Page 1

Nº10 JUL/AGO 2008 15 DE JULHO 2008 - ANIVERSÁRIO DE 21 ANOS DA PROGEN

TÁ EM CASA

Conheça as conquistas da PROGEN neste bimestre Cliente OXITENO

Cliente PETROBRAS | RNEST

Cliente CHOCOLATES GAROTO

Cliente ANGLO AMERICAN

Local Mauá-SP

Local Ipojuca-PE

Local Vila Velha-ES

Local Ouvidor-MG

Previsão de HH’s 19.300

Previsão de HH’s 9.100

Previsão de HH’s 1.300

Previsão de HH’s 12.900

Escopo Projeto Detalhado da unidade de acetatos leves da Unidade Industrial de Mauá, com uma etapa inicial de consolidação do Projeto Básico.

Escopo Projeto Básico para pátio de enxofre da Refinaria do Nordeste – Abreu de Lima.

Escopo Prestação de Serviços de Gerenciamento da Implantação para funcionamento da Sala Globe nas instalações da Chocolates Garoto.

Escopo Projeto Básico para aumento na capacidade de produção da planta de concentrado de minério de nióbio.

Cliente ANGLO AMERICAN

Cliente IFC – Indústria de Fosfatados Catarinense

Cliente FERRONÍQUEL MINERA

Cliente EMPRESA COMANDANTE ERNESTO CHE GUEVARA

Local Ouvidor-MG Previsão de HH’s 7.600 Escopo Projeto Detalhado da área de separação magnética da planta de concentração de pirocloro para produção de ferronióbio.

Local Anitápolis-SC Previsão de HH’s Pacote A: 93.000 Pacote C: 121.800 Escopo (Projeto Anitápolis) Pacote A: Projetos Básico e Detalhado para as instalações da usina de beneficiamento de minério fosfático. Pacote C: Projetos Básico e Detalhado para a área de infra-estrutura.

Local Moa-CUBA Previsão de HH’s 80.000 Escopo (Projeto Ferroníquel) Projeto Básico para modernização da planta de produção de ferroníquel Las Camariocas.

Local Moa-CUBA Previsão de HH’s 50.000 Escopo (Projeto Sedimentador 109 A) EPCM para modernização de planta da produção de níquel Comandante Ernesto Che Guevara.

Página 2: Conheça mais sobre a atuação da PROGEN em Cuba.


TÁ EM CASA

PROGEN e Cuba: Relacionamento de quase dez anos gera novos projetos

M

Capital

uito se fala na PROGEN sobre Cuba e projetos em negociação na área de mineração, uma indústria na qual a empresa possui grande experiência, a exemplo de importantes projetos já desenvolvidos e em andamento no setor.

Havana Idioma Oficial

Castelhano

Tudo começou em 1999, quando a diretoria da viços realizados para a Empresa Comandante PROGEN fez sua primeira visita a Cuba por indiErnesto Che Guevara, detentora de uma jazida cação de um consultor na área de beneficiamende minério de níquel na região de Moa. Para to de minério de níquel, um dos contratos já firmados com este cliente, o que, após ser convidado Projeto Sedimentador 109 para prestar serviços para A, a PROGEN executou as fábricas cubanas Ernesseu primeiro embarque to Che Guevara e Nicaro, internacional de materiais, entendeu que a estrutura no último dia 29 de Jude uma empresa de engenho: 10 containeres com nharia como a PROGEN 230 toneladas de material seria fundamental para a e volume de 300 m³. realização do trabalho. Equipe PROGEN em Cuba com o cliente.

Governo

República Socialista Presidente

Raúl Castro Área Total

110.861 km2 População

11.382,820 habitantes

Desde então, a empresa tem trabalhado para a indústria mineral cubana e, recentemente, tem atuado com fornecimento de equipamentos, materiais e apoio à gestão de fabricação, construção e montagem; como é o caso dos ser-

Expectativa de vida

Homens 75 anos Mulheres 79 anos

Primeira operação de exportação da PROGEN: Projeto Sedimentador 109 A em Cuba

do mundo. Este aprendizado abriu portas para novas negociações com empresas do setor farmacêutico, químico e de manufatura, vinculadas ao Ministério da Indústria Básica do país.

