9 minute read

Liturgia para o Dia da Reforma

LITURGIA – Dia da Reforma

I - PREPARAÇÃO

Comunidade (C): Hino de invocação do Espírito Santo - HPD II, 367 - 3x (ou 365 - 3x).

Intróito

Pastor (P): Nós estamos reunidos para este Culto no Dia da Reforma da Igreja de

Jesus Cristo em nome de Deus Pai, (†) Filho e Espírito Santo. C: Amém.

P: Eu elevo os meus olhos para os montes. De onde me virá o meu socorro? C: O nosso socorro vem do Senhor, que fez o céu, a terra, e tudo que neles existe, e por graça ainda os mantém. P: O apóstolo Paulo nos ensina (em 1 Co 3.11) : “Ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.” - Cantemos louvores ao Trino Deus.

C: Glória seja ao Pai, e ao Filho, e...

II - CONFISSÃO DE PECADOS E ABSOLVIÇÃO

P: Estamos aqui reunidos na presença do Senhor para ouvir a sua Palavra da justificação por graça mediante a fé (e com ações de graça, celebrar a sua

Ceia ). Por isso vamos reconhecer em humildade que somos pecadores e pecadoras e pedir o seu perdão, orando juntos: C: Deus todo-poderoso, Pai misericordioso! Eu, pessoa pecadora, confesso-te todos os meus pecados e injustiças que cometi com pensamentos, com palavras, com ações e omissões. Com eles tornei-me culpado perante Ti e meus semelhantes e causei a tua ira, merecendo o teu castigo nesta vida e na eternidade. Todos estes pecados, que tu conheces um por um, pesam na minha consciência e eu deles me arrependo profundamente. Peço-te, ó Deus, por causa de tua misericórdia que não tem fim e da inocente e amarga paixão e morte de teu Filho Jesus Cristo: Tem misericórdia de mim, pessoa pecadora; perdoa-me os meus pecados; e dá-me a força do teu Espírito Santo para

melhorar a minha vida. Amém.

ou:

P: Caros irmãos e irmãs em Cristo: Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós; se, porém, confessamos os nossos pecados, DEUS é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. Por isso, em um momento de silêncio, vamos refletir sobre as nossas culpas - e depois pedir-lhe perdão contando o Hino HPD I, 150. C: Hino HPD I, 150.1-4. P: E agora eu lhes pergunto diante da face do Santo Deus: É sincera esta sua confissão? E vocês buscam de coração o seu perdão em Jesus Cristo? Então respondam: Sim. C: Sim!

P: Diante desta confissão de vocês, eu, como ministro ordenado da Igreja para o ministério da reconciliação, lhes anuncio o perdão dos seus pecados em nome do Pai, e do Filho (†) e do Espírito Santo. C: Amém.

P: Pela sua graça e seu amor louvemos a Deus cantando do HPD I, 241.1+4-5. C: Hino HPD, 241.1+4-5.

III - KYRIE

P: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do

Espírito Santo sejam com todos vocês. C: E com você também.

P: A Sagrada Escritura nos ensina: “Ele te declarou, ó ser humano, o que é bom e que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes em humildade com o teu Deus.” (Mq 6.8) Por isso vamos trazer perante Ele as dores do mundo: P: Em paz oremos ao Senhor. C: Tem, Senhor, piedade... (Kyrie eleison) P: pela paz no mundo inteiro , em especial no Oriente Médio; pela paz em nosso

país, em nossas cidades, em nossas famílias, oremos ao Senhor. C: Tem, Senhor, piedade... (Kyrie eleison) P: pelas pessoas que sofrem injustiças e perseguições; pelos assolados por fome, doença e desemprego, oremos ao Senhor. C: Tem, Senhor, piedade... (Kyrie eleison) P: pelas pessoas que se encontram desorientadas, sem verdadeiros valores de vida a partir do evangelho, e por isso caem em drogas, em prostituição, em desrespeito pela vida, oremos ao Senhor. C: Tem, Senhor, piedade... (Kyrie eleison) P: pelos novos governantes e representantes do povo eleitos em nosso país e estado, para que sejam justos em seus atos, e consigam superar a corrupção, a injustiça e a violência, oremos ao Senhor. C: Tem, Senhor, piedade... (Kyrie eleison) P: pela sua Igreja e pelas autoridades nela eleitas recentemente, para que se orientem na verdade do Evangelho de Jesus Cristo, e para que o seu testemunho e sua vida de fé sejam vigorosos em nosso país, oremos ao

Senhor.

