Issuu on Google+

Training for Excellence

ASPECTOS FISIOLÓGICOS DA ATIVIDADE CMV UNIDADE 1 – NOÇÕES DE ANATOMIA E DE FISIOLOGIA HUMANA 1.1. Anatomia Anatomia é o ramo da biologia que estuda a estrutura e a organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.

1.4. Células, tecidos, órgãos e sistemas – Definições Células: menores porções de matéria viva que possuem capacidade de auto-duplicação. Os seres humanos possuem aproximadamente 10 trilhões células. Tecidos: conjuntos de células especializadas que realizam determinada função num organismo multicelular. Órgãos: conjuntos de tecidos que evoluíram para realizar uma determinada função biológica.

Fig. 1 - Órgãos

Copyright©2014 – Para ser Comissário de Voo | Marcelo Penteado – todos os direitos reservados.

11


Training for Excellence

1.5. Sistema nervoso central O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Sua função é controlar todos os sistemas do corpo. Principais componentes e localização:

Encéfalo: localizado no crânio.

Medula espinhal: localizada no canal vertebral.

Fig. 2 - Sistema nervoso central

1.6. Sistema auditivo – Funções O som é uma vibração de moléculas. Quando ele é produzido, as moléculas do ar vibram de um lado para o outro. Isso faz vibrar o grupo de moléculas seguintes, que por sua vez provoca a vibração de outro grupo, e assim o som se propaga. O sistema auditivo tem a função de receber as ondas sonoras e converter essas ondas sonoras em impulsos nervosos. O sistema auditivo (ouvido) é formado de três partes: − Ouvido externo – que capta as vibrações de ar; − Ouvido médio – que amplia essas vibrações, conduzindo-as ao ouvido interno; − Ouvido interno – que transforma as vibrações em mensagens nervosas.

12

Copyright©2014 – Para ser Comissário de Voo | Marcelo Penteado – todos os direitos reservados.


Training for Excellence

Fig. 3 – Sistema auditivo

1.7. Sistema visual – Função É um sistema sofisticado e complexo que permite ao ser humano captar imagens. Fazem parte dele os olhos que estão diretamente conectados ao Sistema Nervoso Central através dos nervos ópticos. O olho tem a função de receber as imagens com a melhor qualidade possível e transformá-las em impulsos elétricos que são enviados através do nervo óptico, ao cérebro onde são realizadas as integrações dessas percepções permitindo o seu entendimento. O olho é formado pela córnea, íris, cristalino, esclera, coróide, retina, humor aquoso e humor vítreo.

Fig. 4 – Sistema visual

Copyright©2014 – Para ser Comissário de Voo | Marcelo Penteado – todos os direitos reservados.

13


Training for Excellence

1.8. Sistema digestivo O sistema digestivo é o sistema responsável por obter a partir dos alimentos ingeridos, os nutrientes necessários para as diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. Sua função é realizar a digestão.

Principais componentes e localização:

− −

Boca: onde ocorre a mastigação e a salivação que transformam o amido em maltose. Dentes: estrutura dura, saliente e esbranquiçada composta por polpa, dentina e esmalte localizada no maxilar e na mandíbula com a função de triturar os alimentos que serão depois deglutidos.

Língua: é um órgão muscular localizado na parte ventral da boca que atua no paladar através de suas papilas gustativas e participa ainda na formação da fala.

Faringe: auxilia no processo de deglutição (ato de engolir).

Esôfago: canal de passagem onde o bolo alimentar é empurrado por meio de contrações musculares até o estômago.

Estômago: bolsa ácida onde o bolo alimentar é misturado à secreção gástrica (água, muco, ácido clorídrico e enzimas), para depois seguir para o duodeno (intestino).

Fígado: funciona como glândula exócrina (liberando secreções) e como glândula endócrina (liberando substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos).

Pâncreas: funciona como glândula exócrina (liberando suco pancreático com enzimas digestivas) e como glândula endócrina (produzindo hormônios importantes como a insulina).

Intestinos: é a parte final do sistema digestivo, responsável por absorver os nutrientes e a água e por eliminar os resíduos. É dividido em intestino delgado (que absorve a maior parte dos nutrientes) e intestino grosso (que absorve a maior parte da água e dá consistência firme às fezes).

