Relatório Narrativo FLD-COMIN-CAPA 2019

Page 65

NEM TÃO DOCE LAR A exposição Nem Tão Doce Lar – metodologia diaconal de superação da violência doméstica e familiar – tem ampliado a sua atuação junto a comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB), universidades, organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais e organizações governamentais. A metodologia promove debates, rodas de diálogo e reflexões nos mais diversos contextos, e segue em constante adaptação e qualificação.

três etapas do ciclo da violência auxiliam no processo de acolhimento e acompanhamento por parte das instituições que atuam na defesa de direitos. A metodologia tem contribuído com a atuação de organizações governamentais, igrejas e organizações da sociedade civil a partir da reflexão sobre justiça de gênero e a desconstrução dos discursos religiosos conservadores e fundamentalistas que colocam as mulheres em condição de submissão e passividade frente às violências vividas. Apontando assim para a A metodologia vem ganhando destaque possibilidade de intervenções questiona atuação junto às redes municipais e nadoras e libertadoras a partir de grupos regionais de apoio e assistência às pes- dentro das comunidades de fé. soas em situação de violência. É um espaço que possibilita reflexão, articulação Trazer a temática da violência à tona é e visibilidade sobre o tema, muitas vezes algo cada vez mais urgente e desafiador, invisibilizado e naturalizado na sociedade pois requer sensibilização, mobilização, brasileira. constituição e fortalecimento de redes de apoio a mulheres, crianças, pessoas idoA abordagem das diferentes formas de sas e pessoas com deficiência em situaviolência previstas na lei 11.340/2006 (Lei ção de violência. O Brasil, desde 2012, seMaria da Penha) e a análise criteriosa das gue ocupando o 5º lugar no ranking dos

países com maior número de feminicídios e a diaconia transformadora através de suas dimensões profética e libertadora conclama a todas as comunidades de fé e organizações diaconais/confessionais a adotarem o compromisso de vida digna para todas as pessoas como lema na resposta às políticas públicas.

Participação em eventos Três de Maio (RS), 8 de março: a Nem Tão Doce Lar integrou as atividades do XXI Encontro da Mulher Tresmaiense. Aconteceram diversas palestras e oficinas voltadas ao público feminino. A exposição esteve aberta para visitação nas dependências da comunidade luterana São Paulo no centro. Uma parceria entre comunidade Luterana, FLD e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Santana do Livramento (RS), 4 de abril: a Nem Tão Doce Lar foi montada no saguão da UERGS campus Santana do Livramento. 65


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.