Page 1

PROLÍDER 2021


Prepare-se para uma experiência única Está na hora de você se reinventar. O ProLíder é o programa feito para todas as lideranças que buscam novas maneiras de desenvolver negócios e iniciativas públicas de alto nível e mobilizar as pessoas ao seu redor em prol do desenvolvimento do Brasil. Aqui, você desenvolverá novas habilidades e nutrirá relacionamentos duradouros, com alguns dos futuros amigos e colegas de trabalho que manterá para o resto da vida. O ProLíder atrai os melhores jovens em busca de soluções para o nosso País. Juntamente a eles, em um ambiente diverso, você terá acesso a conhecimento de ponta e poderá empregá-lo em negócios de transformação que possam gerar impacto positivo e concreto para o Brasil. E o seu desenvolvimento - tanto pessoal quanto profissional - dentro do programa será premiado: após o fim do ProLíder, você ainda poderá fazer parte da comunidade dos nossos fellows, compartilhando com eles os desafios - e as conquistas - que tiver ao longo da vida, em uma rede de apoio mútuo que impulsiona todos a chegar mais longe. O ProLíder te envolverá em um ambiente instigante de debates aprofundados, com formadores de referência e busca por soluções e resultados. Esse ambiente, que estimula a performance vinda de todas as áreas do conhecimento, permite que negócios e iniciativas públicas plurais de transformação sejam construídos por pessoas de backgrounds diversos - todos contribuindo, em conjunto, para o futuro do Brasil.


04 Introdução

18 Ciclo Específico

06 Visão Geral

20 Sua Jornada na

07 Estrutura do Programa

Universidade Four

08 Ciclo Básico

22 O Legado do ProLíder

10 Sua Rotina no ProLíder

24 Bancas de Avaliação

12 Formadores ProLíder

26 Comunidade Four

16 Conexão Teoria-Prática

28 Faça Parte


O QUE VOCÊ QUER FAZER PELO BRASIL?

O ProLíder é o programa feito para as pessoas interessadas em entender o que acontece no Brasil, de verdade, e criar iniciativas transformadoras.

RECLAMAR NÃO MUDA ENTRE PARA O TIME DOS QUE FAZEM!

4


O ProLíder é o programa de formação de lideranças que consiste em discutir o cenário atual brasileiro, junto a grandes referências, com o principal objetivo de criar negócios e iniciativas transformadoras, que busquem contribuir para o desenvolvimento do Brasil. Com uma metodologia inovadora, estamos criando uma comunidade de talentos comprometidos em entregar resultados concretos e positivos para a sociedade brasileira por meio de suas iniciativas. O ProLíder é uma realização do Instituto Four. Discuta, com os maiores especialistas, as principais pautas das grandes áreas do País. A partir do conhecimento gerado nas discussões, identifique oportunidades e crie empreendimetnos que contribuirão para a resolução dos maiores problemas do Brasil. Faça isso junto a uma turma brilhante e diversa de participantes que potencializará seu aprendizado, contribuindo com a sua transformação. Os aprovados para o ProLíder têm formações personalizadas de acordo

com o interesse que têm para as suas vidas. A partir do ano de 2021, todos os aprovados fazem parte de um ciclo básico de formação, em que aprendem sobre liderança e têm um panorama geral sobre os principais desafios do Brasil. Ao final do ciclo básico, são desafiados a participar de um Desafio de Cases, customizado de acordo com o interesse do participante em seguir uma carreira voltada a liderança pública ou à criação de negócios. Após o Desafio de Cases, os participantes entram no ciclo específico de formação. Lá, são destinados a duas escolas: a Escola Four de Líderes Públicos, onde terão formações a respeito de como criar impactos na esfera pública; e a Escola Four de Empreendedorismo, onde aprenderão a realizar criar empreendimentos perenes, escaláveis, sustentáveis e com grande potencial de transformação nacional. Cada participante define a Escola do seu ciclo específico de acordo com seus interesses de vida particulares.

Espero que as pessoas, futuramente, possam ver que tinha uma pessoa de Açailândia no programa e pensar: ‘então eu também posso!’. Só estamos acostumados a ouvir o ‘não’ das outras pessoas. Não podemos acreditar no ‘não’. Temos que tentar. Tudo é questão de executar, de ter coragem de fazer. Gerliane Chaves é fellow ProLíder. Todos os finais de semana, saia de Açailândia, no interior do Maranhão, para participar do programa. Sua história serve de inspiração para muitos participantes da sua região, incentivados por ela a participarem do Processo Seletivo ProLíder.

