Sindileq2015 1a10web

Page 1

EDITORIAL

PALAVRA DO PRESIDENTE Caros Senhores, Apresentamos mais uma edição do nosso Guia de Locação de Máquinas e Equipamentos, onde estão con dos os principais players do mercado de Rental no estado de Pernambuco, em um momento bastante peculiar para a economia de nosso país, caracterizada por muita instabilidade, em ano marcado por eleições e Copa do Mundo.

Sem dúvidas, em breve voltaremos a ser o emergente, com força suficiente para vencer esses desafios, sendo indispensável grandes inves mentos em infraestrutura, que causarão consequências diretas em nosso setor de locação. A consolidação de nossa classe é, sem dúvida, um dos principais avanços que demos nos úl mos anos, com o aperfeiçoamento que vai da ''gestão'' à necessidade de traçarmos caminhos paralelos ao mercado de Construção, pois já somos peças fundamentais na cadeia de protagonistas para grandes inves mentos.

Foto: Bosco Lacerda Filho

Acreditamos que a a vidade de Rental envolve inves mentos significa vos e um controle na gestão dos a vos de forma ímpar. Portanto, enfa zo a necessidade de entendermos que o resultado desta a vidade precisa ser medido a longo prazo, diante das constantes necessidades de incremento de capital para se manter e crescer neste mercado cada vez mais exigente.

"A consolidação de nossa classe é, sem dúvida, um dos principais avanços que demos nos úl mos anos"

João Carvalho Presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco (Sindileq-PE)

U lize o QR-Code para acessar o video ins tucional do Sindileq-PE.

SINDILEQ GUIA 2015 DE LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS | 1


ÍNDICE | Geraldo Júlio 6 ENTREVISTA (Prefeito do Recife) Pernambuco: cenário econômico atual 11 (Tania Bacelar de Araujo) Sindileq-PE, parceria es mulante 17 (Ricardo Essinger) Business Intelligence e a Gestão Financeira 19 das Empresas do Setor de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas: Pode-se confiar somente em informações contábeis? (Ecio de Farias Costa)

Recuperação de Crédito: 24 Tempo é dinheiro!

(Bruno Suassuna Carvalho Monteiro)

Copa do Mundo x Planejamento Estratégico 28 (Maria de Fá ma Resende)

32 FIAT: uma grande conquista de Pernambuco 36 Parceria gera velocidade, qualidade e modernidade Peças e Serviços ressaltou a importância 38 doM&Tpós-venda e da gestão de equipamentos para a produ vidade na construção e mineração

42 PLANEJAMENTO é fundamental Refis da Crise - Reabertura 44 (Henrique Vilela)

48 Relação de equipamentos 79 Relação de associados

Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco

Rua Noruega, 523 – Lj 5/6 – Imbiribeira – Recife – PE CEP: 51.180-310 | CNPJ 05.431.136/0001-70 www.sindileq-pe.org.br |secretaria@sindileq-pe.org.br Fone/Fax: (81) 3471.0453 | 3497.0461 DIRETORIA EXECUTIVA PRESIDENTE João Augusto Carvalho Neto Embraloc Locadora e Comércio de Equipamentos Ltda VICE-PRESIDENTE Marcos Henrique de Melo Palácio Locação de Máquinas DIRETOR FINANCEIRO André Felipe Aguiar Abrantes Vibromaq Comércio Ltda 2º DIRETOR FINANCEIRO Severino Rodrigues de Assis Locape Equipamentos Ltda DIRETOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS LEVES Evandro Abrantes de Souza Vibromaq Comércio Ltda DIRETOR DE ACESSO E ANDAIMES Fábio Rufino Ferreira Fortequip Ltda DIRETOR DE CAÇAMBAS E REMOÇÕES Luis Carlos Caldas Valença Filho Via Limpa Ltda DIRETOR DE GERADORES E COMPRESSORES Kelson Ricardo Amarante Orguel Organização Guerra Lages ltda DIRETOR DE GUINDASTES E GRUAS Mario Petrônio Dowley Codequip Ltda DIRETOR DE MÁQUINAS PESADAS E MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS Darlan Torres de Sá Polar Transporte e Locações Ltda DIRETOR DE PLATAFORMAS Sandro Alves Cordeiro Estaf Equipamentos S/A DIRETOR DE CONTAINER E ALOJAMENTO Manoel Carvalho Ferreira da Silva Neto Agemar Tranportes e Empreendimentos Ltda DIRETOR DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS William Marcel Ferreira de Oliveira Locadora Nordeste Ltda CONSELHO FISCAL Cláudia Ba sta de Oliveira – Beta Locações ltda Gilberto Nogueira Gomes – Apoio Locações Paulo César de Melo – Palácio Locação de Máquinas ASSISTENTE ADMINISTRATIVA Maria Cris na Gomes da Silva AUXILIAR ADMINISTRATIVA Andressa de Lima Santos PRODUÇÃO ABBC Comunicação REDAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTO I hallyne Marques e Maiara Melo JORNALISTA RESPONSÁVEL Fernando Fagundez (DRT 2987) PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Bruno Anselmo (Boracriar Comunicação e Arte) TIRAGEM 3.000 exemplares CIRCULAÇÃO Nacional, distribuição gratuita, e nominalmente a profissionais e empresas da área de construção, envolvidos nos processos de especificação técnica, locação de equipamentos e contratação de serviços. IMPRESSÃO Propag Gráfica





