atividade física, idade, composição corporal e sexo. As pessoas devem ter consciência da importância dos nutrientes e sua relação com o desenvolvimento, por isso cada vez mais a necessidade em procurar especialistas para realizar uma avaliação cuidadosa, e iniciar um programa de emagrecimento e sua devida monitoração.

Dr. MÁRCIO MARQUES CRN-MG 4727 Nutricionista Esportivo. Especialista em obesidade. Espcialista em fisiologia do exercício.

Rua Geraldo Andrade Rezende, 258 - Santa Efigênia - Barbacena (32) 3331.9373 Travessa Lopes Bahia, 72 - Centro - São João Del Rei (32) 3373.2652




FARMÁCIA DE MANIPUL AÇÃO

MOROSIL® PARA PERDA DE PESO E REDUÇÃO DA GORDURA ABDOMINAL 50% MENOS BARRIGA 100% MAIS FELICIDADE

A

obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado, quase sempre, por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao gasto utilizado pelo organismo para a sua manutenção e realização das atividades do dia a dia.

MOROSIL ®

Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Morosil® é um extrato seco obtido das laranjas vermelhas Moro, cultivadas no Mediterrâneo, na Sícilia, ao lado do vulcão Etna.

Uma pessoa é considerada obesa quando o seu índice de massa corporal (IMC) é superior a 30kg/m². Este valor é obtido dividindo o peso da pessoa pelo quadrado da sua altura.

“ 10

Diminui em até 50% a gordura abdominal em 90

dias.

Ativo que auxilia no gerenciamento do peso e atua, especificamente, na redução de gordura abdominal.

Por estar em um ambiente bastante hostil, essa espécie de laranjas produz um antioxidante específico, denominado antocianina, que possui efeito único na diminuição do colesterol, triglicérides e age como antienvelhecimento.


“Ação potencializada quando utilizado em associação com o Actigym 5% Loção Corporal.”

Estudos comprovam que a laranja Moro possui uma ação exclusiva que não acontece com outras variedades da Citrus Sinensis, promove uma redução acentuada no tamanho dos adipócitos pela diminuição do acúmulo de lipídeos, que ocorre devido às dietas ricas em gorduras e a falta de exercícios físicos, entre outros fatores. O extrato da laranja vermelha Moro, devido ao mecanismo sinérgico dos polifenóis totais, promove o gerenciamento do peso, o aumento da sensibilidade à insulina e a redução dos triglicerídeos e colesterol total. MOROSIL® contém substâncias ativas, como flavonoides, Antocianinas, Ácidos hidroxicinâmicos e Ácido ascórbico, que são capazes de modificar o metabolismo dos adipócitos. Um estudo recente, publicado na conceituada revista International Journal of Obesity, mostrou que o extrato Moro obtido do suco enriquecido, pode neutralizar o ganho de peso e o acúmulo de gordura induzida em animais alimentados com dieta hiperlipídica, com redução da gordura abdominal de 25 a 50%. O exame histológico do tecido adiposo também demostrou uma redução acentuada no tamanho dos adipócitos, devido à diminuição da capacidade de acumular gordura.

Nunca tome qualquer medicamento sem consultar seu médico ou farmacêutico de confiança.

APRESENTAÇÃO

Morosil® 200mg Modo de usar Tomar 1 dose de 200mg 2x ao dia

GLAÍSE DE SOUZA CARVALHO CRF-MG 16980 Farmacêutica - Bioquímica. Especialista em Manipulação Alopática Magistral (Instituto Racine - São Paulo). Direção Técnica da Medicinale Farmácia e Manipulação.

Av. Bias Fortes, 135 loja 1 Centro - Barbacena - MG (32) 3331.9559

!"#$%#&'($()$*+#%$),+%-




GINECOLOGIA

NÓDULO DE MAMA SE TOQUE!

