Issuu on Google+

ABRIL DE 2014 N° 03 Ano 01

Everaldo Clovis Batalha DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Saúde GUIA MÉDICO DE BARBACENA Revista de

Fraturas ósseas Cirurgia de catarata O que há de novo? Dra. Danielle Carlier

Serenzo anti-stress natural Dra. Glaíse de Souza Carvalho

Visagismo

Personalizando o desenho do seu sorriso Dr. Bráulio Paolucci

Cuidando de seus pés

Sintomas, causas, tratamento e prevenção Dr. Maurício Becho Campos Júnior

Reeducação alimentar

O segredo para melhorar a qualidade de vida Dra. Maria Eugênia Ribeiro


COMERCIAL BEOUEMED

SAÚDE, CONFORTO E SEGURANÇA!

PRODUTOS MÉDICOS-HOSPITALARES

FRALDAS GERIÁTRICAS DE QUALIDADE MUNDIAL

(32) 3331.8971 Rua Tiradentes, 91 - Centro - Barbacena-MG


Sumário OFTALMOLOGIA

CIRURGIA DE CATARATA - O QUE HÁ DE NOVO?

04

FISIOTERAPIA

06

TRATAMENTO DE FERIDAS

10

FRATURAS ÓSSEAS

CUIDANDO DE SEUS PÉS

Revista de Saúde

GUIA MÉDICO

DE BARBACENA

Diagramação e Revisão Equipe Ethara Fotografia José Celso Lima Impressão Rona Editora Tiragem 5.000 exemplares Comercial Barbara Franco (32) 9812.3693

NUTRIÇÃO

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

FONOAUDIOLOGIA

MÉTODO DAS BOQUINHAS

SEDAÇÃO ENDOVENOSA NA ODONTOLOGIA MAIS TRANQUILIDADE NOS ATENDIMENTOS

12 16 18

OTORRINOLARINGOLOGIA

20

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

22

ODONTOLOGIA

26

GINECOLOGIA

28

HIPERTROFIA DE ADENOIDE

SERENZO ANTI-STRESS NATURAL

VISAGISMO - PERSONALIZANDO O DESENHO DO SEU SORRISO

CORRIMENTO - SAIBA O QUE É E COMO EVITAR O INCÔMODO

PSIQUIATRIA

ANSIEDADE - UM MAL DA VIDA MODERNA

32

barbara.franco@ethara.com.br Bruno Franco (32) 9804.2320

bruno.franco@ethara.com.br Distribuição Gratuita Barbacena e região

PARA ANUNCIAR (32) 8869.1211 Envie seu comentário, sua opinião sobre a revista ou sugira um tema: comercial.revista@ethara.com.br

Viver com saúde é viver bem

Os artigos são de responsabilidade dos autores.


O FTAL M O L O G IA

CIRURGIA DE CATARATA O QUE HÁ DE NOVO? O QUE É CATARATA? Catarata é a turvação da lente natural que temos nos olhos, chamada cristalino. Como o próprio nome diz, o cristalino é transparente e, na catarata, ele se torna amarelado. Para melhor entendimento, imaginemos o olho como uma máquina fotográfica: a catarata é o envelhecimento da lente da máquina, que dá o foco das imagens, levando, assim, a uma baixa qualidade das imagens.

Cristalino normal sem catarata.

Cristalino opacificado pela catarata.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA CATARATA? A catarata senil, relacionada à idade, é a mais comum delas, ocorrendo, principalmente, após os 60 anos de idade. Podemos relacionar outras causas menos frequentes como: Diabetes, traumas oculares, uso crônico de corticoides, uveítes ou até mesmo, cataratas congênitas, presentes ao nascimento. CONSEGUIMOS PREVENIR A CATARATA? Nas cataratas senis, ainda não há um método comprovadamente eficaz para prevenção. É claro que, ao longo da vida, óculos escuros com proteção ultravioleta são importantes, mas, sozinhos, ainda não são totalmente eficazes para tal prevenção. Com relação às outras causas, temos como evitar as cataratas através de um bom controle da Diabetes, por

04

exemplo. Cuidado com o uso crônico de corticoides e a realização do Teste do Olhinho, em recém-nascidos, também são métodos preventivos para as Cataratas Cortisônicas e Congênitas, respectivamente. Sem dúvida nenhuma, o melhor método preventivo ainda é a consulta regular ao oftalmologista: anualmente, após os 40 anos.


Carlier

Clínica de Oftalmologia Avançada

O QUE HÁ DE NOVO NO TRATAMENTO DA CATARATA? O método mais usado atualmente é a extração da catarata com Ultrassom. Este é um aparelho que pulveriza o cristalino e em seguida aspira os seus fragmentos. Assim, dá para entender que quanto antes operamos, melhor o prognóstico, já que a catarata fica mais fácil de ser extraída porque ainda não está muito dura. Mas, o que há de novidade na cirurgia de catarata? Ao retirarmos a catarata, temos que implantar uma lente artificial (lente intraocular) no lugar do cristalino que foi retirado, já que é ele que dá o foco das imagens.

Nesse processo, em alguns casos, conseguimos além de remover a catarata, eliminar o grau do paciente, não precisando mais usar óculos.

Dra. DANIELLE CARLIER CRM 37932 Pós-graduada em Glaucoma e Catarata pela Santa Casa de Belo Horizonte. Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma e Catarata. Preceptora da unidade de Glaucoma e Catarata da Santa Casa de Belo Horizonte (2007-2011).