5


O PROLÍDER E A UNIVERSIDADE FOUR

A Universidade Four é a concretização do nosso sonho de formar a próxima grande geração de lideranças nacionais, com foco de atuação em lideranças políticas e empreendedoras. A partir de 2021, o ProLíder se divide em dois ciclos. No ciclo básico de formação, que constitui a primeira metade do programa, os participantes terão acesso a um panorama detalhado sobre os principais problemas do Brasil, com grandes referências, e aprenderão sobre sobre liderança, estratégia e tomada de decisão. Chegando à metade do programa, todos passarão pelo Desafio de Cases, uma competição de resolução de problemas complexos de organizações parceiras. Após o Desafio de Cases, os participantes do ProLíder serão alocados, de acordo com seus desejos e seus planos de vida, para as outras escolas da Universidade Four: a Escola Four de Líderes Públicos, para quem deseja atuar na esfera pública da sociedade; e a Escola Four de Empreendedorismo, para quem tem interesse em criar empresas perenes, sustentáveis, escaláveis e com potencial de transformação nacional.

6


A SUA JORNADA COMO PARTICIPANTE DO PROLÍDER 2021

0. 3.

IMERSÃO DE INTEGRAÇÃO

Discussões e atividades que proporcionarão a integração entre os participantes. Apresentações de formas de aproveitar ao máximo todas as oportunidades que o programa tem a oferecer.

CONSTRUÇÃO DE DIAGNÓSTICOS SOBRE O BRASIL

A Imersão é uma etapa anterior ao início do programa.

DESAFIO DE CASES PROLÍDER

Competição de resolução de problemas complexos de organizações parceiras. Os participantes serão divididos em equipes para resolver estes cases. Os times e problemas enfrentados serão divididos de acordo com o desejo de especialização do participante (empreendedorismo ou política)

20%

40%

4.

2. FORMAÇÃO EM LIDERANÇA

Formações sobre assuntos ligados a gerenciamento de projetos, tomada de decisão, estratégia e outras competências, técnicas e comportamentais, para uma excelente liderança.

ESCOLAS FOUR DE LÍDERES PÚBLICOS E EMPREENDEDORISMO Na última etapa do programa, os participantes serão alocados a suas escolas de especialização. Os que decidiram, no Processo Seletivo, seguir o caminho político irão receber formações específicas para criar projetos transformacionais voltados ao setor público. Da mesma forma, participantes com foco em empreendedorismo receberão formações voltadas a negócios

1. Aquisição de conhecimento aprofundado sobre temas de relevância pública para o Brasil. As discussões serão feitas juntamente ao formadores ProLíder, grandes experts de renome em suas áreas (pessoas com grande experiência prática ou notório saber sobre o assunto).

60%

DIVISÃO POR CICLOS

0. 1.

80%

CICLO BÁSICO

2. 3. 4.

CICLO ESPECÍFICO

100%

BANCAS DE AVALIAÇÃO

Após o final do Ciclo Específico, as iniciativas são apresentadas a uma Banca Final, que premiará as melhores

7


Ciclo Básico: Panorama de Brasil e Liderança

A experiência foi fantástica. Todo mundo participou imensamente [...] o pessoal é super entusiasmado. Se depender desse pessoal, o Brasil não tem nenhum problema que não seja facilmente resolvível. No dia que me convidarem de novo, estarei aqui para me divertir mais.”

Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Institu-

to Ayrton Senna. Foi líder da equipe técnica que formulou o Bolsa Família no início dos anos 2000.

8


DEBATES SOBRE O BRASIL COM EXPERTS Na primeira fase do ProLíder, os participantes têm acesso a conhecimento de ponta sobre áreas de interesse público e que pautam o debate nacional sobre para quais caminhos o Brasil deve seguir. Para ajudar nesta tarefa de discutir o nosso país de maneira saudável, diversa e aprofundada, convidamos os chamados formadores: profissionais de renome na área em que atuam, com grande expertise e capacidade de contribuir para o debate de forma voluntária. A escola dos formadores é feita de maneira plural. A diversidade é um valor do ProLíder e do Instituto Four e, por isso, buscamos dar espaço a representantes de alto gabarito intelectual de todas as vozes que participam da construção do Brasil de hoje.

