Page 1

GUIA DE SERVIÇOS TUDO O QUE NECESSITA PARA UM TRANSPORTE URGENTE NACIONAL MAIS SIMPLES E MAIS FIÁVEL!


GUIA DE SERVIÇOS TRANSPORTE EXPRESSO NACIONAL

Rangel Angola Expresso & Trânsito A nossa Missão é estudar e implementar em cada um dos nossos clientes soluções personalizadas, superando as suas expectativas, conquistando assim a sua confiança e reconhecimento, promovendo um serviço de excelência junto dos nossos clientes. Temos como Visão ser reconhecidos como uma empresa rentável, competitiva e socialmente responsável, destacandose no mercado pelos elevados níveis de Qualidade da sua acção e dos serviços que presta. Temos ao seu dispor uma equipa especializada de colaboradores, apoiada por várias plataformas espalhadas pelas principais províncias e por uma frota de viaturas dedicadas. Confie em nós, fazemos da sua urgência uma prioridade. Nada é impossivel!

2


ÍNDICE O NOSSO SERVIÇO..................................................................................................................................................................................04 RANGEL ONLINE.....................................................................................................................................................................................07 COMO SOLICITAR UMA RECOLHA.........................................................................................................................................................08 COMO SEGUIR O SEU ENVIO..................................................................................................................................................................08 A SUA FACTURA RANGEL.......................................................................................................................................................................09 GUIA DE TRANSPORTE ...........................................................................................................................................................................10 ALGUMAS DICAS ÚTEIS.........................................................................................................................................................................12 COMO PREPARAR O ENVIO....................................................................................................................................................................14 EMBALAGENS RANGEL..........................................................................................................................................................................15 RESTRIÇÕES E LIMITES ..........................................................................................................................................................................16 TAXA DE COMBUSTÍVEL.........................................................................................................................................................................17 CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃODE SERVIÇO DE TRANSPORTE.................................................................................................................18

3


GUIA DE SERVIÇOS TRANSPORTE EXPRESSO NACIONAL

O NOSSO SERVIÇO A Rangel Angola Expresso & Trânsitos permite-lhe satisfazer as suas necessidades de transporte expresso nas principais províncias, disponibilizando um serviço de fiável serviços adaptáveis às suas exigências. Colocamos ao seu dispor o mais moderno sistema de monitorização, onde poderá verificar o estado dos seus envios em tempo real. Com os nossos serviços tem a possibilidade de enviar desde documentos a várias encomendas até 30 kgs/carta de porte, permitindo uma maior flexibilidade de soluções para os seus envios.

SERVIÇO EXPRESSO NACIONAL RANGEL STANDARD Entrega porta-a-porta com tempos de trânsito definidos* em Luanda, de Luanda para várias províncias e das mesmas províncias para Luanda. Para isto temos ao seu dispor uma frota de veículos e profissionais dedicados a satisfazer as necessidades da sua empresa. BENEFÍCIOS • Entregas porta-a-porta com tempos de trânsito definidos; • Seguimento dos seus envios através do Serviço de Apoio ao Cliente; • Documentos e encomendas até 30 kg por carta de porte; PROVÍNCIAS EM QUE OPERAMOS • Luanda • Benguela • Cabinda • Huambo • Lubango • Namibe • Soyo PESO E DIMENSÕES MÁXIMAS O limite de peso por carta de porte é de 30Kgs.

As dimensões da encomenda têm como limite: Comprimento – 60cm / Largura – 40cm / Altura – 40cm Caso o seu envio ultrapasse estes limites, contacte-nos. Iremos encontrar uma solução.

4

* Consulte o Serviço de Apoio ao Cliente pelo 919 368 790


SERVIÇOS COMPLEMENTARES RESPONSABILIDADE E SEGURO Responsabilidades por perdas e danos. No exercício da nossa actividade de transportador existem regras e directrizes, fixadas por Convenções Internacionais, Regulamentos e Leis Nacionais.

Sendo que cada envio tem uma responsabilidade de indeminização limitada a USD 100 por Carta de Porte, ou USD 20.38 por Quilograma, ou o equivalente na moeda nacional, sendo a maior quantia entre os dois, a menos que declare um valor superior para a mercadoria segundo é descrito nas Condições de Prestação de Serviço de Transporte.

Para uma informação pormenorizada consulte as Condições de contrato no campo referente a “Informação Respeitante às Limitações de Responsabilidade”.

5


GUIA DE SERVIÇOS TRANSPORTE EXPRESSO NACIONAL

INFORMAÇÕES ÚTEIS SERVIÇO DE APOIO AO CLIENTE Para marcação de recolhas e informações gerais, temos ao seu dispor o nosso Serviço de Apoio ao Cliente. Contamos com uma equipa de pessoas altamente qualificadas para lhe prestar toda a informação e acompanhamento necessários. O horário de atendimento do Serviço de Apoio ao Cliente é das 08h00 até às 17h30, através dos seguintes números: Telefone: +244 919 368 790 ou +244 937 519 622 Fax: +244 222 353 714

FACTURAÇÃO E PAGAMENTOS A facturação dos serviços de transporte é efectuada quinzenalmente, para permitir uma fácil conferência de facturas e também poder facturar rapidamente o envio ao seu cliente se o desejar.

