Relatório Narrativo FLD-COMIN-CAPA 2019

Page 44

CAPA NÚCLEO SANTA CRUZ O núcleo Santa Cruz tem atuação nos Vales do Rio Pardo, Jacuí e Taquari, entre os resultados alcançados em 2018, destaca: aumento de famílias certificadas pela Rede Ecovida de Agroecologia, crescente busca pela certificação por diversos grupos do Vale do Rio Pardo e Taquara, manutenção das parcerias do CAPA com prefeituras municipais na região e diálogos em torno de novas parcerias. A resistência da Cooperativa Ecovale (Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas), há 18 anos, tornando-a uma referência em Agroecologia na região do Vale do Rio Pardo e Taquari, mesmo com dificuldades e em um cenário político e econômico bastante adverso. A abertura de uma feira da Ecovale junto ao Sínodo Vale do Taquari e o ingresso de dois novos grupos nas feiras em Santa Cruz. O fortalecimento das ações voltadas à agroecologia, segurança e soberania e alimentar e nutricional em comunidades Indígenas Kaingang em Salto do Jacuí, a partir da demanda das comunidades, com 44

a implementação da horta escolar e quintal orgânico, na comunidade Gajykreha e com plantio de mudas de cana de açúcar e aipim e ensaio de plantio de diversidades de sementes crioulas na comunidade Toto. A assessoria contínua a grupos de saúde comunitária nos Vales do Rio Pardo, Jacuí e Taquari, demonstrando a relevância do trabalho em educação em saúde, nas áreas de plantas medicinais, farmácia caseira, saúde preventiva, segurança e soberania alimentar e nutricional e agroecologia. A atuação do trabalho de 16 destes grupos é uma iniciativa pioneira em parceria com o Sínodo Vale do Taquari e uma referência na região, abrangendo inclusive politicas públicas municipais em Teutônia, na atuação com agentes comunitários de Saúde, e em Westfália, com atuação junto ao Centro de Referencia em Assistência Social – CRAS. A criação da Articulação de Mulheres e Agroecologia (AMA) em 2018 demonstra a importante necessidade da discussão, inserção e valorização das mulheres no contexto politico, social e econômico.

A atuação com o público jovem, em parceria com escolas famílias agrícolas da região, Efasc e Efasol, bem como a inserção de jovens nos meios de produção, comercialização e cooperação e em espaços de incidência, também são resultados alcançados. A articulação da equipe e lideranças em espaços de incidência politica, entre conselhos municipais, articulações de agroecologia, Comissão de Produção Orgânica (Cporg) entre outros, e também com coletivos, como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Consórcio de Entidades de Agroecologia do RS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), reforçam a necessidade de articulações para o fortalecimento e reconhecimento da agroecologia e da agricultura familiar. Também merece destaque em 2018 as ações em torno da Campanha Comida Boa na Mesa, que foi tema de estudo em escolas, universidades, em atividades da IECLB e do Calendário Agrícola 2018.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Relatório Narrativo FLD-COMIN-CAPA 2019 by Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) - Issuu