do País, é importante entender bem o que acontece no Brasil. A primeira fase do ProLíder busca agregar o máximo de conhecimento ao participante e pavimentar a estrada para o sucesso nas suas ações. Alguns dos temas trabalhados na primeira fase serão base para as iniciativas que serão criadas no ciclo específico do programa. A primeira fase do programa é precedida por uma imersão de integração, que tem o objetivo de construir uma turma com elos fortes para debates construtivos, respeitosos e empáticos. Valorizamos o compartilhamento de pontos de vista diversos nas discussões do ProLíder, e isso é possível graças à construção conjunta do sentimento de grupo que é feita durante a imersão.

Para que possamos começar a agir buscando ajudar na resolução de problemas

TEMAS DE DISCUSSÃO DA 1ª ETAPA Tecnologia e Inovação

Economia Educação

10

Sustentabilidade

Infraestrutura

Sociedade Brasileira

Segurança

Negócios Internacionais Saúde Política

9


A SUA ROTINA NO PROLÍDER

Como é o dia-a-dia de quem está no ProLíder? A sua participação no programa começa muito antes da formação. Preparamos uma metodologia que te envolve em discussões de alto nível, que acontecem com quantidades diferentes de pesosas, para que você contribu para a construção de conhecimento aprofundado. Acreditamos que conhecimento se constrói de maneira ativa, e é por isso que fazemos todo o possível para te botar no centro da ação debatedora, e não te tratar como um mero recipiente de informações.

10


Antes da Formação: Leitura Prévia e Grupos de Discussão Você receberá, antes da formação, materiais que irão te ajudar a se aprofundar, individualmente, no assunto que será tratado na próxima formação. Os materiais são densos e escritos por referências na área. Você poderá estudar e trazer novos materiais, que irão te ajudar a fazer as conexões das ideias novas com o seu background pessoal.

Dentro do ProLíder, você contribui para a construção do conhecimento. Isso só é possível com a leitura prévia e o estudo aprofundado, de cada participante, que chega em cada formação preparado(a) para dividir, com todos a sua visão pessoal do assunto. Em uma sala de aula como a do ProLíder, cheia de diversidade, isso significa uma discussão como você nunca vivenciou antes. Após a preparação do resumo, você participará de um pequeno grupo de discussão, no qual poderá se posicionar a respeito do time, discutir com seus colegas de turma e iniciar a construção do conhecimento antes mesmo da formação.

Durante a formação: debates e mediações Você finalizou seus estudos e seus resumos. Debateu sobre o assunto, em alto nível, com outros participantes. Agora, é hora de levar suas visões para a formação. As discussões do ProLíder são feitas no formato “sala de aula invertida”: o(a) formador(a) que está presente conduz um debate acerca dos assuntos apresentados previamente. Por isso, os seus resumos e suas discussões te darão propriedade para debater e aprender com as melhores referências nos assuntos discutidos no programa. Uma vez que a formação tenha terminado, você irá preparar um Relatório de Aprendizado que te ajudará a fixar as novas ideias que foram tratadas em sala.

11


QUEM SÃO OS FORMADORES?

Os formadores do ProLíder são responsáveis por trazer conteúdo sofisticado e de alto nível, relativo a um dos temas que serão debatidos ao longo do ProLíder, para levantar debates profundos e construtivos.

José Niemey

Doutor em Ciênc Coordenador do

Marcos Lisboa

Economista e Presidente do Insper

Buscamos trazer pessoas que tenh nado referências em suas áreas - se do estudo profundo e do destaque seja por meio do conhecimento adq experiência.

Fernando Sch Guilherme Fowler

Doutor em Filoso professor do Insp

Especialista em Estratégia e Professor Associado ao Insper

Mapa de formadores Confira quem já conduziu aulas ao longo dos cinco anos do ProLíder

