AGÊNCIA PRISMAR - SHOPPING ARICANDUVA

Page 1

NOSSO TIME............................................................................................................................................................ 3 NOSSA HISTÓRIA................................................................................................................................................... 9 NOSSO CLIENTE.................................................................................................................................................. 11 BRIEFING......................................................................................................... ........................................................ 15 MICROAMBIENTE.................................................................................................................................................18 MACROAMBIENTE.................................................................................................................................................34 PESQUISA................................................................................................................................................................ 47 SWOT........................................................................................................................................................................ 64 PLANEJAMENTO................................................................................................................................................... 64 ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS........................................................................................................................ 72 FASES DA CAMPANHA..........................................................................................................................................76 PLANILHA DE CUSTOS......................................................................................................................................... 93 CRIAÇOES..................................................................................................................................................................95 PLANO DE MIDIA.................................................................................................................................................. 107 AGRADECIMENTOS ..............................................................................................................................................118 REFERÊNCIAS .........................................................................................................................................................120
3

A Agência Prismar surgiu em 2017, primeiro ano letivo do curso e desde então passou por algumas mudanças e adaptações como toda a equipe existente no mercado, o que não fez com que a nossa estrutura e ideias mudassem. Somos definidos pela diversidade e originalidade, trabalhamos em equipe, sempre considerando e filtrando as ideias dos integrantes do grupo.

Temos prazer em entregar o melhor de nós ao nosso cliente, produzindo campanhas originais e modernas, acompanhando a evolução do mundo e considerando a historia de cada cliente que atendemos.

Missão: Nossa missão é o diferencial, a originalidade e diversidade e criatividade em nossas campanhas, buscando conquistar e fidelizar nossos clientes respeitando e agregando valores a eles. Visão: Nossa visão é o crescimento gradativo e estruturado a fim de sermos reconhecidos pelos nossos clientes e concorrentes como uma das melhores agências do Brasil especializadas em comunicação.

Valores:

Trabalho em equipe, respeitando prazos e a identidade dos nossos clientes. Responsabilidade social agregando valores por meio da comunicação. A criatividade e autenticidade em nossas produções.

9 10

Nascido em

Setembro de 1991, o complexo foi instalado em um grande vazio urbano na Avenida Aricanduva, zona leste de São Paulo e desde então foi construindo a sua historia, trazendo inovações e uma grande estrutura até se tornar o maior shopping da América Latina.

Nesta grandeza o complexo é composto pelo Aricanduva, shopping com mais de 500 lojas de varejo, lojas reconhecidas no Brasil, além de entretenimento e diversão. Também é complementado pelo Auto Shopping, primeiro conjunto de concessionarias autorizadas no Brasil, além disso, possui o Interlar Aricanduva com um completo mix de lojas de decoração e móveis.

No total são 545 lojas, 14 concessionárias completas de veículos e motos, 13 salas de cinema, 3 praças de alimentação, 2 hipermercados, 2 home centers, academia, área de lazer e a unidade leste do Detran. Ao todo tem 1 milhão m² e recebe 4,5 milhões de pessoas por mês, tudo isso com estacionamento gratuito.

11 12

Política de Qualidade: Tem como política aumentar a atratividade do Shopping Center, buscando a melhoria contínua através da realização de eventos promocionais e institucionais, da manutenção de um ambiente economicamente viável as partes interessadas, de um ambiente organizado e seguro, alinhado as expectativas dos clientes consumidores, empresários e lojistas.

14 15

Em contato com o cliente a primeira solicitação foi manter a atratividade do shopping, pois pelo tempo de mercado e fama de maior Shopping da América Latina o cliente acaba se "vendendo sozinho", mesmo assim nosso parceiro está sempre a procura de inovação e novidades para seus frequentadores e por esse motivo procurou nossa agência.

Razão social: Shopping Center Leste Aricanduva LTDA

Nome Fantasia: Shopping Aricanduva

CNPJ: 60.383.908/0001-63

Endereço: AV. Aricanduva, 5555 – Vila Matilde CEP03527-900 – SÃO PAULO/SP

Site: www.aricanduva.com.br

Setor de atuação: Varejo

Nome: Cézar Azi Campos

Cargo: Gerente de Marketing

Telefone: 3444-2000

E-mail: cezar@aricanduva.com

Solicitação do Cliente

Manter a atratividade do Shopping diversificando o público.

Verba real: Não mencionada

Verba (Definida): R$ 5.000.000 (Cinco Milhões)

16 17

O Shopping Aricanduva foi fundado em 19 de Setembro de 1991, e ganhou fama e reconhecimento por ser o maior shopping da América Latina e o primeiro Shopping Center da zona leste. Possui entorno de 579 lojas e 423 mil metros de área construída.

O empreendimento foi instalado num grande vazio urbano sem tradição comercial anterior, em uma área marcada por um impressionante cenário de habitações precárias que compõem a paisagem de Cidade Lider, Aricanduva, São Mateus e outros bairros das proximidades, onde também fracassaram outras estruturas de venda como Castorama e o Hipermercado de Construção Center Lider, entretanto em homenagem a região o complexo deu aos seus setores e corredores nomes de bairros e ruas importantes da Zona Leste.

Fazem parte do complexo comercial:

Leste Aricanduva (Shopping Center com mais de 579 lojas)

Interlar Aricanduva (Setor de moveis e decoração)

Auto Shopping Aricanduva (Setor de concessionarias)

18 19

Formado por 3 prédios diferentes o complexo reúne no Auto Shopping concessionárias completas de veículos e motos de marcas famosas, a instalação foi em 1998 e é a única com esse formato, pois além das lojas possui oficinas, lojas de acessórios automotivos, seguradoras, financeiras e pista de teste drive.

O interlar oferece inúmeras opções de decoração, reforma e construção, além de contar com praça de alimentação e Cinemark.

Auto Shopping Aricanduva (Setor de concessionarias).

O mall também conta com o Hipermercado Extra e o Assai Atacadista, ao todo são 3 praças de alimentação e centros gastronômicos que contam com; Outback, Madero, Olive Garden , Ragazzo, Habib’s, duas lojas de materiais de construção (C&C e Dicico), uma academia (Smart Fit) além de uma unidade do Detran (Departamento de Transito) no Auto Shopping. O estacionamento conta com quase 15 mil vagas que está sempre lotado aos finais de semana e durante feriados importantes.

21 20

No institucional do cliente a política de qualidade dispõe de aumentar a atratividade do Shopping Center, buscando a melhoria continua através da realização de eventos promocionais e institucionais; da manutenção de um ambiente economicamente viável às partes interessadas; e da manutenção de um ambiente organizado, limpo e seguro, alinhado as expectativas dos clientes consumidores e empresários lojistas

O shopping se tornou-se uma das mais importantes áreas de lazer da Zona Leste de São Paulo, sendo, o único a ter um parque de diversões. Possui também diversos espaços para entretenimento e lazer como pistas de boliche e 14 salas da rede Cinemark e por ter fácil acesso, o complexo tem recorde de público, reunindo um número significativo de clientes nas datas comemorativas.

O shopping se tornou-se uma das mais importantes áreas de lazer da Zona Leste de São Paulo, sendo, o único a ter um parque de diversões. Possui também diversos espaços para entretenimento e lazer como pistas de boliche e 14 salas da rede Cinemark e por ter fácil acesso, o complexo tem recorde de público, reunindo um número significativo de clientes nas datas comemorativas.

O maior da Shopping da América Latina recebe cerca de 4,5 milhões de pessoas por mês.

Atualmente, paralelamente à mudança do perfil econômico do bairro Aricanduva e Carrão, o mall apresenta novas opções de lojas para os frequentadores das classes média e média –8 alta do bairro e região, entrando em concorrência com o Shopping Anália Franco, considerando que os frequentadores de classes menos favorecidas deslocam-se ao Shopping Metro Itaquera.

Dos públicos que mais frequentam o gigante 70% são pertencentes às classes B e C, a maioria mulheres de renda significativa. Graças ao grande espaço que o shopping oferece, existem nele diversas lojas, bancos, boliche, restaurantes além de um parque de diversões.

Grande parte do público frequenta o mall para compras porem nas mídias da empresa vemos grande destaque voltado ao publico infantil, famílias, lazer e entretenimento.

Além disso, o shopping recebe milhares de pessoas no posto de atendimento do DETRAN (Departamento de transito de SP).

22 23

O shopping é muito conhecido por ser composto por centenas de lojas, de roupas, móveis, brinquedo, games, calçados, acessórios, concessionárias de veículos, decoração, construção, floricultura e muito mais. A quantidade de lojas e principalmente lojas populares é um ponto positivo para o shopping na visão do consumidor.

