boletimvila_outubro_101012_sangria_curva

Page 1

04

O SENHOR TE DÊ A PAZ!

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

OUTUBRO 2012

Vila Clementino – SP Ano 7 – OUTUBRO 2012

A emocionante encenação do Trânsito de São Francisco de Assis Os jovens da Jufra das Chagas e da Paróquia São Francisco da Vila Clementino se uniram para garantir um dos momentos mais emocionantes da Festa de São Francisco de Assis, ao encenarem a morte deste Santo na noite do dia 3 de outubro, na Paróquia da Vila Clementino, em São Paulo. A celebração na sede da Província da Imaculada Conceição foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e concelebrada pelo pároco Frei Djalmo Fuck, o guardião da Fraternidade Frei Raimundo de Oliveira Castro e os frades das três fraternidades de São Paulo (Vila Clementino, Convento São Francisco e Pari). A liturgia da Palavra foi substituída pela encenação do Trânsito de São Francisco, ou seja, a passagem para a nova vida. Com as luzes apagadas, o grupo de jovens veio do fundo da igreja carregando o Santo agonizante, enquanto o comentarista explicava que era 3 de outubro de 1226 e o cortejo caminhava para a Porciúncula. Sentindo-se agonizar, Francisco havia pedido para que o levassem ao lugar sagrado onde teve início a Ordem Franciscana. Francisco foi colocado numa padiola e o cortejo deixou Assis pela estrada que levava ao vale de Santa Maria dos Anjos.

igrejinha que ele teve clareza da sua vocação, pois ali ouviu o Evangelho do envio missionário e disse: ‘É isso que eu procuro; é isso que eu desejo fazer de todo o coração’. Segundo o comentarista, o cortejo parou e Francisco abençoou a cidade pela última vez. “Não é apenas um olhar saudosista, mas naquele momento faz uma síntese de tudo aquilo que a história de Assis representou para ele, Francisco de Assis”, acrescentou o Ministro Provincial. Antes de morrer, Francisco ditou seu Testamento espiritual. Pediu um pão, abençoou-o, partiu-o e deu um pedacinho para cada frade. Pediu que lessem o Evangelho de São João. Frei Fidêncio frisou que Francisco viveu momentos de intensidade com a fraternidade primitiva antes de morrer. “Assim como ele um dia escutou na Porciúncula o envio missionário, ele vai querer escutar o Evangelho de São João que fala do exercício do lavapés. Coloca seus discípulos no contexto da última ceia. Da aliança que Jesus celebrou com os discípulos, Francisco também quer celebrar esse memorial com os irmãos e confrades”, Em São Paulo, os jovens colocaram o corpo esclareceu o Ministro Provincial. de Francisco numa padiola carregando-o até Os jovens voltam com o corpo de Francisco o presbitério, em frente à imagem de São e param diante de São Damião para o Francisco no altar-mor. último adeus às suas prediletas filhas. No Segundo o Ministro Provincial, na final, o pároco Frei Djalmo apresentou e Porciúncula ele começou a restaurar a Igreja agradeceu os jovens que fizeram a singela e da Senhor, mas foi particularmente nesta piedosa encenação.

NÚMERO 58 www.franciscanos.org.br/vilaclementino E-mail: psfassis@ibest.com.br

BOLETIM ESPECIAL

CAROS PAROQUIANOS, DEVOTOS DE SÃO FRANCISCO, SAUDAÇÕES DE PAZ E BEM! Nossa Festa de São Francisco foi um sucesso e isto só foi possível graças ao esforço e à colaboração de tantas pessoas e equipes! Deus seja louvado pelo trabalho, generosidade e dedicação de todos vocês! Obrigado aos nossos benfeitores, muitos deles anônimos. Com certeza, Deus que vê o escondido, haverá de dar a recompensa no tempo oportuno. Ainda ecoa em nossos ouvidos os latidos dos cachorros nas celebrações da igreja e seus arredores! Tantas pessoas que por aqui passaram para receber a bênção de São Francisco para si e para seus animais de estimação! Nossas equipes de acolhida e serviço fizeram um belo trabalho, juntamente com os freis que se revezaram ao longo do dia para dar a bênção e celebrar as missas! Gostaria de agradecer ainda a ampla cobertura feita pela imprensa!

Nossa festa vai ganhando notoriedade e visibilidade. Isto é bom, no entanto começa a preocupar, pois precisamos melhorar os espaços para o próximo ano, as equipes de acolhida, os horários de missas e bênçãos! Aumentando o número de pessoas, aumenta também a preocupação com a infraestrurura da festa, com a acolhida, com os serviços prestados. Não podemos improvisar, teremos que nos organizar melhor! Aos poucos, a nossa festa vai se tornando referência para São Paulo neste dia 4 de outubro. Vamos fazer algumas reuniões nos próximos meses para avaliar e planejar melhor o próximo ano. Neste Boletim Especial, gostaríamos de contar um pouco de tudo aquilo que vimos e ouvimos. Desde já, nosso muito obrigado a todos pelo trabalho e esforço! Deus lhes pague, por intercessão de São Francisco! Fraternalmente, Frei Djalmo Fuck, OFM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.