Priscila Borin Karla Borges

Professora da ESPM e Sócia da BFSA Law

Professora do Insper e Presidente do PRME Brasil

12


Claudia Costin

Ricardo Paes de Barros

Diretora do CEIPE - FGV

Economista-chefe do Instituto Ayrton Senna

Estudiosos de notório saber

Que se construíram como referências por meio da contribuição acadêmica ao debate público

yer

cias Políticas, o Ibmec

Regina Madalozzo

Juliana Inhasz

Phd em Economia, professora do Insper

Coordenadora do curso de Economia do Insper

Vinícius Muller

ham se toreja por meio acadêmico; quirido via

Carol Campos

Doutor em História Econômica, escritor e professor do Insper

Pesquisadora associada do Teacher College - Columbia

huler

ofia e per

Vanessa Rahal

Pesquisadora do Insper e diretora do Centro de Cidadania Fiscal

Carlos Melo

Sociólogo, professor do Insper e colunista da UOL

Patrícia Audi

Vice-Presidente de Sustentabilidade do Santander

Executivos de grandes empresas De experiências e setores diversos, com visões de mercado únicas e aprofundadas

Camilla Junqueira Diretora-Executiva da Endeavor Brasil

Guilherme Ramalho Presidente do MetrôRio

13


Estadistas de renome nacional

Marília Louvison

Presidente da Associação Paulista de Saúde Pública

Que se construíram como referências por meio da contribuição acadêmica ao debate público

Eduardo Deschamps

Membro do Conselho Nacional de Educação, Ex-Secretário de Educação de Santa Catarina

Maria Helena de Castro

Socióloga e professora brasileira com extensa passagem pelo setor público educacional

Wilson Ferreira Ex-Presidente da Eletrobras

Frei David Fundador da Educafro

Selma Moreira Igor Lima

CEO do Fundo Baobá

CEO do Instituto Sonho Grande

Isabel Pillar

Diretora do Instituto Credit Suisse Hedging Griffo

Carolina da Costa Sócia da Mauá Capital

Eduardo Santos CEO da Education First

Levindo Santos

Sócio da G5 Partners. Abriu o 1º fundo de Venture Capital do Brasil

Renato Mazzola

Head de Private Equity do BTG Pactual

Denis Mizne

CEO da Fundação Lemann

14


Especialistas de mercado Que desenvolveram metodologias e técnicas para transformar conhecimento em ação no dia-a-dia

Carol Casagrande Fundadora da Cosmo Comunicação

Augusto Junior

Diretor-Executivo do Instituto Anga

Eduardo Valladares Adriana Koike

Professor e Designer de Aprendizado

Sócia da GBR Comunicação

Juliana Mitkiewicz

Phd pelo MIT e Designer de Inovação do Instituto Votorantim

Petrina Santos

Fundadora da Ageeo

João Kohn

COO da Learn To Fly

Thomaz Srougi

Fundador do Dr. Consulta

Marcos Buson

Fundador da HARDS e Sócio da Darwin Aceleradora

André Street

Fundador da Stone

João Kepler

Fundador da Bossa Nova Investimentos

Erica Butow

Co-fundadora do Ensina Brasil

Empreendedores com trajetórias inspiradoras Que transformaram o mercado em que atuam, e que têm grandes lições (tanto técnicas quanto de liderança) a compartilhar

Roger Koeppl Fundador da YouGreen

15


CONEXÃO TEORIA E PRÁTICA

Após o final do Ciclo Básico, os participantes são alocados a diferentes escolas dentro da Universidade Four, onde poderão criar iniciativas transformadoras, que estejam alinhadas com seus propósitos de vida

16


Você terminou o Ciclo Básico. No ProLíder, teve aulas e formações com grandes referências, sobre diferentes assuntos de relevância nacional, que te ajudaram a entender o quadro geral da sociedade braslieira e um grande panorama sobre os problemas do Brasil. Agora, é hora de começar a transformar todo este conteúdo adquirido em conhecimento aplicado, e criar iniciativas e projetos que possam contribuir para o desenvolvimento do Brasil, tanto na esfera pública quanto empreendendo. Começa a sua transição para o Ciclo Específico. Por volta da metade do programa, começará o Desafio de Cases ProLíder, uma competição de resolução de problemas complexos de empresas parceiras. No Desafio, os participantes serão divididos em grupos e serão designados a ajudarem diferentes organizações. Os participantes que tiverem escolhido seguir o caminho empreendedor resolverão cases de empresas privadas; os interessados em políticas, de empresas públicas. Os grupos serão responsáveis por resolver um problema complexo apresentado pela organização para a qual foram designados. Os resultados de cada equipe serão

avaliados por uma banca composta pelos membros das organizações parceiras, e os melhores serão premiados. Esta é a primeira oportunidade concreta que você terá para colocar em prática os conhecimentos de liderança e gestão adquiridos no programa. Na prática, você aprenderá como é o dia-a-dia de uma organização complexa e como superar os desafios que aparecem para a implementação de projetos de impacto. O fim do Desafio de Cases é marcado pela apresentação dos trabalhos de todos os grupos. Após o fim desta apresentação, encerra-se o Ciclo Básico do ProLíder. A partir de então, todos os participantes serão alocados para as duas escolas que dão continuidae ao trabalho do ProLíder: a

Escola Four de Empreendedorismov e a Escola Four de Política. Assim, começa o Ciclo Específico do programa, no qual os participantes terão acesso a conteúdos práticos sobre como causar impacto real na vida das pessoas, da maneira que desejarem.

