
7 minute read
4º Encontro – Amós 5.6-7, 10, 15
from Somos Luteranos. Subsídios Litúrgicos e Estudos Bíblicos para o Mês da Reforma (4)
by Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
4º ENCONTRO
ESTUDO BÍBLICO: Amós 5.6-7, 10,15 Procurar a Deus faz procurar o bem.
Preparando o encontro: Para o desenrolar desta celebração, sugerimos providenciar revistas e jornais que contenham notícias recentes. Também cartolina ou papel pardo e canetões. Sem esquecer de preparar o espaço do encontro com símbolos litúrgicos (vela, cruz, panos, flores...).
Acolhida
Dirigente: Damos graças a Deus porque temos a oportunidade de nos encontrarmos neste momento. Na sua companhia, cantamos e suplicamos, ouvimos sua palavra e nos comprometemos com o seu Reino. Vamos, em conjunto, invocar o nome de Deus, cantando o hino “Vem, Espírito de Deus” (O Povo Canta, 206).
Canto Comunitário
Dirigente: Em oração, vamos nos valer das palavras do Salmo 90.12-17, lendo o texto em dois grupos. Todos: Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Grupo 1: Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Grupo 2: Volta-te, Senhor! Até quando? Tem compaixão dos teus servos, das tuas servas.
Grupo 1: Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. Grupo 2: Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade. Grupo 1: Aos teus servos e às tuas servas apareçam as tuas obras, e a seus filhos e à suas filhas, a tua glória. Grupo 2: Seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus; confirma sobre nós as obras de nossas mãos.
Todos: Sim, confirma a obra das nossas mãos! Amém! Dirigente: Cantamos mais uma canção. Alguém quer escolher um hino?
Canto Comunitário
Palavra
Dirigente: Hoje nós vamos usar o tempo para olhar algumas coisas da nossa vida, notícias que fazem parte do nosso cotidiano, da realidade perto e longe da gente.
Durante alguns minutos, vamos ler os jornais, as revistas que estão aqui. (Proporcionar em torno de 5 minutos para que as pessoas possam descobrir as notícias relevantes. Em seguida, abrir espaço (até10 minutos) para a troca de impressões, onde as notícias são partilhadas, tendo a sensibilidade para dar o tempo adequado.) Dirigente: Também a Palavra de Deus é importante para nós. Ela é notícia que deve sempre estar presente em nossas casas, na nossa vida, por onde quer que andemos.
E hoje temos o convite para ouvir o que está guardado em Amós 5.6-7, 10-15.
Vamos abrir estas palavras e descobrir o que elas nos dizem! Amós 5.6-7, 10-15 (conforme a tradução constante em “Bíblia Sagrada - Edição
Pastoral” {Paulus})
6 Procurem a Javé, e vocês viverão. Senão, ele virá como um fogo sobre a casa de José e a queimará, e em Betel não haverá quem o apague. 7 Ai dos que transformam o direito em veneno e atiram a justiça por terra. 10 Eles odeiam os que defendem o justo no tribunal e têm horror de quem fala a verdade. 11 Porque esmagam o fraco, cobrando dele o imposto do trigo, eles poderão construir casas de pedras lavradas, mas nelas jamais irão morar; poderão plantar vinhas de ótima qualidade, mas do seu vinho não beberão. 12 Pois eu sei como são numerosos os seus crimes e graves os seus pecados: exploram o justo, aceitam subornos e enganam os necessitados no tribunal! 13 É por isso que nesse tempo o prudente se cala, pois o tempo é de desgraça. 14 Procurem o bem e não o mal; então vocês viverão. Quem sabe, assim como vocês dizem - Javé, Deus dos exércitos, estará com vocês. 15 Odeiem o mal e amem o bem; restabeleçam o direito no tribunal. Quem sabe, assim Javé, Deus dos exércitos, terá misericórdia do resto de José.
Dirigente: As palavras deste texto são fortes! Isso revela que Deus está, sempre de novo, ouvindo o clamor de seu povo, como fez no tempo de Moisés, sob o domínio do Faraó do Egito. As palavras do profeta descobrem a indignação de
Deus com determinadas práticas existentes no dia-a-dia da vida. Leitor 1: Amós era criador de cabritos e ovelhas. Também coletava essências oleosas de sicômoros. Esta era a sua profissão. E foi chamado para ser profeta. Ele é
uma das primeiras testemunhas bíblicas que revelam que a fé em Deus tem a ver com a realidade da vida. Deus tem algo a dizer quando o cotidiano da vida é marcado pelo domínio de idéias e ações que não produzem sinais de vida. Leitor 2: Antes, lemos notícias da nossa cidade, do nosso Estado, do nosso País.
