Issuu on Google+

Nº18 MAR/ABR 2010

PROGENTE

Ascensão feminina no mercado de trabalho: PROGEN conta atualmente com cerca de 25% de mulheres no seu efetivo

N

os últimos 30 anos, o número de mulheres engenheiras dobrou, apesar de continuar sendo a área de menor participação feminina, com 18%. As carreiras de Engenharia, Administração, Economia, Advocacia e Medicina foram as que mais atraíram a força de trabalho feminina. Entre os profissionais que se declaram engenheiros, as mulheres subiram de 4,5% para 10%, por exemplo. E a PROGEN é prova desse crescimento, o quadro efetivo feminino atual é de cerca de 25%. Desse total, aproximadamente 20% são engenheiras. De acordo com uma pesquisa da Catho Online - classificado de currículos e empregos de maior audiência da América Latina, se considerarmos os salários pagos para o mesmo cargo e a taxa de emprego por gênero, as mulheres ficam atrás dos homens em ambos os indicadores. Em outras palavras, os homens ainda têm maior empregabilidade e ganham mais. Ainda assim, as mulheres representam 22% dos cargos elevados das companhias. O crescimento do setor de serviços (em que as mulheres competem em pé de igualdade com os homens) e a diminuição da importância do setor de manufatura/ industrial (em que as mulheres competem por um emprego em desvantagem em relação aos homens) são os principais fatores que impulsionaram a ascensão feminina à

força de trabalho nas últimas décadas, segundo a revista britânica The Economist. O diferencial competitivo na hora de conseguir um emprego passou a ser a inteligência e o conjunto de competências demonstradas em um currículo ao invés da força bruta e resistência física.

PROGEN é prova desse crescimento, o quadro efetivo feminino atual é de cerca de

25% Como os índices de escolaridade são maiores entre as mulheres, elas ganharam a atenção dos empregadores. No Brasil, analisando os dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, observa-se o mesmo crescimento da participação feminina reportado pela revista. Entre 1976 e 2002, houve um acréscimo de mulheres no mercado – é na região Sul onde se verifica a maior taxa de atividade feminina. Nos Estados Unidos, as mulheres já representam 51% da força de trabalho.

Sobrecarga no lar impacta crescimento A persistente responsabilidade das mulheres pelos traba-

lhos domésticos não remunerados é apontada como fator preponderante na desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Essa é uma das conclusões do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). 86% das mulheres ainda são responsáveis pelos trabalhos em casa, enquanto os homens são 45%. Elas dedicam em média quase 24 horas por semana aos afazeres domésticos e os homens, apenas 9,7 horas.


POR AÍ

PROGEN mantém certificação de qualidade nas unidades de São Paulo, Salvador e Belo Hori Horizonte

E

ntre os meses de Fevereiro e Março, os escritórios foram auditados ados com objetivos e expectativas diferentes, erentes, e os resultados foram bastante positivos, pois não foi registrada nenhuma huma não conformidade, apenas oportunidades tunidades para melhoria. Em São Paulo, o, mantivemos a ISO 9001 e 14001; em Salvador também mantivemos os a ISO 9001, além disso, fomos os recomendados para a certifi ficação ISO 14001 em Salvador dor e ISO 9001 em Belo Horizonte.

Isolino

Possuir a ISO 9001 significa que a empresa tem um sistema de gestão certificado, voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma reconhecida internacionalmente. Não há obrigatoriedade para se ter este sistema de gestão, as normas foram criadas para que as empresas as adotem

2

N

os meses de Março e Abril, os profissionais dos escritórios de São Paulo e Salvador participaram da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Realizada entre os dias: 15 a 19 e 05 a 09, respectivamente, a semana foi marcada por intensa programação e entrega de muitos brindes. Em São Paulo, a 2º Semana SIPAT superou as expectativas dos organizadores. “Tivemos todas as palestras com sala cheia e algumas até com lista de espera”, conta Raquel Passerani, profissional do departamento de Administração de Contratos e integrante da CIPA. As mais procuradas foram: ‘sucesso e motivação’ e ‘meio ambiente e sustentabilidade’, essa última apresentada pelo Projeto

As etapas seguintes incluem a obtenção da certificação da unidade de de Vitória (ISO 9001 e 14001 em 2010), o início do processo de implantação ntação da OHSAS 18001 em São Paulo ainda este ano, e a criação e a implantação ção de um Sistema de Gestão no Gerenciamento nciamento de Empreendimentos.