Fig. 5 – Sistema digestivo

14

Copyright©2014 – Para ser Comissário de Voo | Marcelo Penteado – todos os direitos reservados.


Training for Excellence

Teste 1 – Noções de Anatomia e Fisiologia Humana 01 – O QUE A ANATOMIA ESTUDA NOS SERES VIVOS? a) b) c) d)

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO BIOLOGIA E ESTRUTURA BIOLOGIA E ORGANIZAÇÃO BIOLOGIA, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

02 – QUAL O SIGNIFICADO DE FISIOLOGIA? a) b) c) d)

DOENÇA DO ORGANISMO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO BIOLOGIA DO ORGANISMO PATOLOGIA DO ORGANISMO

03 – QUAL A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ANATOMIA E DA FISIOLOGIA PARA O AERONAUTA? a) b) c) d)

COMPREENDER A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO DEVIDO A PROBLEMAS FISIOLÓGICOS ESTE ASSUNTO NÃO TEM IMPORTÂNCIA PARA OS AERONAUTAS PREVENIR DOENÇAS EPIDÊMICAS NENHUMA DAS ANTERIORES

04 – AS CÉLULAS, O TECIDO E OS ÓRGÃOS: a) b) c) d)

FORMAM UM CONJUNTO DE SISTEMAS NÃO TRABALHAM EM CONJUNTO PREJUDICAM A FORMAÇÃO DO CONJUNTO NENHUMA DAS ALTERNATIVAS

05 – COMO SE DIVIDE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL? a) b) c) d)

CRÂNIO E ENCÉFALO MEDULA ESPINHAL E ENCÉFALO MEDULA E CRÂNIO MEDULA ESPINHAL E CRÂNIO

06 – COMO SE DIVIDE O SISTEMA AUDITIVO? a) b) c) d)

OUVIDO EXTERNO, ONDAS MÉDIAS E OUVIDO EXTERNO OUVIDO EXTERNO, OUVIDO MÉDIO E OUVIDO INTERNO OUVIDO INTERNO, OUVIDO MÉDIO E ONDAS MÉDIAS OUVIDO INTERNO, IMPULSOS NERVOSO E OUVIDO EXTERNO

07 – QUAL A FUNÇÃO DO OUVIDO EXTERNO, MÉDIO E INTERNO RESPECTIVAMENTE? a) b) c) d)

O OUVIDO EXTERNO CAPTA VIBRAÇÕES, O MÉDIO AMPLIA E O INTERNO TRANSFORMA EM MENSAGENS O OUVIDO EXTERNO AMPLIA VIBRAÇÕES, O MÉDIO CAPTA E O INTERNO TRANSFORMA EM MENSAGENS O OUVIDO EXTERNO CAPTA VIBRAÇÕES, O MÉDIO TRANSFORMA AS MENSAGENS E O INTERNO AMPLIA O OUVIDO EXTERNO TRANSFORMA AS MENSAGENS, O MÉDIO CAPTA E O INTERNO AMPLIA

08 – QUAL É A FUNÇÃO DO SISTEMA VISUAL? a) b) c) d)

CAPTAR IMAGENS ATRAVÉS DO NERVO ÓPTICO CAPTAR O NERVO ÓPTICO ATRAVÉS DAS IMAGENS CONECTAR AS IMAGENS ATRAVÉS DO NERVO ÓPTICO CONECTAR O NERVO ÓPTICO ATRAVÉS DAS IMAGENS

09 – COMO O OLHO É A FORMADO? a) b) c) d)

CÓRNEA, IRIS, CRISTALINO, RETINA CÓRNEA, IRIS, CRISTALINO, SEIOS FRONTAIS CÓRNEA, TÍMPANO, RETINA E CRISTALINO CÓRNEA, TÍMPANO, RETINA, PÁLPEBRAS, CÍLIOS

Copyright©2014 – Para ser Comissário de Voo | Marcelo Penteado – todos os direitos reservados.

15


Para Ser Comissário de Voo – Volume 3