As vitrines das lojas é algo que atrai a atenção da freguesia, além de ser uma forma de divulgação dos produtos. Os serviços e atendimento dos funcionários é outra forma de fazer com que os produtos cheguem até o público consumidor.

Dentre os intermediários mais consideráveis estão Assaí Atacadista e Hipermercado Extra, estes por sua vez são marcas consolidadas no mercado e aumentam sem dúvida a atratividade do mall.

Considerando isso, na área de alimentação o shopping atrai um público significativo, pois detêm unidades de restaurantes e hamburguerias renomadas no mundo todo como: Outback Steakhouse e Madero. Os eventos que o complexo promove também são a causa de grande público, Cãorrida, Aricanduva Run e Multirão da Catarata são eventos em parceria com a prefeitura e empresas privadas que fazem com que esse empreendimento seja bem visto pelo público que frequenta.

A grande maioria do público que vai ao shopping é por lazer e para o consumo, por isso, o Shopping Aricanduva é totalmente conveniente, pois é completo, e os clientes podem encontrar "tudo" em um só lugar.

25 24

Eles veem nesses espaços uma opção de lazer, fazer compras, ou então para simplesmente dar uma volta, se reunir com os amigos, familiares ou até mesmo passear com o pet.

A grande atratividade do shopping é a convergência de diversos produtos e serviços em um só lugar. Por ser um empreendimento que está há muito tempo no mercado, os clientes já possuem uma relação de intimidade com o complexo, grande parte desses clientes são idosos, que frequentam o shopping desde a inauguração ou acompanharam a sua evolução. Porém mesmo aqueles que residem mais distantes e mais próximos de outros shoppings revelam preferência pela Aricanduva, dada a familiaridade com o centro comercial.

Um artigo mostra que Shoppings Centers concentram lojas dos mais variados segmentos no mesmo local, gerando grande conveniência às pessoas, por isso atende e satisfaz de jovens a idosos e basicamente três grupos de consumidores:

Frequentadores esporádicos que é formado por pessoas que possuem um baixo poder de renda e que frequentam poucas vezes o estabelecimento, tendo suas experiências limitadas.

Frequentadores regulares que é formado por consumidores com uma renda familiar média e que frequenta o shopping pelo menos duas vezes por mês.

E os Frequentadores assíduos apresentam um poder de renda mais elevado, frequência constante no estabelecimento, sendo classificados como mais críticos e detalhistas e que sentem ter uma “familiaridade” com o

Em uma pesquisa mais aprofundada, podemos incluir grande parte das visitas ao público feminino, visto que existe um mix variado, lojas do segmento, salão de cabeleireiros e centros estéticos.

As crianças e adolescentes podem ser classificados como um público bem frequente, considerando que o Aricanduva tem uma cartela extensa de atividades para os pequenos, pois conta com parque de diversões, atividades interativas e educativas.

26 27

Um artigo mostra que Shoppings Centers concentram lojas dos mais variados segmentos no mesmo local, gerando grande conveniência às pessoas, por isso atende e satisfaz de jovens a idosos e basicamente três grupos de consumidores:

Frequentadores esporádicos que é formado por pessoas que possuem um baixo poder de renda e que frequentam poucas vezes o estabelecimento, tendo suas experiências limitadas.

Frequentadores regulares que é formado por consumidores com uma renda familiar média e que frequenta o shopping pelo menos duas vezes por mês.

E os Frequentadores assíduos apresentam um poder de renda mais elevado, frequência constante no estabelecimento, sendo classificados como mais críticos e detalhistas e que sentem ter uma “familiaridade” com o

O shopping busca relações profissionais e isentas de favorecimento com os fornecedores. Da mesma forma que se preocupa em agir com ética em todas as suas relações, espera dos parceiros a mesma postura, assim destaca que: A relação e contratação de fornecedores são realizadas com base em critérios técnicos, profissionais isto é, qualidade, preço, prazo de entrega e atendimento, por meio de processo predeterminado e em consonância com a “Política de conduta e ética de suprimentos”, considerando que as aquisições de bens e serviços sempre devem buscar o melhor custo/benefício para a companhia.

Todos os fornecedores tem acesso à mesma base de informação durante o processo de cotação e compras, nenhum colaborador da empresa pode participar de decisões.

É de responsabilidade de todos os colaboradores relatarem comportamentos ilegais, não éticos ou inadequados em processo de aquisição de bens e serviços para o Shopping por meio de canais pertinentes. Exigem dos fornecedores: Idoneidade e cumprimento da legislação vigente, assim como a não utilização de mão de obra infantil e trabalho escravo ou qualquer outro procedimento considerado antiético.

3 28 29

São Paulo é a cidade que tem mais shoppings no país, são aproximadamente 52 shoppings na grande São Paulo. Um dos pontos que fazem o cliente sair em vantagem é o fato de ser considerado o maior shopping da América Latina, e tem como principais concorrentes os shoppings quem prestam serviços com o DETRAN, como o shopping Fiesta; shoppings que atendem o mesmo público alvo, reunindo lojas de produtos e serviços variados.

Dentre os destaques positivos do Shopping Aricanduva, sem dúvida o seu tamanho denominado como “gigante” traz muita atratividade, o mix de lojas é praticamente completo, oferta de importantes âncoras e serviços, destaque para o DETRAN, unidades de atendimento a saúde como Dr Consulta, Lavoisier e Cema, além de estacionamento gratuito e com mais de 14 mil vagas.

Além disso, possui estrutura para receber um volume significativo de visitantes, a concorrência nem sempre suporta a demanda nos finais de semana. Mais maduro que os demais, pois são mais de 25 anos de atividade, vasta quantidade de salas de cinema com tecnologia de qualidade.

Pontos fortes: Fácil acesso pela estação Corinthians – Itaquera possui uma unidade do Poupatempo que também administra alguns serviços do DETRAN.

Shopping Metrô Itaquera

Pontos fracos: Perfil de frequentadores de classe social baixa e faixa etária jovem o que pode incomodar alguns. ABL limitada, estacionamento com poucas vagas e pago

30 31

Pontos Fortes: Empreendimento aconchegante e tranquilo e próximo ao Centro Comercial da Penha.

Pontos Fracos: Estacionamento pago, mix pouco diversificado e falta de lojas âncoras famosas.

Shopping Penha

Acessibilidade via estação metrô;

Mais vagas em estacionamento coberto;

Sensação de mais segurança em razão dos bairros próximos considerados perigosos como: São Mateus, Sapopemba e etc;

Shoppings Metrô Itaquera e Tatuapé contam com estação de metrô que traz mais segurança ao entorno, visto que atrai um fluxo maior de pessoas e logo policiamento para a região, além de possibilitar o acesso ao shopping sem passar pela rua.

Entretanto mesmo com tais menções, o Shopping Aricanduva não parece ter concorrência à altura, o mix de lojas fragiliza a competição, porém são pontuais os atributos que merecem investimento.

Destaques Relevantes:

Balcão de informações possui equipe qualificada com funcionários atenciosos e

Segurança bem treinada e qualificada, porém nota-se a necessidade de melhor dispersar a equipe, principalmente do lado externo, ampliando o número de funcionários dado a amplitude do comércio.

Enfermaria e primeiros socorros bem avaliados pelos clientes e lojistas que já utilizaram ou presenciaram os serviços.

Sanitários: Tem quantidade suficiente em dias normais, satisfatória dispersão e localização, porém em dias de fluxo intenso é possível encontrar filas, limpeza precária e mau cheiro marcante.

Duas praças de alimentação, demanda bem atendida, bem servida em termos de mix e limpa, entretanto há lotação aos finais de semana e feriado.

Escada Rolante em dias de movimento não comporta a demanda, utilizando então a escada de acesso ao piso superior nas lojas Renner.

32 33

O Shopping fica localizado na Zona Leste de São Paulo na Avenida Aricanduva, principal via de acesso ao shopping, e falando de mudanças climáticas, podemos considerar que as chuvas são um fator incontrolável para o fluxo de clientes diminuir já que o bairro enfrenta problemas de alagamento o que dificulta o acesso e saída dos clientes e funcionários.

Mas esse é um fator que infelizmente atinge a grande maioria dos comércios na Capital, desde as lojas de bairro a condomínio de lojas como shoppings de grande potencial, a exemplo Center Norte, localizado na Marginal Tiete uma das vias mais conhecidas da capital que também tem prejuízos com as chuvas, Shopping Vila Lobos na zona oeste da cidade constantemente passa por problemas de alagamento decorrente das fortes chuvas em São Paulo em tempo de verão.

No geral esse é um fator do ambiente natural que prejudica como um todo moradores e principalmente os comércios locais. Além de atravancar o transito das vias de acesso, o que implica na quantidade de clientes devido às condições climáticas. No entanto existe um projeto da prefeitura chamado “Cidade Limpa”, onde a conscientização e incentivo a popularização da responsabilidade com o meio ambiente são disseminados em escolas e bairros, para que o descarte de lixo e reciclagem consciente tornem os danos menos agressivos para a sociedade e comércio.