“As auditorias realizadas pelo Organismo Certificador acontecem anualmente e a grande importância da certificação ISO 9001:2008 se dá pelo diferencial de qualidade. Ao adquirir produtos ou serviços de empresas certificadas o consumidor tem a certeza de que existe um sistema confiável de controle das etapas de desenvolvimento, elaboração, execução, e entrega do produto provido de um tratamento formalizado com o objetivo de garantir resultados”, afirma Edison de Oliveira, gerente de Qualidade – SMA.

Semana SIPAT agitou os escritórios de São Paulo e Salvador Curumim (ONG que oferece trabalho para famílias de crianças e jovens carentes por meio da produção de materiais reciclados). Em Salvador, essa foi a 1º Semana SIPAT. Os profissionais também receberam muito bem as atividades, participaram de concurso para escolher o tema da SIPAT e de um quiz sobre segurança e saúde do trabalho. E entre as diversas palestras, destaque para a de ‘alcoolismo, tabagismo e drogas’, ministrada pela CATA – Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas. A SIPAT é um evento anual, de responsabilidade da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - e tem como objetivo conscientizar os profissionais sobre a prevenção de acidentes e melhorias das condições de trabalho, vida e saúde.

Prevenildo, mascote da PROGEN quando o assunto é Segurança no Trabalho

no Ecolino

Alguns produtos do Projeto Curumim , produzidos com material reciclado, ficaram expostos na PRO GEN São Paulo

SIPAT São Paulo

de forma voluntária. O que acontece é que muitas passaram a exigir de seus fornecedores a sua implantação e submetê-lo a uma certificação como forma de reduzir seus custos de inspeção e obter maior compromisso do fornecedor com as áreas geridas pelos respectivos sistemas.

“Ter um bom Sistema de Gestão implementado e atuante é fundamental, mas o mais importante é quando a empresa enxerga que o principal benefício é a grande redução dos custos internos em virtude de uma boa gestão. Esse é o grande objetivo!” afirma Oliveira. SIPAT salvador

3


QUIZ

QUALIDADE DE VIDA / SAĂšDE

Cruzadinha

Previna-se contra a gripe H1N1 1

A PĂĄscoa neste ano foi comemorada no dia 04 de Abril. Veja se vocĂŞ conhece todos os sĂ­mbolos desta data:

O





vírus influenza A (H1N1) Ê transmitido principalmente por meio da tosse ou espirro e das secreçþes respiratórias de pessoas infectadas. Adultos podem transmitir o vírus desde um dia antes atÊ sete dias depois do início dos sintomas. Jå as crianças, podem disseminå-lo atÊ 14 dias depois do início dos sintomas. Isso quer dizer que a pessoa que estå doente pode transmitir o vírus mesmo antes de saber que estå doente.



3



5 ( 6

 

(



1



Veja algumas medidas para reduzir o risco de adquirir ou de disseminar doenças de transmissão respiratória, incluindo a influenza H1N1:



7 (

• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;

'



• Dormir bem, praticar atividade física, controlar o stress, beber muito líquido e ingerir alimentos nutritivos;

2 

6



'

• Não se automedique. Procure o mÊdico e siga as orientaçþes;

(



• Ao tossir ou espirrar, cubra sempre a boca e o nariz com um lenço descartåvel. Após o uso jogue no lixo imediatamente;

8 6

• Lave as mãos frequentemente com ågua e sabonete ou use ålcool gel para limpeza, especialmente, depois de tossir ou espirrar;

( 

6

• Evite ambientes fechados e com aglomeraçþes de pessoas;

Horizontal

Vertical

 $QLPDOTXHpXPGRVVtPERORVGDSiVFRD"

 4XDORSDtVGHRULJHPGDiUYRUHTXHSURGX]D  SULQFLSDOPDWpULDSULPDGRFKRFRODWH"



 $VFLYLOL]Do}HVDVWHFDVHPDLDVFKDPDYDPR  FKRFRODWHGHWKHREURPDTXDORVLJQLILFDGR"



 2FDFDXIRUDVWHLURRXFDFDXUR[RSRVVXLDOJXPDV  YDULHGDGHVRQRPHGHXPDGHODVOHYDRQRPHGHXP  HVWDGREUDVLOHLUR4XDOpHVWHHVWDGR"  (PTXHGLDGDVHPDQDDFRQWHFHDSiVFRD"

1RPHGDiUYRUHTXHGiRULJHPDRSULQFLSDOIUXWR   SDUDDIDEULFDomRGRFKRFRODWH"