A novidade é que, antes conseguíamos neste processo, além de extrair a catarata, diminuir ou até mesmo eliminar os graus de miopia e hipermetropia apenas. Agora, através das LENTES INTRAOCULARES PREMIUM implantadas durante a cirurgia, conseguimos corrigir também o astigmatismo e a presbiopia (vista cansada), levando os pacientes a uma maior independência, sem os óculos. COMO SABER SE POSSO OPERAR A PRESBIOPIA (VISTA CANSADA)? Precisamos avaliar cada caso, mas já sabemos que existem Lentes Premium multifocais que são implantadas dentro dos olhos, durante a cirurgia de catarata, e até mesmo Lentes Premium para Báscula onde corrigimos a visão de longe e perto, adaptando cada olho para um tipo de função. Precisamos de uma avaliação oftalmológica detalhada, com Ecobiometria, Paquimetria, Topografia e Mapeamento de Retina. A Clínica Carlier está apta a atender todas estas necessidades e sua equipe encontra-se disponível para avaliar o SEU caso!

Clínica de Oftalmologia Avançada Rua São Leonardo, 252 - Centro - Barbacena - MG (32) 3331.1823 carlier.oftalmologia@yahoo.com.br


FISIOTERAPIA FRATURAS ÓSSEAS

F

ratura óssea é entendida como a perda da continuidade de um osso, que o divide em dois ou mais fragmentos. São acontecimentos muito frequentes e embora haja várias causas acidentais de fraturas, cerca de 40% delas acontecem no ambiente doméstico. Podem ocorrer aleatoriamente a todas as pessoas, mas há uma maior incidência em certos grupos específicos, tal como em mulheres após a menopausa, devido à osteoporose (diminuição da densidade do osso pela menor produção de hormônios estrogênicos) e em idosos, devido ao maior número de quedas e à fragilidade óssea e muscular. As fraturas acontecem geralmente quando ocorrem acidentes, pancadas e quedas, mas há também fraturas que ocorrem devido a impactos mínimos ou até espontaneamente, chamadas fraturas patológicas, as quais se devem a um anormal enfraquecimento dos ossos, devido à osteoporose ou à tumores ósseos. Em condições normais, as queixas mais comuns são dores, inchaço, incapacidade total ou parcial de movimentos, deformidades e posturas anormais, sinais do traumatismo, como hematomas, lesões na pele e outros. DIAGNÓSTICO O diagnóstico das fraturas, em geral, é feito através de um exame radiológico (raio X). Mas como não podemos generalizar, dependendo da circunstância, um exame laboratorial ou até mesmo em casos mais delicados um exame de ressonância magnética poderá ser solicitado. TRATAMENTO Já o tratamento depende do tipo e das características das fraturas. Há o tratamento cirúrgico onde os especialistas o consideram como a última opção, reservada para casos especiais como fraturas expostas ou complicadas e geralmente utiliza-se de placas, parafusos ou fios metálicos para reestabelecer a continuidade óssea. Também o tratamento conservador, onde os médicos procuram favorecer condições para que ocorra o processo natural de reparação do osso. O mais frequente é que seja usada uma tala gessada ou o suporte com ligaduras elásticas. Conforme o

06

osso atingido ou o tipo de fratura, essa imobilização pode variar de três a oito semanas ou ainda mais. Sabe-se que essa imobilização do osso facilita a cura da parte do corpo que ocorreu a fratura, mas pode ser prejudicial às partes sadias do corpo. Por exemplo, quando é realizada a imobilização de ossos com gesso ocorre um efeito benéfico sobre a cicatrização óssea após fraturas, porém, a imobilização prolongada geralmente traz efeitos negativos, como contratura articular, inchaço, atrofia muscular e óssea das partes sadias do membro, hipotrofia, descond i c i o n a m e n to , osteoporose e osteopenia, deterioração articular, deformidades e outros.


FISIOTERAPIA | RPG | PILATES | SESSÃO PARA RELAXAMENTO ACUPUNTURA | NUTRIÇÃO | FONOAUDIOLOGIA A fisioterapia convencional vem, exatamente, para prevenir, minimizar ou até mesmo evitar esses efeitos negativos da imobilização e reestabelecer a função e a independência o mais breve possível. Em muitos casos, é a única forma de evitar esses tão indesejados efeitos e sem dúvida a forma mais rápida e eficaz de retorno às atividades normais. Para isso, dispomos de exercícios que chamamos de cinesioterapia que consistem em uma série de exercícios como alongamento e fortalecimento muscular, seja feito pelo próprio paciente ou

Reabilitação com acompanhamento profissional

pelo fisioterapeuta. Esses exercícios devem ser iniciados de forma lenta e gradual sempre respeitando o limite de cada paciente, pois muita das vezes o mesmo queixa-se de muita dor, principalmente no início do tratamento. Para uma melhor recuperação o paciente deve iniciar o tratamento fisioterapêutico assim que o médico autorizar, além disso, precisa ser bastante disciplinado e constante no tratamento, pois como já foi dito, pode ser bastante doloroso.

NATALIA CRISTINA RODRIGUES DE BARROS CREFITO 4- 134382-F Universidade Presidente Antônio Carlos

EVERALDO CLOVIS BATALHA CREFITO 4- 4315-F Faculdade de Reabilitação da Asce Rio de Janeiro.

Pós-Graduado em Acupuntura. Pós-Graduado em Medicina do Trabalho. Pós-Graduado em Traumato-Ortopedia. Pós-Graduado em PSF. Pós-Graduado em Docência Superior. Curso RPG e Pilates.

NATALIA CARVALHO PEREIRA CREFITO 4- 108744-F Universidade Presidente Antônio Carlos

Vamos procurar uma melhor forma de se cuidar e não deixar que o processo tão natural que é o envelhecer, acabe com o brilho de um passado bem vivido e com a expectativa de um futuro livre de certas doenças!

