Issuu on Google+

P ró-Vocações e Missões Franciscanas BOLETIM INFORMATIVO

PROVÍNCIA FRANCISCANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DO BRASIL SÃO PAULO |Nº 127 - 2010| E-MAIL: pvf@franciscanos.org.br

Pró-Vocações: 25 anos. PARTICIPE!

“O mistério do Natal”, reflexão de Frei Atílio Pág. 2

Doze ordenações diaconais em dezembro Pág. 4

Frei Jhônatha, o novo presbítero Pág. 6 O “sim” definitivo de 7 frades Pág. 5

Feliz Natal e Abençoado Ano Novo!


|2|

E

O mistério do Natal N Frei Atílio Abati, ofm

divina. Pois Maria, não era de família nobre, nem rica, nem da alta sociedade. E foi neste receptáculo, o acontecimento natalino revela-se a humilde, nobre, disponível e aberto que Deus quis fazer pedagogia de Deus ao longo dos séculos, sua morada. Maria é símbolo do acolhimento, da afim de consumar a História da esperança onde Deus vem habitar. Essa Salvação. mãe nos dá a certeza que as promessas Eis como agiu Deus: escolheu o de Deus estão se realizando, um caminho da simplicidade, da Deus vem para se encontrar com pobreza, da humildade, pela os homens. Ela nos ensina a encarnação de seu Filho crer, a esperar nas promessas Jesus Cristo. que são o motor de nossa fé São Paulo nos revela e assim cumprirmos nossa que “Deus escolheu o missão. que é fraqueza para Maria nos estimula confundir os fortes”, isto a trabalhar pela é: escolheu a fragilidade fraternidade, pela humana. comunhão e por um A festa do Natal é a nova vida trazida por seu revelação da ação Filho Jesus. de Deus no mundo. O impulso de Deus Essa manifestação com a presença do não viria do grande Salvador nos santifica, nos centro: Jerusalém, nem abençoa, nos salva, porque dos poderosos, nem dos Deus está agindo no mundo. governadores, porque A presença do Menino Deus nestes ambientes proliferam no Natal deve ser para nós as injustiças, os desmandos e o força de vida nova para nos império da ganância. transformar. Todavia, a força do Senhor, Como João Batista devemos exultar encarnada no Menino Deus viria da de alegria pela vinda deste Menino Deus, periferia da capital, da gente humilde do interior, pois até os anjos alegraram-se, cantando: “Glória da pequena Belém, sede da paz, da harmonia e da a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele fraternidade. Portanto, Cristo na figura do Menino amados”. Deus, escolhe o caminho da pequenez, da humildade Com Maria e com o Deus Menino, nós, franciscanos, e do anonimato. A este Senhor da História, nós nos alegramos com a presença de tantos benfeitores, queremos agradecer nesse novo ano os 25 anos amigos e admiradores de São Francisco, que do Pró- Vocações e louvar a Deus por tudo o que comungam conosco e estão ao nosso lado na realizamos, graças à presença e à colaboração dos construção de um mundo melhor, mais justo e fraterno. nossos padrinhos e madrinhas. É nesta pedagogia que desejamos caminhar e andar Maria, é a portadora deste Cristo: ela como mãe, juntos, para que o Senhor da Vida realize seu projeto aceita, reconhece, submete-se e vive esta pedagogia de um mundo de paz, de harmonia e de vida nova.