DESCRIÇÃO DO ENVIO As descrições colocadas nos documentos necessários deverão ser o mais completas e específicas possível a fim de evitar atrasos desnecessários. Não deverá colocar descrições generalistas como: “Amostras”; “Presentes”; “Têxtil”, etc., mas sim descrições específicas tipo: “Calça de homem”; “Camisa de Seda”, etc.

SUGESTÕES Porque consideramos a sua opinião importante, temos ao seu dispor um endereço de e-mail, para onde poderá enviar as suas sugestões: sugestoes.angola@rangel.com

6

* Consulte Serviço de Apoio a Cliente 919 368 790


RANGEL ON LINE A Rangel disponibiliza aos seus clientes um leque de serviços de apoio online. Poderá consultar toda a documentação necessária para os seus envios, bem como, solicitar mais esclarecimentos sobre questões específicas para cada destino.

MYRANGEL - PORTAL DO CLIENTE O “myRangel” é uma ferramenta que possibilita aos nossos clientes o controlo e a visibilidade global da cadeia de abastecimento em tempo real, tornando o processo de gestão de envios mais fácil, transparente e eficiente. Tudo isto é possível graças a uma interligação constante entre a aplicação

Dashboard

“myRangel” e os sistemas de informação da RANGEL. Com um simples “clique” e um interface simples e claro, os nossos clientes têm acesso a uma vasta gama de informações transparentes e seguras. Dependendo dos serviços contratados pelo cliente, o “myRANGEL” permite, entre outras, o acesso às seguintes funcionalidades:

TRACK & TRACING DE ENTREGAS

Track And Tracing

• Acompanhamento, em tempo real, do estado das entregas; • Acompanhamento, em tempo real, do estado das recolhas; • Acesso à consulta do detalhe do envio; • Acesso à consulta do histórico de eventos; • Localização geográfica do ponto de entrega no mapa da google; • Possibilidade de exportar dados para Excel / Word. • Acesso à lista de entregas que lhe estão associadas (quando aplicável);

DASHBOARD • Acompanhamento, em tempo real, da evolução da taxa de concretização das suas entregas por região/código postal, com respectivas percentagens de concretização. A visualização cromática de acordo com a escala apresentada na página, permite perceber de forma rápida e simples qual o estado das suas encomendas em cada momento e em cada região.

DOWNLOAD DE DOCUMENTOS • Possibilidade de download de faturas e notas de crédito.

7


GUIA DE SERVIÇOS TRANSPORTE EXPRESSO NACIONAL

COMO SOLICITAR UMA RECOLHA Uma vez embalados os volumes, preenchida toda a documentação e preparado o envio, poderá marcar a recolha contatando o nosso Serviço de Apoio ao Cliente de segunda a sexta feira das 08h00 às 17h30.

GESTÃO SIMPLES DE ENVIOS EFECTUAR A GESTÃO DOS SEUS ENVIOS COM A RANGEL... É SIMPLES Solicite a recolha do seu envio sem contratempos. • Através do nosso Serviço de Apoio ao Cliente pode agendar, cancelar ou adiar uma recolha sem preocupações.

COMO SEGUIR O SEU ENVIO Uma vez marcada a recolha, o seu envio entra automaticamente no sistema da Rangel. Poderá consultar o estado dos seus envios em todo o território nacional, em tempo real, até à entrega. Apenas necessita do seu número de guia de transporte.

TELEFONE Utilize o nosso Serviço de Apoio ao Cliente para consultar o estado dos seus envios. Rapidamente os nossos operadores irão transmitir todos os detalhes e informações necessárias.

PORTAL MYRANGEL Utilize o Portal myRangel para acompanhar em tempo real o estado e detalhes dos seus envios.

8


A SUA FACTURA RANGEL Sendo o objectivo da RANGEL Angola Expresso & Trânsitos facturar correctamente e de forma clara e concisa, segue uma breve explicação de como ler e interpretar os nossos documentos. Em situações de dúvida que possam surgir, não hesite em contactar o Serviço de Apoio ao Cliente.

EXPLICATIVO DA FACTURA EXPLICATIVO FACTURA

RANGEL ANGOLA EXPRESSO E TRÂNSITOS LDA Aeroporto Internacional 4 Fevereiro Terminal SAL Luanda - Angola Serviço de Apoio Cliente: 937 519 622 Dept. Comercial;

PRIMEIRA PÁGINA Exmos. Srs.