E

ncontrar um nódulo na mama pode causar um imenso medo e desconforto, porém vale destacar que a maioria dos nódulos não é de natureza maligna, mas sim benigna. O autoexame deve ser sempre realizado, caso a mulher veja alguma diferença em seu corpo, ela saiba identificar e explicar melhor ao seu médico. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estimula o autoexame das mamas, porém, não como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo. Ao encontrar um nódulo no autoexame, a primeira atitude a se ter é manter a calma e, claro, procurar

seu médico ginecologista para que ele possa orientar sobre o seu caso, solicitar exames necessários, realizar cirurgias e caso seja necessário, inclusive encaminhá-la ao mastologista (médico especialista em mamas). O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo que é o mais comum entre as mulheres. O câncer de mama como se sabe, é uma doença que atinge principalmente mulheres, porém, contrariando o que muitos pensam, também acomete homens. A cada 100 casos de câncer de mama em mulheres existem pelo menos um homem com o diagnóstico da doença. Provavelmente, é o câncer mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Os diagnósticos de nódulos na mama são os mais variados, sendo os mais comuns os fibroadenomas, cistos mamários, lipomas (acúmulos nodulares de gordura), papilomas, adenomas, entre outros, mas

14


também não podemos deixar de excluir o câncer. Sendo assim, a melhor conduta a se tomar é procurar a sua médica para esclarecer qualquer dúvida. Os exames mais usados para a mama incluem USG (ultrassonografia), mamografia, ressonância e biópsia. Há genes no organismo, caso a pessoa os tenha, que predispõem ao câncer de mama, eles são o BRCA-1 e BRCA-2, não solicitados usualmente. Mas há como prevenir?! Sim! Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição às radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos. A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e, às características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia.

Dra. KATHRYN MÜLLEN A. DE ASSIS CABRAL CRM-MG 52270 Ginecologia e Obstetrícia. Residência médica pelo Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi - FAA - Valença - RJ

Se toque! Se conheça! Você é a melhor pessoa para dizer se há alguma alteração no seu corpo! Procure sua ginecologista, ela lhe informará qual o melhor acompanhamento para você!

Rua Padre Anchieta, 48, sala 203 - Hospital São Francisco - Centro - Barbacena - MG (32) 3051.1810 / (32) 8419.4561


Lentes de Contato DENTAIS !"# $"%# &"'"&()'*%(+&"%# !"+%# %+,-+.&"(+/"%# $0# mundo contemporâneo é a supervalorização da imagem. Pessoas reconhecem e valorizam o poder da imagem pessoal na busca de bem-estar, %1&)%%0# 2'0.%%+0-"3# )# "&)+("450# %0&+"36# )# &"$"# vez mais se submetem a procedimentos em todas as áreas da medicina e estética em busca de uma melhor aparência. Nesse sentido, tem-se percebido grande procura de pacientes por procedimentos odontológicos que restabeleçam a beleza do sorriso.

Dr. Bráulio Paolucci CRO 27316 . Graduado em Odontologia pela Escola Federal de Odontologia de Alfenas/MG. . Especialista em Implantodontia pela Universidadede de Lavras/MG. . Especialista em Implantodontia e Reabilitação Oral pela Universidade de Paris.

“ 16

Com o aumento da procura por tratamentos, a odontologia estética evoluiu muito nos últimos anos, desenvolvendo técnicas e materiais que reproduzem a beleza dos dentes de maneira natural e pouco invasiva.