Ao longo destes anos de negociação, a PROGEN aprendeu muito, pois além da região ter um dos maiores depósitos de níquel do mundo (cerca de 34% das reservas mundiais), Cuba possui uma cultura única em relação a qualquer outro lugar

Atualmente a PROGEN está desenvolvendo o projeto de modernização da Planta de Níquel da Empresa Comandante Ernesto Che Guevara, na

Província de Holguín - Moa. No mesmo local, está efetuando serviços para validação do estudo de viabilidade e de engenharia básica do Projeto Ferroníquel, na planta Las Camariocas, contrato fechado em abril deste ano, com prazo de implantação estimado em aproximadamente 3 anos. Também está prevista a participação

da PROGEN nas etapas subseqüentes deste projeto, em regime EPCM ou EPC, ainda em definição. Outros projetos vinculados ao Ministério da Indústria Básica (MINBAS), como Fábrica de Cimento, Fábrica de Envases de Vidro e Fábrica de Carbureto de Cálcio, também estão em negociação entre a PROGEN e os respectivos clientes.

Moeda

Peso, conhecido como “CUC”

Visita da ministra

Cuba

Religião

Capital nacional

Tradicionalmente, Cuba era um país católico, mas o número de fiéis tem diminuído. Atualmente são: Católicos: 38,8%, Ateus: 35,4%, Religião Yoruba (santeria): 17%, Protestantes: 6,6%, Outras: 2,2%.

Atuação da PROGEN Principais cidades

Havana Golfo de Batabanó

Ministra Yandira Garcia Vera, da Indústria Básica de Cuba, em reunião na matriz da PROGEN.

Sta. Clara

Nueva Gerona Canal de Yucatán

Golfo de Ana María

Cuba 2

Camagüey

Moa Golfo de Guacanayabo

Guantánamo

As perspectivas em relação aos projetos em Cuba são boas. Em meados do mês de Maio, a PROGEN recebeu, em sua matriz, a visita da ministra da indústria básica de Cuba, Yadira Garcia Vera, com sua equipe, que teve como objetivo conhecer as instalações, equipe e estrutura da PROGEN para novas negociações nas áreas de mineração e indústria farmacêutica.

3


QUIZ Inaugurada em 12 de dezembro de 1897, Belo Horizonte foi a primeira cidade planejada do Brasil, inspirada no traçado de Paris e Washington. Teste seu conhecimento sobre a cidade.

PROGENTE

POR AÍ

Campanha “Qual o Seu Papel?” comemora 1 ano

PROGEN avança no tema Responsabilidade Social Corporativa

A

Campanha “Qual o Seu Papel?” acaba de completar 1 ano de existência, com a manutenção contínua de todas as suas ações.

A campanha começou com a implantação da reciclagem de lixo e de ações de minimização do desperdício de papel na empresa. Em parceria com o Instituto Papel Solidário/Projeto Curumim, todos os brindes de 2007 - entregues para colaboradores e clientes da matriz, filiais e grupos-tarefa - foram produzidos com os papéis recolhidos no escritório de São Paulo e reciclados pelas famílias integrantes da instituição. Neste ano ocorrerá da mesma forma.

1. Qual prefeito encomendou a Oscar Niemeyer o projeto do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, um marco da moderna arquitetura brasileira? A. Wenceslau Braz B. Octacílio Negrão de Lima C. Juscelino Kubitscheck

centivar os colaboradores a preservarem a saúde e o meio ambiente. Uma novidade neste segundo ano da Campanha é a extensão da parceria da PROGEN com o Projeto Curumim, que agora faz parte do IPS. O Instituto Papel Solidário (IPS) é um instituto que gerencia diversas redes de empreendimentos e associações sem fins lu-

