Carol Bazzo Francine Walsh Alessandra de Carvalho Prisca Lessa
para mães ansiosas
DEVOCIONAIS PARA UM MATERNAR CONTENTE
Fernanda Witwytzky & convidadas
PARA A MÃE ANSIOSA
Carol Bazzo Francine Walsh Alessandra de Carvalho Prisca Lessa
para mães ansiosas
DEVOCIONAIS PARA UM MATERNAR CONTENTE
Fernanda
Witwytzky & convidadas
Copyright © 2024 PURPOSE PAPER SERVIÇOS DE PAPELARIA LTDA
Primeira edição em português: 2024
Todos os direitos em língua portuguesa reservados por Purpose Paper. PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE LIVRO, POR QUAISQUER MEIOS, SEM A PERMISSÃO
ESCRITA DOS EDITORES, SALVO EM BREVES CITAÇÕES, COM INDICAÇÃO DA FONTE. Os textos das referências bíblicas foram extraídos da versão Nova Versão Internacional (NVI), salvo indicação específica.
Publisher: Maeli Galdino
Organizadora: Fernanda Witwytzky
Autoria: Fernanda Witwytzky; Alessandra de Carvalho; Carol Bazzo; Francine Walsh; Prisca Lessa
Edição: Amanda Centeno
Projeto Gráfico e Ilustrações: Luiza Guarçoni
Diagramação: Barbara Lima Vasconcelos
Preparação de Texto e Revisão: Aline Sertão
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
W832 Witwytzky, Fernanda.
Para mães ansiosas: devocionais para um maternar contente / Fernanda Witwytzky. – Brasília: Purpose Paper, 2024. — (Coleção “Devocional para mães” v.1).
176 p. ; il. Color.: 14x21 cm.
ISBN: 978-65-85050-10-4
1. Vida cristã. 2. Devocional. 3. Maternidade.
I. Título. II. Devocional para mães
CDU 241
Bibliotecária responsável: Caroline Lago de Carvalho (CRB-1/3170)
Dicas de uso:
Mãe, este devocional vai acompanhar sua rotina materna por 50 dias! Aqui vão algumas dicas que te ajudarão a percorrer esta jornada:
1. Encontre seu ritmo ao longo desses 50 dias de devocional. Dentro do que estabelecer, busque ser constante. Sempre que necessário, readeque a leitura à sua rotina como achar melhor.
2. Coloque em prática! Cada devocional vem com uma sugestão de prática, ao final, que te encoraja a práticas simples para meditar naquilo que recebeu.
3. Sinta-se abraçada e abrace outras mães! Troque experiências, compartilhe com outras mães os ensinamentos que adquirir e viva essa experiência devocional em comunidade!
4. Medite sobre os temas e textos bíblicos ao longo do dia. Fale com o Senhor entre uma tarefa e outra — ou até no meio delas, por que não?
5. Ao final desta jornada devocional, reflita sobre o consolo e alívio que Deus proporciona à sua alma e revisite este livro sempre que precisar ser lembrada das bênçãos derramadas sobre o seu maternar!
Para Anne
São vinte anos que eu tenho o privilégio de dividir a vida com você, minha amiga. Desde as lágrimas dramáticas derramadas na adolescência até o dia em que você segurou a minha mão quando os meus filhos nasceram. Compartilhar a maternidade com você é um respiro. Eu te amo do fundo do meu coração.
Introdução
1. Ore a Bíblia
2. Nenhuma expectativa
3. Regando o coração
4. Nem sempre é falta de melatonina
5. Pastor das que amamentam
6. Construa uma vila
7. Mães recém-nascidas
8. E se...?
9. O trabalho invisível
10. Eu não estava lá, mas Deus estava
11. Faça uma limpa
12. Não envergonhe o Evangelho
13. “Deus conosco” é uma promessa
14. Cada filho é único, cada mãe é única
15. A cereja do bolo
16. Onças virtuosas
17. Marta, deixe-me fazer teu pão
18. Uma nova temporada
19. Meu corpo, minha oferta
20. Sobrevivendo ao puerpério
21. “Adultos são complicados”
22. Mãe polvo
23. Contando os dias
24. Ser mãe com outras mães
25. O tronco de uma árvore
26. Improdutivos
27. Culto: para que te quero?
28. Não silencie o seu trauma
29. Se precisar, faça um quadro
30. Pare para contemplar
31. A rotina é quem nos serve
32. A melhor parte
33. Nossa angústia adolescente
34. Coloque sua máscara primeiro
35. Esperança
36. Dos filhos sonhados aos filhos reais
37. Um jeito estranho de nos abençoar
38. Mães que diminuem
39. Apenas ore
40. Abandonando o controle
41. Não despreze os pequenos
42. Contemple a beleza da sua estação
43. Um dia de cada vez
44. Preparando o caminho do Senhor... para os filhos
45. Novas orações da vida de mãe
46. Paz interior no caos exterior
47. Ser como criança
48. O fruto do Espírito na maternidade
49. Olhe para sua mãe!
50. Até a próxima, senhora ansiedade!
Introdução
Fernanda WitWytzky
Eram os anos 90 e minha mãe se sentava na calçada de casa junto com uma amiga. Ali elas ficavam durante o fim de tarde.
Em seu colo, ela me amamentava enquanto vigiava os meus irmãos que brincavam na rua. Elas falavam sobre a vida, dividiam suas angústias da maternidade e riam dos perrengues da semana.