 4XDORVLJQLILFDGRGRRYRQDSiVFRD"  4XDOpRPDLRUHVWDGRSURGXWRUGHFDFDXQR%UDVLO"  3ULPHLURSDtVHXURSHXRQGHRFKRFRODWHTXHQWH   WRUQRXVHDEHELEDIDYRULWD"

6LJQLILFDGRGDSDODYUDSiVFRD" 3ULQFLSDOPDWpULDSULPDSDUDVHSURGX]LURFKRFRODWH"

Fontes: www.indeca.com.br/choco.htm • www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-chocolate/historia-do-chocolate-1.php www.ofner.com.br/index.php?view=historia-do-chocolate • www.garoto.com.br/portal/nossaempresa/historia.aspx

4

• Evite apertos de mãos, abraços e beijo; • Mantenha os ambientes arejados.

%ULQFDGHLUDWUDGLFLRQDODPHULFDQDUHDOL]DGDQD   PDQKmGHSiVFRDRQGHVHHVFRQGHRYRVGH   FKRFRODWHSHORTXLQWDOSDUDDVFULDQoDV    HQFRQWUDUHP" 2TXHVLJQLILFDSiVFRDSDUDRVFULVWmRV"

 4XDQWRVGLDVGHSRLVGRFDUQDYDOpFHOHEUDGDD   SiVFRD"

• Não compartilhe: alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;

Cuide-se! Acompanhe o caC u lendårio de vacinação dispole en nível n ní ív no portal do MinistÊrio da Saúde (www.vacinacaoinda uenza.com.br). A campaflu ue e nha n nh ha que teve início no mês de Março deve vacinar cerca de Ma M

Tubulação, da filial São Paulo e Aliny Machado, departamento de Recursos Humanos, da filial Vitória. Participe você tambÊm! Envie suas sugestþes para a PROGEN News (news@progen.com.br).

90 milhĂľes de brasileiros em dois meses. A matĂŠria sobre influenza A (H1N1) foi sugerida pelas profissionais: Maria Aparecida Ribeiro, departamento de

5


NOSSA ÁREA

TÁ EM CASA

Escritórios da PROGEN contam com o apoio diário de 18 Aprendizes

Saiba quais são os projetos que a PROGEN tem realizado nos últimos meses

C

om o objetivo de otimizar o tempo com atividades operacionais e facilitar a organização e o fluxo de informações, o trabalho dos Jovens Aprendizes é fundamental para o dia a dia da empresa. Além de ser uma porta de entrada para o desenvolvimento profissional, onde eles poderão conhecer o mundo corporativo e desenvolver competências para o futuro.

Aprendizes de São Paulo da esquerda para a direita: Renato Apolinario Vilas Boas Jader Vinicius Mayer Bergas Taynah Basílio Breviglieri Mariana Oliveira Gomes de Lima Otávio Varella de Arruda Bruna Gandini Lopes Maristela Leyko Ferreira Nomura

As filiais da PROGEN contam atualmente com 18 prestativos Aprendizes, (nove em São, Paulo, três em Belo Horizonte e seis em Vitória - as unidades de Salvador e São Luís ainda não aderiram ao programa) dispostos a auxiliar os profissionais nas diversas atividades da empresa.

Aprendizes de Vitória da esquerda para a direita: Giselle Oliveira Guarnier Brenda da Costa Rodrigues Vitor Holz Alvarenga Helena Beger Leitão Rodolfo Ferreira Cozer

Logo que são contratados, eles iniciam com trabalhos administrativos e operacionais, visando prestar suporte aos departamentos. Dentre as atividades desenvolvidas, estão: arquivo de documentos, entrega de correspondências, manuseio de impressora, planilhas, entre outros. À medida que se desenvolvem e se destacam, adquirem oportunidade de lidar com outras atividades específicas das áreas de trabalho.

Contrato de Exclusividade da Vale

Petrobrás

Cliente VALE Local Parauapebas - Pará Escopo Prestação de serviços para a elaboração de Projeto conceitual, básico e detalhado nas disciplinas de Civil e Elétrica para atender a LAPEF/ Ferro Carajás S11D/Mina em Parauapebas - PA.

Cliente Petrobrás Local Fazendinha e Arari Amazonas Escopo Estudo de viabilidade técnico econômico ambiental mdas jazidas de Potássio contemplando a exploração por lavra convencional e por dissolução em Fazendinha e Arari - Amazonas.

Cliente EIPP Local Havana - Cuba Escopo Desenvolvimento de estudo de análise de risco para a Rede de Distribuição de gás Natural em Havana Cuba.

Conheça mais três Centros de Competência EEV Aprendizes de Belo Horizonte da esquerda para a direita: Adan Cristian Silva Jovenal Rafaelle Flavia Figueiredo Xavier Gleison Santos Nonato

atividades práticas realizadas na empresa e capacitação teórica em uma instituição parceira. “Para todos os Aprendizes, a PROGEN estuda a possibilidade de efetivação em uma

área de interesse. Durante os dois anos eles demonstram interesse em uma área específica e apontam ao RH, que os auxilia, os capacita e negocia a efetivação com os gestores dos departamentos”, afirma o departamento de Recursos Humanos.

RESPOSTA DO QUIZ Vertical 1. Animal que é um dos símbolos da páscoa? (Coelho) 2. O cacau forasteiro ou cacau roxo possui algumas variedades, o nome de uma delas leva o nome de um estado brasileiro. Qual é este estado? (Maranhão) 3. Em que dia da semana acontece a páscoa? (Domingo) 4. Qual o significado do ovo na páscoa? (Vida nova) 5. Qual é o maior estado produtor de cacau no Brasil? (Bahia) 6. Primeiro país europeu onde o chocolate quente tornou-se a bebiba favorita?(Espanha) 7. Quantos dias depois do carnaval é celebrada a páscoa? (Quarenta e sete)

6

Cliente Ferro Niquel Minera S.A. Local Baracoa - Cuba Escopo EPCM de uma unidade de Ferroníquel para as instalações de britagem, manuseio de materiais, pátios de estocagem, planta de pirometalurgia, estocagem de produto final e unidades de apoio em Baracoa – Cuba.

EIPP

SUA VEZ

D

ando continuidade ao assunto da edição anterior (Janeiro/Fevereiro), apresentamos os três últimos Centros de Competência, totalizando sete disciplinas. Os CCs foram criados para revisar, inovar e estabelecer os padrões de Engenharia. Confira:

1. FER Sistemas Ferroviários

Para se candidatar as vagas de Jovem Aprendiz, basta ter 16 anos ou mais e cursar o Ensino Médio. A lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000 regulamentou os direitos e os deveres dos Aprendizes e das empresas que os contratam. O programa tem duração de dois anos e consiste em

Ferro Niquel Minera S.A.

Horizontal 8. Qual o país de origem da árvore que produz a principal matéria-prima do chocolate? (México) 9. As civilizações astecas e maias chamavam o chocolate de theobroma, qual o significado? (Presente dos deuses) 10. Nome da árvore que dá origem ao principal fruto para a fabricação do chocolate? (Cacaueiro) 11. Brincadeira tradicional americana, realizada na manhã de páscoa, onde se esconde ovos de chocolate pelo quintal para as crianças encontrarem? (Caça ao ovo) 12. O que significa páscoa para os cristãos? (Ressurreição) 13. Significado da palavra páscoa? (Passagem) 14. Principal matéria-prima para se produzir o chocolate? (Cacau)

Objetivo e atuação: Aporte de tecnologia para infra-estrutura ferroviária inclusive obras de arte especiais e superestrutura, incluindo materiais e AMVs, permitindo, para estes a assinatura de LTAs, com redução de custos de capital e de BID cicle, maior operabilidade e segurança e menor custo operacional; desenvolvimento/padronização de ensaios para recebimento e aceite de materiais, tais como: solos e agregados, trilhos, acessórios para grade, dormentes (madeira, concreto, metálico), aparelhos de mudança de via, etc. Equipe: 4 colaboradores para o ano de 2010 Líder: João Carlos de Almeida Coelho

2. PRM

3. SEG

Processos Minerais

Segurança de Engenharia

Objetivo e atuação: Processos e equipamentos de tratamento de minérios, envolvendo principalmente: classificação, concentração mineral, floculação, aglomeração, recuperação de água e metalurgia extrativa. São previstas diversas frentes de atuação, seja diretamente com as áreas-cliente da Vale, nas fases iniciais de estudo de rota de processo, na orientação de estudos de otimização, na solução de problemas operacionais referentes a tratamento de minérios, na orientação durante o desenvolvimento de projetos multidisciplinares, na padronização de soluções de engenharia e na verificação rotineira dos padrões de engenharia existentes. Equipe: 5 colaboradores Líder: Em definição

Objetivo e atuação: Desenvolvimento e gestão do conhecimento em saúde e segurança do trabalho para mudança da cultura corporativa da Vale, em atenção às premissas de respeito à vida e a sustentabilidade. Inclui o desenvolvimento e a implementação de programas de reconhecimento, de educação, treinamento e de conceitos, padrões, procedimentos, ferramentas, plano de comunicação multimídia e a garantia de aderência dos serviços de projetos de terceiros aos padrões da Vale de SST. Equipe: 3 colaboradores Líder: Em definição

(em construção)

7


SAIBA DISSO

Para que serve a auditoria financeira? eira?