Tratamentos odontológicos !"#"$%&!'"()'*+,-. '$-/0(-%$,'-,'1 +!"#$%& '(& )*(+!*& "!,,%(-.& )/01!/ )(/'%& ')retamente o senso de identidade, autoestima e qualidade de vida dos pacientes. Nesse sentido, uma das mais novas tendências da estética dentária é a utilização de facetas de "%2 !-(/(&,1"!23/(,& 4(*('(,&-!/5!,&'!& %/5(to dentais. Sua grande diferença em relação às tradicionais facetas de porcelana é sua espessura, enquanto as antigas facetas de porcelana mediam aproximadamente 1,5mm, as lentes são confeccionadas com espessura de 0,3mm, ou seja, são 5 ve6!,&*(),&3/(,.&%&71!&%8!2! !&+2(/'!&9(/5(+!*& ao paciente, pois sua aplicação requer pouquíssimo desgaste dos dentes e em alguns casos po'!:,!&15)-)6;:-(,&,!*&/!/41*&'!,+(,5!< Essa revolução na estética dental ocorreu com o desenvolvimento de porcelanas super resisten-

tes, que não precisam de grande espessura para aguentar as funções mastigatórias e apresentam resultados estéticos mais satisfatórios e duradouros que outros materiais como resinas. Esse é o principal tipo de procedimento que vem transformando sorrisos de celebridades no Brasil e exterior. Pode-se proceder grandes mudanças na aparência do sorriso com as lentes, transformando a imagem facial do paciente, com grande impac5%& !*& ,1(& (15%!,5)*(.& (15% %/3(/#(& !& =!*:!,5(2<&>2%=-!*(,&'!& %-%2(#$%.&8%2*(&!&(-)/4(mento de dentes podem, em grande parte, ser corrigidos por essa técnica, mas tal tratamento deve ser bem indicado pelo dentista. Outros tratamentos podem ser associados a essa técnica para se obter resultados excelentes e tudo deve partir de um correto diagnóstico e elaboração do plano de tratamento.

Rua São Leonardo, 252 - Sala 3 - Barbacena/MG www.brauliopaolucci.com.br | (32)3331.7304


OTORRINOL ARINGOL OGIA

RESPIRE PELO NARIZ

R

espiração, olfação, aquecimento, umidificação e purificação do ar são as principais funções do nariz.

tupido, sendo que as deformidades do septo nasal e o aumento das conchas nasais estão entre as principais.

Para que tudo funcione de forma ideal, a anatomia do nariz deve estar em perfeitas condições.

O septo nasal é a estrutura que fica entre as narinas e as divide em duas.

O impacto da obstrução nasal crônica na saúde dos indivíduos é muito importante e praticamente todos os outros sistemas são afetados pela falta de respiração nasal.

A cirurgia de septo nasal é realizada para posicionar o septo de forma mais reta possível, melhorando assim a função do nariz. Pode ser feita com anesO pós-operatório costuma ser muito tesia local ou geral, detranquilo, sem dor e necessitando pendendo das condições apenas alguns cuidados para inibir sangramentos. do paciente.

Entre eles, destaca-se o impacto prejudicial sobre o pulmão, os efeitos negativos sobre o desenvolvimento do crânio e face da criança, o prejuízo na qualidade do sono e as alterações de fala e linguagem.

O bom funcionamento do nariz determina, até certo ponto, o bom funcionamento dos seios da face, do ouvido e da garganta. Várias causas podem levar à sensação de nariz en-

18

Sua duração é de aproximadamente uma hora e pode ser feita através de endoscópios nasais para melhor visualização e melhor controle do sangramento durante a cirurgia. As principais indicações são em casos de sinusite de repetição, queixas de nariz entupido, dores de cabeça, dificuldade de sentir cheiros e sabores.


“O impacto da obstrução nasal crônica na saúde dos indivíduos é muito importante e praticamente todos os outros sistemas são afetados pela falta de respiração nasal.”

A septoplastia é a cirurgia realizada para reposicionar o Septo da forma mais reta possível.