E se tratando de sustentabilidade, do descarte correto de pilhas, lâmpadas, baterias e recicláveis, segundo uma pesquisa realizada pelo Recicla Sampa, São Paulo recolheu 94 toneladas de lixo eletrônico em um ano, todos recolhidos em Shoppings Centers e lojas parceiras espalhadas pela capital e de acordo com o site o Shopping Eldorado recebeu a maior quantidade de lixo eletrônico em razão 300 lojas ali estabelecidas e das 600 mil pessoas que visitam o shopping diariamente.

Mas o objetivo agora é aumentar esse volume, segundo a Fecomercio SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) haverá uma parceria com as subpreituras de São Paulo para implantar mais coletores, o mesmo ocorrerá com os municípios que possuem mais de 80 mil habitantes. As cidades menores contarão com campanhas para informar a população sobre o descarte correto do lixo eletrônico.

34 35

Em razão da necessidade de conscientizar a população sobre sustentabilidade, reciclagem e o desperdício de alimentos, criou-se também o Projeto Telhado Verde que visa o sistema de coleta seletiva com tratamento para o lixo orgânico produzido em sua praça de alimentação, ou seja, os alimentos recolhidos nas praças são tratados e usados como adubo para o cultivo de horta no terraço do shopping, essa iniciativa foi feita pelo Shopping Eldorado, porém outros condomínios como, Várzea Grande Shopping, Shopping Mega Moda Park em Goiânia já adotaram a iniciativa reconhecida pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers).

Nota-se então que a importância da sustentabilidade nos Shoppings Centers é muito significativa, pensar em uma empresa sustentável é uma forma de diminuir gastos de elementos importantes como água e energia. É ter uma gestão preocupada com o futuro do planeta e o presente do negócio.

A Associação Brasileira de Shoppings Centers (ABRASCE) considera Shopping Center empreendimentos com ABL (Aréa Bruta Locável) normalmente, superior a 5 mil m², formados por diversas unidades comerciais, com administração única e centralizada, que pratica aluguel fixo e percentual. Em grande maioria dispõe de lojas âncoras e vagas de estacionamento compatível com a legislação da região onde está instalado.

Relativo às leis, destaca-se a Lei 8245/91, trata-se de um documento que regula o mercado de aluguéis residenciais e comerciais no Brasil. Por sua vez, ela também é conhecida pelo nome de Lei do Inquilinato, tanto inquilinos quanto locatários devem compreender as suas regras e respeitá-las à risca. Desse modo a lei deve ser aplicada de maneira idêntica em toda a forma de locação de imóvel urbano e protege questões relacionadas à: Despesas do condomínio, aluguel, zelo pela propriedade, regras do condomínio, entre outros, todos dispostos na Lei 8245/91 disponíveis na Câmara Municipal de São Paulo.

No entanto, reconhecendo a especialidade da relação locativa desses contratos, o decreto estabelece regras que asseguram a prevalência das condições livremente pactuadas, garantindo maior liberdade e autonomia contratual diante das particularidades do shopping. É necessário, portanto, que o lojista seja bem assistido por profissionais jurídicos especializados, evitando abusos e prejuízos ao seu negócio.

O exemplo disso é que alguns dos artigos mencionados na Lei 8245/91 (Lei do Inquilinato) podem sofrer contestações a pedido do lojista, como a que prevê aluguel em dobro no mês de Dezembro, visto que há um maior fluxo de clientes que fazem com que a administração do Shopping tenha mais gastos com limpeza, segurança e organização, porém é necessário que tais despesas sejam previstas em orçamento, antes de cobradas do locatário; este então tem assegurado o direito de exigir a comprovação das despesas rateadas. Cabe ao lojista, portanto, defender o seu negócio suprindo a sua vulnerabilidade jurídica mediante a consulta com profissionais especializados.

36 37

Se tratando de direitos autorais, o que muitos também não sabiam é que todo estabelecimento comercial que usa música ao vivo ou ambiente, é obrigado a pagar os direitos autorais aos compositores. Sim, os Shoppings Centers pagam ao ECADE (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) pela música relaxante e agradável que os clientes ouvem nos corredores do mall e quem deixa de recolher o ECAD pode responder judicialmente além de estar sujeito ao pagamento de multa. É bom ficar atento. No site da Câmara Municipal de São Paulo também é possível encontrar algumas das leis necessárias para o funcionamento adequado de Shoppings Centers, dentre as relevantes estão:

Essas são algumas das regras seguidas pelos condomínios da grande São Paulo e demais cidades brasileiras que dispõem de Centros Comerciais, todas protegidas e sujeitas a multas cabíveis, por isso é de suma importância que a administração esteja atenta e atualizada sobre as leis que asseguram os direitos e cobram os deveres de estabelecimentos comerciais.

Lei Nº16.736

Dispõe sobre a obrigatoriedade da construção ou adaptação de fraldários acessíveis aos frequentadores de shoppings centers ou estabelecimentos similares.

Lei Nº16.312

Dispõe sobre a obrigatoriedade de manutenção de uma brigada profissional, composta por bombeiros civis nos estabelecimentos que menciona como: Faculdades, Hipermercados, Eventos e Shoppings Centers.

Lei Nº 15.763

Dispõe sobre a reserva de vagas em estacionamentos de shoppings, centros comercias e hipermercados para gestantes e pessoas com crianças de colo no âmbito do Município de São Paulo e outras providências.

Uma das atividades que mais se expandiu nos últimos dez anos foi o varejo de shoppings centers, verdadeira paixão nacional, entretanto o mercado brasileiro ainda é muito fragmentado quando comparado aos demais países. Segundo a ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings Centers) o Brasil tem ao todo 577 shoppings centers espalhados pelo país e um faturamento de 192,8 bilhões, gerando 1.102.171 de empregos, sendo assim pode-se considerar esse mercado de alta relevância.

Em 2019, houve um aumento de 0,6% no número de lojas em shoppings, totalizando 105,6 mil estabelecimentos. Para 2020, estavam previstas de a abertura de 19 novos centros comerciais, sendo sete no Nordeste, cinco no Sudeste, quatro no Sul e três no Centro-Oeste.

Entretanto a partir da pandemia de 2020 o ramo vem passando por diversas situações adversas, atualmente o Brasil enfrenta uma crise sanitária nomeada de COVID 19, situação que fez com que os governadores dos estados Brasileiros, determinassem o fechamento dos shoppings, comércios, bares e igrejas a fim de evitar aglomerações, uma das condições previstas no plano de contingência nacional.

Lei Nº 11.367

Dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de placa informativa aos consumidores.

“Mais de 80% dos pequenos e médios lojistas de shoppings que atuam na região metropolitana de São Paulo podem “quebrar” se forem obrigados a fechar as portas e não forem adotadas medidas que compensem as perdas nas vendas”, disse o presidente da ABLOS (Associação Brasileira dos Lojistas Satélites), Tito Bessa.

A projeção dos analistas do mercado financeiro para o PIB brasileiro neste ano era de 2,17% no fim de fevereiro, quando foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no país. A projeção mais recente é a de que haverá uma retração de 5,3% neste ano, pois em meio à pandemia de COVID-19 pela sexta semana seguida as instituições financeiras consultadas pelo Banco Central reduziram a estimativa de crescimento da economia do país em 2020. (Vivian Almeida –Economista – ano 2020 - Revista Negócios)

38 39

As mulheres se mantêm maioria, representando 59% dos frequentadores.

Os solteiros se apresentam mais frequentes e já representam 63% dos frequentadores, contra 49% registrado em 2016.

Alguns dos dados anteriores complementam o perfil dos consumidores que aqui serão descritos, iremos completar esse perfil mostrando suas características, classe média, e o que eles têm em comum, que os fazem adeptos desse estilo de vida.

Pesquisas feitas pela bianual da Abrasce apontam que 59% das pessoas tem o principal intuito de ir ao shopping para fazer compras.

Vamos aos dados:

A população está ficando mais velha e os clientes também, isso implicará em mudanças na arquitetura, ambientação, produto e promoção dos malls.

Os brasileiros estão ficando mais tempo dentro dos shoppings.

Clientes mais estudados, o número de clientes com ensino superior mais que dobrou em pouco menos de duas décadas.

As pessoas que frequentam shoppings também estão comprando menos.

ANO 1998 2016 2020 % 45 anos ou + 18% 29% 40% ANO 1998 2016 Tempo 71 minutos 84 minutos ANO 1998 2016 %Com nível superior 21% 48% ANO 1998 2016 %Que fez uma compra 43% 40% 40 41

Quando discutimos sobre tecnologia, devemos ter em mente que a essência do sucesso, seja em qualquer negócio, é saber se adaptar à mudanças. A partir disso, pesquisas mostram como algumas lojas de shoppings centers pretendem inovar, criando tecnologias que possam atrair mais consumidores de uma forma mais interativa.

Os usuários também têm se mostrado muito receptivos a cada novidade tecnológica que aparece no mercado, mesmo porque elas facilitam processos que antes eram mais demorados e complicados, a revista Tecmundo apresentou algumas das tendências para os centros comerciais, confira:

Experimente roupas virtualmente e poste o resultado no Facebook.

VITRINE VIRTUAL

Projeto idealizado pelo instituto alemão Fraunhofer permite que o consumidor compre antes mesmo de entrar na loja.

Projeto idealizado pelo instituto alemão Fraunhofer permite que o consumidor compre antes mesmo de entrar na loja.

SWIVEL PROVADOR INTERATIVO
42 43

É de suma importância, observar com que velocidade em que as coisas se atualizam, com um mercado cada vez mais competitivo, encontrar um meio de ganhar mais visibilidade e atrair consumidores deixou de ser apenas um diferencial, se tornando item de primeira necessidade para que as empresas continuem firmes e fortes. Para conseguir isso, é necessário saber o que influencia o comportamento do consumidor e, a partir dessas informações valiosas, analisar o que leva os clientes aos shoppings.

O combustível dos shoppings é o fluxo de pessoas, sendo assim, o que leva os clientes a frequentar esses espaços? Os dados da ABRASCE mostram que fazer compras é o maior motivo, segundo eles 45% dos entrevistados dizem isso e ainda que nem todos os que visitam o centro saiam com alguma sacola nova, a proporção de pessoas que fazem alguma compra aumentou.Cerca de 72% dos frequentadores foi ao shopping buscando uma loja específica, as lojas de departamento geralmente são a atração dos consumidores, lojas como Renner, Marisa, Riachuelo são famosas por trazerem um mix de produtos como vestuário, maquiagem , aparelhos eletrônicos o que faz com que muita gente vá ao shopping a procura dessas lojas. A maioria dos entrevistados, 61%, disse que vai ao cinema pelo menos uma vez por mês e, desses, 12% vão assistir a algum filme semanalmente e assistir um filme incentiva outras atividades, já que a maioria dos clientes que vão ao cinema também vão à praça de alimentação.

Caixa eletrônico, lotérica e agência bancária foram serviços usados por 60% dos clientes, o serviço de eletrônico é praticamente uma unanimidade, pois todos os segmentos e classes de consumidores utilizam esse serviço com frequência.

O entretenimento também é uma forma de atrair os clientes, recentemente os shoppings adotaram as festas tradicionais como a festa junina, que geralmente eram feitas na rua, feiras orgânicas, eventos para pets e corridas promovidas em parceria com a prefeitura são motivos para frequentar os centros comerciais. Outro conceito importante é o Edutainment, projeto em que o shopping atua como educador por meio do entretenimento, trazendo eventos como; Museu do Catavento, Anatomia do Corpo Humano, ou eventos promovidos em parceria com a NASA, esse conteúdo já virou realidade em 32% dos shoppings brasileiros segundo a pesquisa trazendo assim um público infantil significativo.

Por outro lado, com base na pesquisa econômica é possível prever um novo comportamento dos clientes para o futuro, visto que, como mencionado acima, o País e grande parte do mundo passa por uma crise sanitária (COVID 19), que requer duras medidas para o seu acometimento. Esse combate exigiu uma nova conduta por parte das pessoas que, logo, são consumidores e frequentadores dos centros comerciais. Para evitar o contágio se evitam aglomerações, recomenda-se o uso contínuo de antisséptico além de outras formas de prevenção, por esse motivo é necessário pensar em uma nova medida para que esses clientes sejam recebidos, já que, com medo da contaminação esses clientes possam a partir de agora, evitar ou diminuir a sua ida ao Shopping Center por um tempo determinado.

Em um País de dimensão continental como o nosso, é fundamental a pesquisa contínua para o sucesso de nossos empreendimentos, pois temos agora condições de perceber o que cada cliente, de cada região espera de um Shopping Center até mesmo em tempos difíceis como os atuais.

44 45

O mercado varejista tem um crescimento considerável ao longo dos anos e com isso é necessário acompanhar as mudanças, porém a imagem de “maior shopping” é extremamente presente, o que enaltece o empreendimento frente à clientela. Um shopping com clientes fiéis e frequentadores antigos possuem orgulho e intimidade com o centro de compras.

Com base na pesquisa de campo, demograficamente o público presente tem maior localização na zona leste de SP, segundo a pesquisa realizada pela Agência Prismar 94,8% residem nas proximidades do Shopping Aricanduva, considerado que o mall tem localização estratégica com via de fácil acesso a diversos bairros da macrorregião leste, região de grande densidade populacional próximo ao importante público consumidor (classes B e C).

47

Ficou evidente mediante a pesquisa de público que os clientes frequentam o shopping, pois segundo eles o complexo tem basicamente “tudo” para oferecer no mesmo lugar, desde serviços essenciais à alimentação e entretenimento. Com isso, é possível mapear a campanha para o cliente, enfatizando que o complexo é um lugar para todos, e que tem serviços e estrutura para receber seus clientes.

Notamos com base na pesquisa que os clientes podem ser caracterizados em paralelo, como indivíduos que valorizam a família e apreciam o ambiente familiar que o shopping sustenta, consideram um lugar que “tem tudo” e reconhecem os benefícios das ultimas reformas e ampliações ocorridas no mall, se sentem valorizados com tais iniciativas, apreciam e anseiam pela qualidade no serviço, mas não exigem requinte excessivo. Após isso mapeamos a pesquisa demográfica e psicográfica, estruturando então onde se localiza o maior público, quem são esses frequentadores, quanto tempo gastam e como eles chegam ao shopping, além de pontuar aspectos que levam o cliente a entrar em uma loja ou usar os serviços disponíveis no complexo.

O mercado varejista tem um crescimento considerável ao longo dos anos e com isso é necessário acompanhar as mudanças, porém a imagem de “maior shopping” é extremamente presente, o que enaltece o empreendimento frente à clientela. Um shopping com clientes fiéis e frequentadores antigos possuem orgulho e intimidade com o centro de compras.

48 49

Região e Localidade

Como mencionaremos a seguir, mediante a pesquisa realizada pela agência maior parte do público que freqüenta o Shopping Aricanduva está localizada na Zona Leste de São Paulo, porém o complexo tem um público significativo por parte dos moradores da Zona Norte, Oeste e Sul.

50 51

Gênero, Idade e Grau de escolaridade.

Ainda se tratando de dados demográficos, baseando- se no formulário de pesquisa, vemos que o público feminino tem grande presença ficando com 66,4% de participação, porém um número baixo de visitação por parte de outros gêneros.

Já a idade média dos visitantes fica entre jovens de 14 a 25 anos com 37,7% e adultos de 36 a 55 anos com 29,5% de idade média dos visitantes. Em grau de escolaridade temos um número significativo de clientes com nível médio e superior completo, o que em média caracteriza a classe definida (B e C).

Estado Civil e Status Ocupacional

O resultado da pesquisa de campo para o estado civil dos freqüentadores do Aricanduva apontou que 26,8% das pessoas que freqüentam são casadas, dando destaque para os solteiros com 63,6% de representatividade no mall.

Se tratando de Status Ocupacional dos visitantes 47,2% dos clientes são estagiários, o que apresenta uma grande oportunidade de atingir o público jovem definido. Outro número considerável é de funcionários de empresa privada, conforme a pesquisa.

52 53

Gênero, Idade e Grau de escolaridade.

Ainda se tratando de dados demográficos, baseando- se no formulário de pesquisa, vemos que o público feminino tem grande presença ficando com 66,4% de participação, porém um número baixo de visitação por parte de outros gêneros.

Já a idade média dos visitantes fica entre jovens de 14 a 25 anos com 37,7% e adultos de 36 a 55 anos com 29,5% de idade média dos visitantes. Em grau de escolaridade temos um número significativo de clientes com nível médio e superior completo, o que em média caracteriza a classe definida (B e C).

54 55
56 57

Locomoção

De acordo com a pesquisa o maior meio de transporte para o Shopping é por transporte particular ou aplicativo.

O transporte público também é um meio muito utilizado locomoção

Média de Gastos

Falando de economia, perguntamos aos paulistanos quanto em média eles costumam gastar em shoppings, a resposta da maioria foi o valor de R$ 100,00 visto que na tabela anterior maior gasto é com alimentação, diversão e vestuário.

