Jornal Hospitalar Today 2023 l 3ª edição – 26 de maio

Page 1

Informa Markets lança prêmio estande sustentável para expositores e montadoras da 28ª Hospitalar

Iniciativa faz parte do programa global de sustentabilidade do Grupo Informa e busca reduzir pela metade os resíduos gerados em seus eventos até 2025. Pág. 3

Inovar para Evoluir

Aspiradores

Vacuômetros

Umidificadores

Nova Oxigenoterapia

Venha conhecer a nova linha de produtos!

Venha nos visitar Estande H-10

www.jgmoriya.com.br

Margareth Dalcolmo é escolhida como Personalidade do Ano do Prêmio Hospitalar 2023

Pesquisadora recebe reconhecimento por seu papel de destaque durante a pandemia de Covid-19. Pág. 9

Fazendo a Hospitalar acontecer! Confira entrevista com Juliana Vicente, gerente de marketing da Informa Markets

“Existem milhares de experiências vividas dentro da Hospitalar, seja dos expositores, das entidades, dos parceiros ou dos visitantes.” Pág. 4

Como anda o processo de judicialização para atenção domiciliar no Brasil?

Pauta encerra a programação do Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição nessa sexta-feira (26). Pág. 14

FBH e ONA promovem ações estratégicas durante edição histórica da feira.

Pág. 13

AGENDA

Confira a programação de eventos. Pág. 20

26 MAIO 2023 26 3 MAIO 2023
today

Markets lança prêmio estande sustentável para expositores e montadoras da 28ª Hospitalar

Ao comemorar 30 anos de atividades, a Hospitalar conta com uma iniciativa que reconhece a importância das práticas sustentáveis dos expositores. Trata-se do Prêmio Estande Sustentável 2023, idealizado pela Informa Markets, organizadora e promotora da Hospitalar, para valorizar estandes mais sustentáveis – aqueles construídos com materiais reutilizáveis e/ou recicláveis, que consomem menos energia e geram menor quantidade de resíduos na montagem e desmontagem. A premiação integra o programa global de sustentabilidade do Grupo Informa, que busca reduzir em 50% os resíduos gerados em seus eventos até 2025.

O Prêmio Estande Sustentável 2023 é dividido em quatro categorias de acordo com o tamanho do estande. As empresas expositoras vencedoras e suas respectivas montadoras receberão um selo e um certificado. Para as expositoras que alcançarem uma nota mínima será dado o selo Estande Sustentável 2023 Hospitalar. E todas as empresas inscritas na premiação receberão o selo Empresa participante do Prêmio Estande Sustentável 2023 Hospitalar.

Segundo levantamento da Informa Markets no Brasil, cerca de 80% dos estandes de suas feiras de negócios são construídos para um evento específico, gerando um grande volume de resíduos não reaproveitáveis.

“Queremos mostrar que os estandes reutilizáveis podem ser melhores e criar uma experiência ainda mais relevante em nossos eventos. O Prêmio Estande Sustentável 2023 é um convite para que expositores e montadoras se juntem a nós em direção ao futuro dos eventos no Brasil e no mundo, mais sustentável para todos e para o meio ambiente”, afirma Araceli Silveira, VP de Sustentabilidade e Audiência da Informa Markets Latam.

O Prêmio Estande Sustentável existe desde 2011. Este ano, a Informa Markets expande a premiação para a Hospitalar e outro dez eventos de negócios do país: ABF Franchising Expo, Brazil WindPower, Concrete Show, Fi South America, Fispal Food Service, Fispal Sorvetes, Fispal Tecnologia, FuturePrint, Futurecom e TecnoCarne.

Programa global de sustentabilidade

A ampliação do prêmio faz parte do FasterForward, programa global de sustentabilidade do Grupo Informa, que tem o objetivo de realizar eventos mais sustentáveis e de impacto positivo para clientes e comunidades. O programa é estruturado em três pilares – Faster to Zero, Sustainability Inside e Impact Multiplier

Uma das metas do Faster to Zero é reduzir em 50% os resíduos gerados por seus produtos e eventos até 2025. O grupo quer zerar a geração de resíduos e substituir o uso de estruturas descartáveis por reutilizáveis em seus eventos. As estruturas reutilizáveis contam com suportes de uso múltiplo para atender a todos os tamanhos e aparências desejadas e podem ter menor custo do que os estandes descartáveis.

Os expositores têm a opção de usar estandes pré-fabricados, que chegam ao evento em peças prontas para serem montadas. Ao final, ele é desmontado e suas peças são guardadas para reutilização. Esse modelo reduz o desperdício de materiais, o custo de produção, o tempo de montagem e desmontagem e aumenta a segurança dos montadores, expositores e visitantes.

Sustentabilidade na Hospitalar

A Informa Markets já realiza uma série de ações sustentáveis na Hospitalar. Todas as áreas da organização são iluminadas com lâmpadas de LED, o que resulta em uma economia de 80% no custo da iluminação e de cerca de 5% no consumo total energético do evento. Banners de sinalização de rua e tótens de sinalização interna são reutilizados nos eventos da empresa. Cerca de 80% do tapete utilizado é reciclado, sendo apenas 20% novo.

Os espaços destinados à organização foram montados com estruturas modulares e reutilizáveis. A Informa Markets aumentou a oferta de frutas da estação e lanches vegetarianos para o staff  e substituiu refrigerantes por sucos. A organização implementou também a áreas de alimentação vegana para visitantes e ampliou a oferta de produtos regionais e saudáveis.

Saiba mais e inscreva sua empresa em informamarkets.com/pt/sustentabilidade/ sustentabilidade41.html

Hospitalar é Free WiFi!

Este ano a Hospitalar traz ainda mais novidade: wifi grátis em todo o pavilhão para que você possa utilizar o mapa virtual do evento, encontrar expositores e consultar a programação das Arenas e dos Congressos sem nenhuma dificuldade pelo app do evento. No pavilhão, selecione a rede “Hospitalar Free WiFi”.

Guarda volume

O seu conforto é essencial para a visitação na feira! Procure o guarda-volumes na entrada do pavilhão caso você precise utilizá-lo.

Espaços de coworking

Durante sua visitação na feira você encontra locais indicados para coworking. Aproveite para fazer conexões e bons negócios!

3 26 MAIO 2023 Informa

Fazendo a Hospitalar acontecer!

Juliana Vicente, gerente de marketing da Informa Markets, conversou com a equipe de reportagem do Hospitalar Today para revelar como é fazer a maior vitrine multissetorial do setor de saúde. Esta edição, comemorativa de 30 anos, é um marco na carreira não só da gerente como de toda a equipe que tem a honra de contar essa grande história de milhões de experiências construídas ao redor da magnitude do evento.

Hospitalar Today: Como foi fazer a edição de 30 anos da Hospitalar?

Juliana Vicente: Sempre começamos a trabalhar a feira do ano seguinte assim que a edição vigente é finalizada. É um trabalho árduo de construção. Esta principalmente por ser a especial de 30 anos. Queríamos trazer para o conceito um pouco do que aconteceu nessas três décadas. Para isso, criamos o mote: “Escreva sua história junto com a nossa”, pois existem milhares de experiências vividas aqui dentro, seja dos expositores, das entidades, dos parceiros, dos visitantes. Foi muito honroso para nós fazer a Hospitalar 2023 pela força da marca e seu reconhecimento.

HT: Em termos de ações de marketing, o que foi feito?

JV: A nossa comunicação é muito digital. Trabalhamos nossa base no meio digital o ano todo, por meio das nossas redes sociais, site.

Este ano produzimos um vídeo entrevista com a Dra. Waleska Santos em que ela conta um pouco sobre esses 30 anos. Fizemos várias campanhas em diversos portais, campanhas de mídia para divulgar a feira. A grande maioria das pessoas que está aqui hoje teve contato em algum momento com a marca Hospitalar por causa das nossas ações de comunicação. Investimos fortemente para que as pessoas soubessem que a feira ia acontecer. E a prova disso é como a visitação está acontecendo.

HT: A visitação está positiva no ponto de vista do marketing?

JV: Está acima do esperado, o que está gerando uma expectativa bem alta de que essa seja a maior visitação da história da Hospitalar. Já é a maior edição em termos de expositor e a maior em conteúdo também: são mais de mil expositores e 780 palestrantes durante todo o evento. Agora estamos torcendo para terminar o último dia sendo a maior edição em termos de visitação, superando a marca de 50 mil pessoas.

HT: Esse ano um dos motes é a sustentabilidade...

JV: Cada vez mais investimos fortemente nesse ponto, é uma iniciativa global da Informa Markets. Como grupo estamos agindo para que os nossos eventos gerem menos impacto no meio ambiente e, para isso, estamos trazendo os expositores conosco nessa iniciativa para que os estandes sejam menos poluentes, os meios de chegada até a feira sejam mais viáveis etc.