A

partir de 2009 a PROGEN passou a adotar o sistema de auditoria anual e por amostragem. O trabalho de auditoria muitas vezes é percebido como mera avaliação das atividades do departamento Financeiro de uma organização, o que não é verdade! Ela deve ser compreendida como um conjunto de ações de assessoramento e consultoria. Ainda que em algumas situações especiais haja a necessidade de realizar fiscalizações rigorosas, este trabalho não tem como objetivo policiar profissionais ou suas atividades.

do a responsável pela fiscalização do segmento.

Reflexos da auditoria sob o aspecto: Administrativo: contribui para a redução da ineficiência, negligência, incapacidade e improbidade. Patrimonial: possibilita melhor controle de bens, direitos e obrigações. Fiscal: auxilia no rigoroso cumprimento das obrigações fiscais, resguardando o patrimônio contra possíveis penalidades. Técnico: contribui para a eficiência dos serviços contábeis. Financeiro: resguarda créditos de terceiros contra fraudes e dilapidações. Econômico: possibilita maior exatidão no resultado. Ético: examina a moralidade do ato praticado. Social: examina a correta aplicação dos recursos para fins sociais e ambientais e certifica a confiabilidade destes dados.

A verificação de procedimentos e a validação dos controles internos utilizados pela organização permitem ao profissional auditor emitir uma opinião de aconselhamento à direção da empresa em estudo, garantindo precisão e segurança na tomada de decisão. É comum, ao término de uma auditoria, a emissão de um documento formal, conhecido como Parecer da Auditoria, que serve para publicação junto às Demonstrações Financeiras ou Contábeis, no encerramento de um período ou do exercício social, por exigência da legislação.

Para a administração da empresa: • Fiscaliza a eficiência dos controles internos; • Assegura maior correção dos registros contábeis; • Opina sobre a adequação das demonstrações contábeis; • Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas; • Possibilita a apuração de omissões no registro das receitas, na realização oportuna de créditos ou na liquidação de débitos; • Contribui para obtenção de melhores informações sobre a real situação eco-

Você sabia? O Brasil é um dos países menos auditados do mundo. Basta comparar o número relativo de auditores aqui existente com o de outras nações para verificar que prestação de contas não é o nosso forte: nos EUA, há um auditor para cada grupo de 2.327 habitantes; na Inglaterra, a relação é de um para 1.316; na Holanda, 899. Enquanto isso, no Brasil, a relação é de um para 24.615 habitantes! “O fato de sermos um dos países menos auditados deste planeta constitui um desestímulo à prestação de contas com ética. Enquanto na maioria dos países a auditoria independente é obrigatória pelo menos para todas as empresas de médio e grande porte, apenas 0,3% dos negócios brasileiros estão sujeitos por lei ao controle externo de suas contas”, afirma o auditor Charles Holland, da Ernst & Young, uma das mais conhecidas empresas do ramo em atuação no país.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é a entidade regulamentadora da profissão e do exercício profissional, sen-

Expediente

Vantagens

nômica, patrimonial e financeira da empresa; • Aponta falhas na organização administrativa e nos controles internos. Para os investidores e titulares do capital (sócios): • Contribui para maior exatidão das demonstrações contábeis; • Possibilita melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira da empresa; • Assegura maior exatidão dos resultados apurados. Para a sociedade (trabalhadores, população, etc.) como um todo: • Maior credibilidade das demonstrações contábeis da entidade auditada; • Assegura a veracidade das informações, das quais dependerá a tranquilidade quanto à sanidade das empresas e garantias de empregos; • Informa o grau de solidez e a evolução da economia nacional (através das demonstrações contábeis).

A PROGEN NEWS é uma publicação bimestral destinada aos colaboradores da PROGEN

Conselho Editorial: Celso Dutra, Danilo Santos, Dorival Crepaldi, Laiz Fittipaldi, Maria Luiza Pascuotti, Nei Pereira, Rita Lacroce e Rodrigo Moralez Projeto Gráfico: Landini Design + Comunicação - 11 2737 9077 • Periodicidade: bimestral • Tiragem: 2000 exemplares

Para sugestões, críticas e opiniões, escreva para news@progen.com.br

8


PN 18