A fase seguinte da campanha consistiu no início dos ciclos de doações para Instituições Sociais parceiras da PROGEN. Mais de 1600 roupas e sapatos, 1300 brinquedos e 1400 livros já Selos conquistados pela PROGEN. foram arrecadados e direcrativos, de caráter socioambiental, dando cionados para o Projeto Curumim (São Pauapoio legal, contábil e operacional para galo); as Obras Sociais Irmã Dulce (Salvador); rantir a sustentabilidade destas organizações. a Fraternidade Pés Descalços (Natal); o ProAlém do Curumim, o IPS tem quase 60 orgajeto CaJun e o Lar Batista Albertine Meador nizações afiliadas, entre elas a Gastromotiva (Vitória); e o Orfanato Berço Feliz e o Asilo (www.gastromotiva.org), buffet que fará a Recanto da Saudade (Belo Horizonte). Confraternização de final de ano da PROGEN São Paulo, em dezembro deste ano. Em breve Uma outra etapa foi marcada pela instituição todos conhecerão melhor este “buffet social” de um boletim informativo, com distribuição e outras associações que também se envolveeletrônica, chamado Campanha “Qual o Seu rão com a PROGEN neste ano. Papel?” INFORMA, o qual contém dicas com foco na sustentabilidade. O informativo já traA PROGEN agradece o envolvimento de tou de assuntos como impressões monocromáseus colaboradores, que são os responsáticas e frente-e-verso; redução no consumo de veis pelo sucesso da Campanha “Qual o energia, água e plástico; e males do tabagismo. Seu Papel?”. O boletim tem periodicidade mensal e visa in-

2. Qual o nome da rua onde os carros parados, em ponto morto, parecem subir uma descida? A. Rua Sapucaí B. Rua do Amendoim C. Rua da Liberdade 3. Em Belo Horizonte reuniu-se, em meados dos anos 60, um grupo de músicos que produziu um marco na música popular brasileira. Qual era o disco? A. Clube da Esquina B. Travessia C. Beco do Mota

A

Responsabilidade Social Corporativa já é uma realidade nas empresas há alguns anos, quando se percebeu que, para uma gestão de sucesso, além de foco econômico, é importante haver valor socioambiental.

de gestão com foco socialmente responsável. Com quase 1500 empresas associadas, de diferentes setores e portes, é referência internacional no assunto e desenvolve projetos em parceria com diversas entidades do mundo.

Vale lembrar que este valor não é oriundo de ações assistencialistas, e sim, de um conjunto amplo de ações de benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, de modo a minimizar seus impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. Para isso é necessária uma gestão transparente, que leva em consideração economia, educação, meio-ambiente, saúde, entre outros.

A fim de aprofundar seus compromissos com a gestão ética alinhada à Responsabilidade Social Corporativa, a PROGEN associou-se ao Instituto Ethos em junho deste ano. Desta forma, a empresa participará dos eventos promovidos pela organização e trocará experiências com as outras empresas associadas, visando a melhoria de suas práticas de atuação. O Departamento de Comunicação e Marketing será o responsável por liderar esta aliança.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização não-governamental criada com a missão de mobilizar e ajudar as empresas a desenvolver ferramentas

Comemoração especial marca o Dia do Meio Ambiente na PROGEN A PROGEN, dentro da Campanha “Qual o Seu Papel?”, fez uma comemoração especial: entregou sementinhas para todos os seus colaboradores, alocados nos escritórios e nos grupos-tarefa espalhados pelo Brasil, no dia 5 de junho.

Saiba mais sobre o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social no site: www.ethos.org.br.

A escolha das sementes - ervas, como hortelã, manjericão, cebolinha, entre outras – foi pela facilidade de plantio em pequenos vasos e de cultivo dentro das casas, para uso culinário.

4. Dizem que BH é a cidade que tem o maior número de bares em relação à população. Qual o nome do concurso anual de petiscos realizado na cidade? A. Comida di Buteco B. Concurso Tira-Gosto C. Festival de Petiscos

Torcemos para que os colaboradores e seus familiares tenham aceito o convite da PROGEN: plantar as sementes e cultivar a consciência por um mundo melhor.

FIQUE ATENTO Não deixe de participar do 4º Ciclo de Doações, que está arrecadando roupas e calçados, em bom estado, para as entidades parceiras. 8 jeitos de mudar o mundo: um dos compromissos do Instituto Ethos.

4

5


NOSSA ÁREA

Maior segurança e produtividade nos processos

N

esta edição conversamos com Desirée Landini, Gerente do Departamento de Instrumentação e Automação de Projetos da PROGEN São Paulo. Agora você conhecerá um pouquinho desta importante área da Engenharia.