Esse ano trouxemos a novidade do mapa virtual. O catálogo dos expositores também está digital, mas não é só sair do impresso. É torná-lo um material interativo, em que é possível falar com o expositor antes mesmo de chegar no evento, planejar a visita com rotas eficientes, ou seja, entregamos recursos para tornar esses dias uma grande experiência.

HT: No último dia da feira haverá a revelação do prêmio estande sustentável, inclusive...

JV: Exatamente. Reconheceremos os estandes em quatro categorias para aqueles que usaram as melhores práticas para a construção do seu espaço, com materiais reutilizáveis (como a marcenaria, os móveis), iluminação de LED, entre outros quesitos. Contratamos uma empresa de autoria que está avaliando esses participantes.

HT: Alguma novidade para os próximos anos?

JV: Muitas. Nosso trabalho não para e o desafio é sempre entregar uma edição ainda maior e mais incrível, ano após ano. Semana que vem já começaremos a trabalhar fortemente na edição de 2024. O que posso afirmar é que chegamos muito felizes nessa Hospitalar 2023, que preparamos com muito carinho!

SisnacMed destaca soluções em logística, gastronomia hospitalar e tratamento de resíduos

Atuante no segmento hospitalar há 33 anos, a SisnacMed oferece soluções e tecnologias inovadoras, produtos médicos e hospitalares. Este ano, na Hospitalar, a empresa destaca novidades em três segmentos: logística farmacêutica, gastronomia hospitalar e soluções para tratamento de resíduos dos serviços de saúde. De acordo com o diretor comercial, Anderson Guilhem, as novidades revolucionam o mercado de saúde. “Estamos sempre investindo para trazer ao Brasil lançamentos que agreguem valor competitivo e diferencial relevante para o setor e a feira é o momento ideal para comunicarmos oficialmente esses feitos”.

Em logística hospitalar, a SisnacMed apostou no produto Stocklight, uma nova metodologia de trabalho de farmácia central. Os sistemas de iluminação auxiliam o fluxo e o deslocamento na rotina de separação dos itens da prescrição. Além disso, permite economia de tempo na gestão diária, aumentando a segurança nas tratativas de gerenciamento de estoque, controle de lotes e vencimentos; e reabastecimento com dispensação por zonas diferenciadas, que agregam o conceito de posição e giro de estoques.

Já o sistema Logiko conta com convecção nas câmaras de aquecimento e resfriamento, garantindo a temperatura homogênea em todas as bandejas de alimentação. Por meio do aplicativo

exclusivo IQ-Control é possível fazer o monitoramento das refeições através de um smartphone. Outro diferencial da novidade em gastronomia hospitalar é a possibilidade de servir, em uma mesma bandeja, refeições quentes e frias.

Na área RSS (Resíduos de Serviço de Saúde), a SisnacMed apostou em sistemas de esterilização e incineradores. O esterilizador a vapor com triturador integrado é destinado para o tratamento de resíduos biológicos perigosos. O sistema realiza trituração e esterilização por vapor em uma única câmara. “A novidade é equipada com um eixo acionado por motor, com poderosas lâminas que giram em duas direções para reduzir o tamanho e o volume dos resíduos com capacidade de tratamento de 50 a 150 kg/h”, destaca o diretor.

E, por fim, o sistema de incineradores RSS é uma nova geração com capacidade de tratamento de 10 a 100 kg/h. “São garantias de completa destruição do resíduo com uma redução de 97% em volume e 90% em peso. Outra possibilidade é a de adaptação de diversos tratamentos de gases, como lavador de gases e filtragem seca, com sistemas que atendem às diretivas europeias e legislações ambientais brasileiras”, finaliza Guilhem.

Rua F estande 39 - sisnacmed.com.brd

4 26 MAIO 2023

INALADOR HOSPITALAR

Disponível com 4 ou 8 Saídas

Indispensável no tratamento de problemas respiratórios em clínicas, consultórios e hospitais

Uso Adulto e Infantil Máscaras mácias e anatômicas

Copo modelo turbo Capacidade de 10ml

Prático e resistente Desing moderno

Duas versões Sem suporte Ref MD400BP Com suporte Ref MD400BP-SUP

Proteção termica Dupla segurança

Válvula com 8 saídas

Uso individual ou simultâneo por até 8 pacientes

Bivolt automático 127V e 220V

Versão única Ref MD800

Alça para transporte Leve e portátil

Válvula com 4 saídas Uso individual ou simultâneo por até 4 pacientes

Alça para transporte Leve e portátil

Suporte para 8 kits de nebulização Copo turbo

Filtro de ar Fácil substituição

Suporte Já acompanha suporte com rodízio para transporte

AGUARDAMOS VOCÊ! RUA F STAND 56 AGUARDAMOS VOCÊ! RUA F STAND 56

vendas@jamir.com.br

5 26 MAIO 2023 ENTRE EM CONTATO COM SEU VENDEDOR: 1 1 3 8 7 2 - 4 2 6 6 1 1 9 9 8 7 7 - 6 7 1 6
www.dorja.com.br

Celebração dos 30 anos da Hospitalar!

Rememorando alguns momentos marcantes das edições anteriores, a Dra. Waleska Santos, fundadora e presidente da Hospitalar, reafirmou a importância do evento e a rica história da Hospitalar que hoje é consagrada como a maior feira do setor de saúde da América Latina e a terceira maior do mundo. “Relembrar a história da Hospitalar é viver. São 30 anos de um trabalho conjunto desse setor que é um exemplo para a sociedade e que a cada ano se supera na busca de excelência por tecnologia e inovação. O evento é uma referência mundial”, explica a médica.

A celebração deste encontro permite a discussão sobre várias vertentes do cenário de saúde e nisso se destacam determinadas condutas, como o financiamento da saúde pública, o SUS e inovações. “Uma feira tão importante que está quebrando todos os recordes, faz parte do nosso calendário obrigatório. É uma honra ver a Hospitalar sendo realizada no Estado de São Paulo. Estamos cientes dos nossos desafios e nada se faz sem saúde. A provisão é um dos principais, principalmente quando nos deparamos com um cenário de financiamento da saúde pública. Precisamos ser criativos para construir saídas e soluções e para isso a tecnologia se faz necessária. A Hospitalar é o lugar ideal para encontrarmos todas essas soluções”, enfatiza o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na cerimônia de abertura do evento.

Ainda na esteira dos acontecimentos dos últimos três anos, o evento continua a festejar a vida e por meio de toda a sua curadoria de conteúdos, congressos e expositores demonstra a cada ano, que a saúde é o bem maior que temos. “Não há ambiente mais rico e diversificado do que esses quatro dias de evento. E estamos muito felizes em anunciar que essa edição é a maior e mais completa de todos os tempos”, comemora Dra. Waleska.

Fundada em 1978, a Dorja é uma empresa familiar que nasceu como uma prestadora de serviços na área hospitalar e, desde então, vem constantemente evoluindo em sua presença no mercado brasileiro. Hoje é fabricante das marcas MEDICATE e DIASYST, além de ser importadora exclusiva da linha GOWLLANDS.

A marca Medicate se destaca pela ampla e completa linha de produtos desenvolvida com grande foco em tecnologia e qualidade. Inaladores, aspiradores cirúrgicos, espaçadores, otoscópios e oftalmoscópios, muletas, foco clínico, serra de gesso e outros

produtos para saúde de uso residencial e hospitalar.

Com sede em Itu (SP), a Dorja é uma indústria brasileira que inova, desenvolve e possui tecnologia alinhada aos padrões internacionais. Sua fábrica conta com as certificações ISO 13485, destinada especificamente a garantir a confiabilidade de produtos médicos, além de FDA. Mostrando o comprometimento com a segurança dos consumidores, todos os produtos passam por um rígido processo de controle de qualidade, possuindo registro na Anvisa e certificado do Inmetro.

Rua F estande 56 - dorja.com.br

6 26 MAIO 2023
Em 2023 a Dorja, fabricante da marca Medicate completa 45 anos!

O futuro da saúde é agora, não dá mais para esperar

O mundo está vivendo uma explosão de inovações e uma grande revolução acontece no setor da saúde. Após muito estudo e análise no ambiente hospitalar geral, bem como no cenário da saúde do Brasil, América Central e Europa, nos últimos 10 anos, nasce o Sistema Positano.

A novidade chega para promover mudanças necessárias à criação de um ecossistema seguro, sustentável, reorientado especialmente para o controle de infecções.

Conhecimento científico

Com base na experiência de mais de 40 anos na área de sistemas de controle de poluição ambiental, Telles, engenheiro da Positano, explica que estudou muito sobre um produto mais funcional e de força a substituir o serviço de lavagem de roupa hospitalar, que é uma atividade altamente insalubre ao homem e ao meio ambiente.

Inclusive, é importante salientar que, nos próximos cinco, não haverá mais espaço para lavar roupa infectada, pois elas são uma importante fonte de transmissão de muitos patógenos associados aos cuidados à saúde e são apontadas como grande reservatório de microrganismos.

