A cultura nas mãos

Page 23

estimulando também a produção audiovisual local que se encarrega de registrar os fazeres e as riquezas culturais. No teatro, o clássico e o contemporâneo se encontram, em montagem, em oficinas, em leituras dramatizadas que abrem espaço para novas criações que dialogam com as realidades locais. No financiamento a projetos dessa natureza, as dificuldades ainda são muitas. A equipe responsável pelo conveniamento, por exemplo, se empenha por agilizar o contato com os premiados, tarefa muitas vezes nada fácil. Uma sucessão de pequenos problemas terminou por atrasar o repasse dos recursos e que, por conseguinte, faz com que uma média de 40% dos projetos só venha a ser finalizada em 2011. Para o acompanhamento da ação Microprojetos Culturais Mais Cultura, no semiárido, foi planejada uma pesquisa, que está em campo, analisando o perfil dos projetos apresentados, sua distribuição geográfica, a participação das diversas áreas artísticas, a adequação do modelo executado à realidade local. Para tanto estão sendo trabalhados os formulários de inscrição, fichas de informações complementares e relatórios de prestação de contas. A pesquisa tem ainda uma parte de levantamento de informações qualitativas, com a realização de entrevistas com uma pequena amostra dos premiados. Esses depoimentos deram origem aos boxes que complementam esse texto e são o testemunho vivo da importância do desenvolvimento de projetos, por parte dos governos, que atinjam a um público tradicionalmente eliminado do acesso aos recursos públicos e ao sentimento de cidadania cultural plena.

“ O cinema na praça, um lugar que junta todo mundo numa telona de cinema, coisa que hoje não existe mais, é difícil, só nas capitais ou nas grandes cidades, mas no interior... isso foi o que me levou a fazer com que as pessoas voltassem àquela época de ver um filme junto com a família, junto com os vizinhos, a comunidade toda ali reunida numa grande tela capaz de envolver as pessoas” Proponente do Projeto Cinema na Praça – Cícero Dias - Bahia “A Secretaria reuniu a gente e explicou sobre os microprojetos. Depois ela deu uma micro-oficina de elaboração de projetos para quem ainda não tinha experiência em fazer projetos e qualquer dúvida que a gente tinha eles tiravam” Propornente do Projeto Arte e Cultura – Acopiara – Ceará

25


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.