vida-franciscana-abril-de-2015

Page 1

VIDA FRANCISCANA

Reunião Geral de 19 de Abril de 2015

C

Fraternidade Franciscana Secular da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria - OFS E-mail: porciuncula.ofs@gmail.com | Endereço: Av. Roberto Silveira nº 265, Icaraí. Niterói – RJ | CEP: 24230-151 Fraternidade Porciúncula da Juventude Franciscana do Brasil E-Mail: jufraporciuncula@yahoo.com.br

risto ressuscitou e está vivo no meio de nós!

O mistério da páscoa está presente na nossa vida, nos acompanha, orienta, dá sentido à nossa vida e nos encanta. O mistério pascal nos atraiu para assumir a vida como franciscanos na OFS e testemunhar o ressuscitado no mundo de hoje conforme o exemplo de São Francisco. Quantas vezes buscamos formas concretas para realizar esta caminhada e nos esquecemos que a nossa Regra é um tesouro que nos desperta para viver no mundo de hoje o mistério da Páscoa. Vamos nos contentar buscando apenas alguns trechos da Regra para demonstrar que a vida sacramental é por excelência vivência da Páscoa.

A PÁSCOA E A REGRA DA OFS Frei Carlos José Körber, OFM

O Batismo é celebração da Páscoa. Lemos: Assistente Espiritual da OFS Sepultados e ressuscitados com Cristo no Batismo que nos torna membros da Igreja e a ela mais fortemente ligados pela profissão tornem se testemunhas e instrumentos da missão entre os homens anunciando Cristo pela vida e pela palavra (Regra 6). O sacramento da Reconciliação é dom pascal de Cristo; pois Ele nos presenteou com este sacramento na tarde da sua Ressurreição. Lemos: O sacramento da Reconciliação é sinal privilegiado da misericórdia do Pai e fonte da graça (Regra 7). A Eucaristia é celebração da Páscoa. Lemos: Participem da vida sacramental da Igreja, principalmente da Eucaristia, e se associem à oração litúrgica em uma das formas propostas pela mesma Igreja, revivendo assim os mistérios da vida de Cristo (Regra 8). E ainda: Nada vejo corporalmente neste mundo do Altíssimo Filho de Deus, senão o seu santíssimo Corpo e o santíssimo Sangue sejam para eles a inspiração e o caminho da sua vida eucarística (Regra 5). Também o matrimônio é vivência pascal: Os esposos, vivendo a graça do matrimônio, testemunhem o amor de Cristo por sua Igreja (cf. Regra 17) que nasceu do mistério pascal. Como testemunhas da Ressurreição no dia a dia, a leitura do Evangelho é fundamental para a nossa vida franciscana (cf. Regra 4), nos abre as portas para a vivência do mistério pascal no nosso cotidiano. A saudação pascal de Cristo é: A paz esteja com vocês. E Francisco nos deixa a saudação “Paz e Bem”. Procuramos testemunhar o Cristo ressuscitado através da vivência da paz da fidelidade e do respeito (Regra 17). A Regra ainda estabelece que, como portadores da paz e lembrando-se de que ela deve ser construída incessantemente, procurem os caminhos da unidade e dos entendimentos fraternos mediante o diálogo, confiantes na presença do germe divino que existe no homem e na força transformadora do amor e do perdão (Regra 19). Outra característica da vida pascal é a alegria e aqui lemos: Mensageiros da perfeita alegria, procurem, em qualquer circunstância, levar aos outros a alegria e a esperança (Regra 19). Terminando a pequena escolha dos trechos da Regra lemos ainda como coroamento da nossa caminhada pascal: Inseridos na Ressurreição de Cristo, que dá o verdadeiro sentido à irmã Morte, encaminhem-se serenamente ao encontro definitivo do Pai (Regra 19).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
vida-franciscana-abril-de-2015 by Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - Issuu