InformationWeek Ed. 207

Page 25

Especial

Reportagem de capa

11

Qual é a maturidade dos fornecedores que atuam no Brasil? O quanto eles estão preparados? De maneira geral, o Brasil não deixa nada a desejar para os países mais desenvolvidos. Segundo o Gartner, os fornecedores multinacionais oferecem aqui serviços com os mesmos níveis de maturidade e qualidade que em outros países, e os fornecedores nacionais estão evoluindo nessa direção. Porém, ressalta a PwC, a maturidade da prestação de serviço varia de acordo com cada fornecedor e o tipo do serviço a ser prestado. Por isto, durante o processo de seleção é importantíssimo visitas de due diligence aos sites e contato direto com clientes do fornecedor em avaliação.

Como gerir o processo de solicitação de propostas (RFP)? Em primeiro lugar, a empresa contratante precisa saber exatamente o que ela quer para não dar margens para o fornecedor sugerir algo que não esteja ali. “Uma RFP não é um instrumento para explorar alternativas. Isso deve ser feito antes.

Não peça sugestões nessa hora”, ensina Dreyfuss, do Gartner. Não tenha pressa e formalize tudo – níveis de serviço, processo de tomada de decisão,

12

Como gerenciar as expectativas

de funcionários, clientes e fornecedores em

um processo de

terceirização?

13

Seja transparente e comunique claramente as

decisões. Assim, é possível gerir as expectativas de todas as partes envolvidas e evitar interrupções

papéis e responsabilidades. Deixe claro quais

dos serviços. A equipe interna deve ser valorizada

são os atributos esperados dos fornecedores

pelo seu conhecimento. Nem sempre terceirização

para priorizá-los, pois obviamente não haverá

significa demissão em massa. Há casos nos quais

um fornecedor perfeito em todos os quesitos.

os profissionais são redirecionados para outros

Só assim você conseguirá avaliar as diferentes propostas. A Accenture sugere a definição

projetos e outras áreas de negócio ou ainda absorvidos pelo futuro provedor. Para isto, mapeie

dentro do quadro de TI de um responsável com

os recursos-chave. Durante a fase de avaliação

o conhecimento técnico-comercial necessário

dos possíveis fornecedores, analise as políticas

para gerir o processo. Lembre-se de que muitos contratos são malfeitos porque os clientes não sabem o que pedir.

14

O modelo “como serviço” funciona? 26

lay_especial 26

de RH para identificar possíveis hiatos entres as políticas e benefícios das duas empresas, caso os funcionários sejam absorvidos.

Para a PwC, o modelo como serviço funciona e é, hoje, uma forma da TI responder às constantes mudanças de cenário dos negócios. Segundo a IDC, ele é interessante para as empresas que gostariam de converter parte de seus custos fixos em variáveis e reduzir a imobilização de seus ativos. No entanto, afirma a consultoria, ainda é um mercado recente, em busca de amadurecimento. Já para as médias e pequenas empresas, esta é uma tendência inevitável e vai fazer com que o segmento passe a adotar tecnologia de forma muito mais intensiva do que antes. Os analistas do Gartner chamam a nova onda de “XaaS”, ou seja, anything as a service – isto é, qualquer coisa como serviço. Information Week Brasil

9/12/08 6:45:12 PM

1


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.