SAIBA MAIS SOBRE AS ESCOLAS NAS PRÓXIMAS PÁGINAS! 17


Ciclo Específico: Negócios e Iniciativas de Impacto Agora, não há mais apenas o mero desejo de atuar pelo Brasil. Chegou a hora de fazer: as formações do Ciclo Específico te ajudarão a criar as bases de uma iniciativa, como empreendedor(a) ou liderança pública - depende apenas da sua vontade. 18


O QUE VOCÊ IRÁ FAZER PELO BRASIL? Uma vez que tenha chegado no Ciclo Específico da Universidade Four, é hora de botar a mão na massa. Neste ciclo, você terá formações com os participantes que tiverem escolhido a mesma Escola de atuação que você.

O Ciclo Específico tem o principal objetivo de dar todo o suporte para o participante no desenvolvimento da sua iniciativa, independentemente do setor. Os conteúdos são conduzidos por um facilitador, que responsável pela condução e assimilação por parte dos participantes.

A partir de agora, a turma do ProLíder se divide em duas: a que terá formações sobre como criar empreendimentos de alto impacto, na Escola de Empreendedorismo; e a que terá aulas sobre como impactar a esfera pública, por diferentes meios, na Escola de Líderes Públicos. Estas formações serão rechadas de painéis sobre assuntos relevantes para a realidade de cada Escola. Além disso, também serão complementados com oficinas especializadas de viés técnico, formuladas pensando na capacitação dos participantes nos maiores problemas que eles enfrentarem ao longo do desenvolvimento dos projetos que realizarem.

As formações de cada Escola são feitas separadamente, para que cada uma possa tratar os seus assuntos de maneira específica e aprofundada. Haverá, entretanto, aulas magnas com personalidades e pessoas de notório saber, que tratarão de assuntos transversais às duas escolas, em que todos os participantes estarão presentes. A partir deste momento, você criará a sua iniciativa dos sonhos para transformar o Brasil para melhor. Existem diversos caminhos que você poderá seguir: confira na próxima página todos os desdobramentos do Ciclo Específico.

A parte mais legal do processo [no ProLíder e na Universidade Four] é ter uma organização sua, identificar um problema que você sente que vai resolver. É muito empoderador. Luciana Elmais é fellow ProLíder. Tendo chegado

no ProLíder com interesse grande, desde a sua graduação, em atuar na política brasileira, ela descobriu no ProLíder um caminho para fazer isso por vias empreendedoras. Criou o Legisla Brasil, organização que aloca talentos em gabinetes do poder legislativo brasileiro nacional e regional para oxigenar a política institucional brasileira e para atrair os melhores talentos para resolverem problemas públicos.

19


A SUA JORNADA NA UNIVERSIDADE FOUR APÓS O DESAFIO DE CASES, VOCÊ ENTRARÁ NA ESCOLA QUE TIVER SINALIZADO...

E PODERÁ ATUAR...

DE DIVERSAS MANEIRAS

ESCOLA DE EMPREENDEDORISMO IMPACTO SOCIAL SUSTENTÁVEL E ESCALÁVEL

Lideranças empreendedoras diveras, que tenham interesse em expandir o conceito de empreendedorismo social e para transformação nacional dentro do Brasil

Com um novo negócio Criado no ProLíder

Empreendendo um negócio Com um negócio existente

Que você trará para o programa

Intraempreendendo onde você trabalha Com um projeto que se encaixe com a proposta da Escola

Ao Redor da Política

Empreendedor(a) cívico(a) Outro(a) Político(a) eleito(a) Gestor(a) público(a)

ESCOLA DE LÍDERES PÚBLICOS POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E PRÓSPERA

Lideranças públicas diversas, que tenham interesse em causar transformação em diferentes âmbitos - o que importa para nós é sua vontade de gerar impacto positivo

Dentro da Política

Em todos os Três Poderes

Assessor(a) público(a) Funcionário(a) público(a) Outro(a)

20


Ainda no Processo Seletivo ProLíder, você irá nos informar em qual Escola gostaria de finalizar a sua formação: na Escolade Four de Negócios ou na Escola Four de Política. Este é apenas o começo da sua jornada personalizada:

você pode escolher a forma de impactar a sociedade brasileira que mais se adequa com a sua realidade e a sua ambição. Após o Desafio de Cases, começa o Ciclo Específico. Entenda mais a seguir.