Philp Tieno, microbiologista da Universidade de Nova Iorque, diz que “lençóis e fronhas não hospedam somente pacientes, também hospedam milhões bactérias e fungos. Os problemas são visíveis no processamento de lavar roupa hospitalar, como grande consumo de água, fonte de contaminação, geração de efluentes poluídos”.

Nada de água

Aliás, é importante salientar que a lavagem das roupas somente reduz a contagem de microrganismos para níveis aceitáveis; ou seja, não ficam totalmente livres de patogênicos e, assim, essas quantidades aceitáveis são suficientes para transmitirem doenças

Dessa forma, o Sistema Positano cria um ecossistema e simplifica gestão na cadeia da saúde no Brasil, com o diferencial de “Nada de água” e total controle da infecção hospitalar, de forma sustentável e segura para o Planeta.

Cortinas

Dentro dos hospitais, outro ponto crítico são as cortinas utilizadas para dividir ambientes, que hoje são verdadeiros reservatórios de microrganismos que não ficam livres de bactérias, mesmo com após a lavagem tradicional.

Para resolver esse problema, o sistema Positano desenvolveu uma cortina cápsula com grau máximo de higienização, que possibilita uma desinfecção rigorosa e cíclica com grande redução de custo, controle e certeza que as cortinas estão sendo higienizadas corretamente, sem sair do ambiente hospitalar.

Positano Ambiental

Dentro da cadeia operacional do sistema da saúde foi desenvolvida também a gestão integrada com a Positano Ambiental. Trata-se de um sistema ecológico e ambientalmente correto em conformidade com as leis ambientais vigentes e nas disposições, conforme recomendação da OMS - Organização Mundial da Saúde, para tratamento térmico o mais próximo de onde são gerados os resíduos.

Assim, possibilita grande redução efetiva do volume inicial do resíduo totalmente inerte e isento de odor, tornando-se uma solução para o segmento hospitalar e industrial, para o tratamento e destinação correta dos resíduos sépticos.

“Importante salientar que esse lixo potencialmente perigoso não para de crescer e 60% vai parar em lixões, o que representa um sério problema que não pode mais ser postergado”, diz Telles.

Infecção hospitalar

A infecção hospitalar predomina nos quatro cantos do mundo e exige um salto qualitativo no controle. Não é segredo para o setor de saúde que o reprocessamento de roupa hospitalar cria um reservatório de microrganismos.

Hoje, a operação de lavar roupa hospitalar impacta negativamente no meio ambiente e lavar roupa infectada não significar receber roupas livres de contaminações.

Portanto, a utilização do uso dos tecidos de fibra de algodão utilizados nos centros em relação ao uso dos campos e aventais cirúrgicos de tecido de algodão não é segura, por não serem resistentes à penetração de microrganismos através de líquidos e à liberação de partículas de tecido. Dessa maneira, esses tecidos não estão em conformidade com as exigências do novo padrão europeu, já que são porosos com baixa barreira microbiana contra contaminação pelo sangue ou soluções líquidas.

Um amplo estudo publicado no periódico científico “Lancet” (EUA), revelou que 1,27 milhões de pessoas morrem todo ano devido à infecção bacteriana no ambiente hospitalar. Essa análise aponta que a resistência bacteriana se tornou uma das principais causas de morte no mundo.

Há cinco anos, um relatório do governo britânico revelou que se não forem feitas mudanças em nível global, a infecção hospitalar pode levar à morte de 10 milhões de pessoas por ano, a partir de 2050.

Com as potencialidades das tecnologias do Sistema Positano, de média, alta e de grau elevados, certamente, poderemos contribuir amplamente com todas as particularidades do ambiente hospitalar e do cenário da saúde no Brasil.

26 7
comercial@positano.ind.br – (11) 94198-2222

Os inaladores e nebulizadores G-Tech ajudam a aliviar as crises respiratórias, proporcionando maior fluxo de medicamento e de partículas que atingem diretamente os pulmões. Desta forma, é possível que o medicamento seja corretamente absorvido pelo organismo devido a avançada tecnologia de nebulização, pois gera uma finíssima névoa, que penetra mais profundamente nos pulmões, aumentando a eficácia do tratamento.

O sistema MESH aceita medicamentos como os corticoides e permite nebulizar mesmo se o paciente estiver deitado. As duas máscaras que acompanham o NEBMESH2 são macias e permitem um perfeito ajuste para os vários tipos de rosto, desde crianças até adultos.

Com zero ruído de funcionamento, o sistema promove um melhor aproveitamento do medicamento, não necessita de copinho, além de ser portátil e extremamente fácil de utilizar. O produto conta com 107g de peso e 9,4 cm de altura, e funciona por meio de pilhas com grande autonomia de funcionamento, além de possuir entrada para alimentação externa, via cabo USB.

Rua E estande 160 - accumed.com.br

Hospitalar Fórum 2023

O Congresso HIMSS@Hospitalar Fórum 2023 termina nessa sexta-feira (26) abordando o uso de inteligência artificial na saúde. O impacto do ChatGPT sobre o bioma da saúde abre a pauta do dia, que prossegue com uma demonstração ao vivo de aplicação na área de saúde e de outras ferramentas de aprendizado de máquina na cadeia de saúde. Dois estudos de casos internacionais mostrarão como a tecnologia blockchain está transformando as redes de serviços e como as ferramentas de inteligência artificial poderão detectar infecções microvirais.

A programação, que acontece na sala 211 do mezanino, das 9h30 às 17h55, prevê ainda a realização de três debates. O primeiro aborda a automação inteligente na saúde. O segundo mostra como será o médico graduado em 2030 e como a utilização de machine learning fará toda a diferença para ele na prática clínica. Já o último discute

SOMOS A ABIMO.

como será realizada a migração de um sistema baseado em doenças para um sistema orientado por dados de saúde e bem-estar até 2030.

O gerente médico de inovação e dados da FIDI - Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, Osvaldo Landi Júnior, é um dos participantes do debatecase “2030: ecossistemas de saúde orientados por dados. Como migrar de um sistema baseado em doenças para um ecossistema orientado a dados?”, a partir das 16h55. Especializado em Informática em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pela Unifesp, o médico radiologista compartilhará sua experiência na transformação digital e como o ecossistema de dados é uma tendência no setor da saúde.

Programação em hospitalar.com/ pt/congressos.html e inscrições em euvou.net.br/HOSPITALAR2023

A PRINCIPAL REPRESENTANTE DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE DISPOSITIVOS MÉDICOS.

Fundada há mais de 60 anos, a ABIMO promove a indústria de dispositivos médicos junto à sociedade e ao Estado.

80% do faturamento

do setor vem das associadas à ABIMO

66% das empresas

do setor são associadas à ABIMO

Ao longo das décadas, a Associação expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva por meio de conselhos e grupos de trabalho que respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do segmento. Hoje, o foco da entidade está em fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde e conquistar uma reforma tributária justa que reconheça a essencialidade do setor.

VISITE-NOS! RUA I - 36

conheca.abimo.org.br

8 8
REGULAÇÃO EVENTOS JURÍDICO RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS COMPLIANCE TRIBUTÁRIO INOVAÇÃO CURSOS EXPORTAÇÃO NOSSAS
ÁREAS DE ATUAÇÃO
“2030: ecossistemas de saúde orientados por dados” é um dos assuntos do dia no Congresso HIMSS@
G-Tech NEBMESH2: inalador e nebulizador de rede vibratória

Arquiteta propõe inclusão de estações de telessaúde para modernizar condomínios residenciais, predios comerciais e escolas

A arquiteta Mariana Mie Chao propõe a inclusão de estações de telessaúde em condomínios residenciais, empresas, escolas e comunidades. Nesses espaços parametrizados, pessoas de todas as idades terão privacidade, segurança ambiental e equipamentos destinados à telessaúde, que são serviços a distância realizados por profissionais de saúde de várias áreas como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos entre outros.

“A implantação da estação de telessaúde em condomínios residenciais é uma estratégia para facilitar o acesso à saúde, disseminar métodos preventivos e acompanhar pessoas com condições crônicas”, conta Mariana Mie Chao, que é especializada em arquitetura voltada para a saúde e bem-estar.

Na palestra “Moradias inteligentes e saúde conectada”, na Arena de Tecnologia, a arquiteta explicou que a estação de telessaúde vai atender parâmetros de privacidade e segurança contra riscos de transmissão de doenças respiratórias. Contará com dispositivos como oxímetro, espirômetro, medidor de pressão, balança de bioimpedância, utilizados

tanta na teletriagem como na teleconsulta médica.