PAULA DE CASTRO ARAUJO ALMEIDA CREFITO 4- 67198-F Universidade Católica de Petrópolis

Rua Padre Toledo s/n - São Sebastião (anexo à Santa Casa) Barbacena - MG (32) 3331.4833 / centrobemviver@yahoo.com.br


TRATAMENT O DE FERIDAS “CUIDANDO DE SEUS PÉS” SINTOMAS, CAUSAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Pé diabético, mais do que uma complicação do diabetes, Você tem diabetes? Se você tem diabetes, deve ter cuidados especiais com os pés. A neuropatia diabética é considerada uma situação clínica bastante complexa e que pode atingir não só os pés, mas também os tornozelos dos portadores de diabetes, provocando situações como perda da sensibilidade protetora dos pés, úlceras em diferentes estágios evolutivos, deformidades, infecções e até amputações.

Os primeiros sinais da neuropatia diabética incluem formigamento, queimação, dor e alterações na sensibilidade. • Num estágio avançado da doença você pode deixar de sentir estímulos nos pés e pernas. • Pequenas lesões ou rachaduras da pele podem infeccionar se não forem percebidas, levando ao aparecimento de feridas graves. EXAMINE SEUS PÉS DIARIAMENTE! Verifique, em intervalos regulares, se há pequenas lesões, bolhas, formação de calos, pontos de pressão ou vermelhidão. Ao examinar os pés não se esqueça de verificar a pele entre os dedos. Se você notar qualquer alteração, procure um profissional de saúde especialista no tratamento desses tipos de lesões. Calos e pele muito grossa também podem ser causados por calçados que não estão bem adequados. Também nesse caso, não deixe de buscar cuidados com o especialista, pois poderá evitar problemas futuros. Não tenha receio de pedir ajuda a parentes ou amigos. Se você não tiver mobilidade suficiente use um espelho para ajudar. VERIFIQUE SEUS PÉS REGULARMENTE

O acompanhamento de um Enfermeiro especialista em tratamento de feridas é fundamental na excelência da prevenção e tratamento de lesões cutâneas.

10

Após o banho, seque muito bem os pés: • Aperte a toalha na pele ao invés de esfregar. • Não se esqueça da pele entre os dedos. Depois disso, massageie algum creme hidratante nos pés. Isso mantém a elasticidade da pele e evita rachaduras, que podem infeccionar.


HOME CARE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM FERIDAS ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

TRATAMENTO Hoje em dia existem vários produtos que proporcionam uma cicatrização mais rápida e controlam as infecções, além disso, oferecem um maior conforto aos pacientes. Constatando a existência de alguma lesão nos pés ou pernas é imprescindível tratá-las imediatamente para prevenir infecções. Porém, deve haver um acompanhamento de um profissional especializado para as condutas. CUIDADO COM OS PÉS • Nunca use tesoura com ponta fina para aparar as unhas. • Antes de entrar no banho, experimente a temperatura da água com o cotovelo. • Troque diariamente as meias. • Proteja os pés do calor excessivo e de condições de frio intenso, pois a sua sensibilidade à temperatura pode estar prejudicada. • Não faça cutículas, nem corte as unhas muito curtas, pois isso pode causar pequenas lesões que posteriormente irão infeccionar. USE CALÇADOS ADEQUADOS • Pode ser que seus pés já não percebam se o calçado está apertado. • Quando for experimentar sapatos, tênis, ou outro calçado novo, aperte para saber onde terminam seus dedos. O formato do calçado deve combinar com o formato de seus pés. • Use calçados macios, confortáveis e bem ajustados aos seus pés.

Dr. MAURÍCIO BECHO CAMPOS JÚNIOR COREN-MG 167593 Enfermeiro Especialista em Estomaterapia - UFJF Especialista em Vigilância e Controle de Infecções - UFMG.

IMPORTANTE • Examine o calçado para ver se não há objetos estranhos cada vez que for usá-lo. • Objetos pontiagudos podem causar lesões facilmente infectáveis se não forem devidamente tratadas. • Evite andar descalço pelos mesmos motivos, o risco de lesões é muito grande. • Faça algum tipo de atividade regularmente. Caminhar, dançar, nadar são alguns exemplos. • Faça o controle da glicose e siga uma dieta regular conforme a orientação do seu médico. • O fumo e o álcool também são fatores agravantes para pacientes portadores de diabetes, pois colaboram para o agravamento de problemas neurovasculares.

Seja responsável, adote atitudes saudáveis. Assim você evita que o Diabetes pegue no seu pé. SERVIÇO ESPECIALIZADO EM FERIDAS

HOME CARE

Assistência Domiciliar

ÚLCERAS POR PRESSÃO, “ESCARAS” - ÚLCERA DE PERNA - PÉ DIABÉTICO - QUEIMADURAS FERIDAS TRAUMÁTICAS - FERIDAS INFECTADAS FERIDAS CIRÚRGICAS - ESTOMIAS

Rua Sena Madureira,184 Pontilhão - Barbacena - MG (32) 9996.3210 / 3331.7745 / 3339.3549


NUTRIÇÃO REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

O segredo para melhorar a qualidade de vida

T

enho certeza de que já ouviram falar deste termo Reeducação Alimentar ultimamente, pois está sendo muito divulgado pela mídia. A Reeducação Alimentar é um processo de aprendizagem e de mudança comportamental, exercido por meio de orientações nutricionais específicas, em que o indivíduo conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis. Por se tratar de um processo de aprendizagem, o paciente, no final do tratamento, torna-se apto a escolher corretamente os alimentos, tanto no aspecto qualitativo, quanto no quantitativo, sem deixar de incluir o que faz parte da sua própria cultura.