ENTREVISTA Geraldo Júlio Foto: Andráa Rêgo Barros/PCR

Prefeito do Recife

“O Recife tem a melhor infraestrutura nacional para o aporte de qualquer po de negócio. Esse cenário foi reconhecido há pouco, inclusive, pela Revista Exame, que publicou no mês de abril o ranking das cidades com os melhores ambientes compe vos”, afirmou o prefeito do Recife, Geraldo Julio, que na entrevista a seguir também falou sobre como a prefeitura planeja o futuro da cidade, como a capital deve acompanhar o crescimento econômico de Pernambuco, dentre outros assuntos. Qual o diferencial compe vo do Recife em relação às outras grandes metrópoles na perspec va de oferecer mais e melhores condições para abrigar empresas do setor de locação de máquinas e equipamentos? Geraldo Julio - O Recife tem a melhor infraestrutura nacional para o aporte de qualquer po de negócio. Esse cenário foi reconhecido há pouco, inclusive, pela Revista Exame, que publicou no mês de abril o ranking das cidades com os melhores ambientes compe vos. No total, os 300 maiores municípios do Brasil foram analisados e o Recife despontou em primeiro lugar. Foram analisados dados econômicos, sociais, de infraestrutura e de capital humano. A pesquisa revela números que estão acima da média nacional, como os 35% de conexões de internet com mais de 12 Mbps contra uma média de 9% de cobertura em todo o Brasil. Além disso, a capital pernambucana conta com um dos mais importantes centros de produção de tecnologia, o Porto Digital, um rico conjunto de equipamentos culturais, além de um dos mais importantes pólos médicos e gastronômicos do país. Esses dados são reflexos de uma cidade vocacionada para a produção de conhecimento e oferta de serviços modernos. Nesse sen do, as empresas do setor de locação de máquinas e equipamentos instaladas em nosso município dispõem de todos os bene cios em destaque, que colocam o Recife no pódio com a melhor infraestrutura para qualquer po de inves mento. Como você vê o Recife nos próximos anos?

"(...) Já estamos estruturando uma área dentro da PCR para fazer com que a cidade se consolide como o principal pólo comercial do Norte e Nordeste brasileiro. Somado a isso, temos que inves r em serviços modernos, tecnológicos e de engenharia."

o planejamento a longo prazo e sonhar com uma cidade diferente, feita pelas pessoas e para as pessoas; que ofereça um dia a dia melhor para a população. Dentro desse mote, outras ações já foram iniciadas pela PCR, como: o "Recife An go de Coração", que fecha o Bairro do Recife para a circulação de veículos no úl mo domingo de cada mês, transformando-o em um grande parque ao ar livre; a "Ciclofaixa de Turismo e Lazer"; o Concurso de Decoração Junina e Natalina; o Lazer na Rua; o programa Eu Amo o Meu Bairro, entre outros inúmeros projetos que são abraçados pelo programa "Recife, cidade das pessoas".

Geraldo Julio - O Recife que começamos a construir prioriza as pessoas. Desde que assumimos o Execu vo Municipal, em janeiro de 2013, colocamos em prá ca ações com o obje vo de despertar o amor dos recifenses pela cidade. Nós queremos devolver o Recife à população. É assim que queremos ver a nossa cidade: com qualidade de vida e oportunidade de trabalho para todos.

Tendo o planejamento como princípio, o que deve ser feito para que a cidade do Recife aproveite melhor o crescimento econômico de Pernambuco?

Para isso, nos preocupamos em incluir no nosso Programa de Governo o projeto "Recife 500 anos", que é liderado pela Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do município e já começou a planejar a capital pernambucana para o ano de 2037 - quando completará 500 anos. Este é só um primeiro passo, que será atualizado permanentemente e terá que olhar também para 2050, 2070. Vamos fazer

Geraldo Julio - O Governo de Pernambuco conseguiu fazer uma mudança, muito expressiva, de patamar, no inves mento público. O Estado inves a R$ 600 milhões por ano e hoje investe R$ 3 bilhões. Esse crescimento que Pernambuco está vivendo é muito importante e está, certamente, fazendo com que, no futuro, nós tenhamos uma realidade bem diferente da que temos hoje.

6 | SINDILEQ GUIA 2015 DE LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS


Mas só podemos fazer isso se vermos do melhor comércio de base até o melhor comércio de luxo. Para isso, é preciso inves r em polí cas públicas. Eu não quero que o comércio do Recife cresça sem que as polí cas públicas da Prefeitura ajudem. Nós, inclusive, já estamos estruturando uma área dentro da PCR para fazer com que a cidade se consolide como o principal pólo comercial do Norte e Nordeste brasileiro. Somado a isso, temos que inves r em serviços modernos, tecnológicos e de engenharia.

"Nós temos, hoje, um pólo de varejo e de comércio extremamente relevante para o Nordeste. As pessoas deixavam o Brasil para comprar nos Estados Unidos. Temos que fazer com que todos do Norte e Nordeste venham comprar no Recife."

Foto: Andráa Rêgo Barros/PCR

Diante deste cenário, o Recife precisa se posicionar. Nossa cidade tem, hoje, cerca de 30% da indústria da Região Metropolitana; mas o Recife precisa crescer por outro caminho. Nós temos, hoje, um pólo de varejo e de comércio extremamente relevante para o Nordeste. As pessoas deixavam o Brasil para comprar nos Estados Unidos. Temos que fazer com que todos do Norte e Nordeste venham comprar no Recife.





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.