Revista Rio-Santos 101

Page 105

PODEMOS DIZER QUE O TURISMO NÁUTICO É UM DOS MAIS PRAZEROSOS PARA QUEM AMA O MAR e suas lindas tonalidades. Ao passearmos em escunas, lanchas, canoas, caiaques, veleiros ou qualquer outra embarcação, a sensação é sempre a de liberdade e de descobrimentos. E, nos litorais norte paulista e sul fluminense, existe uma abundância de locais a serem pesquisados, visitados, observados, curtidos, vislumbrados. Há uma enorme quantidade de ilhas: só em Angra dos Reis são mais de 365, cada uma com sua peculiaridade, o que faz desta região o maior polo de turismo náutico do Brasil, quiçá da América do Sul.

Passeios de barco Em todas as cidades da região, a movimentação de lanchas, escunas e até de táxi-boats (em Angra dos Reis e Mangaratiba), leva turistas às mais interessantes localidades. Ou, se preferir, alugue um modelo compatível com suas necessidades. Vale a pena desfrutar desses passeios cheios de emoção. Citaremos alguns lugares paradisíacos, porém toda a costa pode ser visitada. Guarujá Escunas saem de píeres da Ponta da Praia, em Santos, e percorrem praias como a do Sangava, do Cheira-Limão e a Ilha das Palmas, a Fortaleza da Barra Grande, e depois vão até o Porto onde é possível ver a Fortaleza de Vera Cruz. Guarujá/Bertioga Passeio de escuna pelo Canal de Bertioga com vista para as ruínas do Forte São Felipe e a Ermida de Santo Antônio do Guaibê do lado de Guarujá, e o Forte São Luiz do lado de Bertioga. Seguindo mais para dentro do Canal, podemos conhecer os manguezais e avistar vários bairros que margeiam a Rio-Santos. Também é um excelente ponto de pesca. Bertioga O passeio pelo rio Itapanhaú também é bem interessante e nos leva até a Usina de Itatinga e o Poço do Robalo. São Sebastião Apesar de a ancoragem estar proibida, o Arquipélago dos Alcatrazes é formado pelas ilhas dos Alcatrazes, da Sapata, do Paredão, do Porto ou do Farol e do Sul; por quatro ilhotas; pelas lajes Dupla, Singela, do Paredão, do Farol e Negra; e pelos parcéis Nordeste e Sudeste. Esse local serviu de refúgio para muitas embarcações desde a era das Grandes Navegações, depois se tornou ponto de treinamento da Marinha do Brasil, e hoje é uma Estação Ecológica Federal gerida pelo Instituto Chico Mendes.

SHUTTERSTOCK

Ilhabela No arquipélago, que compreende as ilhas de São Sebastião, Búzios, Vitória, dos Pescadores e ilhotes, podemos nos esbaldar, porém, em especial, no lado leste entre Castelhanos e o Saco do Sombrio, temos Codó. Um minúsculo local paradisíaco. Ubatuba A praia das Sete Fontes é uma pedida porque, por terra, as trilhas que chegam até lá não são para amadores. Rio-Santos 105


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.