BELO HORIZONTE Diário Oficial do Município - DOM
Ano XIX • N. 4.388 • R$ 0,85
Tiragem: 2.500 • 6/9/2013
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), dá continuidade ao projeto Gorilas no Jardim Zoológico da instituição (avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha), com o objetivo de constituir um grupo reprodutivo da espécie Gorilla gorilla na América do Sul, contribuindo deste modo com a conservação dessa espécie. Neste sentido, é aguardada, para os próximos meses, a chegada, em regime de empréstimo, de um macho (Leon, de 14 anos) e de uma fêmea (Lou Lou, de 9 anos) vindos, respectivamente, dos zoológicos Loro Parque, em Tenerife (Espanha), e da Fundação Aspinall, da Inglaterra. Entre os vários procedimentos necessários para a transferência dos novos animais, estão a definição da logística de transporte, a revisão dos procedimentos realizados com sucesso em 2011 (quando houve a chegada das gorilas Imbi - nas fotos - e Kifta), a obtenção de licenças sanitárias junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura, entre outros. Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto uma bióloga da Seção de Mamíferos do Zoo de Belo Horizonte esteve na Fundação Aspinall para atualizar seu treinamento em manejo de famílias de gorilas. Vale ressaltar que, do ponto de vista institucional, as negociações estão bastante adiantadas. Ou seja, já houve a aprovação da European Association of Zoos and Aquaria (EAZA), a Sociedade Europeia de Zoológicos e Aquários, a aprovação dos zoológicos de origem e a assinatura dos contratos de empréstimos.
Fotos: Suziane Fonseca
Animais virão por meio de empréstimo da Espanha e da Inglaterra e ação reafirma foco da Fundação Zoo-Botânica, que é a preservação da espécie
Zoológico de Belo Horizonte aguarda a chegada de No entanto, a concretização das transferências depende da finalização da logística de transporte, bem como do atendimento dos requisitos sanitários de cada país.
casal de gorilas
O recinto de gorilas da FZB-BH é naturalmente enriquecido e proporciona diversas situações semelhantes às que os animais encontrariam se estivessem em seu habitat, como várias árvores, plantas palatáveis, locais para descanso, esconderijos e material para a confecção de ninhos
dom 4388.indd 1
Ação conservacionista
De acor d o com o presidente da Fundação ZooBotânica de Belo Horizonte, Jorge Espeschit, a chegada do novo casal de gorilas reafirma o principal foco da instituição, que é a conservação das espécies. “É necessária e urgente uma mobilização das organizações dedicadas aos estudos científicos para se definir e implantar medidas de conservação e restauração das populações de gorilas e de ou tros grandes primatas”, afirma. Esses esforços envol vem desde ações promovidas por agências da Organização das Nações Unidas (ONU), governos e entidades não governamentais, até a participação efetiva de patrocinadores privados de diversas regiões do mundo. Assim como várias ou tras espécies, os gorilas figuram na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (IUCN, 2008) entre as consideradas “em perigo” ou “em perigo crítico”. Nesse contexto, a educação ambiental torna-se essencial para sensibilizar as pessoas e difundir conhecimentos sobre as características dos gorilas e sua importância ecológica. A partir dos exemplos desses animais, espera-se comprometer cada dia mais pessoas com a proteção da fauna e da flora silvestres. Somente neste ano 24 filhotes de gorilas nasceram em zoológicos de todo o mundo.
05/09/2013 18:13:26