II Anais Interdisciplinar do Centro Universitário Newton Paiva

Page 30

14mg/dL confirmaram-se positivas pela AL, no entanto, foram detectadas concentrações inferiores ao da NF. Cabe ressaltar, que a literatura registra que técnica de aglutinação pelo látex apresenta um bom desempenho, com valor de sensibilidade de 95,6%. Neste estudo, constatou-se que a baixa sensibilidade da AL se deu à má conservação das amostras biológicas, no que se refere à temperatura de armazenamento, que não foi adequada durante o transporte dos soros, sugerindo que houve uma degradação da PCR nas amostras reavaliadas pela AL. Este achado confirma a importância do controle de qualidade em todas as etapas na execução das técnicas laboratoriais. Palavras-chave: Proteína C reativa (PCR). Inflamação. Aglutinação pelo látex. Nefelometria.

PREVALÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRECHE DE BELO HORIZONTE Amanda Rodrigues de Freitas; Camila Morais Semião; Grazielle Souza Damasceno; Larissa Barbosa Vieira; Marcela Elisa Pena Belém

Orientadora: Roberta Dias Rodrigues Rocha As parasitoses intestinais causadas por protozoários e helmintos podem desencadear alterações no estado físico, psicossomático e social, interferindo diretamente na qualidade de vida de seus portadores, principalmente crianças. Considerando que as creches são ambientes favoráveis à transmissão de parasitoses, o presente estudo teve por objetivo realizar o exame parasitológico de fezes (EPF), pelo método ParaTest®, em crianças de dois a seis anos assistidas pela creche Centro Educacional Infantojuvenil Crescer Sorrindo em Belo Horizonte/MG e assim identificar a prevalência de parasitoses intestinais nesse ambiente. Foram entregues à creche trinta e três frascos juntamente com as informações sobre a coleta, para serem entregues aos pais, havendo o retorno de quinze amostras de fezes. O exame parasitológico e análise ao microscópio foram realizados no Laboratório de Parasitologia do Centro Universitário Newton Paiva. Das quinze amostras avaliadas três apresentaram resultados positivos, com presença de cistos de Endolimax nana, com cistos de Entamoeba coli e uma amostra com associação de Endolimax nana e de Entamoeba coli. Cabe aqui ressaltar, que as amebas encontradas nesse estudo não são patogênicas, entretanto, a sua presença indica condições inadequadas de higiene e ainda a possibilidade de contaminação também com as outras formas patogênicas de amebas, bem como por outros parasitos. A baixa adesão dos pais, observada com o retorno de 45% das amostras (15/33) sugeriu a necessidade de uma orientação prévia aos pais mostrando a importância da realização do EPF. Ao fim do estudo os resultados e orientações educativas a respeito das formas de contaminação por parasitos foram encaminhadas aos responsáveis com o intuito de contribuir para a melhoria dos hábitos de higiene da família. Essas orientações são importantes para a prevenção de doenças parasitárias. Palavras-chave: Parasitoses intestinais. Creche. Entamoeba coli. Endolimax nana.

28

Anais II Jornada Interdisciplinar Newton Paiva


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.