1 - Nome e Morada da entidade a facturar;

1

Dept. Financeiro:

2 - Nº da factura;

Nº Contribuinte: 5403011501 Alvará de Expresso: Licença de Exploração nº6/2007 Registo de Conservatória: Matrícula nº63.771/19930819

Nº FACTURA: Data: Vencimento:

11D00000

2

3

Cliente: Nº Contribuinte: Nº Conta:

Original Página 1 de 2

Resumo Documento Serviço:

3 - Cliente, Nº de Contribuinte e Nº de conta da entidade facturada;

Factura

Moeda:

AKZ

4 - Tipo de Serviço respeitante à factura;

Doméstico

4

Total Contravalor em USD

5 $

-

5 - Valor Total de facturação.

AGRADECEMOS QUE EVENTUAIS RECLAMAÇÕES NOS SEJAM ENVIADAS NO PRAZO MÁXIMO DE 30 DIAS.

PÁGINAS SEGUINTES

Agora, Angola de ponta a ponta

Descritivo das cartas de porte

6 - Valor do transporte e taxa de combustível;

Pagamentos poderão ser efectuados por transferência bancária para: Instituição Bancária Banco Fomento Angola Banco BIC Banco Millennium Angola

UM AKZ USD AKZ USD AKZ USD

DETALHE DO DOCUMENTO Factura 11D00000 www.rangel.com

Nr Carta de Porte: 01-09-2011 01-09-2011

IBAN AO06 0006 0000 0001 1879 30255 AO06 0006 0000 0001 1879 31128 AO06 0051 0000 0009 4841 15154 AO06 0051 0000 0009 4841 35136 AO06 0034 0000 0005 0630 08769 AO06 0034 0000 0005 0630 02464

Página 2 de 2 01-07-2012 Serviço de Apoio ao Cliente:

A00000 Pacote Taxa Comb.

Nº Conta 11879.30.002 11879.31.001 94841.15.001 94841.35.001 50630087 50630024

937 519 622 | 919 368 790

Peso:

Peso Vol:

Contravalor USD (Valor USD)

TOTAL

(Valor USD) (Valor USD)

6

7 - Valor da carta de porte.

Valor

7

(Valor AKZ) (Valor AKZ) (Valor AKZ)

DOCUMENTAÇÃO ENVIADA Para efeitos de facturação, a Rangel envia a factura, incluindo todos os detalhes dos envios pertencentes à mesma.

9


GUIA DE SERVIÇOS TRANSPORTE EXPRESSO NACIONAL

GUIA DE TRANSPORTE Cada envio requer uma guia de transporte, para assegurar uma entrega rápida e sem contratempos. Apenas necessita duma guia de transporte para cada direcção de destino, ainda que o envio seja composto por vários volumes. A sua guia de transporte não pode substituir a factura comercial.

EXPLICATIVO DA GUIA 4 Rangel Angola Expresso e Trânsitos 1 Expedidor

Aeroporto Internacional 4 Fevereiro REF:

Shipper

919 268 790 / 937 519 622

Luanda 4 Tipo de Serviço:

1 Data:

DD/MM/AA

Nr Conta Rangel: Standard (volumes até 50 kgs)

Nome:

Telefone:

5

Spot Companhia: 5 Pagamento / Payment

Endereço: Endereço:

Expedidor

Cidade:

País:

2 Destinatário Nome:

REF:

Consignee

2

6

Conta Rangel Nº/ Rangel Account Nr 6 Assinatura Requerida/ Required Signature

Telefone:

Assinatura Remetente:

Companhia: Assinatura Courier Rangel: Endereço: Endereço:

Data:

Cidade:

3 Informação da Remessa / Shipment Information Quantidade Colis

7

País:

Peso Weight

3

Nr Guia Transporte:

Dimensões Dimensions

A00000000011

C/L/A Assinatura Destinatário:

Descrição Description

10

(CÓDIGO BARRAS)


1 - EXPEDIDOR

5 - PAGAMENTO

Este campo determina quem paga o envio e deve ser preenchido com os respectivos dados.

Aqui insira o seu nº de conta Rangel, e assinale o Expedidor como responsável pelo pagamento.

2 - DESTINATÁRIO

6 - ASSINATURA REQUERIDA

Este campo deve ser preenchido com os dados do destinatário do envio.

Deve assinar o documento no campo “Assinatura Remetente”. Na recolha, o Courier Rangel assinará no respectivo campo e colocará a data.

3 - INFORMAÇÃO DA REMESSA Nesta seção deve inserir detalhes

7 - Nº GUIA DE TRANSPORTE

como o peso e dimensões do seu envio, bem como a descrição.

Nº da Guia de Transporte associada ao envio.

4 - TIPO DE SERVIÇO

8 - ASSINATURA DESTINATÁRIO

Neste campo deve selecionar o tipo de serviço pretendido.

Este campo deve ser preenchido pelo destinatário com a respectiva assinatura.