“Durante o teleatendimento, o médico poderá, por exemplo, instruir o paciente a medir sua pressão ou nível de saturação de oxigênio, o que contribuirá para um diagnóstico mais assertivo”, observa a palestrante. Com a evolução da tecnologia 5G e a Internet das Coisas (IoT), os dispositivos médicos poderão ser conectados a uma rede de comunicação para a troca e coleta de informações, ampliando assim a perspectiva da prática de telessaúde. Essa comunicação seguirá os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além desses equipamentos, as estações possuirão uma série de câmeras ambientais para captar o paciente de ângulos diferentes. As imagens serão enviadas em tempo real ao profissional de saúde via plataforma digital. Em conjunto com os lares Inteligentes, a estação de telessaúde estará em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Também estará alinhada ao item relacionado à saúde e bem-estar do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Margareth Dalcolmo é escolhida como Personalidade do Ano do Prêmio Hospitalar 2023

Nessa sexta-feira (26), a médica pneumologista Margareth Dalcolmo será agraciada com  o Prêmio Hospitalar 2023 – Personalidade do Ano. Pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), ela será laureada por seu papel de destaque durante a pandemia de Covid-19, quando disseminou informações confiáveis aos brasileiros por meio de entrevistas e artigos nos principais veículos de comunicação, combateu fake news, esclareceu dúvidas e conscientizou a população sobre a importância das medidas preventivas, o que salvou milhões de vidas.

9 26 MAIO 2023

Está chegando ao fim a Hospitalar 2023, mas continuaremos conectados 365 dias por ano na Hospitalar Hub!

Em nossa plataforma, você poderá encontrar:

• Lista de expositores

• Estandes virtuais

• Vitrine de produtos

• Eventos on-line

• E muito mais!

Acesse através do QR Code:

26 MAIO 2023

Este ano, a Trend Medical trouxe para a Hospitalar as cânulas nasais como lançamento e o umidificador HFX4 como pré-lançamento – o produto será comercializado no mercado a partir do segundo semestre. A cânula nasal para terapia de alto fluxo é indicada para o apoio respiratório não invasivo fornecendo altos fluxos de uma mistura de gases medicinais condicionadas, aquecidas e umidificadas. “Codificadas por cores para facilitar a seleção do modelo, a novidade proporciona aos pacientes neonatais e pediátricos uma terapia com qualidade, eficiência e segurança”, afirma o diretor comercial, Michael Lima.

A cânula nasal para terapia de alto fluxo, indicada para prematuro e neonatal, é na faixa de fluxo (L/min) de 1-10. Já a cânula para infantil e pediátrico é na faixa de fluxo (L/min) de 1-25. “O lançamento garante uma recuperação mais rápida e confortável para os pequenos guerreiros e está sendo muito bem aceito pelo público presente na Hospitalar”, comemora o diretor.

Já o pré lançamento – o umidificador servo controlado de última geraçãoHFx4 – é sinônimo de eficiência e sofisticação. O modelo é aquecido com gerador de fluxo integrado, desenvolvido para fornecer misturas de gases medicinais (ar/oxigênio) adequadamente aquecido e umidificado em fluxos de até 70L/Min. Com uma solução simples e integrada, o HFX4 permite configurações ajustáveis de fluxo, temperatura e concentração de oxigênio em pacientes adultos, pediátricos e neonatais.

Entre os diferenciais do HFX4 estão o display de 7" touchscreen, sensível ao toque, largo campo de visualização e interface intuitiva. Além disso, possui níveis de temperaturaalgoritmo de controle dinâmico inteligente e inovador para controlar com precisão a temperatura e a umidade dos gases; controle e monitoramento de fluxo, o gerador de fluxo integrado fornece uma faixa ajustável de fluxo de 1 a 70 L/min não requer fontes externas; módulo de SpO2 integrado, que monitora com precisão a saturação de oxigênio o sangue do paciente fornecendo mais informações sobre a terapia em tempo real; sensor de oxigênio e alarmes integrados de segurança.

“Estamos satisfeitos com a quantidade dos visitantes no estande para conhecer as nossas soluções, que promovem conforto, fácil adaptação, eficiência, segurança e bem-estar. É nesta oportunidade que podemos estreitar contato com possíveis parceiros, principalmente do Mercosul, bons aliados para levar adiante o nosso pioneirismo no setor de Saúde. Nossa meta é dobrar o tamanho do nosso espaço na Hospitalar 2024”, finaliza Michael Lima.

Rua B estande 43 - trendmedical.com.br

Cânula nasal e umidificador HFX4 são as apostas da Trend Medical

26 MAIO 2023

de Transição

No “Espaço Experiência - Atenção Domiciliar” os visitantes podem acompanhar demonstrações da atuação do segmento home care, com simulações da internação domiciliar, procedimentos de dieta enteral, soluções da terapia de oxigênio, monitoramento remoto, além de conteúdos gratuitos abertos para todos os visitantes da feira. As apresentações acontecem diariamente na Arena de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição, no pavilhão J60.

A qualidade do cuidado à gestante tem relação estreita com os níveis de saúde materno-fetal, sendo a sua assistência uma potente ferramenta orientadora para os profissionais de saúde.

A importância de incluir a medida da frequência cardíaca como parte da rotina de avaliação fetal desde as primeiras semanas de gestação contribui para o acompanhamento da vitalidade fetal.

Um dos instrumentos imprescindíveis e recomendados pelos programas e diretrizes de assistência ao pré-natal é o Sonar Doppler para realizar a ausculta fetal a partir de 10-12 semanas da gestação. Um método nãoinvasivo, prático, seguro e de ampla aplicação a partir deste período gestacional.

O Doppler Fetal Portátil Hi bebe MD incorpora recursos importantes para a ausculta cardiofetal, com opção de transdutores de 2MHz e 3MHz para melhor sensibilidade de acordo com o período gestacional, estimulação acústica para maior precisão da frequência cardíaca fetal, tecnologia com redução de ruído do som com qualidade acústica superior, proporcionando um exame de melhor qualidade e confiabilidade para o cuidado da mamãe e bebê.

Visite o estande da Macrosul e conheça as soluções em equipamentos para cuidados materno-fetais!

Rua G estande 61 – macrosul.com

Hospitalar 2023: uma edição histórica!

Pelo segundo ano consecutivo a Hospitalar acontece no São Paulo Expo e conta com 1.100 marcas nacionais e internacionais que apresentam seus produtos e serviços. A expectativa é receber cerca de 70 mil visitantes ao longo dos quatro dias da edição de 2023.

“Estamos orgulhosos do trabalho que estamos entregando. Nossa área de exposição está ocupando 100% do espaço do São Paulo Expo. Aumentamos 30% em relação a 2022. É a maior edição de todos os tempos e isso tudo é um recorde histórico. Esse resultado é fruto do trabalho de uma equipe que se dedica anualmente para entregar conteúdos durante os 365 dias do ano”, explica Marco Basso, presidente da Informa Markets Latam.

“O poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde” é o tema que rege a celebração histórica, e que abriu o debate para diversos temas associados aos indicadores de sucesso, como sustentabilidade ambiental, social e governança (ESG), metaverso, segurança da informação, economia digital, política e maturidade digital.

A 28ª edição já é memorável em todos os aspectos, com programação diversificada, palestras, workshops, exposições e oportunidades imperdíveis de aprendizado e conexões profissionais.

12 26 MAIO 2023
“Espaço Experiência” leva demonstrações à Arena de Atenção Domiciliar e Cuidados
A importância dos primeiros cuidados desde os primeiros meses

FBH e ONA promovem ações estratégicas durante edição histórica da Hospitalar

Mais uma vez, a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) marcou presença na Hospitalar. A exemplo de edições anteriores, a entidade, que representa mais de quatro mil hospitais da rede privada, levou para a feira uma agenda de ações e lançamentos que vão movimentar o setor até o final do ano.

Em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), a FBH protagonizou um momento especial, na sala das presidências, para apresentar às principais lideranças institucionais do setor os lançamentos da 14ª Convenção Brasileira de Hospitais (14ª CBH), que acontece nos dias 27 e 28 de julho

na cidade do Rio de Janeiro;  da 5ª edição do SISPAS - Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, previsto para acontecer entre os dias 9 e 11 de novembro de 2023, na cidade de São Paulo.

Outra ação também coordenada pela FBH, em parceria com a Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde), foi o lançamento do "Cenário dos Hospitais do Brasil 2023", obra que se consolida como o principal anuário da gestão hospitalar no país, com números sobre abertura e fechamento de hospitais e leitos hospitalares, além de informações

sobre distribuição, porte, tipo de atendimento, entre outros. A obra está disponível para download gratuitamente no site da instituição.

"A Hospitalar é o principal fórum de discussão sobre o cenário da saúde no país, como também, o ponto de encontro de grandes marcas e o palco de apresentação de soluções inovadoras de todo o mundo. A FBH tem a honra de ser uma parceira e de poder oportunizar, diante de tantos líderes e nomes importantes do setor, ações e lançamentos que têm o objetivo de fortalecer ainda mais a atuação do setor", disse o presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato.

13

Uso de plataformas para prover sustentabilidade assistencial e

em sistemas de saúde é tema de debates

Nessa sexta-feira (26) acontece o “Fórum de debates”, organizado pelo IESS - Instituto de Estudos de Saúde Suplementar. Na ocasião, serão debatidos casos concretos voltados para o uso de plataformas para prover sustentabilidade assistencial e econômica em sistemas de saúde.

