Portimão Jornal nº 69 | 20.04.2023

Page 1

Concelho assinala 49 anos da Revolução dos Cravos

Câmara Municipal prepara um ano de iniciativas evocativas ao meio século do 25 de Abril, com o tema ‘Terra Democrática’. P3

MÚSICA MOBILIDADE MEXILHOEIRA GINÁSTICA

Manuel Nicolas

Margineanu encerra Festival de Piano P6

BASQUETEBOL

Alvinegros estão na luta pela subida à divisão principal P10

1+1’ é espaço onde cada peça tem uma história

Casal de professores abandonou o ensino para se dedicar à arte. E é na oficina que se dá o processo criativo que chegará às ‘mãos dos clientes’ através da loja, perto do centro da cidade. Escolheram deixar uma paixão para fazer o que os deixa felizes. P8-9

Portimão entrou na Rede de Cidades que Caminham P6

Torneio Internacional e Taça do Mundo regressam ao Arena P2

Concurso de Fado Amador do CIRM será em maio P16

Judite Cruz celebrou 104 anos

Idosa, que durante vários anos trabalhou na Casa Inglesa, é utente no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alvor, instituição que se enfeitou a rigor para a festa de aniversário. P4

Manuel Batista prepara-se para voos mais altos

Atleta do Judo Clube de Portimão muda-se para os Países Baixos, no próximo ano letivo, para treinar e estudar. Tem a ambição de chegar aos Jogos Olímpicos. P11

Quinta-feira • 20 de abril 2023 • 1.00€ Quinzenário • Ano 3 • Nº69 Diretor: Rui Pires Santos PUB
‘Atelie

Provas realizam-se no Portimão Arena

Cidade é capital da ginástica rítmica

Torneio Internacional e Taça do Mundo têm lugar entre 30 de abril e 7 de maio.

Candidaturas abertas até 15 de junho

Teia d’Impulsos abre inscrições para Rota do Petisco

Os estabelecimentos comerciais que queiram aderir à Rota do Petisco deste ano podem inscrever-se até 15 de junho. O evento, que avança para a 13ª edição, volta a ser organizado entre 15 de setembro e 15 de outubro e dará a provar diferentes iguarias, abrangendo diversos concelhos algarvios. Inovação, qualidade e sustentabilidade são alguns dos ingredientes desta iniciativa, que conta com algumas novidades. Para promover a gastronomia do mundo, segundo a organização, a cargo da associação Teia d’Impulsos, voltam a aderir restaurantes do México, Vietname e Japão. Existe ainda a modalidade petisco ou doce, com receitas que devem integrar produtos locais e ser inspiradas na região, além de haver a possibilidade de apresentar uma opção vegetariana.

Patente até 14 de maio

Taça do Mundo de Ginástica Rítmica leva atletas de topo ao Arena

OPortimão Arena reunirá as melhores atletas de ginástica rítmica do mundo, entre 5 e 7 de maio, durante a Taça do Mundo.

A Federação de Ginástica de Portimão renova, desta forma, a confiança na cidade, escolhendo-a, mais uma vez, para acolher

Sessão será a 27 de abril

O ciclo ‘Filme Francês do Mês’ coloca em exibição, na próxima quinta-feira, 27 de abril, às 21h00, a longa metragem ‘La dernière vie de Simon’, de Léo Karmann, no auditório do Museu de Portimão.

uma das etapas do circuito que distinguirá as melhores a nível mundial. O programa do evento deverá ser disponibilizado em breve, mas a promessa é a de um espetáculo de cor, coordenação e ritmo. Participam diversas atletas e equipas de vários países.

Também como é habitual, no

fim de semana anterior, entre 30 de abril e 2 de maio, decorrerá o 30º Torneio Internacional de Portimão desta modalidade, no mesmo equipamento. Ambas as competições de ginástica rítmica têm entrada livre, mediante levantamento prévio de bilhete.

A mostra ‘Imagens Conservadas’ está patente até 14 de maio, no Museu de Portimão. A exposição, promovida pela Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, em parceria com o Instituto Português de Fotografia, é composta por um conjunto de imagens que aborda de forma criativa estes produtos com origem no mar. Com mais de 170 fotografias a concurso, os visitantes vão poder ver as premiadas pelo júri e pelo público, nesta primeira edição do concurso. A mostra pode ser vista às terças-feiras, das 14h30 às 18h00, e de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Seguir-se-á ‘L’Autre Continent’, de Romain Cogitore, a 25 de maio, e ‘Les 2 Alfred’, de Bruno Podalydès, a 29 de junho, filme que encerra esta edição do ciclo. Esta é uma iniciativa promovi-

Atividade na Biblioteca Municipal

A inclusão e o respeito pelas diferenças são os temas principais do próximo ‘Ateliê Grandes e Pequenos’, que tem lugar no dia 29 de abril, às 16h00, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes.

‘Um crocodilo de vestido’, da autoria de Jeanne Willis, dará

mote à sessão que conta com a Associação Xis como convidada. Esta entidade promove e protege os direitos humanos relacionados com a orientação sexual e a identidade de género, com vista à construção de uma sociedade mais tolerante.

da pela Alliançe Française, com o apoio do Grupo de Amigos do Museu de Portimão e da Câmara. Todas as películas são exibidas na versão original, em francês, com legendagem em português.

Com entrada livre Mexilhoeira Grande Futebol Clube

promove II Liga Pequenos Campeões

O livro conta a história de Alfredo, um pequeno crocodilo, que encontrou um vestido perdido e que, ao usá-lo, se sentiu bem.

A entrada é gratuita, sendo a iniciativa destinada a crianças a partir dos quatro anos, acompanhadas por um adulto.

O Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, o Estádio da Restinga e o Campo Major David Neto são palco da II Liga Pequenos Campeões, nos dias 22, 23 e 25 de abril, entre as 9h00 e as 19h00. Este é um encontro desportivo de futebol de formação para equipas de recreação, dos sub-7, sub-8 e sub-9, que integram atletas entre os cinco e os nove anos. A competição é organizada pelo Mexilhoeira Grande Futebol Clube e conta com o apoio do Grupo Desportivo e Recreativo do Alvorense e Portimonense Sporting Clube. A entrada, para assistir aos jogos, é livre.

Portimão Jornal • 20 ABR 2023 • Nº69 P2 ATUALIDADE
ANA SOFIA VARELA
‘Imagens Conservadas’ é abordagem criativa do mar ao prato
‘Um crocodilo de vestido’ é tema de ‘Ateliê Grandes e Pequenos’
D.R. D.R.
‘La dernière vie de Simon’ é próximo ‘Filme Francês do Mês’

Programa inicia-se este sábado

‘Portimão Terra Democrática’ dá mote aos 50 anos do 25 de Abril

Uma recriação dos momentos vividos na data que representa a liberdade será um dos pontos altos em 2024. Até lá, diversas iniciativas marcam a efeméride.

be a conversa sobre o projeto de filme e série ‘Mulheres de Abril’, entre a realizadora Raquel Freire e Margarida Tengarrinha, cuja estreia está prevista para daqui a um ano.

PROGRAMA

25 DE ABRIL DE 2023

22 DE ABRIL

17H00: Apresentação do livro ‘Sardinha, o sem fim da pesca do cerco’, de Hélder Luís Museu

Portimão inicia a comemoração do 25 de Abril, na próxima terça-feira, com diversas iniciativas, que não se esgotam nesse dia. A Câmara Municipal de Portimão prolonga, aliás, esta celebração por um ano, com vários momentos evocativos que pretendem valorizar a importância desta data para a população e para a construção de uma sociedade democrática. Esse programa só culminará a 25 de Abril de 2024, altura em que será assinalado meio século de liberdade em Portugal.

Sob o mote ‘Portimão Terra Democrática’, esta será uma forma diferente de assinalar o 50º aniversário da Revolução dos Cravos e a sua relevância no país, com o objetivo de reforçar a memória e enfatizar os valores e as conquistas de Abril na construção e afirmação da democracia, defende a autarquia.

“A preparação e concretização do programa só será possível com o empenho das forças vivas da sociedade civil, incluindo o movimento associativo local, os diversos partidos políticos e todos os cidadãos de Portimão”, convidados a contribuir para enriquece-lo, “em áreas como o cinema, o teatro, a literatura, a música e a dança, as exposições, a cultura popular, a participação cívica, as conversas e conferências”, refor-

ça a Câmara Municipal.

Apesar de algumas iniciativas estarem consolidadas e serem agora divulgadas, há outras mais que se encontram em preparação, sendo essa uma das razões que leva a que a programação venha a ser atualizada todos os meses.

Entre os eventos que já são dados como certos, encontram-se ‘Verão Azul’, que, em julho, abordará o tema ‘50 Anos de Democracia e Liberdade’ e assinalará os centenários de Mário Cesariny, Mário Henrique-Leiria, Eugénio de Andrade e Natália Correia, neste último caso, através de leituras feitas por Lia Gama.

Outro destaque será a exibição de ‘Clandestina’, em abril de 2024, filme baseado no livro ‘Memórias de uma Falsificadora’, da autoria da pintora e política Margarida Tengarrinha, seguida de debate com a realizadora Maria Mire.

Ainda no âmbito da sétima arte, destaca-se a exibição de ‘Parque Mayer’, a 28 de abril, nos Cinemas de Portimão, seguida de conversa com o realizador António Pedro Vasconcelos. No mesmo espaço, será exibido ‘Salgueiro Maia – O Implicado’, em outubro, com a participação do realizador Sérgio Graciano.

Evocar boas memórias Muitos dos pontos fortes terão

lugar em 2024, começando pelo ‘Março Jovem dos 50 aos 100 anos’, mês em que terá também lugar o encontro ‘Conversa entre Mulheres’, no âmbito das comemorações do Dia da Mulher, com testemunhos de quem viveu a Revolução dos Cravos.