11


GUIA DE SERVIÇOS TRANSPORTE EXPRESSO NACIONAL

ALGUMAS DICAS ÚTEIS O QUE DEVE FAZER • Escolha o tamanho da embalagem de acordo com o seu conteúdo. Caixas muito cheias podem rebentar. • Use embalagens de elevada qualidade para os seus envios. Exemplo: caixas de cartão canelado duplo. • Use materiais de acondicionamento, para impedir, que os materiais embalados se desloquem. • Use cintas plásticas sempre que for possível. • Coloque os bens mais frágeis no centro da embalagem; assegure-se que não tocam nos lados. O seu objecto deve ser bem acondicionado de todos os lados. • Assegure-se que os líquidos são armazenados em embalagens sem fugas, embalados com materiais internos leves e fortes e selados com um saco de plástico. Lembre-se sempre que uma má embalagem pode provocar danos nos objectos em redor. • Sele as substâncias semilíquidas, gordurosas ou com cheiros fortes com fita adesiva e embrulhe depois em papel resistente à gordura. Lembre-se sempre que uma má embalagem pode provocar danos nos objectos em redor. • Coloque os pós e grãos finos em sacos plásticos fortes, bem selados e depois embalados numa caixa de fibra rígida. • Use etiquetas “este lado para cima” para materiais não sólidos. • Reacondicione os seus presentes de forma adequada. Muitos bens vendidos em embalagens atractivas podem não proteger o envio. • Escreva a morada na totalidade e de forma clara, usando letras maiúsculas quando preencher a guia de transporte para facilitar a sua legibilidade. • Quando envia objectos afiados, como facas ou tesouras, assegure-se que protege totalmente as extremidades e pontas. O cartão reforçado é adequado para o efeito. Fixe o material protector de forma segura para que não possa ser acidentalmente removido em trânsito. • Quando reutiliza uma caixa, retire todas as etiquetas e autocolantes. Assegure-se que a caixa está em boas condições.

O QUE NÃO DEVE FAZER • Não use sacos de tecido. • Não use celofane ou corda para selar o seu envio. • Não considere que as etiquetas de “Frágil” ou “Tratar com Cuidado” (“Fragile” e “Handle with care”) substituem uma embalagem cuidada. São apenas apropriadas como informação.

12


CONSELHOS SOBRE ACONDICIONAMENTO • Recomenda-se que deixe um espaço de pelo menos 5cm entre a embalagem exterior e o produto embalado. Este espaço pode ser cheio com material almofadado de qualquer tipo, qualquer material serve desde papel de jornal amachucado a trapos.

Listamos os produtos mais comuns para este efeito: • Poderá utilizar desde materiais soltos em forma de “batata frita”, “pedaços” e “amendoins” até rolos de folha de plástico com bolhas. • Estes materiais soltos são normalmente muito leves, geralmente usados para encher cantos, manter os artigos centrados na caixa e absorver choques. São limpos e reutilizáveis mas podem ser volumosos para armazenar. A maior parte dos enchimentos disponíveis no mercado são fabricados a partir de produtos reciclados. • Preferencialmente opte por materiais de base vegetal e biodegradáveis. • Muitos materiais que encontra na sua empresa ou na sua casa podem também ser usados - jornais velhos, trapos rasgados, enchimento de almofadas, todos são materiais ideais para acondicionar. • Os plásticos com bolhas de ar fornecem uma boa protecção contra choques, vibrações e erosões, para além de ser leve e flexível.

Folhas, cartões e rolos • Quando embala artigos ou objectos empilhados, deve sempre usar divisórias, que fornecem absorção de choques. • As divisórias usadas mais frequentemente são folhas de cartão prensado, folhas de madeira prensada ou simples folhas de papel craft castanho. Rolos de cartão prensado, cortados à medida, são excelentes para proteger os seus envios. Recomendam-se folhas de espuma para embrulhar objectos frágeis.

13


GUIA DE SERVIÇOS TRANSPORTE EXPRESSO NACIONAL

COMO PREPARAR O ENVIO A Rangel Angola Expresso & Trânsitos desenvolveu embalagens resistentes e fáceis de utilizar. Poderá solicitar as suas embalagens Rangel através do nosso Serviço de Apoio ao Cliente. Qualquer que seja o peso ou a distância do seu envio uma boa embalagem irá protegê-lo durante o trajecto. Pode também utilizar a sua própria embalagem.

CONSELHOS PARA UM TRANSPORTE SEM CONTRATEMPOS Para que os seus envios cheguem sempre a tempo e em perfeitas condições, é importante assegurar-se que a embalagem e os rótulos são os correctos. • Proteja o material impresso com bolsas de plástico. • Utilize embalagens almofadadas para artigos pequenos. • Embale individualmente os artigos frágeis. • Proteja as arestas com plástico de bolhas, cartão ondulado ou espuma de poliuretano. • Feche as embalagens com fita adesiva resistente. Nunca os ate com cordas que se poderiam enrolar nas máquinas classificadoras. • Retire todas as referências a direcções anteriores e as etiquetas velhas que podem ter as embalagens. • Os envios pesados ou volumosos devem poder ser aplicados sobre plataformas de carga ou paletes, para serem manipulados facilmente com o empilhador. • Embale com cuidado os objectos pesados, para evitar que se movam dentro da • embalagem. • Distribua o peso uniformemente. • Empilhe as caixas sobre uma palete fazendo coincidir as esquinas. Mantenha nivelada a superfície superior da palete, para reduzir ao mínimo o risco de dano das caixas, e cubra pelo menos o topo com uma protecção mais resistente. • A Rangel transporta mercadorias definidas como perigosas pela IATA. Entre elas figuram explosivos, gases e líquidos inflamáveis e materiais corrosivos, mas também pinturas, cosméticos e álcool (acima de um determinado volume). • A normativa internacional é estrita, pelo que este tipo de envios requerem uma meticulosa revisão por parte de técnicos internacionais em transporte de mercadorias perigosas.