Além disso, outros temas serão tratados por especialistas a partir da análise da experiência de uso das plataformas, como experiência do uso do Capitation para gerenciamento de pacientes; linhas de cuidados com ação precoce em atenção ao paciente oncológico; quais são os desafios para que as plataformas possam garantir mais eficiência em cuidados assistenciais; geração de valor na saúde a partir do uso de dados; o desafio de alocar o paciente na melhor estrutura e combater desperdícios e riscos assistenciais; e como evolui o uso de plataformas para promover a eficiência econômica e assistencial no sistema de saúde suplementar do Brasil.

Inscrições em euvou.net.br/HOSPITALAR2023

no Brasil?

Entre as características do Atendimento Domiciliar praticado no Brasil, a regulamentação é uma das questões que merecem atenção. No segundo dia do Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição (26), o tema será amplamente debatido com a participação de Paulo Rebello Filho, diretor-presidente da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, e de Solon Cunha, sócio da Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados.

“O que falta ao modelo que temos no Brasil é a regulamentação, que daria diretrizes. Vamos debater: ‘atualmente, a atenção domiciliar é necessária no Brasil?’ Por exemplo, se fosse proibida, quantos leitos nós deveríamos ter para atender esses pacientes? Seriam mais de 30 mil leitos”, ressalta Claudia Pedrosa, presidente do Enconsad - Encontro Nacional de Serviços de Atenção Domiciliar, realizador do evento.

Um setor em amplo crescimento chama a atenção de investidores internacionais. Para falar sobre o assunto, também nessa sexta-feira (26), os participantes terão a oportunidade de ouvir Cristina Quadrat, CEO da Pronep Life Care, e Samir Salman, idealizador do Hospital Premier debaterem sobre as perspectivas do setor no país. “Como as grandes empresas estrangeiras e os grandes investidores estão vendo o mercado do Brasil com esse crescimento. Quando vemos o mercado crescendo, mas com modelos tão diferentes dos praticados fora do país, quais são pontos de atração”, destaca Claudia.

A programação do congresso acontece na sala 204 do mezanino, das 9h às 16h15.

Programação em hospitalar.com/ pt/congressos.html e inscrições em euvou.net.br/HOSPITALAR2023

Moriya apresenta

suas soluções para ventilação durante a Hospitalar 2023

Maior companhia de oxigenoterapia do Brasil, a Moriya traz ao mercado uma completa linha para ventilação invasiva e não invasiva, como os ventiladores Resmed Astral 150 e Stellar™ 150, e as máscaras AcuCare™ e FitMax™.

O Astral 150 é um ventilador de suporte à vida portátil, que oferece opções invasivas e não invasivas, com circuito de membros duplos e monitoramento Fi02. Para maior mobilidade e tranquilidade, possui apenas 3 kg, sendo o mais leve do mercado, e conta com uma gama de alarmes para notificar cuidadores e profissionais de saúde quando um problema em potencial surgir.

O ventilador Stellar™ 150, por sua vez, é ideal para ventilação invasiva e não invasiva, em casa ou em instituições de saúde, e não é um ventilador de suporte à vida. Destacando o exclusivo modo de garantia de volume ResMed – iVAPS™ (Pressão de Suporte com Volume Assegurado em modo Inteligente), mantém a ventilação alveolar alvo adequada às mudanças das necessidades de cada paciente.

Com design leve, versátil e fácil de usar, proporciona maior mobilidade e pode ser usado para adultos e crianças a partir de 13 kg para garantir a ventilação adequada, mesmo quando a frequência respiratória muda. Seu procedimento de reconhecimento do circuito permite um tratamento ideal e precisão no monitoramento, medindo e armazenando a impedância do sistema respiratório, e incluindo, o orifício de ventilação. Isto permite que o dispositivo avalie com rigor a pressão de tratamento. Ao pressio -

nar o botão, o circuito de aprendizado integrado eleva e compensa qualquer resistência.

Já a AcuCare™ é uma série de interfaces de pacientes descartáveis de alta qualidade para hospitais. Estabelecendo rapidamente estabilidade e vedação confiável, sem comprometer o conforto, as máscaras de uso hospitalar são projetadas para obter aceitação imediata da VNI pelo paciente, fornecendo uma terapia prática, eficaz e veloz. Cada máscara é codificada por cor, facilmente identificável e projetada para encaixe nos circuitos respiratórios hospitalares comuns.

As máscaras AcuCare™ combinam arnês de ajuste no formato 3D com tecnologia de almofadas para estabilizar no rosto sem a necessidade de suporte para a testa. A veda -

ção e o arnês são combinados para reduzir os pontos de pressão, minimizar fugas e maximizar o conforto, visando diminuir a necessidade de intubação. Proporcionam ajuste seguro e estável, minimizando o risco de ferimentos causados pela pressão e lesões cutâneas, o que leva a uma melhor adesão à terapia.

Por fim, a FitMax™ é uma máscara facial total ideal para pacientes que necessitam de ventilação não invasiva por longo período, pois ajuda a evitar lesões na face. Com almofada em silicone, fornece vedação rápida e eficaz em torno de áreas menos sensíveis à pressão da face, deixando o campo de visão livre. Ideal para CPAPs e Bipaps, possui válvula exalatória, além de exclusivo clipe slide-in para ajuste.

Rua H estande 10 - jgmoriya.com.br

14 26 MAIO 2023
Como anda o processo de judicialização para atenção domiciliar
econômica

Marcos Lopes, Head de Finanças Brasil; Aline Almeida, Gerente de Marketing Endoscopia Brasil; Enrique De Lagos, Gerente de Marketing Endoscopia LATAM; e Fernando Guerra, Presidente Stryker Brasil

Stryker lança sistema portátil de imagem, o SPY-PHI

A Stryker, uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo, participa da Hospitalar 2023 com diversas inovações em seu estande na Rua G, nº 31. O principal destaque é para o lançamento de uma tecnologia versátil que fornece aos médicos uma solução conveniente para avaliação da perfusão, o dispositivo portátil SPY-PHI.1

O sistema utiliza a tecnologia SPY Fluorescence Imaging, que permite que os cirurgiões visualizem o fluxo sanguíneo nos vasos e a perfusão tecidual relacionada durante procedimentos plásticos, microcirúrgicos, reconstrutivos e gastrointestinais. O SPY-PHI também pode auxiliar na geração de imagens de fluorescência intraoperatória e na visualização do sistema linfático, incluindo vasos linfáticos e linfonodos. O design compacto e leve do sistema o torna ideal para uso na sala de cirurgia, bem como em espaços menores, como centros cirúrgicos ambulatoriais.

O uso do SPY-PHI pode apoiar os cirurgiões a tomar decisões durante a cirurgia aberta com base na qualidade do fluxo sanguíneo nos vasos e micro vasos que fornecem oxigênio aos órgãos. O fluxo sanguíneo é fundamental para a saúde do tecido e a capacidade de visualizar o fluxo sanguíneo em tempo real pode ajudar os cirurgiões a obter taxas mais baixas de complicações pós-operatórias e melhores resultados cirúrgicos. 2

Tradicionalmente, os cirurgiões confiavam apenas em seu julgamento clínico para determinar se o tecido estava ou não recebendo perfusão adequada para permanecer viável ou saudável. A capacidade de visualizar a perfusão no intraoperatório pode ajudar os cirurgiões em muitas decisões clínicas, incluindo ir direto ao implante ou quanto tecido remover durante uma operação. 3 Os cirurgiões poderão usar

o SPY-PHI para ver além do que o olho humano pode ver, o que tem o potencial de melhorar seu julgamento clínico e ajudá-los a otimizar os resultados dos pacientes.

“Até o momento, mais de 180 estudos clínicos publicados demonstraram os benefícios da imagem por fluorescência SPY e agora o Brasil poderá experimentar desta avançada tecnologia”, afirma Fernando Guerra, General Manager da Stryker no Brasil.

Como funciona

O SPY-PHI usa uma fonte de luz com laser de baixa potência, próximo ao infravermelho, para estimular um agente de imagem fluorescente que foi injetado na corrente sanguínea. O agente fluorescente se liga às proteínas no sangue e circula pelo corpo. Quando estimulado por luz infravermelha próxima, o agente ligado à proteína emite um sinal de fluorescência que permite a visualização do sangue fluindo através dos vasos e no tecido. A fluorescência é capturada por uma câmera especial, processada e exibida em um monitor de vídeo para o cirurgião analisar. Como o agente está ligado ao sangue, aonde o sangue vai, ele vai. Se não houver fluorescência, isso pode significar que há comprometimento do fluxo sanguíneo.