l Venha fazer parte da festa dos 25 anos do PVF! |3|

Estimados benfeitores e amigos do Pró-Vocações e Missões Franciscanas Paz e Bem! Passamos mais um ano juntos; 2010 se aproxima do fim. Quantas coisas construímos com você este ano: encontros, retiros, campanhas, Dia com Maria e Frei Galvão, e, acima de tudo, seu gesto de amor ajudou na formação de tantos jovens que querem continuar a busca do reino de Deus no meio dos homens, a exemplo de Francisco e Clara de Assis. Nossa ação de graças é dirigida a Deus pelo dom da sua vida e de podermos contar cada dia com a sua solidariedade. Não nos cansamos de dizer que somos uma grande fraternidade: a família dos benfeitores e amigos dos franciscanos, e mais, não nos cansamos de dizer que você faz parte desta família como nosso irmão, irmã, amigo, pai e mãe, filho e filha, padrinho e madrinha, avô e avó. Esta grande fraternidade nos une a todos. Já às portas de 2011, nossa alegria ainda é maior, sabe por quê? Porque no próximo ano estaremos celebrando o nosso jubileu de prata, os 25 anos de nossa “família” Pró-Vocações e Missões Franciscanas. Quanta história construímos juntos, quantos jovens ajudamos a formar, quantas vocações franciscanas contaram com seu apoio, quantos missionários em Angola ou em diversas partes do mundo foram ajudados por você! Enfim, desde aquele ano de 1976, em que tudo começou pela iniciativa de um frade e de alguns leigos, já se passaram 25 anos. E para celebrar esta festa estamos nos organizando para que 2011 seja um ano inteiro dedicado aos nossos benfeitores e amigos, afinal de contas, o Pró-Vocações não existe sem você e sem a sua participação. Deste modo iremos promover durante o ano todo: retiros, encontros por estados, dias com Maria e Frei Galvão e organizaremos uma grande caravana de benfeitores para o Seminário Santo Antônio, na cidade de Agudos. Para que você já possa ir se organizando deixamos abaixo alguns dados (as inscrições serão abertas posteriormente):

CARAVANA DOS BENFEITORES FRANCISCANOS Local: Seminário Santo Antônio Cidade: Agudos – SP Data: 23 a 26 de junho de 2011 Queremos que você sinta que este ano é de fato especial para todos nós; queremos, acima de tudo, que seja um ano de ação de graças pelo que conseguimos juntos e pelos religiosos e sacerdotes que ajudamos a formar nestes 25 anos de história. Por isso, queremos que você se mobilize: participe de nossas campanhas e encontros que serão promovidos na sua região, convide amigos e conhecidos para também serem benfeitores, para participarem de nossa caravana e para ajudarem ainda mais a nossa família a crescer. Contamos com você para que o nosso ano jubilar seja verdadeiramente especial para todos nós. Que São Francisco e Santa Clara de Assis, que nos tem abençoado durante estes 25 anos, continuem derramando sobre cada um de nós e especialmente sobre você e sua família, todas as bênçãos e graças que vem do céu. Com estima franciscana; Pela equipe do Pró-Vocações e Missões Franciscanas Frei Atílio Abati, OFM Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM


|4|

V

Província em festa: 12 novos diáconos No dia 4 de dezembro, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil terá 12 novos diáconos. A celebração eucarística será presidida pelo bispo franciscano, Dom Severino Clasen, da Diocese de Araçuaí (MG), na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Nilópolis (RJ), às 18 horas. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida fica na Avenida Mirandela, 773, Centro, Nilópolis - RJ. Tel.: (21) 2691-2727 A diaconia quer dizer serviço, ou seja, o Diácono é ordenado para SERVIR. O ministério do diácono é voltado para o serviço à comunidade. A estola atravessada no peito mostra a horizontalidade de suas funções. A Lumem Gentium diz que: servem o povo de Deus

na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade (LG 29). Na liturgia eucarística, o diácono tem funções próprias: servir o altar, proclamar o Evangelho, fazer a homilia, quando autorizado pelo padre, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. São ainda funções do diácono: - Instruir e exortar o Povo de Deus e incentivar a participação correta e efetiva da assembléia na divina liturgia. - Conservar e administrar a eucaristia - Administrar solenemente o batismo - Assistir e abençoar o matrimônio - Realizar o rito funeral e da sepultura - Administrar os sacramentais - Atuar, preferencialmente na caridade - Assistir a comunidade carente Participar da administração diocesana ou paroquial.

CONHEÇA OS FUTUROS DIÁCONOS: Frei Alberto Eckel Júnior Estudante de Teologia

Frei Alexandre Verardi Estudante de Teologia

É natural de Mafra, Santa Catarina. Nasceu no dia 18 de janeiro de 1984 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 9 de janeiro de 2003. Cursou Filosofia em Rondinha e está cursando o terceiro ano de Teologia.

É natural de Xaxim, Santa Catarina. Nasceu no dia 6 de agosto de 1982 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 9 de janeiro de 2003. Cursou Filosofia em Rondinha e está cursando o terceiro ano de Teologia.

