Trabalho sobre Discurso de Ódio

Page 1


UNIVERSIDADEFEDERALFLUMINENSE

CAPACITISMO

DISCURSODEÓDIOCONTRAPESSOASCOM

DEFICIÊNCIASNÃO-VISUAIS

COMUNICAÇÃO,

LINGUAGENSEDISCURSO

VICTORHUGOSILVADEOLIVEIRA

CORPONORMATIVIDADE

Capacitismo é o preconceito e discriminação contra pessoas com deficiência, baseado na opinião de que essas pessoas são inferiores ou menos capazes. Esse preconceito não se limita às deficiências visíveis e pode ser ainda mais difícil em consideração quando direcionado a pessoas com deficiências invisíveis

A palavra deficiente vem do latim “deficientia ” , que significa "falta", "escassez" ou "insuficiência". No contexto moderno, o termo passou a ser utilizado para descrever pessoas com algum tipo de limitação funcional, seja ela física, sensorial, mental ou intelectual

A “corponormatividade” vem do que a sociedade tem como norma do que deve ser o corpo das pessoas e, de certa forma, não tolera a diversidade corporal que existe na realidade

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) , também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência , foi sancionada no dia 6 de julho de 2015 e entrou em vigor em 2 de janeiro de 2016. A LBI estabelece uma série de direitos e garantias para promover a inclusão e combater a discriminação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

AREPRESENTAÇÃODEPERSONAGENS COMDEFICIÊNCIANACULTURAPOP CINEMATOGRÁFICA

SÉRIE (TV) FILMES SLASHERS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENTRETENIMENTO

AHS: Freak Show (2014), a série, ambientada em um circo de aberrações na década de 1950, incluía atores reais com deficiências em papéis de destaque, mas também levantou questões sobre exploração e estigmatização.

A inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no entretenimento é um tema de importância crescente, que busca promover diversidade, representatividade autêntica em filmes, séries, teatro, música e outras formas de expressão artística. Historicamente, os PCDs enfrentam barreiras significativas de acesso e oportunidades no setor, mas avanços recentes trazem mudanças positivas.

Muitos personagens icônicos do terror que moldaram a cultura pop cinematográfica, tinham alguma defiência física em que era posta em segundo plano, tais como: Jason (sexta-feira 13), Freddy K. (Hora do Pesadelo), O Fantasma da Ópera e outros.

DEBATE

MICHAEL FOUCAULT (1926 - 1984)

TEORIA ESTRUTURAL FUNCIONALISTA

As teorias de Foucalt tem como princípios:

Normalização e Exclusão: No caso das pessoas com deficiência, as normas corporais e mentais estabelecem padrões de “normalidade” que frequentemente excluem e marginalizam aqueles que não se enquadram nesses critérios.

Biopoder e Governamentalidade: O conceito de biopoder, que trata do controle dos corpos e da população, é relevante para compreender como as políticas públicas e as práticas médicas lidam com a deficiência.

Resistência e Subjetividades: Embora Foucault tenha destacado o papel do poder na formação das identidades, ele também enfatizou a capacidade de resistência dos indivíduos.

A teoria estrutural-funcionalista é uma abordagem sociológica que vê a sociedade como um sistema composto de partes interdependentes, onde cada parte desempenha uma função específica para manter a estabilidade e o equilíbrio social.

Essa teoria foi desenvolvida a partir de trabalhos de pensadores como Émile Durkheim e foi ampliada por estudiosos como Talcott Parsons e Robert K. Merton.

A principal ideia da Teoria Estrutural Funcionalista é:

A sociedade como um sistema: A sociedade é comparada a um organismo biológico, em que cada parte (instituições, normas, valores, família, religião, o sistema econômico e as escolas) desempenha uma função essencial para o funcionamento de todo.

OBRIGADO MERCI GRACIAS THANKS MAHALO BAZINGA!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.