Em situações de má perfusão, os cirurgiões podem tomar certas decisões ou agir enquanto o paciente ainda está na sala de cirurgia. Ao contrário do raio-X tradicional, que pode ser complicado de realizar em cirurgia, a tecnologia SPY não envolve radiação ionizante e utiliza um agente de imagem de fluorescência com uma meiavida curta, permitindo que os cirurgiões repitam a avaliação de perfusão várias vezes ao longo do procedimento. 4

Recursos do SPY-PHI

{ Qualidade de imagem brilhante: A resolução de 1080p a 60 fps, projetada para fornecer reprodução de cores realistas, resulta em uma imagem nítida e altamente detalhada

{ Múltiplos modos de visualização: Combina informações de sinal de fluorescência com imagem de luz branca vívida em tempo real;

{ Distância de trabalho flexível e amplo campo de imagem: O SPY-PHI é projetado para permitir que os médicos avaliem a perfusão usando uma ampla gama de distâncias de visualização, permitindo versatilidade na sala de cirurgia;

{ Imunidade à luz ambiente: Garante que o operador seja capaz de trabalhar com fluidez, sem interromper as atividades ao redor da mesa cirúrgica.

A Stryker é uma das principais empresas de tecnologia médica do mundo e, junto com nossos clientes, contribuímos para construir uma saúde melhor. A companhia oferece produtos e serviços inovadores para os segmentos de Medicina e Cirurgia, Neurotecnologia, Ortopedia e Coluna, que ajudam a melhorar os resultados dos cuidados com a saúde e pacientes. Mundialmente, a Stryker impacta mais de 130 milhões de pacientes todos os anos.

Rua

Referências:

1. https://www.stryker.com/br/pt/endoscopy/products/spyphi/index.html

2. Sood M, Glat P. Potential of the SPY intraoperative perfusion assessment system to reduce ischemic complications in immediate postmastectomy breast reconstruction. Annals of Surgical Innovation and Research 7.1 (2013): 9.

3.Intraoperative laser angiography using the SPY system: review of the literature and recommendations for use. Gurtner et al. Ann Surg Innov Res. 2013; 7: 1. Published online 2013 Jan 7. doi: 10.1186/1750-1164-7-1

4. Indocyanine Green Videoangiography for Confirmation of Bypass Graft Patency.” J Korean Neurosurg Soc, vol. 50, July 2011, pp. 23–29

15 26 MAIO 2023

Desfiles apresentam uniformes produzidos com tecidos inteligentes

Duas vezes por dia a Hospitalar se transforma por 30 minutos em palco de um verdadeiro desfile de moda. Mas, em lugar de coleções de estilistas famosos, o evento apresenta uniformes confeccionados com tecidos inteligentes, produzidos com tecnologia têxtil e nanotecnologia.

Esses materiais inibem odores, oferecem proteção bactericida, têm menor aderência a manchas e menor risco de desbotar. “Os tecidos inteligentes usam matéria prima totalmente reciclada e, por isso, participam da economia circular”, explica o consultor hospitalar Marcelo Boeger, coordenador da Arena de Facilities e um dos idealizadores da ação.

A exemplo dos desfiles de moda, um mestre de cerimônias narra as especificações dos uniformes usadas pelos modelos. Um tapete vermelho cobre a rua da arena para simular a passarela dos grandes eventos de moda.

Próximo de lá há um camarim, montado especialmente para a troca de roupas.

Profissionais de saúde reais de vários hospitais se misturam aos modelos durante o desfile para apresentar os uniformes que utilizam em seu dia a dia. Nessa sexta-feira (26), as apresentações acontecem às 13h30 e 15h, no pavilhão H100.

Trupe de palhaços espalha alegria pelos corredores da Hospitalar

Durante todos os dias de feira, a Soul Alegria, em parceria com a Hospitalar 2023, leva ações para um ambiente com mais leveza e mais alegria nos pavilhões através de uma trupe de palhaços que auxiliam os organizadores do evento com palestras, dinâmicas e abordagens simples, mas totalmente focadas na pessoa.

Vários eventos de cunho científico ocorrem simultaneamente com médicos, cientistas e profissionais da saúde, que se reúnem para discutir e compartilhar pesquisas, descobertas e avanços na medicina. Aliado a essas novas tendências, a trupe mostra como a arte com técnicas lúdicas e o relacionamento interpessoal com a abordagem centrada na pessoa podem ser extremamente eficientes neste ambiente.

Locação de equipamentos médicos: melhorando o balanço patrimonial do hospital

A locação de equipamentos médicos é considerada uma estratégia eficaz para melhorar o balanço patrimonial dos hospitais. Essa abordagem substitui o alto investimento de capital por despesas operacionais planejadas (OPEX), o que traz uma série de benefícios financeiros.

O serviço ainda preserva o capital do hospital, que pode ser direcionado para necessidades como expansão ou investimentos em tecnologia. Ao evitar o desembolso imediato, a instituição ganha maior flexibilidade financeira.

Além disso, a locação melhora a liquidez do hospital, pois os pagamentos são diluídos ao longo do tempo,

evitando uma grande despesa de uma só vez. Isso alivia a pressão financeira e proporciona uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis.

Em suma, a locação de equipamentos é uma solução inteligente para melhorar o balanço patrimonial, porque proporciona preservação de capital, melhora a liquidez e traz benefícios fiscais. Promove também a atualização tecnológica, manutenção e suporte especializados, flexibilidade e escalabilidade. Conheça essa tendência de mercado que já atende mais de 480 clientes da Clean Medical.

Rua C estande 28cleanmedical.com.br

Por meio do Programa de Saúde Digital, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) lança o curso “Saúde Digital: Fundamentos de Telessaúde e Telemedicina” – o primeiro voltado para esse tema no Brasil, com formação completa ministrada pelos melhores professores da Universidade de São Paulo (USP).

No decorrer de toda a Hospitalar está sendo disponibilizado um desconto de 20% para profissionais de outras instituições que almejam se qualificar sobre as principais tendências e tecnologias para o atendimento via teleconsulta.

Para garantir o cupom, os interessados devem se dirigir ao estande, na Rua H estande 32, e acessar o QR Code que está disponível no local.

16 26 MAIO 2023
das Clínicas da FMUSP lança curso de Saúde Digital
Hospital

conheça a empresa com chancela da ONU que tem revolucionado o setor de saúde

A Portal Telemedicina, empresa líder de soluções em telemedicina, apresentou na Feira Hospitalar inovações no uso de inteligência artificial (IA) e integração de dados que têm gerado resultados extraordinários para unidades de saúde de diferentes portes. As integrações entre sistemas e com equipamentos médicos trazem praticidade, aumento da produtividade, além de permitirem que qualquer clínica, hospital ou centro de atendimento tenha acesso a médicos especialistas a qualquer hora do dia com baixo custo.

No mercado há 10 anos e presente em todos os Estados do Brasil, a empresa disponibiliza uma plataforma integrada de laudos que usa inteligência artificial para fazer triagem de emergências, além de app para teleconsulta que conta com IA para aferição de sinais vitais, equipamentos médicos, treinamentos em saúde digital, integrações exclusivas e dashboards de gestão de saúde populacional.

disponíveis para 26 modalidades de exames são entregues no mesmo dia e, em casos urgentes, em até 5 minutos.

As soluções da empresa têm gerado resultados importantes também na saúde pública. Após implementar a telecardiologia, o município de Tarumã, no interior de São Paulo, passou a ter médicos cardiologistas disponíveis de forma remota a qualquer hora do dia e, após um ano, reduziu em 45% o número de mortes por doenças cardíacas.

empresas com especialistas e o laudo médico

do colaborador. Dessa forma, o médico do trabalho pode liberar o Atestado de Saúde (ASO) com maior agilidade, já integrado com o SOC e o E-Social.

O impacto da tecnologia de ponta desenvolvido pela empresa já foi reconhecido internacionalmente, inclusive pela ONU, que a elegeu uma das 10 empresas do mundo para acelerar os objetivos de desenvolvimento sustentáveis até 2030. A empresa conta com parceiros importantes como Unicef, Harvard Medical School, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Google para atingir a sua missão de levar acesso universal à medicina de qualidade.

Portal Telemedicina:
Soluções ajudam uni dades de saúde a melhorar fluxo de trabalho, aumentar produtividade e reduzir custos com baixo investime nto

Newsletter trará cobertura da Hospitalar 2023 em vídeo

Para destacar os principais acontecimentos e novidades da Hospitalar 2023, a Revista Hospitais Brasil produzirá uma cobertura do evento.

Com circulação no início de Junho, a cobertura especial pós-feira será enviada para um seleto mailing de profissionais de saúde, composto por cerca de 500 mil contatos.

A iniciativa faz parte de uma estratégia de digitalização da Publimed Editora em busca da implantação de soluções sustentáveis em suas publicações.

Quer receber a newsletter de forma gratuita? Cadastre-se em portalhospitaisbrasil.com.br.

Empresas e entidades interessadas em participar da edição de cobertura podem entrar em contato por e-mail adriano@publimededitora.com.br, ou pelo celular/WhatsApp (13) 98161-3718.