O QUE BUSCAMOS NAS INICIATIVAS PROLÍDER?

ESCALABILIDADE

QUAIS SÃO AS NOSSAS PRIORIDADES DE ATUAÇÃO?

Para ter relevância na vida de muitas pessoas

1. EDUCAÇÃO

PERENIDADE

2. INFRAESTRUTURA

Para que o impacto perdure por muitos anos e não seja mero fogo de palha

NEGÓCIOS

SUSTENTABILIDADE

Financeira, social e ambiental, apoiando as bases do sonho

POTENCIAL

4. SAÚDE

De transformação para o desenvolvimento do Brasil

5. SUSTENTABILIDADE

RELEVÂNCIA

1. FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA

Projetos que ataquem de frente os principais problemas da esfera pública brasileira

PERENIDADE POLÍTICA

3. TECNOLOGIA& INOVAÇÃO

Para que a iniciativa atue de maneira sistêmica na vida das pessoas para melhor

2. PROGRESSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS 3. AUMENTO DO BEM-ESTAR ECONÔMICO SUSTENTÁVEL

SUSTENTABILIDADE Respeito com as contas públicas

POTENCIAL

De transformação para o desenvolvimento do Brasil

4. MELHORIA DA LIDERANÇA E GESTÃO PÚBLICA 5. PREVALECIMENTO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA INSTITUCIONAL

21


Eu posso dizer, sem sombra de dúvidas, que existe o Matheus antes e depois do ProLíder. Fui acolhido por pessoas de lugares que nunca sonhei, com histórias que nunca concebi e aprendi coisas que nunca imaginaria que poderia aprender na minha vida.”

Matheus Rodrigues, Fellow ProLíder 2019

22


O LEGADO DO PROLÍDER De ponta a ponta, a metodologia do ProLíder visa a transformação através da inteligência, do conhecimento e da execução. Como forma de expressar essa tríade e realizar o nosso objetivo, que é contribuir para a sociedade brasileira, promovemos o desenvolvimento de iniciativas focadas na construção do Brasil do futuro.

Todo ano, novas iniciativas surgem dos programas de formação do Instituto Four, exponencializando o impacto do Instituto Four, tanto na esfera política quanto na esfera pública.

Esta página é apenas uma introdução ao nosso legado! Conheça mais visitando o nosso site.

No Brasil, existem 170 mil refugiados, e um dos seus maiores desafios é ter oportunidades de entrada no mercado de trabalho qualificado. Pensando neste problemas, Bruna Amaral, Fellow ProLíder, se uniu a amigos para criar a Toti, negócio social cujo propósito é inspirar a mudança na vida de refugiados, estabelecendo conexões através de educação, tecnologia e diversidade. O negócio já atende três Estados brasileiros e fechou, recentemente, parceria com a ONU Habitat para potencializar ainda mais seu trabalho.

O ProLíder e a Comunidade Four também geram legado por meio da política. Após anos sendo considerado um dos melhores vereadores da sua cidade, Curvelo (MG), Luiz Paulo, Fellow ProLíder 2017, foi eleito prefeito a cidade. Seu plano de governo é baseado em propostas voltadas para geração de emprego, aumento de renda, mais acesso a saúde na cidade e outros pontos essenciais.

VISITE NOSSO SITE PARA SABER MAIS! WWW.PROGRAMAPROLIDER.COM.BR

23


24

BANCAS DE AVALIAÇÃO


Ao final do ProLíder, as iniciativas criadas são apresentadas a bancas de avaliação que buscam averiguar diferentes aspectos do que foi construído.

Estas avaliações e apresentações têm o objetivo de contribuir para o aumento da qualidade de todo o resultado do trabalho dos participantes do ProLíder. Saiba mais sobre cada uma das bancas a seguir.