14


EMBALAGENS RANGEL A Rangel Expresso apresenta as suas embalagens personalizadas e adaptadas aos envios dos produtos portugueses. Estas embalagens estão disponíveis em várias dimensões e fornecem uma excelente opção de envio para os clientes.

CAIXAS PARA GARRAFAS Sempre que tiver necessidade de transportar garrafas, poderá utilizar as nossas embalagens concebidas para o efeito. Estas apenas permitem o envio de uma ou três garrafas, no entanto, se desejar poderá enviar mais que uma garrafa para o mesmo destino, utilizando as embalagens necessárias apenas com uma guia de transporte.

VANTAGENS • Preço económico; • Dimensões adaptadas às garrafas de vinho; • Praticas e resistentes; • Redução de tempo e custos de embalagem; • Imagem atractiva.

PREÇOS • Consultar o Serviço de Apoio ao Cliente.

PENDURADOS EXPRESSO Estas embalagens permitem o envio com segurança de mercadorias que necessitam de estar penduradas durante o transporte. Dimensões (cm): 59 x 107 x 22

VANTAGENS • Preço económico; • Dimensões adaptadas aos seus envios; • Muito resistentes; • Redução de tempo e custos de embalagem; • Permite juntar várias volumes numa só embalagem.

PREÇOS • Consultar o Serviço de Apoio ao Cliente.

Cada envio será facturado em função da sua Tabela de Preços, além do valor desta embalagem. Consulte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente 919 368 790 para verificar se existem restrições no pais de destino e solicitar embalagens

15


GUIA DE SERVIÇOS TRANSPORTE EXPRESSO NACIONAL

RESTRIÇÕES E LIMITES Estas restrições e limites estão regulados pelas normas internacionais de transporte de mercadorias, pelo que, deverá sempre declarar correctamente o conteúdo dos seus envios.

ARTIGOS PROIBIDOS Os seguintes artigos estão proibidos de serem enviados pela Rangel, a menos que se indique o contrário, podendo ser aplicadas mais restrições consoante o destino. • Animais vivos ou mortos • Armas de fogo, armamento e munições • Artigos de valor extraordinário (ex: antiguidades, obras de arte, pedras preciosas, etc)

• Explosivos • Marfim e produtos derivados do marfim • Peles de animais • Plantas, flores ou sementes

• Artigos ou materiais perigosos • Bebidas alcoólicas • Bens pessoais isentos de direitos • Comida ou alimentos perecíveis • Dinheiro, moedas, cheques, vales ou artigos negociáveis

• Pornografia • Tabacos e produtos derivados • Taxidermia • Volumes embalados em papel “Kraft” • Volumes molhados e que perdem liquido ou emitam odores.

Outros artigos estão proibidos de serem transportados pelos serviços da Rangel que pela sua natureza, constituem um perigo inerente, podendo sujar, tingir, danificar e avariar outras mercadorias transportadas, ou que possam violar leis e regulamentos governamentais aplicáveis nos países de destino. Consulte o nosso Guia de Serviços ou contacte o nosso Serviço de Clientes para uma informação mais especifica. Reservamo-nos no direito de recusar ou suspender o transporte de qualquer envio que não cumpra com as especificações necessárias para o efeito, conforme consta nas Condições de Contrato que poderá consultar no verso das guias de serviço ou mais à frente neste guia de serviços.

COMO DETERMINAR O PESO COBRÁVEL Peso cobrável: As tarifas de preços baseiam-se no peso total real, ou no peso volumétrico total de todos os volumes num envio, aplicando-se sempre o maior dos dois. Peso real: Calcula-se pesando o volume ou os volumes respeitantes ao envio. Peso volumétrico: Multiplique o comprimento de cada volume pela sua altura e largura em cm, arredondando para o cm inteiro seguinte. A este resultado divida por 5 000, obtendo assim o peso volumétrico em Kg, se o resultado ultrapassar a fracção do quilo, consulte na tabela o escalão seguinte (ex. 5,2 Kg deverá considerar 5,5 kg). Para envios de volumes múltiplos deve calcular o volumétrico separadamente para cada um, no caso das suas dimensões serem diferentes. C x A x L = Peso volumétrico 3 Formula de cálculo do peso volumétrico: 1 m = 200 Kg 5 000 C – Comprimento em cm; A – Altura em cm; L – Largura em cm.