Esse é o cenário que eu desejei inúmeras vezes desde que os meus filhos nasceram. Às vezes me pego relutando com o pensamento de que nasci na época errada. Resisto a ele, porque sei que Deus é soberano e faz tudo perfeito. Porém, lá no fundo, sei que este sentimento de inadequação também vem dEle. Afinal, fomos convidadas a não nos conformar com este século.
É impossível negar que a agitação da modernidade trouxe grandes impactos para a nossa vida e, principalmente, para o nosso maternar. Excesso de informações, rotinas cheias de ocupações e uma falsa sensação on-line de que estamos perto. Esse estilo de vida alimenta em nossa maternidade o sentimento de que só nós passamos pelas dificuldades da criação de filhos. Além de fazer um dia de 24 horas parecer curto e eterno ao mesmo tempo. Tudo isso tem nos tornado cada vez mais ansiosas.
“Será que estou fazendo o que é certo para o meu filho?
Será que ele irá conhecer a Jesus? Qual será a sua profissão? Quando irá dormir durante a noite toda? E se ele adoecer?”
Tenho certeza de que esses questionamentos já rondaram o seu coração. Pelo menos, o meu já. Muitos deles encontraram um lugar de paz aos pés de Jesus, seja através de leitura bíblica e oração ou em conversas com outras amigas mães no fim do culto, tentando manter um diálogo com três crianças entre as pernas.
Foi no auge das minhas crises de ansiedade e do desejo de dar e receber um abraço em outras mulheres que o Senhor me trouxe a ideia deste devocional. Todas nós estamos passando por nossas próprias crises, e isso já era esperado na vida cristã. Afinal, Jesus nunca nos prometeu uma vida sem angústia, e sim a certeza de podermos contar com a Sua presença.
O meu desejo e das autoras maravilhosas convidadas é que este livro te caia como um respiro em meio ao caos da vida com filhos e um lembrete de que o Senhor está com você.
Deus te abençoe!
1. Ore a Bíblia
por Fernanda WitWytzky
“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.” (Salmo 23.1)
Provavelmente você adquiriu este devocional no desejo de voltar a estar mais perto de Deus de alguma forma. É verdade que quando nos tornamos mães, a nossa vida espiritual muda de um jeito estranho. Até encontrarmos a melhor forma de falar com Deus, ou até descobrirmos que podemos fazer isso enquanto trocamos fraldas ou amamentamos, vagamos pensando quando teremos uma vida espiritual ativa novamente. Em todas as etapas da nossa vida, orar a Bíblia é uma alternativa excelente. Mas na maternidade e na falta de encontrar palavras que expressem o que realmente queremos falar, orar a Bíblia pode se tornar uma maneira muito efetiva de conversar com o Senhor.
O Salmo 23 é um dos textos bíblicos mais conhecidos, e um de seus benefícios é o fato de que provavelmente você o saiba de cor. Gostaria de reescrevê-lo pensando na estação da vida com filhos em que nos encontramos:
“O Senhor é o meu pastor, de nada terei falta” — absolutamente todas as coisas de que preciso estão no Senhor; “Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas” — mesmo em meio às minhas preocupações, ansiedades e cansaço, posso contar com o fato de que Ele me conduzirá ao descanso;
“Guia-me nas veredas da justiça por amor do Seu nome” — quando eu estiver com falta de sabedoria, serei guiada por Ele; “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois Tu estás comigo; a Tua vara e o teu cajado me protegem” — em meus dias mais escuros, posso contar com a presença do meu Guia;
“Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice” — a tristeza não é o fim; em Jesus, teremos a vitória na eternidade;
“Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver” — posso ter a certeza de que, em minha caminhada materna, a presença boa e fiel do Senhor será o meu refúgio e o lugar para onde eu sempre posso voltar. Davi não escreveu esse Salmo nas melhores circunstâncias. Assim como ele, não precisamos esperar a situação perfeita para colocar diante do Senhor a nossa vida. Ore a Bíblia, ore com suas palavras, mas não deixe de orar.
Posso ter a certeza de que, em minha caminhada materna, a presença boa e fiel do Senhor será o meu refúgio e o lugar para onde eu sempre posso voltar.
praticando: Escolha um Salmo ou alguns versículos que sabe de cor e recite-os com as suas palavras, fazendo deles sua oração ao Senhor.
Para mães ansiosas: devocionais para um maternar contente
A maternidade pode ser agridoce. É um prazer cuidar de um ser humano, vê-lo se desenvolver e educá-lo no caminho do Senhor, e Deus entregou às mães este privilégio. Contudo, com tantas responsabilidades, podemos nos sentir ansiosas. Dúvidas podem rodear nossos corações, preocupações com o presente e o futuro dos filhos podem tirar noites de sono, traumas da nossa história podem nos paralisar e o caos da rotina pode ser um agravante.
Para o mal da ansiedade de nossos corações afetados pelo pecado, há apenas um remédio: as Boas-Novas do Evangelho. Nós, mães, podemos descansar e lançar nossas aflições aos pés de nosso Pai, que nos sustenta com Sua sabedoria e nos cerca com Seu amor.
“Para mães ansiosas: devocionais para um maternar contente”, propõe uma jornada devocional em direção ao colo consolador de Deus. Ao abrirem seus corações e contar suas experiências, as autoras nos relembram a esperança do Evangelho e nos ajudam a desfrutar do cuidado do Senhor em todas as fases da maternidade, momento a momento.