C: Tem, Senhor, piedade... (Kyrie eleison) P: por esta casa santa e todos que a buscam com fé e temor a Deus, oremos ao

Senhor.

C: Tem, Senhor, piedade... (Kyrie eleison) P: Por graça, socorre-nos, Senhor. C: Amém.

IV - GLÓRIA (de Taizé)

P: Vamos todos louvar e glorificar a Deus, cantando-lhe o Glória: Todos: Glória, glória... 1: Senhor Deus, Rei dos céus, Pai todo-poderoso: 2: Nós te louvamos e bendizemos, 1: Nós te adoramos e glorificamos,

2: Nós te damos graças por tua imensa glória. Todos: Glória, glória... 1: Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito; 2: Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: 1: Tu que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós. 2: Tu que tiras o pecado do mundo, acolhe nossas súplicas. 1: Tu que estás à direita do Pai, tem piedade de nós. 2: Só tu és o Caminho a Verdade e a Vida; 1: Só tu és a Luz do Mundo; 2: Só tu és o Pão da Vida

1: Jesus Cristo, com o Espírito Santo, 2: na glória de Deus Pai. Amém. Todos: Glória, glória...

V - ORAÇÃO DO DIA

P: Oremos: Senhor nosso Deus e Pai! Nós te louvamos e agradecemos, porque podemos nos reunir aqui para celebrar este Dia da Reforma. Agradecemos por teu servo Martim Lutero, que nos apontou de novo o centro do Evangelho da salvação por graça mediante a fé. Nós te pedimos, Senhor, que estejas conosco agora, quando nos falares pela tua Palavra. Abre-nos o coração e mente para aceitarmos a tua verdade e integrá-la em nossa vida. Por Jesus

Cristo, nosso Senhor, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina para todo o sempre. C: Amém.

VI - LITURGIA DA PALAVRA

P: Para nos prepararmos para receber a Palavra de Deus, cantamos o hino HPD I, 90.1-3 (alternativas: HPD II, 380 ou 381). C: Hino HPD I, 90.1-3 (ou HPD II, 380 ou 381).

P: Ouçamos a leitura do AT para hoje de Is 62.6-7,10-12 (ou Sl 46.1-7). C: Hino HPD II, 380 (ou 381). P: Ouçamos a leitura da Epístola para hoje de Rm 8.9-28 (ou Mt 5.2-10).

Senhor, conserva-nos na tua Verdade, a tua Palavra é a Verdade. Amém. C: Amém.

P: Aclamemos o Evangelho, cantando Aleluia! C: |: Aleluia, aleluia, aleluia! Alelu-u-u-ui-a! :| P: O evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo para este dia está em João 8.31-36. (ou: O texto para a nossa prédica de hoje está em Gálatas 5.1-6)

Esta é a Palavra do Senhor!

C: Louvado sejas, Cristo. C: Hino HPD I, 156.1-3. P: Prédica do dia T: PROFISSÃO DE FÉ: Credo Apostólico (ou Hino HPD I, 88.1-3 cantado ou recitado). P: Comunicações que implicam oração de intercessão e ação de graças (autoridades; direção da Igreja; enfermos; enlutados, noivos, batismos, etc...). C: (Preces...) “Senhor, escuta a nossa prece”!