Frei Diego Atalino de Melo Est. de Teologia SAV logal e regional

Frei Gilberto da Silva Estudante e anim. SAV local

Frei Gustavo Wayand Medella Estudante de Teologia

Frei Jeferson Palandi Broca Estudante de Teologia

É natural de Jacarezinho, Paraná. Nasceu no dia 24 de maio de 1982 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 9 de janeiro de 2003. Cursou Filosofia em Rondinha e está cursando o segundo ano de Teologia.

É natural de Petrópolis, Rio de Janeiro. Nasceu no dia 19 de setembro de 1978 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2004. Cursou Filosofia em Rondinha e está no quarto ano de Teologia.

É natural de Guaratinguetá, São Paulo. Nasceu no dia 8 de junho de 1976 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 9 de janeiro de 2003. Cursou Filosofia em Rondinha e está cursando o terceiro ano de Teologia.

Frei Leonardo Aureliano dos Santos Estudante de Teologia

Frei Vanderley Grassi Coordenador da Fraternidade e estudante

Frei Wilson Batista Simão Estudante de Teologia

Natural de Ponte Nova, Minas Gerais. Nasceu dia 25 de setembro de 1981. Foi admitido à Ordem dos Frades Menores no dia 9 de janeiro de 2003 e está cursando o terceiro ano de Teologia.

É natural de Colatina, Espírito Santo. Nasceu no dia 21 de junho de 1975 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2004. Estudou Filosofia em Rondinha e está cursando o terceiro ano de Teologia.

É natural de Lages, Santa Catarina. Nasceu no dia 26 de agosto de 1983 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2004. Cursou Filosofia em Rondinha e está no terceiro ano de Teologia.

Frei Laurindo L. da Silva Júnior Estudante É natural de Garuva, Santa Catarina. Nasceu no dia 11 de julho de 1983 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2004. Cursou Filosofia em Rondinha e está cursando o terceiro ano de Teologia.

Frei Alisson Luís Zanetti Coordenador da Fraternidade e estudante É natural de Sorocaba, São Paulo. Nasceu no dia 28 de novembro de 1978 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2004. Cursou Filosofia em Rondinha e está no terceiro ano de Teologia.

Frei Antenor Camilo Militão Estudante de Teologia É natural de São Lourenço, Minas Gerais. Nasceu no dia 14 de agosto de 1980 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2004. Cursou Filosofia em Rondinha e está no terceiro ano de Teologia.

É natural de Amambaí, Mato Grosso do Sul. Nasceu no dia 13 de agosto de 1975 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 9 de janeiro de 2003. Cursou Filosofia em Rondinha e está no terceiro ano de Teologia.


|5|

O ‘sim’ definitivo de sete frades Em meio às festividades para celebrar São Francisco de Assis, a Província da Imaculada Conceição teve um motivo a mais para agradecer a Deus no dia 2 de outubro: a Profissão Solene na Ordem dos Frades Menores (OFM) de Frei Adilson Wilbert, Frei Alexandre Verardi, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Jeâ Paulo Andrade, Frei Marcos Prado dos Santos, Frei Rodrigo da Silva Santos e Frei Gustavo Medella. Mesmo sendo um sábado, às 10 horas, quando muitas pessoas trabalham, a igreja do Sagrado lotou para testemunhar este momento solene. O seu amplo presbitério ficou todo marrom com a presença de frades de toda a Província. Os familiares ocuparam os primeiros bancos da igreja.

O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, presidiu a celebração, tendo como concelebrantes o guardião Frei Adriano Freixo Pinto, da Fraternidade do Sagrado, e o guardião Frei Fernando Araújo, da Fraternidade do Instituto Teológico Franciscano (ITF). Logo após a liturgia da Palavra, o Mestre e Secretário da Formação e Estudos, Frei César Külkamp, fez a chamada nominal dos professandos, apresentando um breve histórico de cada um deles. Na sequência, o Ministro Provincial fez a homilia e explicou o sentido da consagração a Deus na Vida Religiosa e o significado dos votos de pobreza, obediência e castidade. “O professando, quando faz um voto, se lança em Deus porque está ciente de que esta sua vocação nasceu de Deus (divina inspiração)”, acrescentou, admoestando: “Este voto feito a Deus, no dia da Profissão Solene, não mais significa volta, mesmo ciente dos percalços da vida”. Segundo o Ministro Provincial, Jesus nos diz que devemos “morrer para poder germinar, germinar para seguir e seguir para servir”. Portanto, é próprio de todo o cristão, mas principalmente do religioso franciscano, “morrer para ser presença fecunda do Ressuscitado e estar, como frade menor, no lugar onde Cristo deseja estar para servir. ‘Onde eu estou, estará também o meu servo’. E como Francisco de Assis, qual servo fiel e prudente, no discernimento diário do Santo Evangelho, que gostava de estar no lugar onde latejava forte o Coração de Deus”. Frei Clauzemir Makximovitz falou em nome dos professos e agradeceu à Província, aos familiares e não esqueceu dos benfeitores, que ajudaram com suas orações neste processo formativo. “Como a vida de Francisco de Assis, a vida de todo frade menor é uma grande ação de graças”, disse. Moacir Beggo


|6|

V

Frei Jhônatha é ordenado presbítero no Convento Santo Antônio A ordenação presbiteral de Frei Jhônatha Gerber, no dia 25 de setembro, no Convento Santo Antônio do Largo da Carioca (RJ), o mais antigo em atividade da Província Franciscana da Imaculada Conceição, com seus 402 anos de fundação, não poderia ter outro clima senão o de uma festa bem franciscana. A começar pelo bispo franciscano, D. Severino Clasen, da Diocese de Araçuaí (MG), a cor do hábito de São Francisco tomou conta das dependências do Convento com o grande número de frades da Província, especialmente os estudantes de Teologia de Petrópolis. Sempre fraterno, espontâneo e alegre, D. Severino presidiu a celebração, tendo como concelebrantes o Ministro Provincial da Imaculada Conceição, Frei Fidêncio Vanboemmel, e o Reitor do Santuário e Convento Santo Antônio, Frei Vitório Mazzuco Filho. O antigo Convento, que está passando por um grande processo de restauração, lotou e o povo, na grande maioria das comunidades da Baixada Fluminense, onde os frades estudantes de Teologia fazem pastoral nos finais de semana, pôde acompanhar também a celebração por meio de um telão instalado na belíssima capela da Venerável Ordem Terceira, ao lado da capela do convento. D. Severino contou que ficou muito feliz com o convite de Frei Jhônatha para ordená-lo presbítero e que também se sentia muito à

vontade entre os frades da sua Província. Na sua homilia, começou falando sobre o ministério presbiteral. “É essencial para a vida espiritual, que se desenvolve através do exercício do ministério, que o sacerdote renove continuamente e aprofunde sempre mais a consciência de ser ministro de Jesus Cristo em virtude da consagração sacramental e da configuração ao mesmo Cristo Cabeça e Pastor da Igreja”, explicou. Segundo o bispo franciscano, o sacerdote não é escolhido por Cristo como uma “coisa”, mas como uma “pessoa”. Dom Severino alertou a Frei Jhônatha que, com o tempo, nossos desejos começam a ser revestidos de outros elementos. “Pode acontecer que fiquemos mais distantes de nosso primeiro amor”. Sacerdócio de Jesus Cristo O Ministro Provincial, Frei Fidêncio, disse que a ordenação presbiteral de Frei Jhônatha alegrava a Província. “Lembro

EXPEDIENTE

INTENÇÕES DE MISSA

Nome:_________________________ Data: _

/

aqui apenas uma palavrinha de São Francisco quando ele diz que no nosso ministério, como padres e sacerdotes, carregamos o Sacerdócio de Jesus Cristo. Por isso, ele pede a nós, sacerdotes, sempre: ‘sede santos porque o Senhor é Santo’.”, enfatizou, dirigindo ao novo presbítero: “Frei Jhônatha, você é padre, você é sacerdote. Mas como padre e sacerdote, você administra o sacerdócio de Jesus Cristo. Se você fizer isso todos os dias, você vai ser bênção de Deus para a nossa Província; bênção de Deus para o próprio povo santo, que sempre confia em nós, sacerdotes. Obrigado Frei Jhônatha, obrigado aos pais, familiares, a todos confrades, especialmente a Frei Ivo Müller, por esta fraternidade, onde Frei Jhônatha agora vai ser ajudado no seu começo de ministério sacerdotal”, disse o Ministro Provincial. Moacir Beggo