Também acontecimentos de lugares diferentes deste mundo criado por Deus.
Muitas destas notícias também revelam situações da vida de um jeito muito parecido com o que o profeta Amós revela. Leitor 3: Nós também conhecemos a realidade da vida. E a nossa fé no Deus da
Vida plena e abundante, conforme a promessa de Jesus, não nos deixa ficar de braços cruzados nessa situação. O próprio profeta nos dá as indicações do caminho que podemos seguir. Leitor 4: Primeiro, ele revelou o que estava acontecendo. Depois, ele convidou para uma ação com ênfase em dois pontos fundamentais: procurar Deus e procurar o bem! Esta é a proposta de Amós para a nossa vida de fé. Leitor 1: Quando Martim Lutero elaborou o Catecismo, ele incluiu nele os Dez
Mandamentos. E recomendou que o Catecismo Menor fosse um livrinho a ser usado por todas as famílias. É na família, no espaço da casa, que acontece o primeiro contato com a Palavra de Deus. Desta forma, pai e mãe podem cumprir o que prometeram no momento do Batismo, cuidando de sua filha, de seu filho. Leitor 2: Todos os mandamentos são palavras de orientação para uma vida digna e plena. Hoje, a partir do texto do profeta Amós, podemos lembrar dois deles. O primeiro: “Eu sou o Senhor, seu Deus. Você não deve ter outros deuses além de mim”. Lutero diz que devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de tudo.
É conseqüência do que o profeta Amós diz: procurem a Deus e vocês viverão! Leitor 3: E também o oitavo mandamento é importante para a nossa meditação no encontro de hoje: “Não fale mentiras a respeito do próximo”. E na explicação, o Catecismo guarda o que Lutero ensina: devemos temer e amar a Deus e, por isso, não enganar o nosso próximo com falsidade, traí-lo, caluniá-lo ou fazer acusação falsa contra ele. É, também, conseqüência ao que Amós propõe: procurar o bem, restabelecer o direito, a justiça. Leitor 4: A palavra de Deus nos motiva a agir. Deus mesmo nos capacita com diferentes dons para edificar sinais de seu Reino entre nós. Por Jesus Cristo, no seu Evangelho de Palavra e Ação, somos pessoas libertadas, por graça e fé, de tudo o que impede a vida. Assim, somos pessoas renovadas e fortalecidas pelo Espírito Santo, dispostas a assumir a conseqüência que a Palavra de Deus provoca em nós.
Dirigente: Vamos, então, fazer um painel (cartaz) que demonstre qual é o compromisso que assumimos para dentro do cotidiano de nossas vidas. Quando nos comprometemos com alguém ou com algo, demonstramos o nosso cuidado, o nosso carinho, a nossa vontade por vida inundada de justiça e paz. Vamos lá! (Animar as pessoas a construírem conjuntamente o compromisso para a vida!
Depois do cartaz pronto, ...)
Este cartaz nós vamos levar ao culto da Comunidade, para envolver todas as pessoas nesta caminhada em busca e em luta pela dignidade da vida. É o nosso compromisso de cuidar da fé e da vida entre nós!
Envio e Bênção
Dirigente: Na companhia de Deus, temos a oportunidade de colocar diante dele a nossa oração. Vamos, hoje, fazer um pouco diferente. Por um momento, cada pessoa pode fazer a sua oração em silêncio. Podemos agradecer por acontecimentos em nossa vida, podemos interceder por pessoas que necessitam de cuidado e de carinho, podemos lembrar a caminhada de nossa igreja, podemos pedir pelas pessoas que governam... Depois, finalizamos em conjunto com a oração que Jesus ensinou.
Oramos! (momento de silêncio)
Pai Nosso...
Dirigente: Por fim, vamos pedir em conjunto pela bênção de Deus para a nossa caminhada de vida e fé!
Em tuas mãos, os nossos dias estão bem guardados, Senhor.
Pertence-te a nossa história. O tempo, nos dás por amor.
Abriga-nos em tua graça, se o tempo quer entardecer.
Que livres do medo sigamos, confiantes no amanhecer.
Fica conosco, Senhor, em tempos de paz e de dor!
Ajuda teu povo a seguir na fé, na esperança e no amor! Amém!
Rodolfo Gaede Neto Canto Comunitário: Antes de nos despedirmos, cantamos mais alguns hinos! Quem sugere o primeiro?...
P. Cristov Kayser Pastoral Popular Luterana