O destaque será, porém, uma recriação dos acontecimentos vividos em Abril de 1974 em Portimão, num convite à população para que vá para as ruas vestida com roupas da época. Serão divulgados vídeos de testemunhos ‘50 pessoas, 50 minutos’ e ‘Onde estava eu no 25 de abril’, este último reunindo depoimentos de utentes dos centros comunitários.

Por fim, o concerto de encerramento das comemorações de meio século do 25 de Abril de 1974, seguido de convívio popular, será no Arena no dia 24.

Para já, assinalam-se os 49 anos de liberdade Este ano, as comemorações oficiais do 49º aniversário da Revolução dos Cravos arrancam este sábado, 22 de abril, no Museu, com a exposição fotográfica ‘E depois do Adeus’, que reúne originais de Marques Valentim, nos quais são retratados figuras e momentos históricos que pautaram o último meio século.

A partir das 15h00 de 24 de abril, o auditório do Teatro rece-

A película dará voz às mulheres que construíram a Revolução de Abril e foram esquecidas, com destaque para Clara Queiroz, Maria Teresa Horta, Lilica Boal, Maria Emília Brederode Santos, Helena Neves, Luísa Sarsfield Cabral, Ruth Rodrigues, Teresa Loff Schwarz, Isabel do Carmo, Julieta Rocha, Manuela Juncal e Margarida Tengarrinha, militante antifascista, pintora e jornalista nascida em Portimão. Aliás, foi esta personalidade da cidade a quem a Direção Regional da Cultura do Algarve atribuiu, em 2014, o prémio ‘Maria Veleda’, pelo percurso de vida ligado à cultura e à defesa dos direitos da mulher e da cidadania.

Ainda na mesma data, o grande auditório do TEMPO é palco do tradicional concerto comemorativo, marcado para as 21h00 sob o mote ‘Liberdade’, pelo grupo Brasa Doirada. Com entrada gratuita, os interessados em assistir ao espetáculo devem dirigir-se à bilheteira do Teatro, no dia 22 de abril, entre as 13h00 e as 18h00, para solicitar o ingresso.

Bandeira e hino

O Dia da Liberdade começa com o tradicional hastear da bandeira, marcado para as 9h00 na Praça 1º de Maio, a que se segue a interpretação do hino nacional pela Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

Faz ainda parte da programação oficial a habitual Corrida da Liberdade, cuja 17ª edição arrancará às 10h00 junto ao coreto da zona ribeirinha de Portimão.

Às 10h30, o salão nobre dos Paços do Concelho acolhe a sessão solene das comemorações do 49º aniversário da Revolução dos Cravos, na qual intervêm os representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, além de Isabel Guerreiro, presidente deste órgão autárquico, e a presidente da Câma-

18H00: Inauguração da exposição ‘E Depois do Adeus’, de Marques Valentim Museu

24 DE ABRIL

15H00: ‘Mulheres de Abril’ Teatro Municipal de Portimão

21H00: Concerto comemorativo com ‘Brasa Doirada’ Teatro Municipal de Portimão

25 DE ABRIL

9H00: Evocar o 25 de Abril Hastear das Bandeiras Hino Nacional pela Banda Filarmónica e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários Praça 1º de Maio

10H00: XVII Corrida da Liberdade Zona ribeirinha de Portimão

10H30: Sessão solene com intervenções dos representantes dos partidos com assento na Assembleia e das presidentes da Câmara e Assembleia Salão Nobre da Câmara Municipal

15H00: Assinatura dos Contratos-Programa 2023 com o movimento associativo Salão Nobre da Câmara Municipal

26 DE ABRIL ‘Conversas em Turma’ Pátio da Junta de Freguesia de Portimão

30 DE ABRIL Reedição do livro ‘Romance de 25 de Abril’ de João Pedro Mésseder Jardim 1º Dezembro e Pátio da Junta de Freguesia de Portimão

ra Municipal de Portimão Isilda Gomes.

O mesmo edifício recebe a partir das 15h00 a cerimónia de assinatura dos contratos-programa relativos a 2023 com o movimento associativo local.

A programação completa das comemorações do 49º aniversário do 25 de Abril em Portimão está disponível online (https:// bit.ly/3oeaG2U).

P3 Portimão Jornal • 20 ABR 2023 • Nº69
ATUALIDADE
ANA SOFIA VARELA
Autarquia quer valorizar importância da data

SOCIEDADE

Celebração contou com muita música e animação

‘Jovem’ utente da Misericórdia festejou 104 anos

Judite Cruz é natural de Odiáxere, trabalhou muitos anos na Casa Inglesa e teve ao seu lado, nesta festa muito especial, familiares, amigos, funcionários e dirigentes da Santa Casa de Alvor.

dia de Alvor a, nos últimos tempos, ultrapassar um século de vida.

Até muito recentemente havia dois outros acima desse patamar no universo da instituição, “um deles, o homem, chegou aos 105 anos e a outra, uma senhora, aos 100”, refere o provedor. Ambos faleceram no ano passado, pelo que, nesta altura, apenas Judite Cruz está nos três dígitos.

Mas, daqui a algum tempo, pode ser que se volte a fazer uma festa especial por alguém ter chegado ou ultrapassado um século de existência. Só no lar existem sete pessoas – curiosamente, todas mulheres – acima dos 90 anos, tendo a mais idosa já celebrado 95.

Centenária teve direito a uma grande festa de aniversário

Odia 31 de março foi de festa no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alvor. E o caso não era para menos, uma vez que uma das utentes da instituição atingiu a bonita idade de… 104 anos!

A aniversariante, Judite Cruz, teve a seu lado, nesta data especial, familiares, amigos, companheiros de ‘casa’, funcionários e dirigentes da Misericórdia, que se reuniram no jardim da instituição, engalanado a rigor, com muitos balões, para conviver, partir e distribuir o bolo de aniversário e cantar os ‘parabéns a você’.

A festa já tinha tido início no interior, no salão convívio, com a atuação da tuna ‘Tocasnada’, do Grupo da Universidade Sénior do Instituto de Cultura de Portimão, que fez questão de marcar presença e contribuir para dar mais animação e alegria a uma celebração que raramente acontece.

Apesar da provecta idade, diz Mário de Freitas, provedor da instituição, Judite Cruz “con-

Nuno Ribeiro abre comemorações do 25 de Abril em Lagoa

CONCERTO • O músico Nuno Ribeiro abre as comemorações do 25 de Abril, no concelho de Lagoa, no dia 24, às 22h00, no Largo do Auditório Carlos do Carmo. Com entrada livre, duas horas mais tarde, será cantado o hino nacional e decorrerá a cerimónia de hastear da bandeira, com o partir do bolo do 49º aniversário do Dia da Liberdade. Durante a manhã, a Rua 25 de Abril, em Lagoa, conta com um mercadinho tradicional, seguindo-se uma largada de pombos, às 10h30. Na mesma artéria, às 10h40, o artista Ricardo Sousa interpretará temas alusivos à data. Em Carvoeiro, no Largo da Praia, às 9h30, será cantado o hino, seguida de cerimónia do hastear da bandeira e de uma largada de pombos. No Parchal, a Che Lagoense promove a atividade ‘Mexe-te em Liberdade’, às 8h30, com uma caminhada, jogos de badminton, uma mega aula de ginástica e outra de relaxamento.

‘Presos Políticos algarvios’ é tema da conferência ‘História vai à Biblioteca’

INVESTIGAÇÃO • ‘Presos políticos algarvios em Angra do Heroísmo e Tarrafal’ é o título de mais uma conferência do ciclo ‘A História vai à Biblioteca’, a 20 de abril, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Lagoa. Este é o sétimo tema da iniciativa, que tem contado com uma abordagem inovadora e tem sido um instrumento de desenvolvimento pela investigadora, formadora e docente Maria João Raminhos Duarte. O evento é de entrada livre e destina-se a alunos, docentes, agentes educativos e restante população.

tinua lúcida e embora não seja muito faladora, percebe tudo o que se lhe diz, a sua maior limitação é ao nível da locomoção, tendo que se movimentar em cadeira de rodas, o que é perfeitamente normal numa pessoa desta idade”.

Uma vida de muito trabalho

Natural de Odiáxere, onde nasceu no longínquo ano de 1919, Judite Cruz teve, segundo os familiares, “uma vida pacata, sem excessos, sem vícios e de muito trabalho”.

A sua principal missão foi dar à filha, de quem cuidou sozinha desde muito cedo, as melhores condições possíveis, tendo, para isso, trabalhado, durante muitos anos, como empregada de limpezas e de copa na Casa Inglesa, tarefas que acumulou com outras em casas particulares, para conseguir mais algum dinheiro para fazer face às despesas mensais. A labuta constante não lhe permitiu ter tempo ou condições para aprender a ler e a escrever.

Esta não foi, porém, a única utente da Santa Casa da Misericór-

Fora do lar, mas que contam com apoio da Misericórdia, há nove outras pessoas com 90 anos ou mais. As situações mais curiosas são dois casais com todos os elementos acima dessa fasquia.

O lar é uma das principais valências da Misericórdia de Alvor e conta, atualmente, com 28 utentes. O objetivo é que, no futuro, “seja possível aumentar esse número para 40, o que implica a realização de obras, em cujo projeto estamos a trabalhar e na aprovação e financiamento do mesmo por parte das entidades que têm responsabilidades nesta área”, refere o provedor.

No que ao apoio aos mais idosos diz respeito, a instituição tem à sua responsabilidade, ainda, um centro de dia em Alvor, com capacidade para 11 utentes, e um centro de convívio nos Montes de Alvor, que recebe 21 pessoas.

A este trabalho junta-se o apoio domiciliário que é prestado a 10 pessoas.

Outro equipamento muito relevante, mas esse virado para os mais novos, é a creche, situada em Alvor, que junta 83 crianças.