/

Use este espaço para solicitar aos Franciscanos que celebrem a Santa Missa nas suas intenções. Caso não queira recortar este Boletim, você também pode usar uma outra folha de papel, ou até mesmo fazer xerox deste formulário e enviar para: Caixa Postal 900 - 01031-970 - São Paulo - SP. Um meio mais rápido é fazer pela Internet, através do email: pvf@franciscanos.org.br

BOLETIM PVF Edição bimestral Escritório: Largo São Francisco, 133 Centro – São Paulo (SP) CEP 01005-010. Tel.: (11) 3291-2416 Emails: pvf@franciscanos.org.br Site: www.franciscanos.org.br/pvf Coordenadores: Fr. Atilio Abati e Fr. Alvaci Mendes da Luz Edição: Moacir Beggo (jornalista responsável - Mtb 14.888) Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil


|7|

Folhinha do Sagrado e Almanaque Santo Antônio

2011

Não deixe de pedir a sua Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, edição 2011. Ela está na 72ª edição, sendo que a primeira foi publicada em 1940. “Desde então, a temos presente em mais de 600 mil lares brasileiros, levando-lhes a cada dia uma mensagem otimista e cativando toda a família”, explica o editor Frei Edrian Pasini. Além do formato para parede, ela é editada também na versão para mesa, sendo ideal para o ambiente de trabalho. A Folhinha não é um apenas um simples calendário anual: reúne em suas páginas informações diárias sobre os mais diversos assuntos desde religião, vida de santos, educação, dicas de saúde e bem-estar, receitas culinárias, humor, curiosidades, mensagens, orações, liturgia diária, pensamentos bíblicos e de autores diversos.

CRONOGRAMA 2011 Caravana franciscana: Seminário Santo Antônio / Agudos – 23 a 26 de Junho Dia com Maria e Frei Galvão: Aparecida/Guaratinguetá – 31 de Julho Aparecida/Guaratinguetá – 06 de Novembro Encontro Franciscano: Vila Velha – 24 de Julho

Outro produto já de muita tradição da Editora Vozes é o Almanaque Santo Antônio, publicado há 34 anos. Reforçando a tradição dos bons almanaques, nele encontramos um mundo de conhecimento, sabedoria e imaginação. Segundo Frei Edrian, o leitor tem duas motivações para folhear este Almanaque. “Uma delas nos mostra que um livro é sempre um mapa de tesouro a ser desvendado. O prazer desta aventura fará com que o leitor descubra-se ao final, rico em conhecimento e, quiçá, em sabedoria”. Outra motivação, explica o organizador, é a de que a leitura de um livro cria um diálogo interior e, neste, gera propostas e conduz o leitor a mudanças internas. Tanto a Folhinha como o Almanaque podem ser adquiridos pelo telefone da Vozes (24) 2233-9042 ou 2233-9029, e pelo e-mail vendas@vozes.com.br.

Campanha: Balneário Camboriú – SC / 8 e 9 de Janeiro Florianópolis – SC / 15 e 16 de Janeiro Concórdia – SC / 22 e 23 de Janeiro Curitiba – PR / 12 e 13 de Março Pato Branco – PR / 26 e 27 de Março São Paulo – SP (Pari) / 15 de Maio São Paulo – SP (Vl Clementino) / 22 de Maio São Paulo – SP (S. Francisco) / 29 de Maio Vila Velha – ES / 19 a 23 de Julho


PRÓ-VOCAÇÕES E MISSÕES FRANCISCANAS CAIXA POSTAL 900 01031-970 - SÃO PAULO - SP

Impresso Especial 5735/01 - DR/SPM Província Franciscana CORREIOS

DEVOLUÇÃO GARANTIDA

CORREIOS

Para uso exclusivo do Correio Ausente

Endereço Insuficiente

Mudou-se

Não Procurado

Recusado

Não existe o nº indicado Desconhecido

Falecido

Reintegrado ao serviço postal Assinatura e nº do entregador Data:

Informação Porteiro Outros (especificar)

O Convento São Francisco, no centro de São Paulo, mantém viva uma tradição bem franciscana: a exposição de presépios. Neste ano, a abertura se dará no dia 8 de dezembro e irá até o dia 2 de janeiro, sempre das 10 às 18 horas, diariamente. O Convento fica no Largo São Francisco, 133. Telefone: (11) 3291-2400.

21ª Exposição Franciscana de Presépios |8|

R


boletim_128