Para que serve a Reeducação Alimentar A Reeducação Alimentar pode ter vários objetivos: ganho ou perda de peso, controle do colesterol, da glicose ou até de inúmeras outras doenças, situações que exigem uma mudança na alimentação, bem estar e qualidade de vida. Hoje se sabe que a alimentação, aliada ao estilo de vida (exercício, controle do estresse e do tabagismo), tem enorme influência na prevenção e controle das doenças crônicas. No entanto, como o prazer pelo alimento tem um significado profundo em nossas vidas, a Reeducação Alimentar deve otimizar os hábitos alimentares, permitindo ao mesmo tempo alguns prazeres que têm para nós um sentido especial. E, por isso, ela deve ser personalizada, pois o significado afetivo de um

Aspectos Emocionais Ao longo da nossa vida, desde o nascimento, e principalmente na infância, formamos nosso hábito alimentar no convívio com nossos pais, parentes, colegas e, enfim, com a sociedade em geral. Toda a nossa alimentação tem um envolvimento emocional desde a amamentação, as primeiras papinhas, aniversários, etc. É fato que mudar hábitos alimentares é algo muito difícil, visto todo o envolvimento emocional que temos com a comida. É por isso, que a Reeducação Alimentar precisa ser feita em nível cerebral também. Precisamos fazer novos caminhos neuronais dentro do nosso cérebro, e isso é gradativo. Gosto de dar um exemplo prático como quando muda-

12

alimento é individual para cada um de nós! Ao longo da vida vamos construindo nossa história alimentar, com alguns alimentos que têm um significado emocional, familiar ou que nos traz memórias preciosas. Negociar estes prazeres, associando-os a uma alimentação saudável faz parte do processo de transformação que é a Reeducação Alimentar. Nesse processo estão envolvidos conscientização, aprendizado, muita disciplina e persistência. Aprendemos a ver a nossa relação com os alimentos muito além do simples ato de comer. O objetivo do tratamento é unir aspectos emocionais, nutricionais e a atividade física.


mos a geladeira de lugar na nossa casa. Quantas vezes vamos fazer o caminho antigo de onde estava a geladeira antes? Muitas vezes. Porque isso está gravado em nosso cérebro, esse caminho neuronal é automático, está sólido. Porém, iremos nos dirigir muitas vezes até o lugar antigo até nos darmos conta de que o lugar novo da geladeira é outro. É aí que vamos formando uma nova conexão no nosso cérebro, que vai começar a se fortalecer à medida que vamos repetindo esse ato, e a antiga conexão vai se enfraquecendo, até desaparecer. É assim que se formam novos hábitos. O que era novo passa a ser algo comum e automático, faz parte da sua vida agora e já não algo difícil, simplesmente faz parte.

Aspectos Nutricionais Na Reeducação Alimentar aprendemos que não é preciso deixar de comer tudo o que se gosta e que passar fome não é o caminho. Também não é comer somente frutas, hortaliças, legumes e verduras. É preciso reaprender e entender que se pode realmente comer de tudo sem exageros, e não tudo. É justamente essa variedade e equilíbrio o que nos leva a perder peso de forma gradual, saudável, sustentável e sem o indesejado efeito sanfona. O plano alimentar tem que ser o mais próximo da realidade de cada um, respeitando a individualidade, pois

Dra. MARIA EUGÊNIA RIBEIRO DE CASTRO CABRAL CRN9 – 3901 Nutricionista Pós Graduada em Nutrição Clínica – Gama Filho Personal Diet Clínico e Domiciliar

isso facilitará o processo de adesão e a mudança que precisamos fazer para obter sucesso com a perda de peso. É preciso aprender o que, como e o porquê de fazer mudanças na alimentação e não simplesmente fazer, pois só assim o nosso cérebro pode nos ajudar.

Atividade Física A Reeducação Alimentar é como regime com sacrifícios? Não! Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada!

Incluir a atividade física no programa de Reeducação Alimentar é importante, porque, além de elevar o gasto calórico, a atividade física também libera hormônios que proporcionam bem-estar, dando uma acelerada no emagrecimento. A atividade física auxilia na redução do estresse e da ansiedade, que consequentemente reduz a ingestão exagerada de alimentos desnecessários.

NÃO ESPERE MAIS: VENHA MUDAR SUA VIDA! Se nos alimentamos adequadamente, estamos de bem com a vida e com nós mesmos e praticamos algum tipo de atividade física, nosso futuro certamente será brilhante e saudável. Reflita sobre isso! INVISTA JÁ NA SUA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR! ESTE ACOMPANHAMENTO PODE SER FEITO NO CONSULTÓRIO, DA FORMA TRADICIONAL OU NO CONFORTO DA SUA CASA, ATRAVÉS DA VISITA DO PERSONAL DIET.