A instituição, que é uma das principais empregadoras da freguesia de Alvor, tem cerca de meia centena de funcionários.

Associação Ideias do Levante vai pôr ‘Lagoa a Dançar’

DANÇA • O Centro de Estudos de Formação de Lagoa (CEFLA) e o Carvoeiro Clube serão os cenários da 12ª edição do ‘Lagoa a Dançar’, organizado pela Ideias do Levante com o apoio do município, entre 24 e 29 de abril. O evento pretende proporcionar à comunidade sessões de dança, workshops, ensaios abertos. Dança oriental, ballet, jazz, ‘Força e Flexibilidade’, ‘Musical e Lyrical Dance’, para diferentes escalões etários, são as propostas da iniciativa. As inscrições são gratuitas, mas é necessário o preenchimento de um um formulário, disponível online (ideiasdolevante.info/reservas), pois a lotação é limitada. Os interessados podem obter mais informações por telefone (282 380 053).

Igreja de Ferragudo

recebe Festival de Cravo

MÚSICA • A Ideias do Levante, em parceria com a Junta de Freguesia e a Paróquia de Ferragudo, organiza, a 23 de abril, às 17h00, a primeira edição do Festival de Cravo do Algarve. O espetáculo conta com Jorge Félix, no cravo, e Jan-Taken de Vries, na flauta de bisel, e será na Igreja Matriz da vila. A entrada é livre, mas limitada, podendo as reservas ser efetuadas online (www.ideiasdolevante. info/reservas).

‘Abril Traz Novas Cores’

inaugura na Escola de Artes

ARTISTAS • A Galeria Manuela Vale da Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues inaugura esta quinta-feira, 20 de abril, às 18h00, a exposição ‘Abril Traz Novas Cores’, com trabalhos de artistas locais. A sessão contará com a atuação dos alunos da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve. A mostra estará patente até 31 de maio.

Portimão Jornal • 20 ABR 2023 • Nº69 P4
NA OUTRA MARGEM
D.R.
Jorge Eusébio
PUB

Protocolo foi assinado no dia 17 de abril

Portimão integra Rede de Cidades e Vilas que Caminham

Concelho junta-se a outros 40 municípios portugueses que integram este novo projeto de mobilidade sustentável.

ACâmara Municipal de Portimão firmou um protocolo com o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, no dia 17 de abril, que lhe permite ser um dos novos membros da Rede de Cidades e Vilas que Caminham (RCVC).

Apesar de recente, este projeto já integra 40 municípios portugueses e terá como objetivo articular ações conjuntas com a congénere espanhola, de forma a fomentar o aumento da qualidade de vida, com foco principal no peão e na transversalidade da sua experiência, quer circule em área urbana ou rural.

Na apresentação da rede, Paula Teles, fundadora e presidente daquele Instituto, defendeu que esta rede segue “políticas que se cruzam no espaço público em prol de um planeamento de mobilidade urbana suave, muito na ótica da ‘Cidade 15 Minutos’, lutando pela descarbonização e pela humanização”.

Segundo a responsável, “aquilo que se pretende é que as autarquias partilhem boas práticas, trabalhando em conjunto, prevendo-se que, para a semana, tenha lugar a primeira ação de formação a nível nacional, dirigida aos técnicos camarários das áreas abrangidas pelas estratégias da mobilidade e sustentabilidade, e que se prolongará até ao fim do ano”.

Paula Teles referiu ainda que também será criada uma platafor-

Câmara Municipal é novo elemento da Rede de Cidades

ma na internet, a qual “será um reservatório de informação técnica e apoio político, onde caberão os quadros comunitários ligados a esta temática, para aproveitamento por parte das autarquias”.

Por sua vez, Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, acredita que “uma cidade é muito mais sustentável se caminhar desta forma, isto é, se encontrar espaços para os cidadãos, proporcionando-lhes bem-estar, conforto e uma forma de melhor conhecer a sua terra”.

A propósito desta temática, a autarca adiantou que o projeto para construção de um elevador de acesso ao areal da Praia da Rocha se encontra concluído, devendo ser lançado em breve o concurso para a respetiva obra.

A adesão do município a esta rede resulta da aposta no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão (PMUS), importante instrumento estratégico e operacional que foi pensado para fomentar a articulação entre as diferentes plataformas de deslocação e modos de transporte. Este documento esteve em consulta pública e encontra-se em fase de conclusão. Consagra, conforme defende a autarquia, a diminuição do uso do transporte individual e a adequada mobilidade dos cidadãos, residentes ou visitantes, promovendo, de igual forma, a inclusão social, a competitividade, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental.

A cidade de Portimão acolhe mais uma etapa da competição de dança ‘Portugal a Dançar’, entre 9 e 11 de junho.

A organização já abriu as inscrições, que podem ser efetuadas até 15 de maio, online (portugala-

dancar.pt).

Além da competição, o concurso dá a oportunidade a qualquer pessoa de participar nos workshops de dança.

Nesta etapa, os interessados podem aprender ou aperfei-

çoar técnicas na área dança de jazz, comercial e flamenco. Os workshops são de participação gratuita e aberta a toda a comunidade, com ou sem experiência em dança. A organização disponibiliza mais informações online.

Jovem

pianista atua pela primeira vez no TEMPO Manuel Nicolas Margineanu

encerra Festival de Piano

O último concerto do VII Festival Internacional de Piano do Algarve coloca no palco do Teatro Municipal de Portimão, pela primeira vez, o jovem Manuel Nicolas Margineanu, este sábado, dia 22, às 19h00. O pianista nasceu em Toledo a 28 de junho de 2007, aos 8 anos ingressou no Conservatório Profissional de Música Amaniel, em Madrid, e agora estuda na ‘Musical Arts Madrid’. Com apenas 15 anos, já foi premiado em dezenas de competições de música, como o Concurso Nacional de Albacete, o ‘Música Callada’, em Ávila, ambos em 2018, e o ‘Maria Herrero’, em Granada, em 2020. Gravou o primeiro álbum ‘Jovens Talentos da Música 2020’, como vencedor do Concurso ‘Cidade de Sevilha’, em 2020. As entradas podem ser adquiridas online (tempo.bol.pt) e custam entre 12 e 20 euros.

Nos Montes de Alvor

‘Patinar em Liberdade’

junta crianças e jovens em torneios

O Hóquei Clube de Portimão organiza, nos dias 22 e 25 de abril, a iniciativa ‘Patinar em Liberdade’, de mini-hóquei, no Pavilhão dos Montes de Alvor. Este sábado, tem lugar o Torneio Triangular sub13, entre as 15h00 e as 18h00, enquanto no feriado, decorre o Mini-torneio Benjamins Escolares, das 10h00 às 12h00. As competições têm entrada livre.

CONVOCATÓRIA

Fernando Andrade Gião, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Apoio aos Toxicodependentes (GRATO), nos termos da alínea c) do artigo 31.º dos Estatutos, convoca os sócios desta instituição para a Assembleia Geral Eleitoral, para o período de 2023/2027, a realizar no dia 05 de Maio de 2023 das 18.00h às 20.00h, na sua sede sita na Avenida Guanaré, antigo edifício dos correios, em Portimão, subordinada aos seguintes procedimentos, pré-eleitorais e eleitorais, a saber:

1. Os interessados terão de apresentar as suas Listas até 72 horas antes da Eleição, ou seja, até dia 02 de Maio de 2023, pelas 17.00 horas na Sede do GRATO;

2. Será verificado se as Listas estão corretamente elaboradas, e se todos os seus Membros estão em situação de concorrer. Para correção de quaisquer anomalias, será concedido dois dias (48 horas);

3. As Listas, consideradas elegíveis, serão numeradas;

4. O ato eleitoral, processar-se-á no dia 05 de Maio de 2023 das 18.00h às 20.00h Finda a Eleição, far-se-á a contagem e declarados os resultados;

5. A posse do vencedor será no dia 12 de Maio de 2023 às 18.00 horas.

Portimão, 17 de Abril de 2023

O Presidente da Assembleia Geral (Fernando Andrade Gião)

Portimão Jornal • 20 ABR 2023 • Nº69 P6 SOCIEDADE PUB
Portimão Jornal | Edição Nº 69 –20.04.2023
Guanaré (Pavilhão) - 8500-507 Portimão Tel/fax: 282419306 * Tlm: 969753177 NIPC 503441767
E-mail: gratocontabilidade@gmail.com
Av.
-
D.R.
D.R.
Inscrições podem ser efetuadas até 15 de maio ‘Portugal a Dançar’ volta ao Teatro Municipal em junho

A foto

MARGARIDA CORREIA

A portimonense Margarida Correia sagrou-se vice-campeã de Portugal, sub-16 femininos, em xadrez, durante os campeonatos nacionais de jovens que decorreram entre 2 e 6 de abril, em Elvas. A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez, contou com a participação de 230 jogadores. A Associação dos Clubes de Xadrez do Algarve (ACXA) destaca, por esta razão, a de Margarida Correia, mas também a comitiva algarvia, que contou com 17 atletas, o que demonstra que esta modalidade continua em “forte expansão”.

GALARDÃO • A Praia da Rocha revalidou, este ano, o destaque alcançado nas anteriores edições do ‘Prémio Cinco Estrelas Regiões’ e volta a ser distinguida, em termos de interesse nacional. Com um vasto areal que se expande por mais de um quilómetro, possui um largo passadiço de madeira, uma área desportiva, restaurantes, um parque infantil e outras infraestruturas de apoio, mas é também a beleza natural que conquista os turistas.

A frase

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai ter um Centro Oncológico de Referência do Sul, num projeto público, integrado no Serviço Nacional de Saúde, a ser implementado no Parque das Cidades, em Loulé. O protocolo para a cedência do terreno foi assinado no dia 13 de abril, entre o CHUA e a associação de municípios Loulé e Faro. A entidade hospitalar será responsável pela construção, manutenção e exploração dos recursos técnicos e humanos. O concurso público, já foi aprovado, em reunião do Conselho de Administração.

