Resistance magazine 5

Page 20

Interrail Frederico Borges Para todos aqueles que já o fizeram mas sobretudo para aqueles que ainda não fizeram ou não conhecem esta forma de viajar, decidimos nesta edição partilhar um pouco da experiência de alguém cujos Verões englobam quase obrigatoriamente uma passagem de comboio na carteira. Não percas esta entrevista exclusiva e, se te decidires aventurar, então, boa viagem!

Para começar, explica resumidamente o que é o Interrail. O Interrail é um bilhete de comboio que te permite viajar pelo continente Europeu quase na totalidade. É uma experiência que todas as pessoas deviam fazer para perceberem que o mundo é muito mais complexo do que aquilo que pensamos, e dá-te uma perspectiva melhor das reais necessidades das pessoas. Para qualquer aspirante a viajante é a melhor viajem de começo que se pode fazer: um mês em que estás por tua conta. Vais onde quiseres, comes o que quiseres, dormes onde e quando puderes. É uma experiência enriquecedora em termos pessoais. Não percam uma das oportunidades da vossa vida. Com quem viajar? Grupo de quantas pessoas no máximo? O meu conselho é que viajem sempre com amigos próximos. Viajar é um prazer que devemos ter com aqueles que mais gostamos. E vais estar com essa(s) pessoa(s) 24 horas por dia, portanto convém saberes “à priori” que te dás bem com ela, para que as discussões se resolvam rapidamente e sem ninguém ficar chateado. Em relação ao número de pessoas, não façam um Interrail com

mais de quatro pessoas: tentem conciliar os países e cidades que todos querem ir. Com mais de quatro pessoas já temos demasiados compromissos, já para não falar que também queremos ir àqueles sítios que sempre sonhamos, não? E mais uma coisa, não tenhas medo de ir sozinho… Que bilhetes há e quais as opções mais vantajosas? Global Pass ou One country? Relativamente ao Global Pass, existe a possibilidade de fazer 15, 22 ou 31 dias. Obviamente que quanto mais tempo forem mais caro é o bilhete, mas a relação dias/preço é tanto melhor quanto mais dias forem. Depois de saberem quantos dias vão, devem escolher o Flexi Pass ou o Continuos Pass; no Continuos Pass podem viajar todos os dias durante a duração do bilhete. No Flexi Pass podem andar x dias durante a validade do bilhete. O x depende do preço do bilhete, obviamente. Em relação ao One Country Pass, que nunca realizei, acho-o interessante se quiseres passar uns dias a conhecer um país relativamente grande. E vão sempre faltar sítios para ver em qualquer país que vás. Para mim é uma boa solução se só tiveres 15 dias para viajar. Quais os comboios incluídos no preço de Interrail e que países estão abrangidos? Todos os comboios estão incluídos no bilhete do Interrail, no entanto irás ter de pagar reservas em comboios de alta velocidade ou em alguns comboios nocturnos. Atenção, estas reservas às vezes não são nada baratas: vão de 3 (muito raramente é tão pouco) a 30 euros. Mas precisas de estudar se mais vale a pena pagar 30 euros por um comboio nocturno ou perder 1 dia a chegar ao destino. Porque no Interrail notas muito bem que tempo é dinheiro. Praticamente todos os países da Europa estão incluídos. Até o novo país de Montenegro faz parte. Tirando países como Albânia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Lituânia, Estónia e Letónia . Tirando os autocarros da Suíça, mais nenhum meio de transporte faz parte do Interrail. Mas tens algumas passagens de ferry com desconto.

19

Março 2012

RESISTANCE


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.