PN - E, na prática, como ambas se relacionam?

Equipe de Instrumentação de Projetos: 10 Engenheiros, 19 Técnicos e 1 Estagiário

PROGEN News (PN) - Qual é o papel do Departamento de Instrumentação em um projeto? Desirée (D) - A Instrumentação dá os mecanismos para o processo operar. Há algumas décadas, todo o controle era feito manualmente pelos operadores. Hoje, o que a Instrumentação faz é, através de elementos de medição/sensores, enviar as informações

para um sistema de controle, que agirá no processo controlando as variáveis, a fim de minimizar tempo de produção, erros e trazendo segurança e produtividade. O nosso trabalho é escolher as melhores opções de sensores e elementos de controle para as diversas situações dentro do projeto e das necessidades do cliente. Além disso, temos que in-

D - A Automação resume todas as operações de uma planta e é a interface com o operador. Na sala de controle, ele visualiza, faz as alterações necessárias e controla todo o sistema fabril através de telas, em um desktop convencional. A Automação está constantemente se modernizando, pois incorpora tudo o que é de mais moderno em T.I. . Além da pesquisa da melhor opção de controle, visando não só o processo, mas também os custos e a segurança da planta, é função da Automação propor soluções criativas e de fácil assimilação do cliente/operador.

teragir com as outras especialidades (Processos, Mecânica e Tubulação, por exemplo) para a correta montagem dos instrumentos e suas interligações ao sistema.

PN - Faça uma breve descrição de Automação de Projetos. Qual a sua importância?

D - A Instrumentação refere-se aos elementos de medição, ou seja, todos os elementos que informam ao sistema de controle e aos que atuam sobre o processo. Já a Automação é a interface da planta com o operador. Em função do sistema escolhido, a operação da planta poderá ser independente dele ou não. Por exemplo, em condições de emer-

Desirée Landini Gerente do Departamento de Instrumentação e Automação de Projetos da PROGEN São Paulo

gência e alarme, o operador poderá atuar diretamente no processo.

PN - Há diferenças no processo de Automação de Projetos em uma planta de mineração e uma de petroquímica, por exemplo? D - Sim. Nas plantas de petroquímica e óleo e gás, a Automação é muito refi-

nada, porque os controles precisam ser bem rígidos e precisos. Nas plantas de mineração a Automação é mais simples, tem o objetivo de garantir que a operação seja segura e ocorra corretamente. Se a Automação não estiver corretamente especificada, a planta não operará de maneira certa. Ela garante a segurança e auxilia na produtividade de ambas, o que é essencial em uma planta. Uma curiosidade: até bem pouco tempo atrás, não era dada muita importância para Automação em plantas de mineração. Atualmente, ela já é identificada como fundamental para a segurança e aumento da produtividade.

PN - A equipe é bem integrada? D - Já houve problemas de dificuldades de relacionamento, mas hoje a equipe é super integrada. Inclusive, em um mercado competitivo como o de hoje, a integração é um fator fundamental para conquistar e manter os profissionais.

Confira as respostas do Quiz

1

Qual prefeito encomendou a Oscar Niemeyer o projeto do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, um marco da moderna arquitetura brasileira?

Resposta C, Juscelino Kubitscheck de Oliveira, no início da decáda de 40 do século passado, convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para projetar os prédios às margens da lagoa do

6

Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Formado pela igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte (antigo Cassino), a casa do Baile e o Iate Tênis Clube, o conjunto foi valorizado pela contribuição de artistas como Cândido Portinari e o paisagismo de Burle Marx.

2

Qual o nome da rua onde os carros desligados, em ponto morto, parecem subir uma descida?

Resposta C, Rua do Amendoim, oficialmente Rua Professor Otávio

Magalhães, localizada no bairro das Mangabeiras e pouco abaixo da Praça do Papa. Ela faz parte do folclore turístico de Belo Horizonte. Uma curiosa ilusão de óptica faz com que as pessoas, num determinado ponto, vejam carros desligados subirem uma descida.

3

Em Belo Horizonte reuniu-se em meados dos anos 60 do século XX, um grupo de músicos que produziu um marco na música popular brasileira. Qual era o disco?

a Paraisópolis. Este grupo lançou em 1972 o albúm duplo que introduziu novos elementos na música popular brasileira.