INCÊNDIOS

António Costa, primeiro-ministro

As temperaturas começam a subir e o Algarve voltará a ser uma zona de risco de incêndio, havendo avisos para a à adoção de medidas preventivas. Uma delas é a obrigação dos proprietários de terrenos em meio rural limparem-nos, sobretudo, a 50 metros de habitações, até 30 de abril. Quem não cumprir arrisca-se a pesadas multas, que podem variar entre os cinco mil euros para singulares e 25 mil para pessoas coletivas. No entanto, a procura nesta altura do ano, tem levado a queixas de falta de mão de obra para cumprir os prazos.

Mude

P7 Portimão Jornal • 20 ABR 2023 • Nº69 D.R.
Temos uma imensa massa florestal que tem enorme potencial de consumir de CO2, e tem sido o maior emissor de CO2 por via dos incêndios florestais”
RAIO-X
CHUA
PORTAS E JANELAS PVC ALUMÍNIO www.pvctech.pt Cerca da Lapa, 8400-426 Lagoa Lat: 37° 7’ 44’ N | Long: 8° 26’ 49’ O Tel.: 917 241 031 | Tel.: 282 343 325 POUPANÇA DE ENERGIA
as suas janelas para melhorar a sua qualidade de vida e poupar energia info@pvctech.pt PUB PUB

Espaço comemorou quatro anos

‘Atelier Um + Um’, do ensino ao artesanato

Há uma valorização das artes na pré-primária, porque a linguagem é visual. Porém, mal os miúdos chegam ao primeiro ciclo, a arte é trocada pela matemática e pelas letras.

Aportimonense Paula Cristina e o eborense Francisco Copeto são dois professores de Educação Visual e Tecnológica que, devido à reestruturação do ensino, vieram a encontrar-se, dando aulas ao primeiro ciclo, no Centro Escolar do Bairro do Pontal.

Sendo dois artistas, um escultor e uma pintora, não suportavam a mudança operada nas suas carreiras docentes, mas conseguiam complementar-se na perfeição. Assim começou a cimentar-se uma relação afetiva forte, estável e duradoura, que já deu fruto, o 1+1.

“Eu fui o primeiro a deixar o ensino”, diz Francisco. “Primeiro, com uma licença sem vencimento e, depois, abandonei mesmo. A Paula encontra-se em licença sem vencimento, mas vai pedir a exoneração”, acrescenta.

Sucesso é fruto da pandemia

O projeto ‘Um + Um’ comemorou o seu quarto aniversário no dia 8 de abril e, como explicam os empresários, é filho da pandemia. Porquê?

“Abrimos em abril de 2019 e tivemos de fechar a porta em março de 2020. Adotámos, então, várias estratégias comerciais, como vendas online e ao postigo, quando possível. Vínhamos para a loja todos os dias e produzimos muito e criámos coisas novas. Também nessa altura tivemos dois convites da TVI para irmos aos programas de domingo, porque as feiras e os mercados estavam todos condicionados e eles deram aos artesãos a possibilidade de mostrarem os seus trabalhos”, recordam.

Curiosidade

Casal de professores abandonou o ensino para se dedicar à arte

O casal de artistas dedica-se sobretudo à cerâmica, porque é o que consegue vender com mais facilidade. “Temos uma parceria com a Câmara Municipal de Portimão, que nos pede muitos objetos a nível de ofertas, quando há eventos. Somos nós quem vai fazer as lembranças para as atletas que vêm participar na Taça do Mundo de Ginástica Rítmica. Também somos parceiros da Teia d’Impulsos. São coisas feitas ao pormenor, com detalhe, com nomes, com datas. São trabalhos personalizados de raiz”, garante

Paula Cristina.

E Francisco completa com a sua opinião. “Para mim, a cerâmica é mais fácil, porque a escultura

O vidro é adquirido em pó e, depois, misturado com uma resina e transformado numa mistura líquida, na qual são mergulhadas as peças, para ficarem impregnadas. Depois é que vão ao forno para a segunda cozedura. Mas nem todas as peças são imersas para vidrar. Há outros métodos, principalmente para peças mais delicadas.

que faço requer ir à procura de material, o qual nem sempre está disponível na natureza para recolher. Na cerâmica, fazemos um telefonema e a matéria-prima está cá”, justifica.

Cerâmica contém sempre o elemento surpresa

“A cerâmica é uma área muito interessante, é uma descoberta todos os dias. Quando abrimos a mufla, é sempre uma surpresa. Nunca sabemos como sai”, descreve.

“As peças são cozidas a temperaturas diferentes, programadas e processadas digitalmente. Por exemplo, a primeira cozedura, de onde resulta a chacota, que são essas peças em branco, é mais lenta e a temperatura inferior, cerca de 1000 graus centígrados. A segunda cozedura, a da vidragem, processa-se a temperatura mais elevada e é mais rápida”, descrevem ao Portimão Jornal, acrescentando que “quando se molda o barro, por vezes ficam pequeninas bolhas de ar. Se forem levadas a uma cozedura rápida, são autênticas bombas

dentro da mufla”.

Logo, as peças levam um mínimo de duas cozeduras, embora possam levar uma terceira, se algo não correr com a perfeição desejada.

O barro branco natural chama-se grés e existe em muito menor quantidade do que o barro vermelho, o tradicional, que é possível encontrar no Alentejo.

“Mas, quando é possível, trabalhamos com grés. São diferentes e, enquanto o grés é um barro de altas temperaturas, 1300 graus, a cerâmica coze a baixas temperaturas, a 1100 graus. São apenas 200 graus a menos, mas faz toda a diferença, desde a resistência da peça ao consumo de energia. E optámos pela baixa temperatura”, referem.

Os barros brancos que hoje são usados vêm de Espanha em blocos e não existem na natureza. São tipo faiança, ou seja, processado em fábrica e, nos dias que correm, podem até ser adquiridos com diversas cores. São placas de cerâmica.

Produtos para turistas e residentes, caros e baratos Segundo contam ao Portimão Jornal, os turistas são quem mais compra no Verão, mas o negócio, visto ao longo do ano, está dividido ao meio entre turistas e residentes.

Portimão Jornal • 20 ABR 2023 • Nº69 P8
CENTRAIS
FOTOS: JOSÉ GARRANCHO
“A cerâmica é uma área muito interessante, é uma descoberta todos os dias. Quando abrimos a mufla, é sempre uma surpresa.
Nunca sabemos como sai”

Dois artistas que se complementam

Francisco Copeto teve uma loja na Praia da Rocha, onde fazia esculturas com o material que recolhia recolha na praia, como pedras e paus, algumas de grande porte. “Ainda há dois anos, pelo Natal, expusemos uma Sagrada Família, duas peças grandes, no Salão Nobre da Câmara”, conta. O artista dedica-se à escultura e Paula Cristina à pintura, casando muito bem o trabalho a nível da cerâmica, um criando as peças e a outra pintando as mesmas. Limam arestas, mas não interferem no campo um do outro. “Eu dependo dela e ela depende de mim”, confidencia.

Da oficina à loja

Loja e oficina situam-se a escassos metros no centro da cidade

“Por exemplo, no Natal, temos os residentes estrangeiros, os residentes nacionais, os turistas portugueses que acompanham o nosso trabalho e encomendam coisas para vir buscar, as pessoas da zona que só querem o miminho. Porque temos uma variedade de produtos que dá para os miminhos baratos para uma prendinha simbólica, as prendas personalizadas, mais caras, e toda a gama de utilitários, que começámos a

fazer a pedido dos consumidores. Até serviços de mesa personalizados”, enumeram.

Também têm algumas lojas selecionadas em vários pontos do país que fazem revenda dos seus produtos.

“Só folgamos ao domingo e, mesmo assim, há domingos em que sentimos falta disto. Fazemos porque gostamos. Isto não é para enriquecer, mas para sermos felizes e obter o máximo de prazer.

ATELIER 1 + 1

Travessa dos Caldeireiros, 5 Portimão 966 506 055 ou 968 982 682 atelier1mais1@gmail.com

Não será maior, porque há um limite para o que podemos fazer e não queremos empregados, na medida em que isto possui a nossa identidade gráfica e temos a possibilidade de contar a história de cada peça”, argumentam.

A ideia inicial era produzir, comercializar e também, seguindo a sua tendência professoral, promover workshops, para ensinar a sua arte. Aliás, Francisco Copeto ensina pessoas da terceira idade, em Lagoa, a título gratuito. Encontraram a loja no nº 5 da Travessa dos Caldeireiros, no centro da cidade, pensando nos turistas, mas também na população local, para fugir à sazonalidade. Há uma cave onde podiam trabalhar e ensinar. Mais tarde, viram que não tinha as condições ideais de iluminação e ventilação na cave para passar dias inteiros e acabaram por abrir a oficina noutra loja, em frente da primeira. Têm excelentes condições de luz e permitem aos clientes ver o seu trabalho, que é algo de que as pessoas gostam. A cave tornou-se armazém das obras acabadas e o local onde o escultor trabalha as suas obras de arte e também onde se fazem os acabamentos em peças especiais de cerâmico, como os quadros personalizados de família, executados por encomenda e a partir de fotos.

P9 Portimão Jornal • 20 ABR 2023 • Nº69
CENTRAIS
PUB

Projeto olímpico no bom caminho

Depois da competição, os organizadores levaram a modalidade a seis escolas do primeiro e segundo ciclos do concelho.