1o Simpósio Internacional Sobracam aborda cirurgia ambulatorial no Brasil e no mundo

A Sobracam - Sociedade Brasileira de Cirurgia Ambulatorial realiza o 1o Simpósio Internacional Sobracam de Cirurgia Ambulatorial nessa sextafeira (26), das 9h às 13h, na sala 211 do mezanino. Grandes nomes do setor compartilham sua visão, experiência e insights em um momento desafiador para o setor, onde alternativas mais eficientes e custo-efetivas que promovam maior acesso e elevem a qualidade dos cuidados cirúrgicos são necessárias para a sustentabilidade do sistema.

Os palestrantes abordarão temas como a cirurgia ambulatorial no Brasil e no mundo; como a cirurgia ambulatorial pode aumentar o acesso e reduzir custos; perspectivas no setor público e privado; perspectivas de crescimento: o papel do private equity e da indústria; lições aprendidas na estruturação de uma unidade ambulatorial; em busca da excelência: qualidade e segurança em cirurgia ambulatorial; e teach the Teachers

Inscrições em euvou.net.br/HOSPITALAR2023

Calçado profissional antiderrapante:

A indústria de calçados Soft Works participa da Hospitalar 2023 expondo seus diversos modelos de calçados com solado antiderrapante. A marca, genuinamente francana, produz calçados que são certificados em conformidade com a Norma ABNT NBR ISO 20.347 e possuem Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho.

Os calçados são confeccionados em EVA, material superleve que proporciona conforto e alta absorção de impacto. Seu solado antiderrapante – SRC (o grau mais elevado no teste de escorregamento) – é composto

por uma borracha especial tecnologia SUPER GRIP, que oferece resistência a escorregamentos em diferentes tipos de piso, incluindo aqueles com solução de detergente e glicerol. A formulação do cabedal contém uma substância antimicrobiana eficiente no combate às bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli

A Soft Works atua nesse mercado há 29 anos e se orgulha em oferecer bem-estar e qualidade de vida aos profissionais de diferentes áreas de atuação.

18 26 MAIO 2023
Rua F estande 120 - softworksepi.com.br
aliando moda, conforto e segurança

CONGRESSOS PAGOS PRESENCIAIS

HIMSS@HOSPITALAR INTERNATIONAL DIGITAL

HEALTHCARE FORUM 2023 (Mezanino – Sala 211)

9h30 - ChatGPT & IA Generativas: Como as organizações de tecnologia da saúde podem maximizar o valor de seus Especialistas Clínicos (GRAVADO)

10h05 - Navegação ótica-ativa de IA e 3D em cirurgias robóticas (GRAVADO)

10h40 - Desbloqueando o potencial da IA na área da saúde (GRAVADO)

11h15 - Automação inteligente na saúde: casos, resultados, problemas, aceitação do usuário e questões regulatórias

14h - Telehealth e a evolução do atendimento residencial. Trazendo o hospital para dentro de casa. Estudo de caso do Peru

14h25 - Ascensão do médico orientado por dados. Um profissional graduado em 2030, que não souber utilizar machine learning, terá dificuldades de ascensão

16h - Plataformas médicas de IA no NHS: status atual e tendências (GRAVADO)

16h55 - 2030: ecossistemas de saúde orientados por dados. Como migrar de um sistema baseado em doenças para um ecossistema orientado a dados clínicos?

CONTEÚDOS GRATUITOS PRESENCIAIS

ARENA ATENÇÃO DOMICILIAR E CUIDADOS DE TRANSIÇÃO (Pavilhão J60)

13h30 - Abordagem avançada a pessoa com feridas: da etiologia ao tratamento eficaz

14h05 - Cuidados especializados a pessoas com feridas e atendimento domiciliar: um approach necessário

15h15 - Resultados e indicadores da gestão da equipe de estomaterapia na atenção domiciliar

16h05 - O uso do Business Intelligence como ferramenta de suporte ao processo de tomada de decisão: a experiência do SAD-BH

ARENA ENGENHARIA CLÍNICA (Pavilhão I38)

11h30 - Prêmio Hospitalar – Personalidade do Ano na Saúde

14h - Abertura 2º dia – Fórum Einstein de Engenharia Clinica

14h15 - Qualidade e segurança na Engenharia Clínica: muito além do ESG

15h30 - Frente aos rápidos avanços tecnológicos da Medicina, como garantir a capacitação e treinamento sob a perspectiva do colaborador

17h - Centro cirúrgico conectado: desafios para o registro e armazenamento de gravações cirúrgicas em nuvem

17h30 - Controle de qualidade em instrumentais de videolaparoscopia na Central de Materiais Esterilizados: desafios e tecnologias

ARENA HEALTH (Pavilhão E380)

14h - 10 anos de PNSP e as diretrizes da SOBRASP para a Segurança do Paciente

14h30 - Atuando em favor da inovação e da tecnologia para a Segurança do Paciente

15h30 - Inovação em processos para evitar danos na assistência à saúde

16h30 - Inovação para inclusão do paciente na sua segurança

17h30 - Inovação pensando no futuro para a segurança do paciente

ARENA FACILITIES (Pavilhão H100)

14h - Ampliação de UTI e leitos de internação: estudo de caso do Hospital Unimed Litoral - Balneário Camboriú (SC)

15h - Desfile de uniformes profissionais para setores de hotelaria e facilities

15h30 - Gestão de Sustentabilidade – Case HCor

16h30 - Alinhando o Design de Serviços com pessoas, processos, espaço e tecnologia

17h30 - Gastronomia hospitalar: tendências e possibilidades para o mercado de luxo

Agenda de Eventos

Confira as principais atrações do dia 25

INSCREVA-SE EM www.hospitalar.com/pt/congressos.html

ARENA INDÚSTRIA E DISTRIBUIDORES (Pavilhão G360)

14h - Introdução e objetivos

14h05 - CAMP de inovação da SBEB

14h15 - RNP e a saúde digital

14h30 - Inovação em saúde no Brasil: desafios e oportunidades

15h20 - Inovação em saúde: como as healthtechs estão transformando a indústria da saúde?

16h20 - Retinógrafo Portátil Eyer

16h35 - Tecidos biológicos por bioimpressão

17h10 - Impacto da tecnologia 5G no setor da saúde

17h30 - Encerramento – Equipe SBEB

ARENA REABILITAÇÃO (Pavilhão H140)

14h - Congresso de Reabilitação

14h05 - Desafios da reabilitação digital

14h35 - Regula + Brasil

15h05 - Processamento e integração de dados – como as plataformas digitais podem ampliar o acesso aos serviços de saúde de qualidade?

15h25 - Computação Quântica e Saúde

16h05 - Novas perspectivas para o tratamento da doença de Alzheimer

16h30 - Técnicas neuropsicológicas vídeo assistidas

ARENA TECNOLOGIA (Pavilhão D101)

12h - Sebrae Nacional e ABSS: Healthtechs – Inovação na Gestão da Saúde

12h20 - Acelera Saúde – Alavancagem de desempenho municipal no Previne Brasil e impacto nos repasses federais

12h40 - FlexiMedical

13h12 - Abertura – 4ª dia Demonstração de Produtos

13h17 - Como inovar a gestão em pequenos e médios hospitais?

13h24 - Sistema de gestão de ativos e manutenção hospitalar

13h31 - Gestão ativa

13h38 - IOT e rastreabilidade RFID no cuidado centrado no paciente

13h45 - Otimus Clinic – Evolua a gestão de sua clínica a um nível de excelência

14h - Telessaúde integrada e bem-estar: apresentação e considerações gerais

14h10 - Telemedicina de logística e telessaúde integrada - 2026/2030

14h25 - Estação Parametrizada de Telessaúde (SESI)

14h40 - Projetos habitacionais, baseados em “experiência do usuário”, para promoção de saúde e estilo de vida

14h55 - Hospital Híbrido no contexto da Cidade da Saúde (Passos)

15h10 - Debate sobre Painel 1

15h25 - Ambiência e residenciais: tecnologia como coadjuvante do cuidado

15h40 - Telegeriatria em moradias: engajamento e bem-estar

15h55 - Saúde integrativa para promoção de bem-estar

16h10 - Debate sobre Painel 2

16h25 - Perspectiva da saúde 60+

16h40 - Promoção de saúde e telemonitoramento como ação para redução de sinistros

16h55 - Moradias inteligentes e saúde conectada

17h10 - Debate sobre o Painel 3

17h20 - Debate, conclusões e encaminhamentos

ABCIS (Mezanino – Sala 206)

15h - Lançamento da Certificação Inmat da ABCIS

ABRAMGE (Mezanino – Sala 208)

8h - Welcome coffee

8h30 - Cenário atual da saúde

10h - Terapias avançadas: incorporação e modelos de financiamento

10h15 - Evolução tecnológica e modelos de ATS

10h30 - Sustentabilidade e modelos de financiamento

11h - Experiências de compartilhamento de risco: cenário mundial

ABRAVA (Mezanino – Sala 210)

14h - Apresentação institucional da ABRAVA

14h15 - Qualidade do ar de interiores em ambientes hospitalares

14h50 - Projetos AVAC-R em hospitais

15h30 - Manutenção em sistemas de climatização e refrigeração

16h10 - ABNT-NBR 7256 – Esclarecimentos sobre a Norma Hospitalar

16h50 - Mesa-redonda: A importância da aplicação da Norma ABNT-NBR 7256 nos hospitais

17h30 - Encerramento ABRAVA

ABRH BRASIL (Mezanino – Sala 206)

9h - Abertura – ABRH Brasil

9h10 - O que é ser uma empresa saudável?