Resposta A, Clube da Esquina, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Fernando Brant, Lô Borges e outros, reuniamse na esquina da Divinópolis com

Dizem que BH é a cidade que tem o maior número de bares em relação à população. Qual o nome do concurso anual de petiscos? Resposta A, Comida di Buteco. A idéia de criar um evento gastronômico “di buteco” surgiu em 1999 com o

4

produtor e apresentador radiofônico Eduardo Maya. A publicitária Maria Eulália Araújo batizou o evento com o nome de Comida di Buteco que teve sua primeira edição em 2000.Com voto popular é escolhido o bar com o melhor tira-gosto, higiene, cerveja/ bebida e atendimento. Fontes www.belohorizonte.mg.gov.br/por/ www.comidadibuteco.com.br / portal1.pbh.gov.br www.museudapessoa.net/clube/index.shtml

7


SAIBA DISSO

Desvendando o Gerenciamento de Projetos

A

s famosas siglas da área de Gerenciamento de Projetos são as protagonistas da sopa de letrinhas desta edição. Você conhecerá melhor os termos PMI®, PMBOK® e PMP® e a relação que existe entre eles, mas, antes de tudo, é importante ilustramos o significado do termo Gerenciamento de Projetos:

PMI® – Project Management Institute / Instituto de Gerenciamento de Projetos É a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 260.000 associados em todo o mundo. Foi estabelecido em 1969 e está sediado na Filadélfia, Pensilvânia-EUA. O PMI® define o conjunto de conhecimentos e as melhores práticas para a atividade de

Gerenciamento de Projetos: É a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O Gerenciamento de Projetos é realizado através da aplicação e da integração dos seguintes processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. A qualidade do projeto é afetada pelo balanceamento dos três fatores ilustrados abaixo:

Gerenciamento de Projetos, os quais estão em constante evolução e devem, sempre, ser aplicados à singularidade de cada projeto.

PMP® – Project Management Professional / Profissional de Gerenciamento de Projetos A Project Management Professional (PMP®) é uma certificação profissional desenvolvida pelo PMI® por meio de um rigoroso programa de certificação profissional criado e mantido pelo

ESCOPO

instituto. A Certificação Project Management Professional (PMP®) é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais sobre Gerenciamento de Projetos. Além desta, o PMI® possui quatro outras certificações: A CAPM (Certified Associate in Project Management), a PgMP (Program Management Professional), a PMI-SP (PMI Scheduling Professional)

QUALIDADE

e a PMI-RMP (PMI Risk Management Professional). TEMPO

CUSTO

PMBOK® – Project Management Body of Knowledge / Livro de Conhecimentos sobre Gerenciamento de Projetos

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Chamado de Guia pelo PMI®, o PMBOK® é uma publicação que traz ao longo de suas páginas uma

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO

GERENCIAMENTO DO ESCOPO

GERENCIAMENTO DE CUSTOS

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES

GERENCIAMENTO DE RISCOS

visão geral das boas práticas de gerenciamento aplicáveis à maioria dos projetos.

GERENCIAMENTO DE TEMPO

GERENCIAMENTO DE RECURSOS

HUMANOS

O Guia PMBOK® define nove áreas do conhecimento para o gerenciamento

GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES

de projetos: Fonte: PMI São Paulo www.pmisp.org.br - Colaboração de Renato Garcia Ferracini, PMP,Diretor de Comunicação e Marketing do PMI São Paulo

Expediente

A PROGEN NEWS é uma publicação bimestral destinada aos colaboradores da PROGEN

Conselho Editorial: Bianca Carbone Amodeo, Eduardo Barella, Elon Guimarães, Maria Cláudia Lima e Rita Lacroce Projeto Gráfico: Landini Design + Comunicação - 11 6858 0550 • Periodicidade: bimestral • Tiragem: 1750 exemplares

Para sugestões, críticas e opiniões, escreva para news@progen.com.br

8

PN 10  

Cliente ANGLO AMERICAN Local Ouvidor-MG Previsão de HH’s 12.900 Escopo Projeto Básico para aumento na capacidade de produção da planta de co...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you