Duelos com Santo André valem a época

Basquetebol vive sonho da subida

Passo a passo, vitória após vitória, o basquetebol do Portimonense está a viver uma época ‘tremenda’ e o melhor ainda pode estar para vir. Depois de ganharem ao Vasco da Gama, por 76-68, os pupilos de Carlos Almeida seguiram para a terceira fase da Liga Placard, disputando o play-off de apuramento de campeão e a segunda vaga de acesso à I Divisão. A primeira já está ocupada, pelos madeirenses do Galomar, sendo, portanto, de ‘cortar a respiração’ os duelos com os alentejanos do Santo André, marcados para dia 22, às 18 horas, em Sines, e para 29 de abril, no mesmo horário, no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão. Como esta decisão é à melhor de três, caso haja necessidade, a ‘negra’ está agendada para dia 30, em Portimão.

Todos ao pavilhão apoiar os alvinegros

Jogo de todas as decisões no futsal

Espetacularidade do skate encantou o público e cativou a juventude

Azona ribeirinha de Portimão recebeu a primeira etapa do Campeonato Nacional da Liga Pro Skate (LPS) 2023 e foi palco de uma festa constante, durante três dias, entre 14 e 16 de abril, com a participação de cerca de 150 atletas nacionais e internacionais, que disputaram as categorias amadora e profissional, onde se destacaram Gabriel Ribeiro, Inês Francisco e Pedro Roseiro, vencedores, respetivamente, em open masculino, open feminino e ‘master series’, na especialidade ‘street’.

Houve também provas por escalões etários, e, nas mais concorridas, as vitórias pertenceram a Lucas Pereira (sub-17) e Madu Teixeira (sub-19). Esta etapa portimonense da LPS 2023, de entrada livre, foi uma organização conjunta da Federação de Patinagem e do Camâra de Portimão,

contando com os apoios da Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve, do Instituto Português da Juventude e da World Skate.

A Liga é composta por quatro etapas e uma finalíssima e vai definir os melhores por escalão etário, servindo também para selecionar os representantes portugueses no apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

No entender de Paulo Ribeiro, coordenador nacional do comité técnico de skate da Federação de Patinagem, “esta festa premeia o esforço e dedicação dos nossos atletas, que nos últimos anos têm contribuído para a evolução da modalidade, o que confirma estarmos no bom caminho relativamente ao próximo projeto olímpico, fundamental para o posicionamento de Portugal no ranking mundial”.

Paulo Ribeiro foi o projetis-

Portimonense volta às vitórias no Estoril Golo de Yago dá mais

Um golo de Yago, à entrada dos últimos dez minutos, permitiu ao Portimonense triunfar na deslocação ao Estoril (1-0) e ficar bem mais perto de assegurar a permanência entre os grandes do fute-

bol português.

Quando faltam seis jornadas para o termo do Campeonato Nacional, a equipa de Paulo Sérgio tem quatro adversários atrás de si e uma vantagem de 13 pontos so-

ta do Skate Parque da Casa das Artes, recinto com cerca de 800 metros quadrados, que dispõe de todas as condições para a prática de outras disciplinas radicais, tanto na vertente lúdica como de aprendizagem.

Este novo equipamento reforça a oferta desportiva na cidade, onde exercem atividade regular nesta vertente o Clube Bicross de Portimão, o Portimão Surf Clube e o SK8500 Skate Clube de Portimão, estando prevista para o Parque da Juventude a criação de um completo espaço radical.

A pensar na divulgação e na dinamização, a organização da Liga Pro Skate leva, até esta sexta-feira, dia 21, a seis escolas do 1º e 2º ciclos do concelho o projeto ‘Skool Tour by Hot Wheels’, pretendendo assim envolver a comunidade escolar e as associações locais.

A vitória (9-3) alcançada sobre o Futsal Azeméis abriu a porta da permanência ao Portimonense, que, beneficiando da derrota do Candoso, igualou este adversário na tabela e só depende agora de si próprio, quando faltam duas jornadas para o final do campeonato. Na próxima ronda, a realizar sábado, dia 22, às 16 horas, no Pavilhão da Boavista, os algarvios recebem precisamente o Candoso e uma vitória será suficiente para garantir o grande objetivo, uma vez que ficarão com vantagem no confronto direto. Toda a estrutura do clube espera um pavilhão cheio para carimbar a nova época entre os maiores.

Evento na Rocha prolonga-se até 7 de maio Voleibol de praia reúne 2500 praticantes

bre a zona de despromoção.

O triunfo colocou fim a um ciclo de seis jornadas sem ganhar e o próximo jogo, no domingo, dia 23, é no Portimão Estádio, com o Gil Vicente.

O voleibol de praia continua a ser um destaque na agenda do concelho, no que toca a eventos desportivos. Este ano, a programação do ‘Deep Dish Tour’ começou em abril e prolonga-se até 7 de maio. A disciplina junta na Praia da Rocha cerca de 2500 praticantes, que jogam em 40 campos, especialmente montados para o efeito, como sucede desde 2014. O evento compreende diversos torneios e ações de formação, além da vertente de sociabilização, com diversão à mistura, confirmando a apetência do concelho para receber este tipo de provas.

Portimão Jornal • 20 ABR 2023 • Nº69 P10
DESPORTO
D.R.
JOSÉ GARRANCHO
tranquilidade D.R.

Atleta do Judo Clube de Portimão foi campeão nacional de sub-15 e desde então é presença regular nos pódios

O judo e o estudo de mãos dadas no bom exemplo de Manuel Batista

Tem média de 19 valores, acalenta o sonho de ir aos Jogos Olímpicos e, no próximo ano letivo, vai treinar e estudar em Maastricht, nos Países Baixos, com a convicção de que o futuro será risonho.

recordando o título de campeão nacional de sub-15, o primeiro da carreira. Este ano ganhou o bronze no Nacional de juniores, tendo perdido com o atleta que viria a ser campeão, e, mais recentemente, ficou com muito para contar da prova de sub-23…

“Foi um salto grande em termos competitivos, com combates mais difíceis. Mas a luta até estava a correr bem, só que num ataque do meu adversário, a sair da técnica, bati com a cabeça e desmaiei. Só me lembro, mais tarde, de estar sentado na bancada”, assinala, agora com um sorriso, porque o susto ficou para trás.

Hélio Nascimento

Craque no judo e barra nos estudos. É assim, de forma sintética e objetiva, que podemos começar por apresentar Manuel Batista, atleta do Judo Clube de Portimão, 18 anos e cinturão negro (1º dan), que cursa Ciências e frequenta o 12º ano, na Escola Secundária Poeta António

sempre no Judo Clube de Portimão, e, desde logo, comecei a gostar imenso da modalidade. Aos nove anos comecei a perceber que fazia mais coisas do que os outros colegas”, conta ao Portimão Jornal, aludindo a uma forte vocação para a competição e para o prazer de aprender e ‘descobrir’ novas técnicas. Aos cinco anos já participava nos ‘Encontros’ desti-

o que é preciso melhorar, mas, para isso, conto com os meus parceiros”. A preparação é diária, e, quando não vai ao tapete, faz ginásio e crossfit, inclusive aos fins de semana. “Tenho também um plano alimentar, a cargo de uma nutricionista, agora para aumentar de peso, e um treinador que traça o planeamento dos meus treinos no ginásio”.

“Os bons resultados ajudam sempre”

Nas seleções de Portugal o seu contributo tem sido diferente, mas, igualmente, “cada ano melhor”. No ano passado, no Europeu, “ganhei um combate, o que no anterior não tinha conseguido”, e o próximo, para o qual deposita fundadas esperanças, realiza-se em outubro. Manuel Batista participou, entretanto, no mês passado, na Taça da Europa de juniores, na sua nova categoria, de menos de 81 quilos, tendo apanhado adversários mais fortes e mais velhos. “Ainda não tenho 80 quilos”, vinca, justificando a necessidade de ganhar algum peso, e, daí, o tal plano alimentar, como já foi referido.

O ponto mais alto de qualquer carreira

e Juventude, através do qual beneficia de algumas vantagens no campo académico. Assim, por exemplo, se tiver de faltar a um teste por ter competição nessa altura, fica com a certeza de que os professores lhe mudam a data do exame ou da prova em causa. Nas aulas, de resto, é um aluno aplicado e brilhante e a média de 19 valores fala por si. “É a prova de que o desporto e os estudos podem ser conciliados. Aquilo de alguns pais dizerem que ‘se tens más notas não vais ao treino’ é ainda pior. O judo e os livros sempre fizeram parte da minha vida e já houve anos em que estudava mais do que treinava”, confessa. No próximo ano letivo, revela Manuel Batista, tudo vai mudar. “Vou seguir os estudos nos Países Baixos, na cidade de Maastricht. Não sei bem explicar, mas desde muito novo que tinha esta ideia”. As viagens feitas para aquela zona da Europa e o ambiente com que se deparou levaram-no a tomar a decisão, tanto mais que já tem a garantia que vai continuar a treinar e a evoluir no judo. “Tanto o Judo Clube de Portimão como a nossa Federação já contactaram a entidade neerlandesa e está tudo tratado”.

Aleixo, com média de 19 valores. Um belíssimo exemplo de como é possível conciliar desporto e aulas, até porque o rapaz em causa é presença constante nos pódios nacionais e representa a Seleção Nacional.

“Pratico desde os quatro anos,

nados aos petizes, quiçá o primeiro clique de uma carreira sempre ascendente.

“Cada ano tem sido melhor do que o outro”, prossegue Manuel Batista, explicando que o mérito deve ser dividido. “Não treino sozinho. Trabalho muito para ver

Apesar da sua juventude, Manuel Batista está preparado para as privações ditadas pelo rigor da alta competição. “Às vezes tenho de abdicar e deixar coisas para trás. Vou a menos festas, faço menos saídas, em especial se há competição logo a seguir, mas não me queixo. Já estou habituado e os bons resultados ajudam sempre”, garante o atleta, apontando o que é essencial para superar as tais privações.