58 59

Atitudes

O que impulsiona o cliente entrar na loja? Essa foi uma das perguntas direcionadas aos paulistanos, segundo eles os produtos em promoção ainda é um motivo de conhecer ou entrar em uma loja, visto que a vitrine também é um atrativo na opinião de 22,9% dos entrevistados. Lembrando que alguns clientes já são fiéis a algumas lojas e por conhecerem e saberem o preço se torna mais um motivo de entrada nas lojas.

Tempo O Tempo médio de permanência dos frequentadores é de 1h à 3h em média.

60 61

Buscas

A procura pelo cinema é um dos serviços mais procurados, além das buscas por vestuário, lazer e diversão.

Frequência

De acordo com a análise, a frequência definida dos clientes foi de 1 vez por semana segundo 32.8% dos entrevistados e 1 vez por mês segundo 51.6% dos entrevistados.

62 63

Completo e com variedade de lojas; Moderno e agradável.

Diversas opções de comida na praça de alimentação

Serviços

Compras do dia a dia; Shopping dominante na região.

Estacionamento gratuito.

Muitas opções de lazer e diversão.

Possui uma unidade de percurso Detran.

Parque de diversões.

Tem diferenciais comparados a outros shoppings.

Seguranças.

64 65

Dificuldades em encontrar vagas para estacionar;

Dificuldade em encontrar lugares na praça de alimentação;

Dificuldade de chegar ao shopping de transporte público.

De acordo com a análise realizada foi observado que podemos destacar a grande variedade de serviços prestados pelo Shopping Aricanduva. Esse grande centro comercial dispõe centenas de lojas dos mais variados segmentos, assim atendendo todos os tipos de público com serviços essenciais do dia a dia e também como opção de lazer. Além disso, o shopping Aricanduva tem como diferencial uma unidade do Detran , opção de estacionamento gratuito e é conhecido e popularizado como o maior da América Latina.

Suas maiores oportunidades estão em sua localização, o Shopping Aricanduva se localiza em São Paulo cidade mais populosa e rica do país, concentrando o maior mercado consumidor , além da facilidade de inovação com tecnologias.

Por outro lado, o Shopping Aricanduva tem como maiores ameaças seus concorrentes, que podem oferecer facilidade de acesso tendo próximos estações de trens e metrôs. Em dias de muito fluxo como finais de semana, feriados e eventos comemorativos, o Shopping tende a não ser opção de destino por sua super lotação, dificuldade de vagas no estacionamento e praça de alimentação cheia.

Outros shoppings tem maior facilidade de chegar de transporte publico (ex: Shopping Tatuapé, Boulevard, Itaquera, Santa Cruz).

66 67

Objetivos de Marketing:

Gerar visita de 70% de frequentadores do público jovem.

Aumentar passeio de lazer com pets em 40%.

Objetivos de Campanha:

Tem por objetivo levar ao público o Maior Shopping da América Latina, reforçando o título de Gigante como São Paulo.

Objetivo de Comunicação:

Engajar o público por meio dos serviços de entretenimento oferecidos.

Conectar os jovens com atividades do shopping buscando gerar maior intimidade com o Shopping.

65

PÚBLICO ALVO

Homens e Mulheres

LOCAL

São Paulo, SP, Brasil Zona

Leste

De 18 a 30 anos de idade

Classes B e C

Com e sem filhos

CONTEÚDO DE INTERESSE:

Varejo

Entretenimento

Alimentação

Aline Campos Buyer Persona

Aline ama moda, por isso está sempre bem vestida com as últimas tendências. É uma pessoa extrovertida e bem comunicativa.

Dados Pessoais

Mulher; Casada; 30 anos; Reside em São Paulo Capital , Zona Leste; Funcionária de Empresa Privada; Classe C; Estudou muito e possui ensino superior completo.

No Shopping

Vai ao Shoping uma vez por mês, sempre de carro e aproveita o estacionamento gratuito.Costuma ir com seu marido e busca lojas de roupas, beleza, sapatos e praça de alimentação. Prefere comprar em loja do que em comércios de rua. Permaneçe cerca de 3 horas por lá.

Assuntos de interesse

Além de gostar de saber sobre moda, sempre acompanha as notícias sobre economia, tecnologia, saúde e mundo. Conteúdo

Sua principal atividade na internet é navegar pelo facebook, instagram e whatsapp. Tem hábito de postar stories e seguir blogueiras de moda.

66 67

Rafael Silva

Buyer Persona

Dados Pessoais

Homem, solteiro, 14 anos. Mora em São Paulo Capital, Zona leste.

Estudante

Ensino médio incompleto No Shopping

Cinema e boliche são atividades do Shopping preferidas de Rafael, além de frequentar os fast foods da praça de alimentação.

Assuntos de interesse

Rafael adora assistir filmes e séries sobre heróis, acompanha canais de games no Youtube, e é assinante premium no Spotify.

Conteúdo

A rede social mais utilizada é o Instagram, onde acompanha influenciadores que falam sobre games. Está sempre online no Whatsapp e compartilha em seu Facebook os melhores memes.

Tímido e reservado, gosta de ler e jogar games. Ama estar com a família e seu passatempo preferido é jogar futebol com os amigos

Leonardo Vieira

Buyer Persona

Gosta muito de esportes, música e notícias sobre política e economia. Nos finais de semana gosta de fazer atividades físicas e cozinhar para a família. É muito inteligente e bem humorado.

Dados Pessoais

Homem, casado, 33 anos. Mora em São Paulo Capital, Zona Leste. Empreendedor

Ensino superior completo No Shopping

Leonardo vai nas agências do Auto Shopping para ver os carros e as promoções, além disso, preza muito por um bom atendimento e limpeza no shoping.

Assuntos de interesse

Na TV gosta de assistir programas de esportes e é louco por seu time de futebol.

Conteúdo

Usa muito as redes sociais, principalmente o Whatsapp e Instagram, onde posta frases motivadoras para inspirar seus seguidores, Leonardo está sempre com o celular na mão.

68 69

Rafael Silva

Rafael Silva

Buyer Persona

Tímido

Buyer Persona

Ama estar com a família e seu passatempo preferido é jogar futebol com os amigos

Tímido e reservado, gosta de ler e jogar games. Ama estar com a família e seu passatempo preferido é jogar futebol com os amigos

Dados Pessoais

Mulher, Casada, 58 anos.

Mora em São Paulo Capital, Zona sul.

Aposentada

Ensino superior completo

No Shopping

Quando vai com seus netos Maria procura por diversão, então sua primeira opção é o Playcenter Family. Com o marido, gosta de ir ao cinema e adora visitar as lojas de floricultura.

Quando vai com seus netos Maria procura por diversão, então sua primeira opção é o Playcenter Family. Com o marido, gosta de ir ao cinema e adora visitar as lojas de floricultura.

Assuntos de interesse

Rafael adora assistir filmes e séries sobre heróis, acompanha canais de games no Youtube, e é assinante premium no Spotify.

Conteúdo

A rede social mais utilizada é o Instagram, onde acompanha influenciadores que falam sobre games. Está sempre online no Whatsapp e compartilha em seu Facebook os melhores memes.

70 71

Publicidade online e Offline

Tipo de Campanha:

Institucional de posicionamento

Período da Campanha: 6 meses

Verba: R$ 5.000.000,00

Social Media

Live Marketing

Eventos

Mobile Marketing

72 73
74 75

Inclusão do público na comunicação

Passeio seguro

Divertimento e entretenimento

Atividades em destaque

FASE 1 FASE 2 Fase 3 Fase 4
76 77

É preciso sair de casa e ao caminhar pelo Shopping Aricanduva seu smartphone pode vibrar para alerta-lo de que o personagem Arica está por perto. Quando tiver encontrado o Arica, mire bem na tela do seu smartphone e clique para pega-lo, mas cuidado, porque ele pode fugir! Ao capturar o Arica o jogador ganhará descontos em lojas e prêmios.

Ação 2 : Game

Nome: Caça ao Arica

Objetivo: O principal objetivo é que as pessoas possam conhecer os corredores do shopping e familiarizar com o Gigante.

Periodo: Janeiro a Junho

Descrição: Caça ao Arica é o novo game do Shopping Aricanduva em parceria com a Nintendo, que promove uma forma inédita de jogar no mundo real.

Por meio do GPS do celular o app sabe onde o personagem do jogador está além de permitir encontrar descontos e prêmios.

A grande sacada é que o cliente precisa estar em ambientes reais para captura-los isso permite que o consumidor conheça os corredores e se familiarize com o Shopping.

O jogador deverá instalar o game nas plataformas IOS e Android, fazer o login com um preenchimento de cadastro onde será perguntado: Nome, idade, sexo, e-mail e telefone.

Depois dos dados preenchidos será solicitado a permissão de acesso do app a câmera.

Quanto vai custar?