Pré-Banca

Banca Final

A Pré-Banca ProLíder é a primeira das bancas de avaliação pelas quais passarão as iniciativas ProLíder. As equipes irão, separadamente, apresentar os negócios desenvolvidos para uma banca de profissionais com expertise técnica nas áreas de interesse das equipes, buscando avaliar a viabilidade do que foi desenvolvido ao longo do programa.

A Banca Final é o penúltimo momento do ano do ProLíder (sucedida apenas pela Cerimônia de Encerramento), e acontece posteriormente à Pré-Banca. Os participantes estarão frente a uma banca de jurados de renome nacional nas áreas em que atuam e que poderão ajudá-los a tornar os empreendimentos desenvolvidos a tornarem-se realidade. As melhores iniciativas de cada uma das Escolas serão premiadas na Cerimônia de Encerramento, o último momento do ProLíder e da Universidade Four no ano.

As iniciativas que apresentarem viabilidade técnica e estiverem em conformidade com outros critérios de julgamento serão encaminhadas para apresentação na Banca Final ProLíder, que acontecerá em outro dia.

Para mim, foi um privilégio. Os projetos me surpreenderam. É muito bom ver jovens engajados e usando seu tempo para algo tão produtivo, querendo mudar a sociedade. Rosiane Pecora , diretora -geral do Credit Suisse no Brasil, fez parte da Banca Final ProLíder 2017. Após o fim das apresentações, ela fez questão de deixar o seu depoimento.

25


UMA LEGIÃO DE GENTE FAZENDO COISAS GRANDES

Após o final do programa, você fará parte da Comunidade Four, a rede de fellows do Instituto Four. Saiba mais sobre o que isso significa Início da Jornada do Fellow

1.

2.

CONCLUSÃO DO PROLÍDER

INSCRIÇÃO NA COMUNIDADE FOUR

A porta de entrada da Comunidade é a finalização dos programas de formação do Four

A entrada na Comunidade Four não é automática. O candidato a fellow precisa se inscrever para dar início a seu processo de entrada.

26


Nós não acreditamos que liderança pode ser desenvolvida de maneira rápida: acreditamos que é algo que se desenvolve ao longo da vida da pessoa, e entendemos que é necessário estar presente nos instantes de maior dificuldade das pessoas que selecionamos. Assim, iremos garantir uma trajetória crescente para quem está disposto a fazer coisas grandes pelo Brasil. A Comunidade Four é a concretização desse sonho. Esperamos que, a longo prazo, os nossos Fellows (o nome que damos às pessoas que finalizam os nossos programas e ingressam na Comunidade Four) estejam ocupando posições de destaque nos setores

privado e público - esperamos criar uma rede de empreendedores e gestores públicos íntegros, capacitados e dispostos a atuar em conjunto para o bem do Brasil. Este sonho requer que o vínculo com os participantes dos programas mantenha-se vivo. Para isso, existe a Comunidade Four: para que todos possam se manter conectados entre si e à organização, em uma Comunidade auto-gerida que auxilia cada um de seus membros nas suas trajetórias individuais de vida. Cada um, do seu jeito, caminhando junto a pessoas de todo o Brasil em prol de um país mais desenvolvido.

A SUA JORNADA COMO FELLOW DA COMUNIDADE FOUR FORMAS DE APOIO PROCESSO ITERATIVO Se repete todos os anos com cada fellow

3.

4.

5.

ENTREVISTA DE ENTRADA PARA A COMUNIDADE FOUR

PESQUISA DE IMPACTO DA COMUNIDADE FOUR + ENTREVISTA ANUAL

OFERTAS DE APOIO AOS FELLOWS

Participar da Comunidade Four significa acreditar no sonho de que, no futuro, esta rede terá as próximas grandes lideranças nacionais. Nesta entrevista, o candidato confirma a sua confiança na visão da Counidade Four para o futuro e manifesta seu interesse em construir junto este sonho

Todo ano, é lançada uma Pesquisa de Impacto da Comunidade Four, um mapeamento das iniciativas dos fellows e do desenvolvimento de carreira deles após o ProLíder. Esta pesquisa é utilizada como base de estudo para que possamos entender como fornecer programas de desenvolvimento aos fellows, e é acompanhada de uma conversa anual com cada membro da rede

Tendo em vista as necessidade mapeadas de cada fellow, o Instituto Four prepara uma agenda de programas de desenvolvimento para a Comunidade que estejam de acordo com a necessidade observada

1. 2. 3.