Quanto a resultados, note-se, a bitola é elevada. Começou a participar nos Campeonatos Nacionais há cerca de seis anos e esteve por cinco vezes no pódio. “Pelo menos uma medalha ganhei sempre, seja individual ou coletiva”, vinca,

O judoca rubricou agora um contrato com a Federação e com o Instituto Português do Desporto

O sonho, esse, não tem muito que enganar. “O meu grande objetivo é ir aos Jogos Olímpicos. Sei que é difícil, mas sei, também, que é possível. É o ponto mais alto de qualquer carreira”, atira, com um brilho nos olhos, próprio de quem quer alcançar mais sucessos.

Manuel é filho de Joaquim Batista, presidente e também treinador do Judo Clube de Portimão, mas nada disso aumenta a pressão em dia de combates. “Nunca senti mais pressão. O facto de ser meu pai só se reflete nos nervos que ele próprio tem”, considera, reconhecendo que passa mais tempo no clube do que na própria casa, até porque, além de ser atleta, também ensina os miúdos. “Ajudo nos treinos dos mais novos, o que vai de encontro à filosofia do Judo Clube. E porque também gosto de o fazer, quiçá para retribuir todo o apoio que tenho recebido. Quero ajudá-los a serem melhores a cada dia que passa”.

P11 Portimão Jornal • 20 ABR 2023 • Nº69 D.R.
Manuel Batista tem muita técnica e está sempre concentrado
Os nervos do pai… que é o presidente
“Cada ano tem sido melhor do que o outro, mas não treino sozinho. Trabalho muito para ver o que é preciso melhorar, e, para isso, conto com os meus parceiros”
DESPORTO

DIVERSOS

AGENDA

⇨ SÁBADO . 22 DE ABRIL . 11H00

ATELIÊ ‘VAMOS DESCOBRIR O MUNDO DOS COGUMELOS’

INFORMAÇÕES: Para crianças a partir dos 5 anos, limitado a 15 participantes

INSCRIÇÕES: Inscrição prévia até 21 de abril, às 17h00, através de telefone (282 248 595) ou de email (quinta.pedagogica@cmportimao.pt)

PREÇO: Participação gratuita

LOCAL: Quinta Pedagógica de Portimão

⇨ SÁBADO . 22 DE ABRIL . 11H00

PORTIMÃO INTERNATIONAL DANCE FESTIVAL

PREÇO: de 10 a 100€

BILHETES: Bol e Academia Dança Mais

LOCAL: Portimão Arena

⇨ SÁBADO . 22 DE ABRIL . 18H00

RECITAL COMENTADO DE PIANO com João Luís Rosa

PREÇO: Entrada gratuita

LOCAL: Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da UALG

⇨ SÁBADO . 22 DE ABRIL . 18H00

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

‘E DEPOIS DO ADEUS’ de Marques Valentim

INFORMAÇÕES: Patente até 11 de junho

LOCAL: Museu de Portimão

⇨ SÁBADO . 22 DE ABRIL . 19H00

MANUEL NICOLAS MARGINEANU

VII FESTIVAL INTERNACIONAL DE PIANO DO ALGARVE

PREÇO: 1ª plateia - 20€;

2ª plateia - 15 €; Balcão - 12 €

BILHETES: tempo.bol.pt

LOCAL: Teatro Municipal de Portimão

⇨ ATÉ 23 DE ABRIL

EXPOSIÇÃO DA 22ª CORRIDA FOTOGRÁFICA

HORÁRIO: Terça-feira, das 14h30 às 18h00, e quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00

PREÇO: Entrada livre

LOCAL: Museu de Portimão

⇨ TERÇA . 25 DE ABRIL . 10H00

XVII CORRIDA DA LIBERDADE

INFORMAÇÕES: A partir dos sete anos

PREÇO: Gratuito

INSCRIÇÕES: Até dia 21, às 17h00, online (fpacompeticoes.pt/2116/inscrever)

PARTIDA: Zona Ribeirinha de Portimão

PRECISA-SE

⇨ QUINTA . 27 DE ABRIL . 19H00

JAZZ NA BLACK BOX DO TEMPO

Alunos do curso profissional de Instrumentista de Jazz da Escola da Bemposta

PREÇO: Entrada gratuita

LOCAL: Teatro Municipal de Portimão

⇨ QUINTA . 27 DE ABRIL . 21H00

‘O FILME FRANCÊS DO MÊS’

‘LA DERNIÈRE VIE DE SIMON’ de Léo Karmann

PREÇO: Entrada gratuita

LOCAL: Auditório do Museu de Portimão

⇨ ATÉ 28 DE ABRIL

EXPOSIÇÃO ‘MANIFESTAÇÕES SENSORIAIS’ de Teresa Lúcio Sales

HORÁRIO: Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30

LOCAL: Casa Manuel Teixeira Gomes

PREÇO: Entrada livre

⇨ ATÉ 28 DE ABRIL

EXPOSIÇÃO ‘CARTAZES DE ABRIL’ Acervo do Centro de Documentação de Portimão

HORÁRIO: Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30

LOCAL: Casa Manuel Teixeira Gomes

PREÇO: Entrada livre

⇨ SÁBADO . 29 DE ABRIL . 11H00

ATELIÊ ‘ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS’

INFORMAÇÕES: Sem idade mínima, limitado a 15 participantes

INSCRIÇÕES: Inscrição prévia até 28 de abril, às 17h00, através de telefone (282 248 595) ou de email (quinta.pedagogica@cmportimao.pt)

PREÇO: Participação gratuita

LOCAL: Quinta Pedagógica de Portimão

⇨ SÁBADO . 29 DE ABRIL . 21H00

‘A FLOR DA LIBERDADE’

PREÇO: 8€

BILHETES: Bol e TEMPO

LOCAL: Teatro Municipal de Portimão

CONTACTOS ÚTEIS

PRECISA

Restaurante Àbabuja está a contratar um ajudante de cozinha, um empregado/a de copa e um empregado/a de mesa Os candidatos podem contactar o responsável por telefone (964 205 684) ou por email (restaurante_ababuja@hotmail. com). Entrada imediata.

ALVOR

RECRUTA

Vitor’s Plaza admite cozinheiro/a de 1ª e de 2ª. O candidato deve ter formação profissional na área, experiência na função superior a seis meses, gosto por trabalhar em equipa, disponibilidade horária. Inscrições por email (candidaturas@ vitorsplaza), com indicação do cargo a que se candidata no assunto do email.

ALVOR

ABRIL

20 Central • 21 Pedra Mourinha

22 Moderna • 23 Carvalho

24 Rosa Nunes • 25 Amparo

26 Arade • 27 Rio • 28 Central

29 Pedra Mourinha • 30 Moderna

MAIO

1 Carvalho • 2 Rosa Nunes

3 Amparo

Antes de se deslocar à Farmácia LIGUE 1400 (Chamada Gratuita 24h)

CLASSIFICADOS

⇨ EMPREGO

ADMITE

Empresa, sediada no Parchal, recruta jardineiro com ou sem experiência O candidato deve ser motivado e ter espírito de equipa. Os interessados podem contactar o responsável por telefone (916 846 890).

LAGOA

ADMITE

A Santa Casa da Misericórdia de Alvor precisa de um ajudante de lar Contrato sem termo, para carga horária de 40 horas semanais, descanso de dois dias por semana, rotativos de acordo com escala mensal. Candidaturas na Rua de São Pedro ou por email (gestao@scalvor.pt)

ALVOR

Remuneração acima da média

Enviar currículo para: vivaldo@sacl.net

Vale de Lousas - Alcantarilha

Está à procura de emprego? Ou é empresário e procura um funcionário? O Portimão Jornal disponibiliza um espaço de anúncios gratuitos de emprego. Para colocar basta enviar email para portimaojornal@gmail.com

EMPREGO

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP.

ELETRICISTA

Empresa precisa de pessoa com experiência na área da eletricidade/eletrónica para trabalho com sistemas automáticos de deteção de incêndios.

PORTIMÃO

TRABALHADOR DE LIMPEZA MANUAL

Nº oferta: 589170089

Contrato termo certo Candidatura para auxiliar de serviços gerais, como limpeza e manutenção de espaços, apoiar outras áreas como lavandaria e cozinha.

PORTIMÃO

AJUDANTE DE COZINHA

Nº oferta: 589185213

Contrato sem termo

Recrutamento de pessoa com experiência na profissão.

MONCHIQUE

Portimão Jornal • 20 ABR 2023 • Nº69 P12
PUB PUB
Ajudante de instalador de ar condicionado, sistemas solares e aquecimento central
NOTURNO PERMANENTE SAÚDE URGÊNCIAS Centro de Saúde - Portimão 282 426 216 Centro de Saúde- Alvor 282 459 226 Centro de Saúde - Mex. Grande 282 968 133 Hospital de Portimão 282 450 300 Número Nacional de Socorro 112 Número Nacional de Socorro - Incêndios 117 Brigada Fiscal de Portimão 282 422 440 PSP 282 417 717 Polícia Marítima de Portimão 282 417 714 Guarda Nacional Republicana 282 420 750 Intoxicações 808 250 143 Polícia Judiciária 282 405 400 Linha ‘Proteção 24’ 808 282 112 Piquete de águas 282 400 265
FARMÁCIAS COM SERVIÇO
oferta:
Contrato sem termo.
DE CONSTRUÇÕES Nº
589188302

ABRIL PROGRAMA 2023

22 DE ABRIL

17H00

Apresentação do Livro

“Sardinha, o sem fim da pesca do cerco”, de Hélder Luís

Museu de Portimão

Org.: Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão

18H00

“E Depois do Adeus”

Exposição de fotografia com História de Marques Valentim

Museu de Portimão

22 de abril a 11 de julho de 2023

24 DE ABRIL

15H00

“Mulheres de Abril”

Conversa entre Raquel Freire (realizadora do filme, em produção) e Margarida Tengarrinha

Pequeno Auditório do TEMPO

21H00

Concerto Comemorativo do 25 de Abril de 1974 “LIBERDADE”

Grupo Brasa Doirada

Grande Auditório do TEMPO

26 ABRIL

“Conversas em Turma”

Pátio da Junta de Freguesia de Portimão

Org.: Freguesia de Portimão| Agrup. Escolas Manuel Teixeira Gomes

30 DE ABRIL

Reedição do livro

“Romance de 25 de Abril” de João Pedro Mésseder

Jardim 1º Dezembro e Pátio da Junta de Freguesia de Portimão

Org.: Freguesia de Portimão

25 DE ABRIL

09H00

. Evocar o 25 de Abril

. Hastear das Bandeiras

. Arruada e largada de pombos

. Hino Nacional

Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão

Praça 1.º de Maio

10H00

XVII Corrida da Liberdade

Zona Ribeirinha de Portimão

10H30

. Sessão Solene das Comemorações Oficiais dos 49 anos do 25 de Abril de 1974

. Intervenção dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal

. Intervenção da Presidente da Assembleia Municipal

. Intervenção da Presidente da Câmara Municipal

Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão

Momentos musicais pelo duo Gonçalo Pescada e Carla Pontes

O projeto Gonçalo Pescada (Acordeão) & Carla Pontes (Soprano Lírico) surgiu com o intuito de promover a música de qualidade, com arranjos próprios, alguns em estreia mundial.