Contato do Personal Diet - (32) 8855.4236 / (32) 9922.3654 IMED - Av. Presidente Kennedy, 634 - Centro - Barbacena - MG - (32) 3331.0244


AL LIM MENT TOS S PA ARA SAÚ ÚDE

Produtos Vegetarianos • Diet e Light • Alimentos Sem Glúten Alimentos Sem Lactose • Suplementos • Vitaminas • Temperos • Chás Cereais • Grãos • Produtos Orgânicos

Convidamos todos para conhecerem o novo espaço de Barbacena: Nutri Vitam, alimentos para saúde. O espaço que oferece ao público de Barbacena e região produtos saudáveis para uma alimentação balanceada, rica e que proporciona bem estar! O objetivo é disponibilizar ao público produtos de qualidade que ajudam na prática de hábitos saudáveis e proporcionar variedade aos clientes com restrição alimentar. É compromisso da Nutri Vitam fornecer na tranquilidade do interior p f q muito carinho, encontravam ddaa lloja, ojj a, ddecorado ecoo radd o comm mui i t o car r i n h o , aalimentos l i me n t o s qque u e aantes n tes só s ó se se en n conn t ravvamm emm ccapitais. a p i ta i s . Orientação O r i e n ta ç ã o feita fei ta por p o r profissionais: p rof i s s ion a i s : a NNutricionista u t r i c ion i s ta Rosemary R o se m a r y XXavier a v i e r e a FFarmacêutica a r m a c ê u t i ca SSarah a ra h SSilveira. i l vei ra .

Rua Bárbara Heliodora, 90 loja 08 - São Sebastião - Barbacena - MG (próximo ao Corpo de Bombeiros)

(32) 3051.2858


-


F ONOAUDIOL OGIA MÉTODO DAS BOQUINHAS ALFABETIZAÇÃO E REABILITAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

O

método das boquinhas, cientificamente, chamado de método fonovisuoarticulatório, utiliza-se das estratégias fônicas (fonema/som), visuais (grafema/letra) e articulatórias (articulema/boquinha). É um Método Multissensorial, desenvolvido sob o alicerce da fonoaudiologia em parceria com a pedagogia, sendo indicado para alfabetizar quaisquer crianças, inclusive surdos, autistas, entre outros, como também na reabilitação dos distúrbios de leitura e escrita.

Este método foi criado pela Fonoaudióloga e Psicopedagoga Renata Jardini e reconhecido pelo MEC desde 2009. Através de pesquisas da neurociência e neuroimagem atuais afirma- se que esta metodologia atua no córtex cerebral pré-frontal ativando a área de Brocá, região responsável pela articulação das letras, favorecendo de maneira rápida, concreta e eficaz a alfabetização.

Dislexia Dislexia é um transtorno que afeta o uso da linguagem e das palavras, acometendo cerca de 3% da população, causando distúrbios no aprendizado da leitura e escrita, onde é necessária uma abordagem multissensorial com objetivo de minimizar os sintomas e levar a uma continuidade escolar mais segura e efetiva. E o método das Boquinhas tem sido uma metodologia brasileira importante na sua reabilitação.

16


Jogos, livros, CD e DVD de Boquinhas

ALESSANDRA DURÇO ANTUNES CRF a 4903/MG Fonoaudióloga Consultora da TELEX Multiplicadora do Método das Boquinhas

O Método das Boquinhas conta com livros do aluno e do professor de boquinhas para educação infantil, de alfabetização para os anos iniciais do ensino fundamental, EJA- alfabetizando e letrando para jovens e adultos, e ainda como material de apoio, jogos de boquinhas, dois conjuntos de Banners para utilização em salas de aulas, consultórios e/ou domiciliar, CD alfabetização com boquinhas, DVD Funk e canção de boquinhas e Jogo Boquinhas memória para android. A CAF – Clínica de Atendimento Fonoaudiológico composta pelas fonoaudiólogas Alessandra Durço Antunes e Érika Durço Antunes tem focado suas atividades profissionais na avaliação e reabilitação utilizando esta metodologia, bem como, consultorias e orientações escolares.

ÉRIKA DURÇO ANTUNES CRF a 3474/MG Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica Prospectora do Método das Boquinhas

BREVE EM BARBACENA Capacitação:

“Alfabetização e Jogos de Boquinhas” com a autora do método, Renata Jardini!!!

Data: 13 e 14/06/2014

cafatend@yahoo.com.br | erikadurcoantunes@yahoo.com.br | metododasboquinhas.com.br Avenida Bias Fortes, 626 sala 209 - Centro - Barbacena (32) 3333.2672 / 8802.1659 / cafatend@yahoo.com.br


O T ORRINOL ARINGOL OGIA

HIPERTROFIA DE ADENOIDE Prejuízos causados à saúde da criança!

C

omo as amígdalas, a adenoide é um órgão do sistema imunológico que produz anticorpos para defender o organismo de agentes estranhos. Está localizada entre o nariz e a garganta e tende a regredir de tamanho após os 8 anos de idade.

A adenoide pode aumentar de tamanho e comprometer o bom funcionamento das vias respiratórias

AS CONSEQUÊNCIAS Em alguns casos essa adenoide pode aumen- 2. Infecções de ouvido de repetição, causado pela obstrução da tuba auditiva (comunicação entre tar de tamanho e comprometer o bom funcionao ouvido e o nariz), com retenção de secreção mento das vias respiratórias levando a várias comno ouvido que predispõe à infecção podendo plicações: ocasionar perfuração da membrana timpânica e perda de audição. 1. Obstrução nasal crônica, com roncos noturnos, sono agitado, hiperatividade durante o 3. Sinusite de repetição, pois o tecido da adenoide facilita o crescimento de bactérias levando à dia, apneia e em casos mais graves até insufiinfecção crônica do nariz e seios paranasais. ciência cardíaca.

20


4. Alterações na formação da face. Na tentativa de aumentar o espaço atrás da garganta para a passagem de ar, a criança tende a jogar a língua para frente e para cima. O resultado dessa “pressão” ao longo dos anos é a protrusão dentária e o palato ogival (céu da boca curvo para cima).