Investimento total: R$ 799.000,00

Custos Prêmios: R$ 300.00,00

Desenvolvedor (Nintendo): R$ 89.000,00

Designer Gráfico: R$ 410.000,00

Métricas

Taxa download

Taxa de cadastro

Tempo médio no App

Quantos acessos individuais do App por semana

78
b
KPI: Quais locais mais visitados 79

Fase 1

Mobile marketing- Inclusão do público na

comunicação

Ação 1 – Templates interativos e filtros

Objetivo: Interagir com o público à distancia por meio das redes sociais.

Periodo: Janeiro e Feveiro

Em janeiro de 2021, nas duas primeiras semanas de campanha, serão feitas ações de publicidade online no Instagram. A interação envolve templates e filtros. Será disponibilizado nas plataformas Play Store e Apple Store um game do personagem gigante Arica, onde os jogadores ganharão prêmios.

Etapa 1

Para que o público interaja nas redes sociais, será impulsionado um template e um filtro, onde as pessoas possam se entreter à distância e com fácil acesso. Além disso a ação é uma forma de promover o shopping onde o público possa compartilhar suas experiências.

Quanto vai custar?

Investimento total: R$ 2.000,00

Desenvolvimento dos filtros e templates: R$ 2.000,00

FILTRO ARICA

Métricas Leads

Visitas ao perfil

Interação das pessoas com a publicação

KPI: Número de contas que começaram a seguir o perfil

80 81

Ação 1: Vitrine Digital

Objetivo: Experimentar roupas e calçados sem exposição, podendo "ganhar pontos" com o consumidor por mostrar preocupação e ao mesmo tempo inovação.

Período: De Janeiro à Junho de 2021

Pensando em um mundo pós Covid 19, criamos um aplicativo onde haverá todas as lojas de roupas e calçados do Shopping Aricanduva, nele você poderá visualizar todas as peças disponíveis na loja escolhida e utilizar no provador virtual por meio da câmera do seu smartphone, já que algumas lojas podem limitar o acesso ao provador.

Exemplo: Experimentando calçados pela câmera.

Quanto vai custar?

Investimento total: R$ 134.400,00

Desenvolvimento do aplicativo: 100.000,00

Ambiente da Ação: R$ 0,00

Totens próprios do Shopping R$: 0,00

Métricas

Número de visitantes no shopping

Qual público interagiu

Tempo médio uso

KPI:

Quantos visitantes interagiram com a ação.

Quntas pessoas acessaram os totens no dia

Ação 2: Leitor de Temperatura de pulso e Álcool Gel automático.

Objetivo: Mostrar ao consumidor que o Shopping Aricanduva tem um cuidado maior com a segurança do seu público.

Período: De Janeiro à Junho de 2021

Na entrada do shopping, será necessário utilizar uma máquina para detectar se algum individuo está com febre antes de entrar no estabelecimento. Os Leitores de Temperatura serão espalhados em todas as entradas do Shopping. Diferente da convencional, pois será identificado pelo pulso e contará com luzes.

Luz verde: aparece caso você esteja com a temperatura normal, sendo assim, pode entrar no shopping.

Luz azul: aparece caso tenha algo tenha dado errado sem conseguir identificar sua situação, você deve chamar um atendente.

Luz vermelha: aparece caso sua febre esteja alta, não podendo entrar no shopping e recebendo orientações para ir ao hospital.

Além disso, a mesma máquina também contará com Alcool Gel automático.

82 83

Quanto vai custar?

Investimento total: R$ 66.600,00

Ambiente da ação: R$0

Aferidores: R$ 500,00

Quantidade: 15 (por 6 meses)

Locação de Aferidores R$ 45.000,00

Abastecimento de alcool: 21.600,00

Métricas

Numero de medições

KPI: Quantas pessoas passam pelo shopping diariamente

A terceira fase é a realização de ações de livemarketing afim de familiarizar o público com o Gigante Arica e gerar interação.

Ação 1: Cantando com o Arica

Objetivo: Estabelecer relação com o público gerando engajamento.

Em março de 2021, terceiro mês da campanha, será realizada uma noite de karaokê na praça de alimentação do shopping em parceria com a “iVideokê”, empresa especializada em tecnologias e conteúdos para entretenimento, buscando interação e diversão para jovens. A ação será realizada como um campeonato onde o maior pontuador ganhará um par de ingressos para o cinema.

85 86

Quanto vai custar?

Investimento total: R$ 9.380,00

Ambiente da ação : R$0

Instalação e equipamentos para palco:R$ 1.300

Premiação: 80,00

Serviços iVideokê: R$ 8.000Investimento total: R$

9.380,00

Ambiente da ação : R$0

Instalação e equipamentos para palco:R$ 1.300

Premiação: 80,00

Serviços iVideokê: R$ 8.000

Métricas

Numero de visitantes no Shopping

Qual público interagiu.

Tempo médio de visita.

KPI: Quantos visitantes interagiram com a ação.

Ação 2: Fila de Piadas

Objetivo: Interação divertida e atrativa para o público.

Em abril de 2021, quarto mês da campanha, será oferecidoum show de stand up comedy, coniste em fazer apresentações de humor, sem precisar de caracterizações , cenários ou mudanças de ambiente. O grupo contratado será “ Os 4 amigos” que reúne comediantes que são amigos de longa data.

Os 4 se revezam na praça de alimentação a cada 15 minutos contando suas melhores observações sobre o cotidiano.

Quanto vai custar?

IInvestimento Total: R$ 16.300,00

Ambiente da ação: R$0

Instalação e equipamentos para palco: R$ 1.300,00

Cachê: R$ 15.000,00

Métricas

Número de visitantes

Qual o público interagiu

Tempo médio de visita

KPI: Quantos visitantes interagiram com a ação.

87 88

Ação 1: FestTruck Drive

Objetivo: Trazer tradição, variedade e um cardápio diferenciado.

Em maio de 2021, quinto mês de campanha, serão selecionados 7 food trucks na cidade de São Paulo para um festival no pátio do Shopping Interlar. A proposta é oferecer um cardápio diferente da praça de alimentação, receitas variadas para todos os gostos. Serão tendas colocadas no pátio cada uma com food truck para que o publico possa conhecer, o detalhe mais interessante é que tudo isso será feito em modo drive, com Restaurantes selecionados por serem nomeados os melhores de São Paulo pela Momondo, site de artigos e guias.

Quanto vai custar?

Investimento total: R$ 10.000,00

Ambiente da ação: R$0

Locação de mesas e cadeiras: R$ 7.000,00

Locação de Tendas: R$ 3.000,00

Cada equipe fornecerá seu material e equipamento

Food Trucks selecionados:

Rolando Massinha – Massas Italianas

Buzina Food Truck – Hamburguer

Só Coxinhas – Coxinhas

Massa na Caveira – Pizza

Métricas

Numero de visitantes no Shopping

Qual público interagiu.

Tempo médio de visita.

KPI: Quantos visitantes interagiram com a ação.

Veggies na Praça – Pratos veganos

Kombier – Cervejas Artesanais

Los Mendozitos – Vinhos

Quanto vai custar?

Investimento total: R$ 48.000,00

Ambiente da ação: R$0

Locação de Tendas: R$ 13.000,00

Premiação: R$ 15.000,00

Brindes: R$ 20.000,00

Métricas

Numero de inscrições para a corrida

Número de pessoas que participaram

KPI: Quantas pessoas já tinham visitado o shopping com seu pet

89 90

Ação 3: FestCar

Objetivo: Informação e entretenimento voltado ao público masculino.

Em junho de 2021, sexto e ultimo mês de campanha será realizado uma feira de carros esportivos no pátio do shopping. O evento consiste em uma feira de carros esportivos do AutoShopping para que os participantes possam conferir super carros de perto, ver lançamentos, fazer teste – drive e demonstrações. Terão no pátio várias tendas com totens trazendo tecnologia e vários carros estarão pelo pátio trazendo interação com o público.

Quanto vai custar?

Investimento total: R$ 3.528.300,0

Ambiente da Ação: R$ 0,00

Locação de tendas: R$ 8.300,00

Locação de carros: R$ 3.500.000

Totens: R$ 20.000,00

Métricas

Número de visitantes no shopping

Qual público interagiu

Tempo médio de visita

KPI:

Quantos visitantes interagiram com a ação.

Ação 4: FestGame.

Objetivo: Levar ao shopping um público de jovens digitais mantendo entretenimento com os demais públicos.

Em junho de 2021 ultimo mês de campanha, será feito uma feira de games, onde terão varias tendas no pátio do shopping com uma viagem no tempo de games clássicos até os mais revolucionários. Cada tenda será uma década diferente com os jogos preferidos da época disponíveis para serem jogadas pelo publico.

Quanto vai custar?

