Revista Código #4

Page 25

IN TERNET

Rafinha Bastos é graduado em Jornalismo, pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica). Ator, humorista e apresentador, marcou sua carreira nos programas da Rede Bandeirantes, onde foi apresentador e repórter no CQC (Custe o que custar) e A Liga!

48

Laura Muller deu início no Jornalismo nos jornais Folha de São Paulo e Folha da Tarde. Na Revista Claudia foi editora nas colunas de sexo e comportamento, o que a fez pós graduar-se em Educação Sexual. Atualmente tem um quadro no programa “Altas Horas”.

ta não são atividades divergentes, mas complementares, isso é frequente. Há pessoas, contudo, que desenvolvem atividades diferentes sejam elas com caráter remunerado, ou uma delas, a título de hobby ou trabalho voluntário. Algumas pessoas têm um leque de interesses maior que outras”, argumenta. Pedro Bial, um jornalista e apresentador conhecido amplamente pelo público, fez uma música intitulada “Filtro Solar”, em que um de seus trechos cita que há ‘quarentões’ que até hoje não decidiram qual profissão seguir.

Muitos podem considerar este fato como peculiaridade de alguém desnorteado, porém, a psicóloga da instituição confessa que a seleção por uma profissão é algo mais complexo do que se imagina. “Poucas pessoas escolhem uma profissão aos 17 anos e se mantém nela durante toda a vida. Ao longo dos anos cada pessoa resgata interesses que foram deixados de lado no início da vida profissional de modo a construir uma carreira singular. Além disso, a vida oferece oportunidades ou situações que provocam mudanças”, salienta.

Há situações em que o próprio local de trabalho desmotiva o profissional a continuar na carreira. Para Maria Stella, as empresas devem repensar o modo como tratam seus funcionários e fomentarem atividades que apoiem psicologicamente o subordinado. “Dessa forma as empresas deixam de desperdiçar o treinamento e investimento feito junto a seus profissionais. Há várias formas de desenvolver a motivação dos profissionais, como apoio psicológico, palestras, cursos e, principalmente, projeto de carreira”, menciona.

Thalita Rebouças começou a cursar direito, mas no meio do curso o transferiu para jornalismo. Já trabalhou em vários veículos como o Lance!, Gazeta Mercantil e na TV Globo. Atualmente tem mais de um milhão de livros vendidos.

Fátima Bernardes estudou ballet desde criança, mas, na adolescência, decidiu fazer jornalismo para ser crítica de dança. Atuou no jornal O Globo, Jornal da Globo, Fantástico, Jornal Nacional no qual foi apresentadora e editora. Atualmente ela apresenta “Encontro com Fátima Bernardes”.

IN TERNET

atividades que lhe dão prazer, o jovem precisa considerar as possibilidades de rendimento econômico”, pondera. Entretanto, há pessoas que não se limitam a uma profissão em sua vida. A orientadora profissional também faz uma observação sobre estes indivíduos, que adotam uma vida repleta de atividades profissionais, como por exemplo, o jornalista Rafael Cortez, ex-integrante do programa CQC, da emissora Band, capaz de atuar como comediante em stand-ups e ao mesmo tempo permanecer ativo como jornalista. “Ator, músico e humoris-

INTERNET

malmente oferecem muitas possibilidades, o que deixa o jovem mais perdido ainda. Por outro lado, a pesquisa sobre as profissões através dos sites de guia de profissões é extremamente útil”, opina a psicóloga. Maria Stella admite que o lado financeiro deve ser considerado pelo jovem, mas acredita que a melhor opção deve ser sempre voltada para aquilo que fornece prazer à pessoa. “As profissões bem escolhidas devem considerar o interesse da pessoa, porque assim oferecerão prazer no seu dia a dia. Além de pensar nas

IN TERNET

bastante as opções de cursos e oportunidades de trabalho”. Ela ainda acrescenta que a diversidade de opções pode atrapalhar, ao invés de auxiliar. “Além disso, o mercado de trabalho sofre constantes alterações e há o complicador de serem muitas alternativas de cursos”, revela. Com as facilidades proporcionadas pela grande rede, vulgo internet, muitos se enveredam por sites em busca de respostas para suas indecisões profissionais e se deparam com os testes vocacionais. “Os testes pela internet mais atrapalham do que ajudam. Nor-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.