Face alongada

Incisivos proeminentes

Lábio superior curto

Dr. HOMERO GOYATÁ CRM-MG42886 Membro titulado da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia. Médico Preceptor no Instituto de Otorrinolaringologia de Minas Gerais

Dentes agrupados

O DIAGNÓSTICO O diagnóstico da hipertrofia de adenoide é feito pelo exame clínico associado a exames complementares, sendo hoje a videonasofaringoscopia o exame de eleição para avaliar o grau de comprometimento da via aérea. Exame de fácil realização feito no próprio consultório do otorrinolaringologista, sem necessidades de preparo especial.

O diagnóstico da hipertrofia de adenoide é feito pelo exame clínico, sendo hoje a videonasofaringoscopia o exame de eleição.

Videonasofaringoscopia, feito no próprio consultório do otorrinolaringologista

Deve-se sempre tentar um tratamento clínico para melhora dos sintomas, no entanto, a cirurgia ainda é o tratamento com melhor resultado, por se tratar de um procedimento simples e com ótima resposta pós-operatória. Este deve ser tentado sempre que os benefícios da cirurgia superarem os riscos do procedimento.

Av. Dr. Jaime do Rego Macedo, 86, sala 206 - Clínica São Lucas - Barbacena - MG (32)3331.3939 / (32)3331.2003


FA R MÁCIA D E M AN IPU L AÇ ÃO

SERENZO ANTI-STRESS NATURAL

D

iante da realidade de saúde atual e do estilo de vida moderna, o estresse tem sido objeto de diversos estudos que o correlacionam a fatores desencadeantes de doenças. Estima-se que as desordens de saúde provocadas pelo estresse acometam aproximadamente 250 milhões de pessoas em todo o mundo. O estresse não é considerado uma doença, mas o termo é utilizado para descrever a reação do corpo e da mente frente a tensão e a pressão sofrida no cotidiano, sendo seu nível diferente para cada pessoa, pois cada um reage de uma maneira aos acontecimentos e situações.

Sintomas do Estresse: • Ansiedade • Depressão • Irritabilidade

• • • •

Dores musculares Desordens gástricas Mudanças de humor Problemas do sono

Esses sintomas aparecem devido às situações recorrentes de estresse que induzem a um estado pró-inflamatório, resultando em disfunções endoteliais e contribuindo para manter o ciclo vicioso do estresse. Gradualmente, o estado inflamatório aumenta e modifica padrões não apenas fisiológicos, mas também psicológicos e comportamentais. O ciclo vicioso do estresse caracteriza-se por uma inflamação no tecido dos vasos sanguíneos. Considerando estes fatores relacionados ao estresse, a Nexira Health desenvolveu o Serenzo™, ingrediente inovador que ajuda a lidar com o estresse naturalmente. Serenzo™ é um ingrediente natural obtido do Citrus sinensis para preservar a saúde e reduzir os efeitos prejudiciais do estresse.

22


Estudos científicos comprovam que Serenzo™ age de forma eficaz no ciclo vicioso do estresse graças à ação combinada em duas etapas: • Redução de fatores inflamatórios induzidos pelo estresse, • Redução dos sintomas gerados pelo estresse, como ansiedade, mudanças do humor, agressividade, desordens gástricas, problemas do sono e dores musculares.

Não faça uso de qualquer produto sem antes consultar seu médico ou seu farmacêutico de confiança.

Dessa forma, Serenzo™ age tanto em nível fisiológico quanto comportamental.

Dra. GLAÍSE DE SOUZA CARVALHO CRF- MG 16980 Farmacêutica - Bioquímica Especialista em Manipulação Alopática Magistral (Instituto Racine - São Paulo) Direção Técnica da Medicinale Farmácia e Manipulação

Serenzo™ X Ansiedade X Compulsão alimentar É sabido que uma das consequências da ansiedade é a compulsão alimentar. Serenzo™ reduz a ansiedade gerada pelo estresse, podendo assim ser utilizado como uma opção no tratamento da compulsão alimentar, auxiliando no processo de emagrecimento.

Indicação

Recomendação de uso

Reduz fatores inflamatórios gerados pelo estresse; Tomar 1 cápsula 2x ao dia. Recomenda-se a ingestão de 500mg diário, dividido Auxilia na diminuição da resposta à dor; em duas tomadas. Ajuda a reduzir desordens gástricas; Ajuda a melhorar o sono, dores musculares, ansiedade, irritabilidade e mudanças de humor; • Reduz a ansiedade gerada pelo estresse e consequentemente a compulsão alimentar, auxiliando no processo de emagrecimento.

• • • •

Av. Bias Fortes, 135 loja 1 Centro - Barbacena - MG (32) 3331.9559

“Sua saúde em boas mãos”


ODONT OL OGIA

VISAGISMO Personalizando o desenho do seu sorriso

A

Um aspecto marcante da nossa interação com o mundo é o sorriso. Ele é parte importante do dia a dia de todos e pode ser considerado como um idioma universal. Ocorre que muitas vezes não estamos contentes com a estética do nosso sorriso e buscamos mudanças.

toda a diferença. Para isso, é preciso conhecer um universo dominado pelas formas, pelas proporções e a harmonia do conjunto. Assim, um profissional de saúde, médico ou dentista, que também considere estes aspectos ao realizar seu trabalho, tem possibilidades de surpreender seu paciente com resultados que vão além das técnicas usuais. O instrumento que está revolucionando esta área é o Visagismo. De forma sintética, o Visagismo é a arte de customizar a imagem pessoal. Ela foi desenvolvida pelo artista plástico Philip Hallawell e tem como objetivo a busca por soluções que expressem pessoalmente características positivas de uma personalidade. Para isso, faz uso consciente dos fundamentos de linguagem visual artística como linhas, formas e cores.