16


TAXA DE COMBUSTÍVEL A Rangel aplica uma sobretaxa variável baseada no preço do combustível. Este método consiste em associar uma taxa de referência que acompanha a variação dos preços do mercado de combustível, permitindo à Rangel e seus clientes, verem esta taxa ser ajustada de acordo com estas oscilações. Poderá consultar a percentagem mensal da “ Taxa de Combustível”, no 1º dia útil de cada mês através do Serviço de Apoio ao Cliente.

As percentagens de variação da taxa de combustível assim como os intervalos de variação do preço do combustível estão sujeitos a alteração pela Rangel a qualquer momento com ou sem aviso prévio. Os detalhes da taxa de combustível serão actualizados no primeiro dia útil de cada mês, pelo que agradecemos que seja efectuada a sua consulta para conhecimento da taxa de combustível que incidirá nas faturas dos transportes do respectivo mês através do Serviço de Apoio ao Cliente. A taxa de combustível para os serviços expresso Rangel será baseada na média mensal dos preços de querosene / combustível do índice U.S. Gulf Coast (USGC)*, publicado pelo Departamento energia dos Estados Unidos. Devido às datas de lançamento dos dados de preços, haverá um atraso de dois meses na aplicação do índice. Por exemplo, o preço médio mensal de combustível em Março é usado para determinar a taxa aplicável para Maio.

*

Mais informações em http://www.eia.gov/dnav/pet/pet_pri_spt_s1_m.htm

17


GUIA DE SERVIÇOS TRANSPORTE EXPRESSO NACIONAL

CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TRANSPORTE A DEFINIÇÃO

Em certos países, a Convenção de Varsóvia limita a nossa

“Nós”, “Nosso” e “Rangel” referem-se a Rangel Angola Expresso &

responsabilidade a USD 9.07 por Libra (USD 20.38 por Quilograma), ou

Trânsitos, suas subsidiarias, sucursais e sociedades controladas, e seus

o equivalente na moeda local, a menos que declare um valor superior

respectivos empregados, mandatários e agentes. “Volume” significa

para a mercadoria segundo é descrito posteriormente.

qualquer recipiente ou envelope que nós aceitamos para ser entregue

Não existem pontos específicos de chegada acordados no momento

no destino, incluindo qualquer artigo deste tipo oferecido por si ao

de oferecer o serviço e reservamo-nos no direito de fixar o itinerário

utilizar os nossos sistemas automatizados, medidores, manifestos

dos envios conforme consideramos mais apropriado.

ou Cartas de Porte. “Envio” significa todos os volumes que nos são entregues, e por nós aceites correspondentes a uma só Carta de Porte.

E INFORMAÇÃO DE TRANSPORTE TERRESTRE Os envios transportados parcialmente ou totalmente por terra, seja por

B ACEITAÇÃO DOS PRESENTES TERMOS E CONDIÇÕES

meio de um acordo explicito ou não, em, para ou desde um pais que

Ao entregar-nos o seu Envio, aceita, em seu próprio nome ou em nome

faça parte da Convenção para os contratos internacionais de transporte

de qualquer terceiro que tenha real direito sobre a Mercadoria, os

de bens por estrada ( “CMR”), estão sujeitos aos termos e condições

presentes termos e condições, mesmo que não tenha assinado a Carta

da CMR, independentemente de qualquer outra disposição deste

de Porte NÃO NEGOCIAVEL, em que as mesmas estão expostas. Os

acordo que indique o contrário, salvo que as limitações superiores de

presentes termos e condições vinculam os termos de qualquer Acordo

responsabilidade estabelecidas com estas condições vigoraram em

de serviços de transporte celebrado entre ambas as partes, qualquer

contraposição às estabelecidas pela CMR.

tarifa publicada aplicável, o nosso Guia de Serviços e Condições de Transporte. Em caso de um conflito entre esta Carta de Porte e qualquer

F LIMITE DE RESPONSABILIDADE

documento anteriormente mencionado, vigorará respectivamente por

Quando não regulada pela Convenção de Varsóvia, pela CMR, outros

ordem de prioridade, o Acordo de serviços de transporte, as tarifas,

tratados internacionais, leis, regulamentos, ordens ou requisitos

o Guia de Serviços e Condições de Transporte. Nenhuma pessoa está

governamentais, a responsabilidade máxima da Rangel por perda,

autorizada a alterar ou modificar os termos do nosso acordo. Esta

danos, demora, entrega incompleta, entrega errada, falta de entrega,

Carta de Porte será válida para a Rangel quanto aceitar o seu Envio, e

informação errada ou falta da mesma respeitante ao envio, será

podemos assinalar um numero do nosso empregado como assinatura

limitada a USD 100 por Carta de Porte, ou USD 9.07 por Libra (USD

da nossa empresa.

20.38 por Quilograma), ou o equivalente na moeda nacional, sendo a maior quantia entre os dois, a menos que declare um valor superior

C OBRIGAÇÕES DO CLIENTE

para a mercadoria segundo é descrito posteriormente.