APOIO AO INDIVÍDUO Buscamos desenvolver nossos fellows como indivíduos ao longo de suas carreiras, ajudando-os e conectando-os com pessoas que podem ajudá-los a dar saltos na vida.

APOIO ÀS INICIATIVAS Temos um programa amplo de apoio aos empreendimentos desenvolvidos dentro dos programas do Instituto Four desde o custeio de atividades para apresentação em seminários até apresentação a pessoas que podem ajudar no processo de captação de investimentos. APOIO AO INDIVÍDUO Também apoiamos a integração entre os membros de todas as Turmas da Comunidade, promovendo encontros que facilitem a troca entre os membros da rede

27


RECLAMAR NÃO MUDA! ENTRE PARA O TIME DOS QUE FAZEM O Processo Seletivo ProLíder 2021 está aberto. Você pode se inscrever na primeira fase até o dia 14 de Maio de 2021. O Processo será dividido em rounds, de forma que, a depender da data em que você terminar a sua inscrição, poderá ser chamado(a) em diferentes momentos para a fase seguintes, 1º ROUND

2º ROUND

27/02 a 26/03

27/02 Abertura do PS

27/03 a 23/04

26/03 Fim do 1º Round

caso tenha a aplicação aprovada. A divisão de rounds tem o objetivo de facilitar a logística de avaliação dos inscritos e não interfere, de forma alguma, no seu resultado. 3º ROUND

24/04 a 14/05

23/04 Fim do 2º Round

14/05 Fim do 3º Round

03/07 Início previsto ProLíder

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO PROLÍDER 2021

2. 4.

1. 3. 5.

PARA O ANO CORRENTE, TODAS AS ETAPAS SERÃO ONLINE (NÃO-PRESENCIAIS) ENTREVISTAS INDIVIDUAIS

Os aprovados na primeira fase serão convidados a realizar uma entrevista individual, via videoconferência, com um entrevistador da Equipe ProLíder. Na entrevista, buscaremos entender melhor a sua história e a sua conexão com o programa.

CONVERSAS DE ALINHAMENTO

Os aprovados na etapa de resolução de cases serão convidados para mais uma conversa com a Equipe ProLíder, para que possam explicar sobre os seus momentos de vida e como acreditam que o ProLíder se conecta com o agora para eles.

NÃO COMETA ERROS SIMPLES! Nós te enviaremos várias dicas para que você possa arrebentar no processo, em todas as etapas! Quer saber como?

INSCREVA-SE LOGO! Enviaremos e-mails com dicas. Quanto mais cedo você começar a inscrição, mais receberá.

SIGA-NOS NAS REDES Também soltaremos várias dicas por lá.

@prolideroficial @institutofour programa-prolider

APLICAÇÃO ONLINE

Você responderá a informações de registro e escreverá textos que ilustrem suas vontades e motivações para participar do ProLíder. Para finalizar sua inscrição e terminar a primeira fase, também enviará um vídeo de dois minutos contando a sua história e por que fazer parte do ProLíder faz todo o sentido para você.

RESOLUÇÃO DE CASES

Os aprovados na fase de entrevistas terão a oportunidade de resolver um case semelhante ao que encontrarão ao longo do programa. Para isso, serão divididos em grupos e terão dias para proporem soluções aos desafios apresentados. Dias depois, serão sabatinados por membros da Equipe ProLíder e especialistas nas áreas do case.

PAINEL FINAL

Os aprovados na conversa de alinhamento serão convidados a um painel final presencial. Neste painel, responderão a perguntas da equipe do Instituto Four, de conselheiros da organização e de outros convidados. Os que se saírem melhor nesta fase serão convidados a participar do ProLíder 2021.

28


É incrível como o Processo Seletivo do ProLíder já dá para os inscritos um gostinho do que é o programa. Ao longo da seleção, não apenas o desafio cresce, mas também a sua confiança, autoconhecimento e vontade de fazer parte do programa aumentam na mesma medida.”

Resumindo: se inscreva, vale cada minuto investido!”

Felipe Moreira, Fellow ProLíder 2020

29


Instituto Four Avenida dos Bandeirantes, 5826 Planalto Paulista São Paulo, SP Brasil (33) 98854 - 6292 prolider2021@institutofour.org


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.