Mas não são só os procedimentos e os avanços tecnológicos da Medicina e da Odontologia que garantem o êxito dessa busca pelo sorriso ideal. É preciso harmonizar o todo, potencializar cada detalhe em função de um resultado que expresse o grau de satisfação a ser alcançado. São detalhes subjetivos, que muitas vezes não racionalizamos, mas que fazem

Como odontólogo, especializado em implantodontia, tenho tido o privilégio de ser um dos pioneiros na aplicação desta nova técnica para reconstruir o sorriso e atualmente, tenho levado esse conceito para diversos pontos do mundo. Em apresentações e workshops nos Estados Unidos, Canadá e Europa, ou por meio de meu livro que tem o mesmo nome deste artigo.

supervalorização da imagem é uma das características mais significativas do mundo contemporâneo. As pessoas reconhecem a importância da imagem pessoal e seu poder, esperando obter através dela, bem-estar pessoal, sucesso profissional e aceitação social. É por isso que cada vez mais indivíduos de todas as idades se submetem a procedimentos em todas as áreas da Medicina e da terapêutica para melhorar sua aparência.

26


TRABALHO MULTIDISCIPLINAR Com base nos resultados obtidos, é possível afirmar que este trabalho tem alto impacto na autoestima e na qualidade de vida do cliente, que na maioria das vezes desconhece o real motivo pelo qual não está satisfeito com sua aparência. É por isso que um profissional com o olhar do visagismo é capaz de “desvendar” o que incomoda o paciente e o que pode ser feito para atingir o resultado esperado. É por isso que o trabalho do dentista visagista vai além da boca, tratando a imagem pessoal do cliente em conjunto com uma equipe. Dependendo do caso e da busca do cliente, as soluções podem ir além da cadeira de dentista. Psicólogos, cabeleireiros, maquiadores, consultores de moda, aliados a médicos esteticistas, dermatologistas, endocrinologistas, cirurgiões plásticos, todos podem se unir na perspectiva visagista para atingir um nível pleno de satisfação e de expectativas do cliente.

Dr. BRÁULIO PAOLUCCI CRO 27316 Graduado em Odontologia pela Escola Federal de Odontologia de Alfenas/MG. Especialista em Implantodontia pela Universidade de Lavras/MG. Especialista em implantodontia e reabilitação oral, pela Universidade de Paris.

O trabalho em equipe e partindo de uma filosofia única – o Visagismo - gera resultados fantásticos, pois atua no indivíduo como um todo, não focando um detalhe especifico, e sim, harmonizando o todo.

Rua São Leonardo, 252 - Sala 3 - Barbacena - MG www.brauliopaolucci.com.br - (32)3331.7304


GINEC OL OGIA

CORRIMENTO VAGINAL “Saiba o que é e como evitar o incômodo”

C

orrimento é talvez a queixa mais comum em ginecologia. Deve-se ter em mente que a presença de corrimento nem sempre é sinal de problema. A quantidade de secreção varia de mulher para mulher e de acordo com a fase do ciclo menstrual. Geralmente, o corrimento normal é transparente ou branco e a mulher não sente coceira, dor, ardor e nem percebe cheiro desagradável. Quando isso ocorre, pode-se estar diante de alguma doença que necessita de tratamento. A maior parte dos corrimentos não é decorrente de doença sexualmente transmissível. Ocorre um desequilíbrio entre os microrganismos que habitam a vagina e nem sempre o parceiro precisa de tratamento.

PRINCIPAIS CAUSAS DE CORRIMENTO VAGINAL: • Fungo: corrimento esbranquiçado, com muita coceira. Frequente antes da menstruação e no verão. • Protozoário: corrimento amarelado, odor desagradável, levando a ardência e vermelhidão na mucosa vaginal. • Bactéria: corrimento acinzentado, odor muito desagradável. • Vírus: corrimento com sangue após relação sexual. Pode estar relacionado ao câncer de colo uterino.

O tratamento do corrimento vaginal só deve ser realizado após exame feito pelo Ginecologista!

28


CUIDADOS PARA PREVENIR O CORRIMENTO • Mantenha a área genital limpa e seca; • Não use ducha vaginal. Embora muitas mulheres se sintam mais limpas ao utilizar a ducha vaginal após a menstruação ou após relações sexuais, ela pode até piorar o corrimento, pois remove a camada bacteriana saudável que protege a vagina de infecções; • Não durma com absorvente interno; • Use preservativos para evitar se contaminar ou disseminar doenças sexualmente transmissíveis; • Durma sem calcinha ao menos 3 vezes por semana, para que haja maior ventilação na vagina; • Troque o absorvente a cada 3 horas; • Use roupas íntimas de algodão ou com forro de algodão. Evite roupas íntimas feitas de seda ou nylon, pois esses materiais não são muito absorventes e restringem a passagem de ar, provocando abafamento na vagina, irritação e corrimento vaginal. Seque as calcinhas ao sol.

Dra. DENISE CUNHA DE CARVALHO CAMPOS CRM-42107 Ginecologia e Obstetrícia de Alto Risco Membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia Membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Minas Gerais Professora de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Barbacena

Troque o absorvente a cada 3 horas.

Na maioria das vezes, corrimento é de fácil tratamento. Quanto mais cedo a paciente for ao ginecologista, mais rápida é a melhora.

Seque as calcinhas ao sol

Não compartilhe roupas íntimas como biquíni, lingeries entre outros!