15H00

Cerimónia de Assinatura dos Contratos

-Programa 2023 com o Movimento Associativo

Momentos musicais a cargo dos Grupos de Música de Câmara da Sociedade Filarmónica Portimonense

Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão

Programa completo em: www.vivaportimao.pt

PUB
L ITERATURA L ITERATURA C ERIMÓNIAS O FICIAIS C ERIMÓNIAS O FICIAIS C ERIMÓNIAS O FICIAIS D ESPORTO E XPOSIÇÕES C ONVERSAS C ONVERSAS M ÚSICA

OPINIÃO

Perfazem no próximo mês de Abril, 49 anos, desde que um golpe de estado derrubou um velho e caduco regime que levava de vida, cerca de meio século. O regime de ditadura de Salazar, que se havia seguido à ditadura militar instaurada em 28 de Maio de 1926, derrubando a bandalheira em que havia caído a 1ª República.

Os últimos anos da ditadura criada por Salazar, foram, já sem o seu mentor, que a parca levou em 1970, na sequência da queda de uma cadeira de praia, incapacitando-o para o governo (coisas que também acontecem aos ditadores) substituído que foi em 1968 por Marcelo Caetano, que encetou uma variante do regime, a que alguém denominou de “evolução na continuidade”.

Chamaram à revolta castrense do 25 de Abril de 1974, de Revolução dos Cravos, mas revolução não foi, porque os sinistros responsáveis pelo regime, como ministros e quejandos governantes, torcionários, bufos e pides, dos que sobrevivem até hoje, continuam impunes, muitos deles, bem instalados na vida, reintegrados em tempos pós-revolucionários na função pública, alguns deles condecorados pelo presidente Cavaco.

A descendência pidesca continua por aí à rédea solta, a começar no seio das autarquias… Houve sem dúvida, na sequência desse dia, profundas transformações nalguns sectores

A desordem nacional

da vida portuguesa, mas naquilo que é mais importante, no sentido de conduzir o país a uma verdadeira Revolução, tal ainda não sucedeu, ou seja, uma profunda mudança de mentalidades, tendo por base valores como a solidariedade, a entreajuda, a educação cívica, a criação e repartição da riqueza produzida, mas, sobretudo, a tomada de consciência de que Portugal só será aquilo que cada um e todos os portugueses quiserem e não, o que um qualquer governo queira, porque os "donos" dos País são todos os portugueses e não um grupo de criaturas que na época da caça ao voto são eleitos e depressa se apossam dos destinos do país como casa sua, a modos como que um albergue espanhol. Assim acontece actualmente…

Lamentavelmente verificamos em cada eleição legislativa ou autárquica que passa, um abandono, um deixar cair os braços, o demitir-se dos seus direitos de cidadania por parte de uma percentagem cada vez maior de portugueses, que se expressa nas crescentes percentagens de abstencionistas. O 25 de Abril de 1974, foi um golpe de Estado eivado de equívocos, libertador dos espartilhos de um regime esclerótico. Libertador?... Antes, restaurador do direito de expressão, do direito de voto e com isso, do aparente direito à condução pelo povo do seu destino.

Fugaz ilusão... é que o voto só por si não resolve os problemas sociais, económicos e outros, o voto - a delegação do poder de cada cidadão - que conduz ao poder personagens que a maior parte dos eleitores desconhece, não é uma varinha mágica ou panaceia e, daí, o crescente desencanto de muitos milhar de cidadãos, que não só veêm o estado da Nação a agravar-se, como sen-

tem, também, que são cada vez menos escutados por banda daqueles que elegeram. Tratados como meros espectadores do seu destino e até, como inimigos do seu status político/económico.

O divórcio entre eleitos e eleitores, entre dirigentes políticos (das cores políticas dos partidos do rotativismo) e o povo, é um facto cada vez mais evidente. A maior parte dos políticos (eles e elas) depois de eleitos, assim que assolapam os quartos traseiros nos cadeirões que lhes foram destinados, invariavelmente assumem posturas arrogantes, de donos dos cargos que passam a exercer, como se um cargo político fosse uma profissão e não uma missão transitória em prol da defesa dos seus concidadãos e do país.

É uma tristeza esta constatação, segundo o conceito pleno da Democracia, mas também se pode solucionar esta questão, acabando-se com equívocos e criando-se um sindicato dos políticos, enfim, regulamentando-se a profissão de político, se acharem por bem, podem até criar uma Ordem. Deixemo-nos de utopias (os que ainda as têm) e clarifiquemos esta situação de uma vez por todas.

Temos de concordar, que quase cinco décadas de regime de ditadura, deixou marcas profundas na sociedade, sobretudo ao nível das mentalidades. Durante esse tempo, a maior parte do povo foi habituada a ter quem decidisse do seu destino. Nesse tempo, os poucos, aqueles que não se conformavam, iam malhar com os ossos nos curros da PIDE, quando não a sítios piores. Por isso, Salazar foi, sem dúvida, o maior “fabricante” de comunistas, porque todo aquele que se manifestasse contra o regime era logo acu-

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

A DECO INFORMA…

Na sequência de uma ação coordenada do BEUC, DECO e outras organizações de consumidores, iniciada em 2020 a Nintendo vai reparar gratuitamente as consolas da Nintendo Switch.

Em dezembro de 2020, a DECO, em conjunto com outras nove organizações de consumidores de França, Bélgica, Holanda, Itália, Noruega, Eslováquia, Eslovênia e Grécia, todas membros do BEUC (The European Consumer Organisation), desencadeou uma ação que visava questionar, e simultaneamente, alertar os consumidores acerca de um problema técnico recorrente com os comandos da consola Nintendo Switch, conhecido como “Joy-Con Drift”, logo após o lançamento da consola no mercado europeu, em março de 2017.

No seguimento dessa ação coordenada, foram recolhidos perto de 25 000 testemunhos, comprovando problemas rela-

cionados com a curta durabilidade desses comandos da consola, que apontavam para uma situação de obsolescência precoce e a ausência de soluções de reparação adequadas. Em Portugal, a DECO recolheu cerca de 200 testemunhos.

Perante estas denúncias, o BEUC, em representação das organizações de consumidores, emitiu, no início de 2021, um alerta junto da Comissão Europeia, evidenciando a importância de uma investigação às questões denunciadas.

De acordo com a informação divulgada pela Comissão Europeia, no seguimento desta ação, a Nintendo comprometeu-se agora a reparar gratuitamente as consolas de jogos que apresentem o problema que ficou conhecido como “Joy Con Drift”, conferindo uma garantia vitalícia para reparação dessa falha que afetava a

sado de ser comunista com as consequências que daí advinham.

Quarenta e nove anos passados e grande parte do povo continua a deixar mansamente quem decida do seu destino, muito embora barafuste em surdina, tem medo, por vezes terror, em se expressar publicamente contra o sistema. Não existe oficialmente a polícia política, a censura, mas existem outras formas mais subtis, modernaças, de coacção psicológica e perseguição laboral, atacando o ganha-pão de todos quantos se manifestam publicamente contra o regime concentracionário em curso. Antes, nos tempos salazaristas, existia a censura que limitava a comunicação social aos sabores do regime. Hoje, que não há censura oficial, quem escreve ou se expressa publicamente, tem de se autocensurar em cada linha que escreve, não vá o diabo tecê-las e depois acabar enrolado em tribunais, perseguido e desempregado.

Quem trabalha como subalterno, quer numa empresa, quer na função pública, tem de ter cautela com os seus ardores partidários, salvo se forem da cor dos do chefe, e por aí fora. É um fartar vilanagem.... É uma tristeza de viver...

Enquanto o povo não tomar consciência da força que tem, que o seu destino só por ele pode ser feito, com as suas mãos, mas que para isso tem de estar unido, só nessa altura então, pode ter (poderemos ter) a certeza numa vida melhor, num porvir e Portugal melhor, que nos orgulhe quando a parca nos levar, de deixar um país mais justo, fraterno e solidário aos nossos vindouros.

utilização da consola, uma vez que segundo os relatos dos utilizadores perdiam o controlo do jogo através dos comandos, sendo que, em 88% dos casos, os comandos, deixaram de funcionar nos primeiros dois anos.

As organizações de consumidores envolvidas acreditam que este defeito poderá constituir um caso de obsolescência precoce. O anúncio deste compromisso pela Nintendo marca, dois anos depois, o encerramento formal do caso pela Comissão Europeia. Porém, e embora seja positivo que a ação desencadeada tenha levado a Nintendo a aceitar a reparação do defeito sem custos, o problema do ponto de vista da produção sustentável fica longe de estar ultrapassado, já que, na realidade, um produto com um problema de conceção que levou à sua falha prematura, continuará a ser vendido no mercado.