Investimento Geral: R$ 107.120,00

Custos Ambiente de ação: R$0,00

Locação de Tendas: R$ 5.120,00

Jogos Eletrônicos: R$ 102.000,00

Métricas

Numero de visitantes no Shopping

Qual público interagiu.

Tempo médio de visita.

KPI:

Quantos visitantes interagiram com a ação.

91 92
93 94

TEMA: Tudo para todos

CONCEITO: O gigante eficiênte da Zona Leste

SLOGAN: Gigante como São Paulo

95 96
98
100
102

Objetivo de mídia

O intuito da campanha é informar aos consumidores que o Shopping Aricanduva é a melhor opção em compras da cidade de São Paulo. A agência Prismar propõe uma ação publicitária com duração de 6 meses com diversas estratégias, incluindo parcerias com fornecedores e lojistas. O intuito é aumentar o tráfego significativo nas redes sociais e atender os objetos de marketing que propõe uma ampliação do número de frequentadores do shopping.Objetivo de mídia

Frequência

Para 2021, a agência Prismar propõe uma frequência alta de 7 vezes/dia, visando a máxima exposição da mensagem no período de campanha. A ação publicitária pretende divulgar o espaço comercial, as facilidades do novo site, além das redes sociais que oferecem conteúdos sempre atualizados sobre ofertas, promoções, dicas e outras curiosidades.

Alcance

A campanha de caráter institucional tem o propósito de reposicionar o shopping como o maior centro comercial da América Latina. Para alcançar este reposicionamento, trabalharemos com um alcance de 70% da população paulista.

Continuidade

Pelo fato de ser um centro comercial, o Shopping Leste Aricanduva trabalha com períodos sazonais bem estabelecidos dentro do calendário comercial. A campanha terá uma característica institucional, contudo abrirá espaços para ações pontuais em datas comemorativas que devem ser exploradas. Diante do exposto, a agência Prismar trabalhará com uma campanha pulsada (que mistura uma programação linear e em ondas).

107 108

O planejamento de mídia é uma ferramenta muito importante para que uma campanha publicitária obtenha sucesso. Isso porque é ele que determina as estratégias de comunicação mais adequadas para divulgar uma mensagem e impactar o público certo, na hora certa.

Muita gente acha que uma campanha bem-sucedida é aquela veiculada em todas as mídias (TV, rádio, jornal, revista, internet etc.), nos horários de maior alcance e por um longo período. Mas na verdade, uma campanha de sucesso é aquela que atende ao objetivo comercial do cliente/anunciante.

de audiência. Com as ferramentas existentes nas plataformas, tornou-se fácil monitorar as atividades e os perfis dos usuários. Além disso, com o alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias de otimização do site para mecanismos de busca, investir em Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir na mídia tradicional.

Uma das maiores vantagens do marketing digital, ou internet marketing, é o poder de mensuração de campanhas e análise de ROI (retorno sobre o investimento). Com o uso de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, além de saber a origem e a quantidade da audiência proveniente da internet, qualidade e experiência de navegação em blogs, sites institucionais, portais de notícias e lojas virtuais.

Junto aos objetivos de mídia foram pensados os principais meios de comunicação que atendem ao perfil de público. Os meios básicos são aqueles que ligam o objetivo da campanha ao público alvo. O seu papel é atingir o target e impulsionar vendas, atrair consumidores para o ponto de vendas e aumentar conversões. Dessa forma, planejar a abordagem midiática pode fazer toda diferença nos resultados.

Com um bom planejamento, é possível evitar gastos desnecessários e tomar decisões mais assertivas, devido sua importância.

Os meios básicos definidos pela agência Prismar são os digitais. De acordo com o mídia dados 2019, um ponto importante sobre Marketing Digital para empresas é o fato de você poder construir uma audiência que realmente deseja consumir seu produto/serviço e se relacionar com ela até fidelizá-la.

Ao contrário da mídia offline, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o Marketing Digital possibilita um nível de segmentação muito mais preciso do seu público. É possível criar mais de um público e segmentar a comunicação para cada tipo

Como meio complementar a agência definiu Televisão. A TV tem presença forte e complexa no nosso dia a dia, tendo em vista que hoje em dia estão presentes nas residências, smartphones, veículos, recepções de estabelecimentos, trabalho e momentos de lazer. A audiência pode ou não ser segmentada. Dependendo da estratégia, é possível utilizar ferramentas próprias para analisar e definir com objetividade o perfil do publico de cada horário e programa.

Apesar de possuir um custo elevado em relação a outros meios, a televisão é, de fato, capaz de causar grande impacto, já que possibilita inúmeras opções de períodos e horários, permitindo a inserção em programas distintos e com diferentes durações. Outro ponto forte, é a segurança que uma propaganda veiculada nesse tipo de mídia transmite ao público se comparada a anúncios da internet, por exemplo. Além da incontestável influência exercida pela mídia televisiva, os resultados podem ser observados em um período relativamente curto, o que facilita na hora de avaliar se os objetivos foram realmente atingidos.

Como apoio serão utilizados o OOH – Out of Home. Seu potencial de impacto leva a uma vantagem da mídia externa, ela tem o poder de engajar o público. O motivo é que esse tipo mídia alcança as pessoas justamente nos momentos em que estão mais ativas. Isso significa que a mídia exterior tem um público em potencial imenso, especialmente quando consideramos que o brasileiro tem passado cada vez mais tempo fora de casa e em trânsito.

Quando o consumidor está em movimento, ele fica em alerta, absorvendo informações sobre a sua localização, e se torna mais propenso a responder a mensagens ao seu redor.

108 109

Ao olhar informações sociodemográficas, você consegue assegurar que a mensagem seja posicionada em locais onde há maior concentração e circulação da população com o perfil desejado, aumentando a probabilidade de envolvimento dos consumidores que veem a propaganda com a marca. A propaganda atinge seu potencial de impacto e engajamento estimulando as pessoas certas. E existe uma série de dados que pode apoiar a escolha das peças da uma campanha, para garantir que ela seja vista pelo máximo de pessoas do seu público-alvo.

A alta capacidade da mídia externa de captar a atenção e estimular o consumidor a agir revela a ótima relação custo-benefício desse tipo de comunicação. Afinal, você paga um preço menor do que uma propaganda na televisão, por exemplo, para atingir e engajar um público de grandes proporções;

Tática

Facebook

A escolha dos meios e veículos de comunicação tem a importância de levar uma mensagem específica para um público específico. Desta forma a programação será capaz de estabelecer uma comunicação eficiente, definir um planejamento estratégico e desenvolver produtos e serviços para atender suas necessidades.

Segundo uma pesquisa da News1, uma plataforma de noticias, feita com 750 adolescentes mostra, como a presença dos smartphones cresceu entre os jovens. Em apenas três anos, a proporção daqueles que possuem ou têm acesso a esse tipo de aparelho saltou de 73% para 95%, incremento de 22 pontos percentuais, além disso, 45% do total dizem estar online constantemente.

O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros. Além disso o Facebook é uma rede social onde grande parte da faixa etária do público-alvo passa a maior parte do tempo.

O Facebook tem dois bilhões de usuários ativos mensalmente e nele existem diversas opções de publicidade para ajudar a atingir metas comerciais, além da ferramenta para visualizar, fazer alterações e conferir os resultados de cada campanha com custo baixo.

Instagram

O Instagram é atualmente a rede social que mais cresce em número de usuários. Só no Brasil, são cerca de 57 milhões de perfis ativos.Esse é o verdadeiro ambiente ideal para estratégias de marketing. Afinal, novos públicos surgem e se tornam mais abertos às empresas.

Segundo a MarketingSherpa, plataforma especializada em marketing 95% dos adultos entre 18 e 34 anos segue marcas nas redes sociais, mas todas as faixas etárias apresentam percentagens acima dos 70%. Hoje em dia, com o avanço tecnológico, a facilidade de acesso à internet e as mudanças na jornada do consumidor, as redes sociais são uma oportunidade de conquistar o publico alvo nos primeiros momentos, por meio de conteúdo de qualidade, informação e interatividade.

O Instagram é a rede social perfeita para publicidade porque é possível uma das ferramenta para conseguir mais cliques para o site institucional, aumentar as vendas e incentivar a instalação de um aplicativo.

Além das postagens orgânicas do Instagram os anúncios permitem que sua empresa inclua links como parte de postagens.

110 111

Spotify

O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros. Além disso o Facebook é uma rede social onde grande parte da faixa etária do público-alvo passa a maior parte do tempo.

O Facebook tem dois bilhões de usuários ativos mensalmente e nele existem diversas opções de publicidade para ajudar a atingir metas comerciais, além da ferramenta para visualizar, fazer alterações e conferir os resultados de cada campanha com custo baixo.