10h20 - Entendendo como empresas de sucesso trabalham para se tornarem saudáveis

11h45 - Encerramento

IESS (Mezanino – Sala 210)

9h - Fórum de debates IESS

9h05 - Exposição de caso: A experiência do uso do Capitation para promover saúde

9h20 - Exposição de caso: Linhas de cuidados com ação precoce em atenção ao paciente oncológico

9h35 - Quais são os desafios para que as plataformas possam garantir mais eficiência em cuidados assistenciais

10h30 - Exposição de caso: Geração de valor na saúde a partir do uso de dados

10h45 - Exposição de Caso: O desafio de alocar o paciente na melhor estrutura e combater desperdícios e riscos assistenciais: a experiência do Grupo Dasa

11h - Como evolui o uso de plataformas para promover a eficiência econômica e assistencial no sistema de saúde suplementar do Brasil

SOBRACAM (Mezanino – Sala 211)

9h - Welcome coffee

9h10 - Simpósio SOBRACAM de Cirurgia Ambulatorial –Abertura

9h20 - Cirurgia Ambulatorial no Brasil e no mundo

9h50 - Como a Cirurgia Ambulatorial pode aumentar o acesso e reduzir custos? Perspectivas do setor público e privado

10h30 - Perspectivas de crescimento: o papel do private equity e da indústria

11h10 - Lições aprendidas na estruturação de uma Unidade Ambulatorial

11h50 - Entrega Lunch Box

11h50 - Em busca da excelência: qualidade e segurança em Cirurgia Ambulatorial

12h40 - Encerramento e considerações finais

20 26 MAIO 2023
26
21 26 MAIO 2023 A melhor e mais completa feira de saúde do norte-nordeste 25 A 27 26.000 Visitantes Eventos simultâneos Marcas Confira a edição 2022 da Hospitalmed Quer expandir seu negócio na região nordeste? Venha para HospitalMed 2023 /@hospitalmedbr HOSPITALMED.COM.BR (81) 3049-2549 jayme.wiss@hospitalmed.com.br Solicite contato comercial Feiras e Negócios Parceiro de mídia Realização, Promoção e Organização

Passado,

A Sobrasp - Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente estreia na Hospitalar nessa sextafeira (26) com o I Painel SOBRASP. Sob o tema “Passado, presente e futuro: o que precisamos fazer para tornar nosso sistema de saúde livre de danos”, a entidade recebe convidados na Arena Health, das 14h às 18h, para duas conferências e três painéis.

Na programação gratuita, que acontece no pavilhão E380, será possível conferir assuntos como “10 anos do PNSP - Programa Nacional de Segurança do Paciente e as diretrizes da SOBRASP para a segurança do paciente”; “Atuando em favor da inovação e da tecnologia para a segurança do paciente”; “Inovação em processos para evitar danos na assistência à saúde”; “Inovação para inclusão do paciente na sua segurança”; “Experiências colaborativas como estratégia para implementação da experiência do paciente”; e “Inovação pensando no futuro para a segurança do paciente”.

A Abramge - Associação Brasileira de Planos de Saúde promove na sexta-feira (26), das 8h às 12h, o Simpósio Abramge. O evento acontece na sala 208 do mezanino e conta com a presença de especialistas do mercado de saúde, que abordarão temas relevantes sobre a evolução do setor.

O primeiro painel, com a participação de Paulo Rebello, diretor presidente da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar; Renato Casarotti, presidente da Abramge; Adriano Londres, da Arquitetos da Saúde; e de Márcio Gonçalves Pinto, membro do Comitê Executivo da Rede D'Or, terá como foco o “Cenário atual da Saúde”.

O segundo painel traz as “Experiências de compartilhamento de risco: Cenário Mundial” e será comandado por Kewton Esper Aragão, diretor de supply da Rede D'Or. Outro tema

do Simpósio será a “Evolução tecnológica e modelos de ATS” com comentários de Stephen Stefani, da ISPOR Brasil.

O tema a ser tratado no quarto painel pelo superintendente médico da Abramge, Cassio Ide Alves, será “Terapias Avançadas: Incorporação e Modelos de Financiamento”. O evento também traz discussões sobre a importância da "Sustentabilidade e modelos de financiamento", com painel comandado pela vice-presidente da Sociedade Brasileira de Auditoria Médica (SBAM), Goldete Priszkulnik.

O Simpósio Abramge é uma oportunidade para os profissionais de saúde e gestores de instituições do setor debaterem temas relevantes para o mercado e conhecerem as tendências e inovações em saúde.

Inscrições em euvou.net.br/HOSPITALAR2023

26 MAIO 2023
presente e futuro: o que precisamos fazer para tornar nosso sistema de saúde livre de danos?
22
Simpósio Abramge reúne representantes de destaque da saúde suplementar

4º Fórum de Inovação

Anbiotec Brasil abordou novidades e tendências da biotecnologia no país

O ritmo contagiante de Tom Nascimento marcou na terça-feira (23) a solenidade de abertura do 4º Fórum de Inovação Anbiotec Brasil. Sob o tema “Levando acesso à saúde de qualidade a milhões de brasileiros: Novos pilares para o desenvolvimento sustentável da cadeia de saúde do Brasil com Biotecnologia e Inovação”, o encontro reuniu formuladores de políticas públicas, agências reguladoras, institutos de pesquisa e entidades de fomento para falar sobre os rumos do setor.

“Dedico palavras a enaltecer a tecnologia nacional, queremos que haja o reconhecimento do que tem sido feito para o crescimento da biotecnologia no Brasil, que já fez muito e trabalha para continuar evoluindo”, declarou Vanessa Silva da Silva, presidente da Anbiotec Brasil, que nasceu a 14 anos em edições passadas da Hospitalar.

A médica Waleska Santos, médica, presidente e fundadora da Hospitalar, saudou os presentes, relembrando décadas de parceria com a Anbiotec Brasil. “A biotecnologia é o futuro e está na mão dos nossos professores e cientistas o desenvolvimento do conteúdo de qualidade nesse longo caminho a percorrer ", disse a médica.

Ao final do encontro, Vanessa Silva da Silva entregou ao deputado federal Lucas Ramos (PSB-PE) um manifesto que solicita apoio do governo federal

para tornar efetiva a Política Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia. O texto é assinado por associados da entidade e representantes de universidades federais de todo o Brasil, como Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Segundo Vanessa Silva da Silva, a pandemia evidenciou a dependência do setor de saúde frente às importações de insumos estratégicos, que já poderiam estar sendo produzidos em larga escala no país. “Não temos uma política de Estado atuante que apoie as empresas nacionais, que desenvolvem e fabricam produtos inovadores na área da Saúde, mas temos esperança”. Ela argumentou que o governo brasileiro já sancionou decretos para impulsionar o setor de Biotecnologia, mas em sua maioria com o foco na pesquisa e no desenvolvimento. O que falta é garantir a produção nacional em larga escala, para que toda esta inovação beneficie a sociedade. Para iniciar esta mudança o atual governo recentemente sancionou um decreto lei para a recriação do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis), que tem o objetivo de promover a articulação

governamental e formular medidas que fortaleçam a produção e a inovação na área da saúde.

“Nós já provamos que as indústrias brasileiras de Biotecnologia têm uma produção de qualidade. A questão é como fazer que esses produtos cheguem à população”, afirmou Vanessa Silva da Silva. Ela destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos canais que as empresas brasileiras inovadoras do setor de saúde têm para comercializar seus produtos em larga escala, atendendo a milhões de brasileiros. “O SUS é sem dúvida um dos modelos de gestão de saúde pública mais bem sucedidos no mundo e temos todas as condições necessárias para atender essa gestão, utilizando produtos nacionais com qualidade, segurança, eficácia, agilidade e, o melhor, gerando empregos qualificados, utilizando da nossa mão de obra local”, complementa.

A presidente da Anbiotec Brasil ressaltou que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, tem declarado que, até o final do mandato do presidente Lula, o governo federal quer que 70% das compras de soluções para a saúde sejam de produtos fabricados por indústrias nacionais. Vanessa Silva da Silva entende que esse objetivo poderá impulsionar as empresas nacionais, não só para abastecer o mercado interno, como também atender os países vizinhos. “Poderíamos exportar para o Uruguai, a Colômbia e outros países da América Latina, que não têm a estrutura fabril semelhante à brasileira”, destacou. Essa expansão beneficiaria não só o setor de saúde, mas a balança comercial do país.

A Ilha de Empresas da Anbiotec Brasil acontece diariamente das 11h às 20h no Setor de Diagnósticos (Azul Claro), no pavilhão E149.

23 26 MAIO 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.