Defendemos que os fabricantes de produtos devem assegurar que os seus produtos sejam duráveis, não devendo adotar quaisquer práticas que, pelo contrário, visem diminuir a sua durabilidade. No entanto, como demonstra este caso, são necessárias medidas robustas que combatam o fenómeno da obsolescência precoce e alterações à legislação de forma a proteger os consumidores, prevenindo o fenómeno em primeiro lugar.

Se foi afetado pelo “Joy Con Drift”, saiba que a Nintendo aceitará a reparação sem custos, e caso tenha alguma dúvida ou problema contacte-nos.

A DECO continuará a acompanhar esta situação e solicita a todos os consumidores que tenham dúvidas sobre o seu caso em particular que contactem o seu Gabinete de Apoio ao Consumidor.

Portimão Jornal • 20 ABR 2023 • Nº69 P14
“Nintendo compromete-se a reparar gratuitamente as consolas Switch?”
Delegação Regional do Algarve

Recital comentado pelo professor António Pereira

João Luís Rosa atua em concerto no polo da UALG

Academia de Música promove concerto de piano baseado na obra de Chopin.

AAcademia de Música de Portimão promove um recital de piano comentado, com o músico João Luís Rosa, no dia 22 de abril, às 18h00, no auditório da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, em Portimão.

O pianista, que nasceu em Lisboa, estudou na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, com Olga Prats e com Miguel Henriques, tendo concluído o curso com vinte valores.

Em 1995, terminou o curso de piano na Escola Superior de Música de Lisboa com Miguel Henriques, tendo prosseguido os estudos no ‘Royal Welsh College of Music and Drama’, em Cardiff, onde fez uma pós-graduação com os professores Richard McMahon e Julian Jacobson.

Em simultâneo, estudou com o professor Mikhail Kazakewich, na ‘Goldenweiser Music Academy’, em Londres. O percurso do pianista conta com vários concertos, cursos, masterclasses e concursos, exercendo, na atualidade, as funções de docente no Conservatório de Música e Artes

Nas comemorações do Dia Mundial da Criança

Pedro Giestas apresenta

‘O pai que se tornou mãe’

O Teatro Municipal de Portimão é o espaço escolhido para várias sessões da peça de teatro ‘O pai que se tornou mãe’, com Pedro Giestas, a 1 de junho, Dia Mundial da Criança. Estão previstas apresentações para escolas, às 10h00, às 11h15, às 14h00 e às 15h00, bem como para famílias às 19h00. Com texto de José Eduardo Agualusa, a peça conta a história de Mário e Maria, dois cavalos marinhos, que decidiram ter bebés. Os bilhetes podem ser adquiridos online (tempo.bol.pt) em breve.

Comédia está agendada para 6 de maio

‘À Grande e à Portuguesa’ estará

em cena no Centro Comunitário de Alvor

de Lagos e na Academia de Música de Portimão.

O repertório é baseado na obra de Chopin, com duas das suas últimas obras - a Sonata nº3, op. 58 em si menor e a Ballade nº4, op.52 em fá menor. O concerto será comentado pelo professor António Pereira. A entrada é gratuita.

O Centro Comunitário de Alvor recebe, no dia 6 de maio, às 21h30, o espetáculo de comédia ‘À Grande e à Portuguesa’, com Marisa Carvalho e Diogo Xavier. A iniciativa é uma produção da Farrapo D’Arte e promete arrancar muitas gargalhadas. As reservas podem ser efetuadas por telefone (913 125 612 ou 282 145 595) ou na Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1º de Dezembro (ACRA).

O livro ‘Sardinha, o sem fim da pesca do cerco’ tem apresentação marcada para este sábado, dia 22 de abril, às 17h00, no Museu de Portimão. Esta é uma iniciativa da Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão.

O projeto, que será agora apresentado no concelho, reúne fotografias captadas durante quatro

anos, no âmbito de uma residência artística na Póvoa do Varzim, a bordo de várias embarcações a partir de grande parte dos portos de pesca do país.

A publicação de Helder Luís procura, segundo refere a Confraria, documentar e homenagear as artes e os homens do mar e da sardinha. “O cerco integra a pesca

da sardinha – símbolo bem português, centro das festas populares e principal espécie da indústria conserveira – mas não só, pois abrange espécies como a cavala, o carapau ou o biqueirão”, acrescenta, reforçando que sendo uma “publicação sobre a pesca, é inevitavelmente sobre as suas tripulações também”.

P15 Portimão Jornal • 20 ABR 2023 • Nº69 ÚLTIMAS
D.R.
PUB FICHA TÉCNICA DIRETOR Rui Pires Santos • REDAÇÃO Ana Sofia Varela, Hélio Nascimento, Jorge Eusébio DESIGN E PAGINAÇÃO Vanessa Correia e Camila Silva • FOTOGRAFIA Eduardo Jacinto e Kátia Viola • DEPART. COMERCIAL Hélder Marques, 914 935 351 • PROPRIEDADE E EDITOR PressRoma, Edição de Publicações Periódicas, Unip. Lda., Rua Dr. João António Silva Vieira, Lote 3, 3º Dto, 8400-417 Lagoa • CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Rui Pires Santos DETENTOR DO CAPITAL 100% Rui Pires Santos • NIF 508 134 595 • Nº REGISTO ERC 127433 DEPÓSITO LEGAL Nº 470747/20 • SEDE DE REDAÇÃO Rua Dr. João António Silva Vieira, Lote 3, 3º Dto., 8400-417 Lagoa • EMAIL portimaojornal@gmail.com • TELEFONE 282 381 546 | 967 823 648 • IMPRESSÃO LUSOIBÉRIA, Av. da República, nº 6. 1050-191 Lisboa contacto: 914 605 117, comercial@lusoiberia.eu • TIRAGEM 3.750 exemplares PERIODICIDADE Quinzenal ESTATUTO EDITORIAL https://algarvevivo.pt/sobre-nos/
Livro reúne imagens de Helder Luís Confraria promove lançamento de ‘Sardinha, o sem fim da pesca do cerco’
D.R. Pianista interpretará duas obras de Chopin

Adriana Marques e Alcino Bom atuam na final

Concurso de Fado

Amador do CIRM será em maio

Inscrições para a iniciativa promovida pelo clube da Mexilhoeira Grande já estão abertas. Luana Velasquez canta na eliminatória.

Grande. Os bilhetes, que custam cinco euros para a eliminatória, podem ser reservados por telefone (966 782 071), através do qual também podem ser efetuadas as inscrições. Já as entradas para a final custam oito euros e podem ser adquiridas online (bol.pt) ou no Teatro Municipal da cidade.

Celebrações do 25 de Abril Muito antes deste concurso, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense assinala o 25 de Abril. Assim, está prevista uma marcha passeio, a partir das 9h00, com concentração marcada para o adro da Igreja Matriz da localidade, rumo ao rio.

Arena é palco de Festival Internacional de Dança

O Portimão Internacional Dance Festival está agendado para este sábado, dia 22, a partir das 11h00, no Portimão Arena, com a participação de dançarinos de vários estilos e jurados nacionais e internacionais. A iniciativa é da responsabilidade da Academia Dança Mais e os bilhetes podem ser adquiridos online (bol.pt), custando entre dez e cem euros. A idade mínima de entrada no recinto é de três anos e as crianças até aos cinco anos não pagam, mas necessitam de bilhete. Nesse caso, os interessados devem contactar a organização por email (dancamais@hotmail.com).

Clube Automóvel do Sul promove Rallye Cidade de Portimão

será convidada da eliminatória

OConcurso de Fado Amador do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense já tem data marcada e as inscrições estão a decorrer. A eliminatória terá a jovem fadista Luana Velasquez como convidada e será a 14 de maio, às 17h00, na sede do clube.

te, a 20 de maio, às 21h00, no Teatro Municipal de Portimão. Os fadistas convidados serão Adriana Marques e Alcino Bom. A apresentação estará a cargo da Escola de Fado do CIRM.

O concurso é organizado pelo clube, com os apoios da Câmara Municipal de Portimão e da Jun-

Às 13h00, seguir-se-á um almoço convívio, que custa oito euros por pessoa, e, às 15h00, sobe ao palco a peça de teatro ‘A Vós’, uma criação com interpretação da autora Ana Carolina Maio. As inscrições podem ser efetuadas até este sábado, dia 22 de abril, na sede do clube.

Marchas populares

O clube também já está a preparar as Marchas Populares, que serão em junho deste ano, numa oportunidade aberta a miúdos e graúdos, em que todos podem participar. Os interessados apenas necessitam de contactar o clube para obter mais informações.

A décima edição do Rallye Cidade de Portimão, organizado pelo Clube Automóvel do Sul, decorre, este fim de semana, a 22 e 23 de abril. Terá lugar uma super especial noturna, no sábado, a partir das 20h45, junto às escolas do Agrupamento Poeta António Aleixo, e etapas, no dia seguinte, na Senhora do Verde e nos Montes de Cima. O evento desportivo está integrado no calendário regional da modalidade e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia de Portimão e da Mexilhoeira Grande.

Masters disputam

Torneio de Andebol no concelho

A quarta edição do Torneio Internacional de Andebol Masters M50 Portugal conta com jogos nos Pavilhões Gimnodesportivo de Portimão, Desportivo da Boavista e Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, este sábado, 22 de abril. Participam cerca de duas centenas de participantes na categoria de veteranos e masters, que representam quatro equipas femininas e oito masculinas, portuguesas e estrangeiras. O calendário dos jogos está disponível online (vivaporti-

A FECHAR
• 20 abril 2023
Quinta-feira
CARLOS PONTES
Jovem fadista Luana Velasquez
D.R.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.