O septo é coberto pela mucosa nasal, o primeiro passo da cirurgia consiste em se levantar esta cobertura, para que se exponha todas as alterações ósseas e da cartilagem do septo, depois disso os desvios são corrigidos e a mucosa é suturada. O pós-operatório costuma ser muito tranquilo, sem dor e necessitando apenas alguns cuidados para inibir sangramentos. As principais orientações são evitar esforço físico, contato com calor como sol e banhos muito quentes e alimentação de difícil mastigação. Ultimamente, com novas técnicas de anestesia e com o uso de endoscópios cirúrgicos, raramente é necessário o uso de tampões nasais, diminuindo muito o sofrimento no pós-operatório. Portanto, na vigência de obstrução nasal persistente, um otorrinolaringologista deve ser procurado, para que a causa seja identificada e tratada da melhor forma possível, prevalecendo então a respiração nasal e uma melhor qualidade de vida.

Dr. HOMERO GOYATÁ CRM-MG42886 Membro titulado da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia. Médico Preceptor no Instituto de Otorrinolaringologia de Minas Gerais

Av. Dr. Jaime do Rego Macedo, 86, sala 206 - Clínica São Lucas - Barbacena - MG (32)3331.3939 / (32)3331.2003




22





PSIQUIATRIA

PSIQUIATRIA INFANTIL MUITO ALÉM DA HIPERATIVIDADE

N

este artigo, tenho como objetivo desmistificar o fantasma do diagnóstico de crianças “bagunceiras”, equivocadamente chamadas hiperativas, mas que, na verdade, possuem outro transtorno psiquiátrico. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é, sem sombra de dúvidas, o diagnóstico em psiquiatria infantil mais conhecido. Porém, nem toda criança agitada é portadora de TDAH. Em grande parte destas crianças observam-se transtornos ansiosos, depressivos, bipolares, déficit cognitivo, esquizofrenia infantil, transtornos invasivos do desenvolvimento, transtorno de somatização, transtorno opositor desafiador (TOD), entre outros. Sensação subjetiva de apreensão associada a coração disparado, falta de ar, medo exagerado (inclusive de ir à escola), falam muito a favor de transtornos ansiosos. Crianças com dores pelo corpo que se encontram com exames complementares normais, deve-se investigar os transtornos de somatização.

26

Choro contínuo, ataques de raiva e ira, dores pelo corpo, desânimo, ideias de suicídio, episódios de intensa agitação remetem-nos aos transtornos depressivo e bipolar em crianças. Pouco contato ocular, movimentos repetitivos, dificuldade de socialização, devemos descartar os transtornos invasivos do desenvolvimento, onde o mais conhecido é o autismo. A criança avessa a regras escolares, sociais e familiares, com desobediência às ordens e pouca importância com o sentimento do próximo, lembra-nos do transtorno opositor desafiador (TOD), que pode evoluir para a delinquência juvenil. Esquizofrenia infantil é mais rara e, via de regra, ocorre na adolescência. Com o exposto acima, salientamos que hoje, não


“A evolução da psiquiatria infantil, quanto aos diagnósticos e tratamentos, é muito grande e rápida.”

há, somente a conhecida Ritalina como medicação para as crianças. A evolução da psiquiatria infantil, quanto aos diagnósticos e tratamentos, é muito grande e rápida. Portanto, o arsenal terapêutico cresce cada vez mais com medicações efetivas e bastante estudadas. Assim sendo, é de suma importância o correto diagnóstico psiquiátrico e instituição de tratamento medicamentoso adequado, que, geralmente, em crianças, é multiprofissional, englobando família, escola, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e demais profissionais envolvidos com o ensino e saúde da criança.

Dr. FELIPE FORTES DE ANDRADE CRM 41455 Médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Residência em Psiquiatria pelo CHPB-Fhemig, Psiquiatria Forense - Manicômio Judiciário (HPJJV). Coordenador da Residência de Psiquiatria da CHPB - Fhemig, Preceptor das disciplinas de Psicopatologia, Interconsulta Psiquiátrica, Álcool e Drogas.

Rua Padre Anchieta, 48, sala 1 - Térreo - Barbacena - MG (32)3331.6275 / (32)9199.5200









Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.