Youtube

De acordo com o YouTube, mais de 1,9 bilhão de usuários acessam a plataforma por mês e cerca de 1 bilhão de horas de vídeo são assistidos por dia por seus usuários. Anúncios em vídeo fazem muito sucesso e você pode até se dar bem se seu vídeo viralizar.

A plataforma de música paga permite que os assinantes acessem cerca de 30 milhões de músicas a partir de diversos modos de navegação. No Spotify, o usuário pode encontrar playlists, rádios e podcast, checar quais músicas estão fazendo sucesso entre os assinantes, criar suas próprias coleções ou seguir as coleções de amigos e artistas.

Segundo a Resultados Digitais plataforma de pesquisa, O Spotify anunciou o lançamento do Ad Studio, também conhecido como Spotify Ads, uma plataforma que permite que empresas criem, editem e veiculem seus anúncios em formato de áudio para os usuários do aplicativo de músicas. De acordo com a companhia, a novidade é voltada para pequenas e médias empresas e os preços serão flexíveis.

Uma das coisas mais interessantes de anunciar no Youtube é que você consegue fazer uma segmentação muito assertiva para o seu público. Pessoas passam horas assistindo vídeos à procura de informações, entretenimento, educação e até conselhos pessoais. Os anúncios de YouTube funcionam como comerciais de TV e podem aparecer no começo do vídeo, no meio, ou em intervalos determinados.

Além disso, o Spotify a cada dia vem ganhando mais espaço entre os jovens, é um aplicativo de música pago mas tem a versão gratuita e por consequência conta com anunciantes, tornando uma ótima oportunidade para anúncios do centro comercial Shopping Aricanduva.

LinkedIn

Nos últimos anos, o Spotify se estabeleceu como um espaço confiável para que empresas alcancem uma audiência engajada. O Ad Studio abre essa porta para todos. É uma ótima oportunidade para que ainda mais anunciantes construam relacionamentos com seus ouvintes.

O mais interessante é que os anúncios funcionam bem para os dois lados, duram em média 30 segundos o que não chega a atrapalhar a experiência do usuário e o anunciante paga por visualização completa do anúncio

Além disso, o Youtube é onde está os digitais influencers que é uma das estratégias mais usadas atualmente. Também chamado marketing de influência, aliar-se a figuras públicas, conhecidas e que já contam com uma legião de fãs, para impulsionar uma marca.

De acordo com a Fóssil Digital, plataforma de marketing digital, o LinkedIn não tem concorrentes diretos nesse segmento. É a única plataforma verdadeiramente voltada para networking e conteúdo empresarial. Portanto, você não arrisca errar ao trabalhar com essa estrutura. Basta aproveitar o que seus recursos têm a oferecer.

O LinkedIn tem uma ferramenta para que os usuários possam criar e gerenciar campanhas de anúncios para um público específico dentro da sua plataforma: o LinkedIn Ads. A ferramenta serve para impulsionar seu conteúdo e atingir sua audiência por meio de anúncios que podem ser compostos por textos, imagens e vídeos, e podem aparecer no feed de postagens. O LinkedIn conta atualmente com mais de 8 milhões de empresas conectadas a essa rede social apenas no Brasil.

112 113

Televisão

Apesar de vivermos a era digital, assistir à TV é uma das atividades mais frequentes, com o brasileiro comum assistindo 5 horas todos os dias. Anunciar na televisão pode aumentar o poder de oferecer mais conteúdo em menos tempo, também possibilita maior capacidade de expandir e interagir com o público alvo criando vínculos emocionais além de explorar momentos específicos do ano como: Natal, dia das mães e etc. Embora os anúncios de TV tenham um custo maior para produção do outros anúncios, o material promocional ou local divulgado na televisão é muito mais influente, e gera resultados incríveis porque os consumidores confiam nele.

Métricas

- Cobertura

- Alcance

- Frequência

- Continuidade

Busdoor – Out of Home

Por se tratar de mídia itinerante, essa estratégia possibilita que a agência tenha uma visão mais ampla de segmentação, é exclusiva, pois normalmente é composta ela aplicação de apenas um adesivo no vidro traseiro do ônibus, também possui um tempo maior de exposição possibilitando a criação de mensagens impactantes, além de ter a melhor relação custo-benefício entre as mídias externas.

Métricas

- Alcance

- Tempo de permanência

- Cobertura geográfica

- Engajamento

Metrô e CPTM

Mais uma mídia Out of Home importante para a divulgação do cliente, visto que elas possibilitam a interação com o público, a continuidade e repetição dos anúncios nos painéis de mídia dos vagões, além do tempo de permanência. Muito utilizada e de custo-benefício interessante, é possível além dos painéis e vagões fazer a divulgação nas dependências das estações aproveitando outras formas de anúncio.

Métricas

Alcance

- Tempo de permanência

- Cobertura geográfica

- Engajamento

115
116 117 J A N FEV MA R A BR MA I J UN Face book I nstagram Li nk e dI n Me trô CP TM SP Trans TV Youtube Spoti f y

Um sentimento mútuo de felicidade e gratidão pelo caminho traçado até aqui. A Agência Prismar passou por muitas mudanças nesses anos e só aprendeu com isso, agradecemos a todo corpo docente pela competência, paciência e dedicação.

Aos nossos orientadores nosso muito obrigado por nos conduzir e nos ensinar através dos erros. Por trás deste trabalho de conclusão de curso também está o apoio de muita gente, sem o qual nada disto teria sido possível, gratidão aos nossos familiares e amigos pela força.

À universidade só podemos demonstrar reconhecimento porque sem todos os recursos que ela oferece não seria fácil, aos amigos que fizemos, as pessoas que conhecemos nosso muito obrigado.

Que venha o futuro.

Agência Prismar

Referências

Projeto de Educação Ambiental: "Córregos do Aricanduva". Prefeitura de São Paulo, São Paulo,15 de abril de 2020. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/aricanduva/cadesaf/i ndex.php?p=68839 Acesso em: 20 de abril de 2020.

Em um ano, São Paulo recolhe 94 toneladas de lixo eletrônico. Recicla Sampa, São Paulo, 05 de novembro. De 2018. Disponível em: https://www.reciclasampa.com.br/artigo/em-um-ano-sao-paulo-recolhe-94-toneladas-de -lixo-eletronico Acesso em: 20 de abril de 2020.

Sustentabilidade em Shopping Center: como atender essa demanda tão atual? Grupo Ease, São Paulo, 01 de outubro de 2019. Disponível em: https://blog.grupoease.com.br/sustentabilidade-em-shopping-center-como-atender-ess a-demanda-tao-atual/ - Acesso em: 24 de abril de 2020.

MONSORES, Tiago. Shopping 4.0 tempo de transformação. Meio e mensagem, São Paulo, 09 de Dezembro de 2019. Disponível em:

https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2019/12/09/shopping-4-0-tempo-d e-transformacao.html – Acesso em: 24 de abril de 2020.

GALA, Paulo. A economia do Shopping Center. Paulo Gala, São Paulo, 24 de Setembro de 2019. Disponível em: https://www.paulogala.com.br/a-economia-do-shopping-center-para-entender-o-brasil-d os-ultimos-anos/ Acesso em: 24 de abril de 2020.

118
119

Principais Shoppings de São Paulo. Folha de São Paulo. São Paulo, 02 de abril de 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/09/1348158-saiba-quais-sao-e-onde-ficam -os-39-principais-shoppings-de-sao-paulo.shtml - Acesso em: 22 de abril de 2020.

Institucional. Shopping Aricanduva. São Paulo, 10 de Setembro de 2016.Disponível em: https://www.aricanduva.com.br/institucional.php Acesso em: 16 de abril de 2020.

Números do setor. Abrasce. 2019 Disponível em: https://abrasce.com.br/numeros/setor/ - Acesso em: 20 de abril de 2020.

GUIMARÃES, Lídia. Dólar quem ganha e quem perde com a alta do dólar. UOL. São Paulo, 11 de Dezembro de 2019. Disponível em:https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2019/11/27/quem-ganha-e-quem-perde-co m-a-alta-do-dolar-o-impacto-do-cambio.htm Acesso em: 18 de abril de 2020.

Como os Shoppings podem ajudar os lojistas a vender mais. Grupo Ease. São Paulo, 15 de Maio de 2019. Disponível em: https://blog.grupoease.com.br/entenda-como-os-shoppings-podem-ajudar-o-lojista-a-v ender-mais/ Acesso em 25 de abril de 2020.

VITERBO, Lorena. As peculiaridades do contrato de locação em Shoppings Centers. JusBrasil. 2015. Disponível em: https://lorenaviterbo7.jusbrasil.com.br/artigos/310548486/as-peculiaridades-do-contrato -de-locacao-em-shopping-center Acesso em 15 de Abril de 2020

121
120
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.