Garante que cada artigo que será enviado está correctamente descrito na Carta de Porte e nos Documentos necessários, e que é aceitável

G VALOR ADICIONAL DECLARADO

para ser transportado pela Rangel, estando devidamente etiquetado

A Rangel não fornece um seguro contra todos os riscos para a sua

e embalado para assegurar um transporte seguro com um cuidado

mercadoria, no entanto poderá solicitar informações aos nossos

razoável na sua manipulação. A Carta de Porte que acompanha o

serviços de como poderá activar esse seguro, se pagar uma taxa

Envio terá de conter a correcta e completa morada do destinatário,

percentual sobre o valor da mercadoria a transportar. Se declarar

incluindo o código postal e possibilitar uma leitura legível. Todos os

esse valor adicional e pagar a referida taxa, a nossa responsabilidade

custos são suportados pelo Cliente, incluindo os custos de transporte

máxima será igual ao valor da mercadoria declarado.

e taxas adicionais, despesas aduaneiras, honorários do Despachante, penalidades, multas, impostos ou honorários de advogado e custos

H LIMITES DE VALOR DECLARADO

legais relacionados com este envio.

O valor máximo declarado para envios da FedEx Letter/Envelope e FedEx Pak é de USD 100 ou de USD 9.07 por Libra (USD 20.38 por

18

INFORMAÇÃO RESPEITANTE ÀS LIMITAÇÕES DE RESPONSABILIDADE

Quilograma), ou o equivalente na moeda local, dos dois será sempre

D INFORMAÇÃO DE TRANSPORTE AÉREO

a quantia maior.

Se o transporte aéreo do seu envio inclui um destino ou chegada final a

Para qualquer outro envio, em particular aqueles envios de valor

um pais diferente do pais de partida, será possível aplicar a Convenção

extraordinário, incluindo mas não se limitando a jóias, obras de arte,

de Varsóvia e as suas subsequentes emendas e protocolos, regendo e

antiguidades, metais preciosos e artigos em pele, o valor declarado

limitando a nossa responsabilidade por perda, danos, demora, entrega

para o transporte está limitado e dependerá do conteúdo e do destino

incompleta, entrega errada, falta de entrega, informação errada ou

do envio.

falta da mesma relativa ao seu envio.

Verifique o nosso Guia de Serviços, Condições de Transporte ou a tarifa


publicada, para uma explicação dos limites de valor declarado.

entregue em boas condições. Com o fim de podermos considerar uma

Se enviar mais de um volume, usando uma só Carta de Porte, o valor

reclamação por danos, o conteúdo, as caixas originais e a embalagem

declarado para o transporte de cada volume é determinado dividindo

devem ser colocadas a nossa disposição para efectuarmos uma

o valor total declarado pelo transporte pelo número de volumes do

inspecção.

envio. K DIREITO A INSPECCIONAR I RESPONSABILIDADES NÃO ASSUMIDAS

O seu envio poderá, a opção nossa ou a pedido das autoridades

SUJEITO AS CONDIÇÕES DE CONTRATO CONTIDAS NA CARTA DE PORTE,

governamentais, ser aberto e inspeccionado por nós ou por tais

EM QUALQUER TARIFA PUBLICADA, NO NOSSO GUIA DE SERVIÇOS

autoridades a qualquer momento.

OU NAS CONDIÇÕES DE TRANSPORTE, EM NENHUM CASO, SEREMOS

Responsabilidade pelo Pagamento: Mesmo que nos seja dado

RESPONSAVEIS POR ALGUM DANO, SEJA ESTE DIRECTO, ACIDENTAL,

diferentes instruções de pagamento, o expedidor será sempre o

ESPECIAL OU CONSEQUENTE, QUE EXCEDA O VALOR DECLARADO

responsável primário pelo pagamento de todos os custos relativos

PARA O TRANSPORTE, OU USD 100 OU USD 9.07 POR LIBRA (USD 20.38

ao transporte, incluindo taxas adicionais, despachos e direitos

POR QUILOGRAMA), OU O EQUIVALENTE NA MOEDA LOCAL, DOS TRES

aduaneiros, incluindo também os honorários relacionados com

APLICA-SE A QUANTIA MAIOR, MESMO QUE TENHAMOS TIDO OU NÃO

o pagamento antecipado dos mesmos, assim como penalidades

O CONHECIMENTO QUE EXISTIA A POSSIBILIDADE DE INCORRERMOS

ou multas governamentais, impostos, taxas, honorários do nosso

EM TAIS DANOS, INCLUINDO MAS NÃO SE LIMITANDO A PERDA DE

advogado e custos legais, relacionados com o envio. Será também

GANHOS OU LUCROS.

responsável por qualquer custo que possa surgir relativo à devolução

Não seremos responsáveis pelos seus actos ou omissões, incluindo

ou armazenamento decorrente da espera da disposição final.