VII - LITURGIA DA SANTA CEIA

C: Canto de Ofertório HPD II, 359 (ofertas de gratidão são recolhidas e, juntamente com os elementos, colocadas sobre o altar).

OFERTÓRIO

P: Nós te bendizemos, Senhor Deus Criador, pelo pão, fruto da terra e do trabalho, que aqui te trazemos. C: Bendito sejas para sempre. P: Nós te bendizemos, Senhor Deus Criador, pelo vinho (fruto da videira), fruto da terra e do trabalho, que aqui te trazemos. C: Bendito sejas para sempre.

P: Reúne-nos, Senhor, desde os confins da terra, em teu Reino, assim como nos reúnes agora em torno desta mesa para a tua Ceia. C: Amém.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

P: O Senhor esteja com todos vocês. C: Ele está no meio de nós.

P: Elevem os seus corações. C: Nós os elevamos a Deus.

P: Vamos dar graças ao Senhor, nosso Deus. C: Isto é digno e justo.

P: Sim, é digno e justo, e de nosso dever / que, em todos os tempos e lugares, nós te rendamos graças, / ó Deus eterno e todo-poderoso, por Jesus Cristo, nosso Senhor. / Salvos pela graça mediante a fé - sendo isto Dom gracioso de

Deus e não obra nossa - / nós somos filhos e filhas de nosso Pai celeste. / Por isso, com toda a tua Igreja, / louvamos e adoramos teu glorioso Nome, / cantando o sempiterno hino: C: Hino HPD II, 362 (ou HPD I, 125.1-2). P: Graças te damos, ó Pai, que vieste a nós em Jesus Cristo, teu Filho, que se fez gente e habitou entre nós; Ele curou doentes, perdoou pecados, aceitou excluídos e perdidos, e anunciou um novo Tempo, até ser crucificado. C: Ele veio nos salvar.

P: O nosso Senhor Jesus Cristo, na noite ... (palavras de instituição)... Portanto, todas as vezes que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, anunciam a morte do Senhor, por nós, até que Ele venha. C: Anunciamos, Senhor, a tua morte e proclamamos a tua ressurreição. Vem,

Senhor Jesus!

P: Envia o teu Espírito, Senhor, para que partilhando desta tua Ceia, pela fé nos tornemos um só corpo, que anuncia e vive a esperança. C: Ó vem, Santo Espírito.

P: Guia-nos, Senhor, à festa da alegria de teu reino, para ali proclamar o teu louvor e anunciar a salvação, para a qual em Cristo nos chamaste. C: Por Cristo, com Cristo e em Cristo, seja a ti, Pai todo-poderoso na unidade do

Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e sempre. Amém. T: Pai Nosso...

GESTO DE PAZ

P: A paz do Senhor seja sempre com todos vocês. C: E com você também.

COMUNHÃO

P: O cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do sangue de Cristo; o pão que (re)partimos é a comunhão do corpo de Cristo. C: Nós , embora muitos, somos um só corpo em Cristo. P: Venham, porque tudo está reparado! (Durante a Comunhão a comunidade canta Hinos HPD I 49; 155; 156; 161...)

ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO

P: Oremos: Deus, todo-poderoso! Nós te agradecemos e te louvamos, porque nos restauraste através da comunhão do corpo e sangue de teu Filho Jesus Cristo.

Dá, Senhor, em tua bondade, que esta Ceia nos fortaleça na fé e na esperança em ti. Dá que ela nos assegure em nossa salvação, e nos possibilite um amor sempre maior a ti e às pessoas com que convivemos.. Isto te pedimos, ó Pai, por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. C: Amém.

VIII - LITURGIA FINAL

P: Avisos Comunitários.

C: Canto de despedida - HPD I 97.1-4. P: Abençoe-os Deus, o todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo; hoje e

sempre. Amém. C: Amém.

P: Vão em paz, e sirvam a Deus com alegria. C: Damos graças a Deus.

P. Dr. Osmar Zizemer Comunhão Martim Lutero

This article is from: