Page 1

pla neja mento estratĂŠgico


UMA VISÃO GERAL SOBRE ESTRATÉGIA Antes de mais nada, gostaríamos de levantar um questionamento acerca deste tema, que pode parecer algo bem simples, mas muitas pessoas ainda não têm essa ideia totalmente consolidada... “Você realmente sabe o que é estratégia e a importância dela para a sua EJ e o Movimento Empresa Júnior? ” Estratégia significa as regras e diretrizes para a decisão, que orientam o processo de desenvolvimento de uma empresa (segundo Ansoff). Assim, as estratégias organizacionais estão totalmente interligadas com os objetivos e as metas das empresas, oferecendo caminhos e técnicas a serem seguidos para o alcance dos mesmos. Um dos fatores mais importantes da boa administração é a definição clara da estratégia empresarial. Líderes, gestores e equipes precisam saber exatamente como a empresa se formou e como está atualmente, aonde quer chegar amanhã e como fará para alcançar seus objetivos. Tiffany e Peterson nos lembra que: “o ontem é diferente do hoje que será diferente do amanhã, portanto, planejar essas diferenças é uma forma de se adiantar os fatos desconhecidos e incertos, ou seja, planejar é uma estratégia para sobreviver”. Assim sendo, estratégias organizacionais não são o único fator determinante no sucesso ou fracasso de uma empresa. Mas, a elaboração e aplicação de uma estratégia adequada aos objetivos, pode proporcionar a organização ótimos resultados. Visando isso, neste documento passaremos pela estratégia de todas as instâncias do MEJ, que você, empresário júnior está inserido.


planejamento estratégico da rede Por representar uma instância tão grande quanto nosso território, a Brasil Júnior implementa e propõe uma visão estratégica muito sólida e capaz de guiar nossos maiores objetivos, para que haja um alinhamento com o nosso propósito dentro do MEJ. Sendo assim, é de suma importância o conhecimento e a internalização destes pontos para que haja uma boa vivência empresarial.

‘’

Ouve-se muito entre os jovens que não há mais causa: o regime militar e os caras pintadas são, hoje, nostálgicas lembranças de uma época em que a juventude brasileira tinha pelo que lutar. Enquanto a democracia era restabelecida, o medo fez com que os brasileiros se agarrassem a seus primeiros sinais - a segurança passou a confortar aqueles que enfrentaram as crises, assim como a seus filhos. A ânsia pela estabilidade criou uma juventude tentada a não correr riscos que aos poucos rompe com antigos comportamentos, mas ainda sonha como os pais. Hoje, a crise econômica somada à fase do bônus demográfico exigem dessa juventude altíssima capacidade de realização e fortes valores para transformar o cenário socioeconômico brasileiro PE DA REDE 2016 - 2018

‘’

É CHEGADA A ÚLTIMA GERAÇÃO BRASILEIRA CAPAZ DE APROVEITAR OS BONS VENTOS QUE, AOS POUCOS, TORNAM-SE TEMPESTADE. É CHEGADO O MOMENTO DO MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR SE CONSOLIDAR COMO AGENTE DE FORMAÇÃO DESSA GERAÇÃO (PE DA REDE 2016 - 2018)


P.E. DA rede Portanto, para dar início na formação da identidade organizacional temos a nossa missão, o que direciona nossas ações e nos traz a razão da nossa existência.

MISSÃO

Temos também os nossos valores, os princípios que guiam as nossas ações e que devem ser internalizados por toda a instituição.

valores

PE DA REDE 2016 - 2018


P.E. DA rede Dando continuidade, além de missão e valores, também temos temos a visão, que indica onde aquela organização quer cehgar, quais or principais objetivos que quererm alcançar naquele determinado período.

E ONDE A MINHA EJ ATUA ? A Empresa Júnior deve trabalhar focada nos três pilares do movimento, projeto, gestão e cultura empreeendedora, buscando o equilibrio em suas ações e estratégia para realizar mais e melhores projetos e desenvolver ainda mais seus membros

PE DA REDE 2016 - 2018

Uma vez que acreditamos que fazer projetos é essencial para a formação empreendedora e que impacta positivamente o mercado, é necessário ampliar os resultados para que mais organizações sejam impactadas pelo que fazemos enquanto nos tornamos capazes de transformar o Brasil.


planejamento estratégico FEJEMG Assim como a BJ, a maior federação do mundo, a federação mineira, tem planejamento estratégico para guiar essa maré vermelha que vem impactando tanto o mercado mineiro neste ano. Graças a uma estratégia bem contundente que focaliza o trabalho nas melhores práticas e compartilhamento destas para se conseguir atingir os melhores resultados.

Planejamento Estratégico FEJEMG


P.E. FEJEMG

Planejamento Estratégico FEJEMG

Matheus Salles, diretor Vice-Presidente da Fejemg (2017), nos deixa as seguintes palavras, que são importantes para entendermos um pouco mais da atuação e estratégia da federação:

‘’

O Planejamento Estratégico da FEJEMG vem para deixar claro seu grande objetivo de existência e direcionar os esforços para cumprir ele da melhor forma. Nesse sentido, trazemos com nossa missão o objetivo de potencializar os resultados do MEJ mineiro e em nossa visão mostramos a grande intensidade com que queremos fazer isso, canalizando o alcance de 116 empresas juniores no estado e ao menos 58 de Alto Crescimento...


P.E. FEJEMG Direcionamos nossos esforços no desenvolvimento e expansão da rede e no apoio a formação de melhores empreendedores no movimento, criando estratégias para trabalhar com Núcleos, EJs federadas, sobretudo clusters 1, 2 e 3, e EJs não federadas.

‘’

Planejamento Estratégico FEJEMG

Assim, para guiar todo o MEJ mineiro inserido nesse contexto, a Fejemg também estabelece algumas metas. Dentre elas, as mais relevantes se referem a um número de 1600 projetos agregados das Ejs mineiras, com um faturamento também agraegado de 3 milhões.

“O sentimento não para, hoje eu sou da maré, tenho amor infinito e canto de coração.... MARÉ VERMELHA” HINO FEJEMG


planejamento estratégico da CENJE Como todos já sabem, o nosso núcleo mais ousado do Brasil também conta com um planejamento estratégico estruturado para darmos suporte e diretrizes para nossas emrpresas e empresários juniores laranjas. Assim, podendo chegar nos nossos melhores resultados de forma mais efetiva.


P.E. CENJE

‘’

Com o planejamento estratégico da Cenje buscamos alinhar todos na mesma direção, junto a rede, pelo mesmo própósito. Ele é um grande auxilio para sabermos se nossas ações estão acertivas e se estamos chegando onde almejamos. Buscamos com ele oferecer suporte as nossas ej’s para gerarem cada vez mais e melhores resultados, sem esquecer quem somos e dos nossos principios, que nos faz ser Cenje, ser laranja. Maísa Miranda - Vice-Presidente CENJE 2017

‘’


P.E. CENJE Diante dos nossos objetivos, é de suma importância cada um de nós tenhamos a ciência de que os índices pontuados pelo núcleo estão relacionados diretamente ao desempenho de cada EJ representante do mesmo, e o sucesso da Cenje só é possível a partir da sinergia entre as EJs. Dentre esses índices. Podemos pontuar os mais relevantes para o cenário desta discussão.

EJ´s de Alto Crescimento

2016: 3 2017: 11 2018: 13

Atuando em uma rede colaborativa, precisamos estimular o crescimento das EJs, para desenvolverem mais e melhores projetos. Esperamos fazer com que as empresas juniores tenham alto potencial e batam as metas do seu cluster constantemente, estando cada vez mais próximas de se tornarem empresas juniores de Alto Impacto.

Meta de Projetos Compartilhada

2016: 140 2017: 170 2018: 235

Meta de Faturamento Compartilhada

2016: 115.000,00 2017: 95.000,00 2018: 120.000,00 A melhor forma de se determinar o desenvolvimento de nossas EJs é analisando seus resultados. Para isso, temos uma meta de projetos e uma meta de faturamento, ambas compartilhadas entre todas as EJs, visando alcançar o crescimento esperado pela rede e impactando positivamente o mercado pelo que fazemos enquanto nos tornamos capazes de transformar o Brasil.


UM chamado a ação Agora que você já conheceu o planejamento estratégico da rede, entendendo onde nós, como nação queremos chegar e de que forma, assim como a Fejemg e o núcleo Cenje, surgem as questões: Você realmente conhece o planejamento estratégico da sua Empresa como pensava que conhecia? Você é conhecedor da história da sua empresa, vivencia realmente o presente e sabe onde ela quer chegar? Você trabalha hoje com todo o seu potencial para maximizar os resultados da sua EJ?

“Se não agora, quando? Se não você, quem?” Portanto, corra atrás!!! Entenda quais são as diretrizes do meio em que você está inserido (instâncias, EJ) e busque entender os resultados a serem atingidos... busque sempre, cada vez mais, com o sentimento de inconformismo que nos levará a atingir os nossos resultados e mostrar que podemos ser “Gigantes pela própria natureza” levados pela Maré Vermelha e sempre com a Ousadia para atingirmos nossas metas.

o mej ta laranja o que aconteceu?


MAÍSA MIRANDA VICE-PRESIDENTE JOÃO VÍTOR TERRA COORDENADOR DE GESTÃO MÁRCIO ALEXANDRE, OLÍVIA MARA ASSESSORES DE GESTÃO

VPRESCENJE@GMAIL.COM CENJE@UFSJ.EDU.BR


#orgulhoemserCenje

[CENJE 2017] Sobre Planejamento Estrategico  
[CENJE 2017] Sobre Planejamento Estrategico  
Advertisement