Av. Pereira Teixeira, 482, sala 201 - Edifício De Filippo - Barbacena - MG (32)3331.8708


Jardim Luz Mini Mall Quinze de Novembro, 126 loja 07 Centro Barbacena | MG (32) 3333.8014


VETERINÁRIA PETSHOP ESTÉTICA ANIMAL Atendimento vip para o seu melhor amigo

Emergência:

(32)8885-7999

Aceitamos cartão

ESTACIONAMENTO PRÓPRIO


PSIQUIATRIA

ANSIEDADE Um mal da vida moderna

A

tualmente, observamos uma grande prevalência dos sintomas ansiosos na população em geral. Tais sintomas podem aparecer junto com outras doenças psiquiátricas (depressão, transtorno bipolar, abuso de álcool e drogas, etc.), ou como um transtorno de ansiedade (pânico, transtorno obsessivo compulsivo, fobias, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós- traumático, transtorno de ajustamento, etc.). Recentemente, com o avanço das medicações para estes transtornos, a perspectiva de alívio do sofrimento avançou em muito, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes por eles atingidos.

SINTOMAS A ansiedade se caracteriza por um grande desconforto interno, com sensação subjetiva de apreensão até o terror extremo. A presença de medo também é frequente. Observam-se sintomas de estresse corporal e emocional, como coração disparado, suor excessivo, sensação de bolo na garganta, respiração ofegante, boca seca, tontura, desconforto abdominal, cabeça leve, entre outros. Em casos extremos, há sensação de morte iminente e de enlouquecer. Entre os principais transtornos ansiosos, orientamos:

A ansiedade se caracteriza por • O transtorno do pânico, onde a pessoa experimenum grande desconforto interta uma sensação de intensa ansiedade, com medo de no, com sensação subjetiva de morrer ou de enlouquecer, em função dos intensos apreensão até o terror extremo. sintomas autonômicos de coração disparado, suor excessivo, falta de ar, levando a pessoa a pensar que está tendo um ataque cardíaco ou derrame cerebral. • No transtorno de ansiedade generalizada (TAG), a pessoa tem uma contínua sensação de desconforto, medo, nervosismo, muito ligado a fatores estressores ambientais. • No transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), há pensamentos persistentes, repetitivos e desagradáveis ao

32


PSIQUIATRIA | PSICOLOGIA FONOAUDIOLOGIA | CARDIOLOGIA

paciente, que para diminuir tais pensamentos, realiza atos, contra sua vontade, no sentido de tentar diminuir seu sofrimento (lavar as mãos, bater na madeira, etc.). Também salientamos as fobias, onde o paciente experimenta um medo exagerado por um determinado objeto ou situação (medo de multidões, medo de falar em público, etc.). Experiências estressantes como acidentes ou mortes podem desencadear o transtorno de estresse pós-traumático. Finalmente, observa-se um crescente aumento dos transtornos ansiosos na população em geral, dado a grande cobrança social (horário, finanças, estética, etc.). Daí a importância de um correto diagnóstico e uso eficiente de medicamento.

TRATAMENTO

Dr. FELIPE FORTES DE ANDRADE CRM 41455 Médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Residência em Psiquiatria pelo CHPBFhemig, Psiquiatra Forense-Manicômio Judiciário (HPJJV). Coordenador da Residência de Psiquiatria da CHPB-Fhemig, Preceptor das disciplinas de Psicopatologia, Interconsulta Psiquiátrica, Álcool e Drogas.

No entanto, positivamente, observa-se um grande avanço medicamentoso, conseguindo tratar grande parte dos sintomas (em geral, usam-se antidepressivos e ansiolíticos). Medicações são cada vez mais eficazes, com poucos efeitos colaterais, resposta mais rápida e menor possibilidade de recaídas. Também se deve ressaltar que a psicoterapia faz parte do tratamento, auxiliando na resolução dos fatores estressores, para que o paciente tenha melhor qualidade de vida. Da mesma forma, a prática regular de atividades físicas faz parte do controle da ansiedade.

Atendimento a adultos, crianças e dependência química.

Rua Padre Anchieta, 48 sala 1 - Térreo - Barbacena - MG (32) 3331.6275 / (32)9199.5200

Corpo clínico

C E N T R O MÉDICO


"O melhor da culinária Italiana perto de você. Venha almoçar conosco!" HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Quarta e quinta-feira: 18h às 23h Sexta-feira: 18h às 24h Sábados, domingos e feriados: 12h às 21h


O Sicoob Credicom é a maior cooperativa de crédito da área de saúde do Brasil. E também a maior cooperativa de crédito de Minas Gerais.

2013: o ano do melhor resultado da história do Sicoob Credicom. Um desempenho que é fruto do trabalho sério e competente realizado ao longo dos anos com o apoio dos nossos cooperados. Tudo isso nos enche de orgulho e nos inspira a continuar fazendo o melhor para os profissionais da saúde.

CREDICOM CREDICOM Posto de Atendimento - PA Barbacena Rua Júlio Augusto de Araújo, 206 Bairro Boa Morte Barbacena / MG | (32) 3333-8119

CREDICOM

Central de relacionamento Sicoob Credicom: (31) 2127-6300 Ouvidoria Sicoob: 0800 725 0996 Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458

CREDICOM

LOGGIA

sicoobcredicom.com.br


PARA VENDER... PARA COMPRAR...

TEM QUE ANUNCIAR! Acesse nosso site e fa莽a um bom neg贸cio.

(32)3051-1580 www.bqnegocios.com.br Barbacena - MG


A gente tem uma hist贸ria com voc锚

Varian


Revista de SAÚDE Guia Médico de Barbacena