mas não se limitando a uma declaração incorrecta da mercadoria, imprópria ou embalagem insuficiente, mal fechada, mal etiquetada,

L CARTA DE INSTRUÇÃO

moradas incorrectas ou insuficientes, nem pelos actos ou omissões

Se o cliente não completa todos os documentos requeridos para o

do destinatário, nem de nenhuma outra pessoa que tenha interesse

transporte, ou se os documentos apresentados não são apropriados

no envio. Além disto não seremos responsáveis se o expedidor ou

para os serviços ou destino solicitados, autorizamos por este meio,

o destinatário violarem alguns dos termos do nosso acordo. Não

onde seja permitido por lei, a completar, corrigir ou substituir os seus

seremos responsáveis pela perda, danos, demora, entrega incompleta,

documentos, em seu próprio nome ou do destinatário, à sua custa.

entrega errada, falta de entrega, informação errada ou falta da mesma

Contudo não somos obrigados a fazê-lo. Se for necessário preencher

em relação a envios de dinheiro em efectivo, divisas nem de outros

outra Carta de Porte, para substituir a presente e poder realizar a

artigos proibidos.

entrega do seu Envio, os termos desta Carta de Porte continuam a

Não seremos responsáveis pela perda, danos, demora, entrega

vigorar. Não somos responsáveis perante o cliente ou nenhuma outra

incompleta, entrega errada, falta de entrega, informação errada ou

pessoa pelas acções que possamos tomar em seu nome segundo esta

falta da mesma em relação a envios que sejam afectados por forças

disposição.

de causa maior que não podemos controlar, incluindo mas não se limitando, casos fortuitos (terramotos, tempestades, inundações,

M ARTIGOS PROIBIDOS PARA TRANSPORTE

epidemias,etc), perigos aéreos, condições atmosféricas, avarias

Não aceitamos o transporte de dinheiro, incluindo mas não se

mecânicas, actos de inimigos públicos, greves, guerras civis ou não,

limitando a moedas, ou artigos negociáveis equivalentes a dinheiro,

embargos, actos ou omissões de autoridades publicas (incluindo os

tais como: acções ou vales endossados. EXCLUIMOS TODA A NOSSA

funcionários aduaneiros e de saúde) com autoridade real ou aparente.

RESPONSABILIDADE SOBRE ENVIOS QUE CONTENHAM TAIS ARTIGOS ACEITES POR ENGANO. É possível que sejam aceites outros artigos

J SEM GARANTIAS

para transportar somente para destinos limitados ou sob condições

Não outorgamos nenhum tipo de garantia, nem expressa nem

restritas. Reservamo-nos no direito de recusar Envios com base nestas

implícita.

limitações ou por razões de segurança. Poderá consultar o nosso Guia

Reclamações por Perda, Dano ou Demora: TODASAS RECLAMAÇÕES

de Serviços, Condições de Transporte, ou o nosso Serviço de Clientes.

DEVEM DE SER FEITAS POR ESCRITO E DENTRO DOS PRAZOS ESTABELECIDOS, PARAOBTER MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE A

N LEIS APLICÁVEIS

TARIFA PUBLICADA, GUIA DE SERVIÇO, AS NOSSAS CONDIÇÕES DE

No que respeita a qualquer disposição contida ou referida nas Cartas

TRANSPORTE OU TAMBÉM O NOSSO SERVIÇO DE CLIENTES.

de Porte que possa ser contraria a qualquer tratado internacional, lei,

O direito à solicitação dos valor dos danos contra a Rangel extingue-se a

regulamento

menos que seja manifestada uma acção dentro de dois (2) anos a partir

governamental, ordem ou requerimento que seja aplicável, tal

da data de entrega do envio ou da dataquedeviadetersidoentregue.

disposição permanecerá vigente como parte do nosso acordo, mesmo

Dentro dos noventa (90) dias após termos sido notificados da

que não seja anulada por tais decisões governamentais. A invalidez

reclamação, devem enviar-nos toda a informação documental

ou incapacidade de fazer cumprir alguma disposição não afectará

relevante para este processo. Não temos obrigação de atender a

nenhuma outra parte da Carta de Porte. A menos que se indique

nenhuma obrigação até que nos tenham sido pagos todos os custos

o contrário, a direcção do remetente indicada na frente da Carta de

do transporte; não poderá deduzir ou descontar nenhuma importância

Porte é o lugar de execução e de partida, a direcção do destinatário

relativa aos custos. Se o destinatário aceita o Envio sem nos apontar

e numerada na Carta de Porte é o lugar de destino. A menos que se

nenhum dano no acto de entrega, assumiremos que o envio foi

indique o contrário, a Rangel, é o primeiro transportador deste envio.

19


Actualizado em Agosto de 2012

Serviço de Apoio ao Cliente Telefone +244 919 368 790 +244 937 519 622 Fax: +244 222 353 714 www.rangel.com servicocliente.angola@rangel.com

Rangel Angola Expresso & Trânsitos, S.A.

Guia de Serviços - Rangel Expresso AO  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you