Page 1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB ANEXO II EDITAL Nº 061/2013/PIBID/CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura) 1. Nome da Instituição 2. UF Universidade Federal da Fronteira Sul RS 3. Subprojeto de Licenciatura em: Química 4. Número de bolsistas de iniciação à 5. Número de 6. Número de docência participantes do subprojeto: Supervisores Escolas participantes do subprojeto: 12 02 02 06 – na Escola de Ensino Médio 06 – na escola de Ensino Fundamental 7. Coordenadores de Área do Subprojeto: Nome: Rosangela Ines Matos Uhmann Departamento/Curso/Unidade: Campus de Cerro Largo – RS / Curso de Graduação em Química Licenciatura Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4842408797839388 8. Plano de Trabalho AÇÃO: Investigação e Diagnóstico das Escolas Acompanhadas pelo PIBID Química. DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Ao proporcionar o subprojeto PIBID Química (Curso de Química Licenciatura) através de um processo de formação-investigação-ação, os bolsistas serão aproximados da realidade educacional na interação com o professor coordenador de área e com o supervisor da escola através de atividades de formação, reconhecimento do espaço escolar e avaliação através da elaboração de diagnóstico da realidade escolar. AÇÃO: Encontros de Formação Semanal com Bolsistas DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Bolsistas e coordenador terão encontros semanais de planejamento, reflexão, discussão do subprojeto de Química, bem como orientação constante aos bolsistas na análise das leituras sugeridas/dirigidas do referencial teórico e práticas vivenciadas a partir do acompanhamento do processo coletivo vivenciado na escola acompanhada com foco na formação inicial de excelência. AÇÃO: Encontros de Formação Semanal com Bolsistas e Supervisores de Escola DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Bolsistas, coordenador e supervisores de escola terão encontros semanais de planejamento, reflexão, discussão e avaliação das atividades escolares, com base em leituras sugeridas do referencial teórico e práticas inovadoras (blocos temáticos) com foco na formação inicial e continuada de excelência sob a organização do coordenador.


AÇÃO: Encontros de Formação Mensal DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Participação dos bolsistas, coordenador e supervisores de escola no Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática – GEPECIEM da UFFS, Campus Cerro Largo. Desde 2010 esse encontro mensal articula formação inicial e continuada na área do ensino de Ciências, Matemática, Física, Biologia e Química, indispensável aos bolsistas do PIBID Química devido integração com o PIBID Ciências Biológicas, PIBID Interdisciplinar e PIBID Física na aproximação da realidade do campo de atuação das licenciaturas na UFFS. AÇÃO: Encontros de Formação Trimestral DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Serão organizados quatro encontros anuais, no qual será escolhida uma obra pedagógica para estudo (se possível também de aquisição), especialmente de prática de ensino, didática das Ciências, entre outros, como prática de leitura, de escrita acadêmica e de comunicação de saberes sob a responsabilidade dos coordenadores de área na interação com demais PIBIDs. Também serão feitas leituras nos PCNs, área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) para contextualizar as práticas e a escrita de relatos de forma integrada. AÇÃO: Participação do PIBID Química em Eventos e Publicação dos Resultados DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Todos os bolsistas (licenciando, supervisores e coordenador) serão incentivados a participar de Congressos, Seminários de Educação, Eventos Científicos e Educacionais Regionais e Nacionais, além de fomentar publicações em periódicos, capítulo de livro, revistas, sites ou anais de congressos para socializar práticas pedagógicas e se beneficiar das pesquisas de iniciação a docência atualmente. AÇÃO: Visita de Estudos a Museu e Jardim Zoológico e Laboratório de Ciências/Química DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Será organizada anualmente uma visita a museu, parque, jardim zoológico ou similar para que os bolsistas sejam sensibilizados quanto aos cuidados socioambientais. Também será priorizada a exposição de experimentos de ciências na universidade da UFFS para os estudantes da Educação Básica de forma interativa com os demais PIBIDs (de Física, Ciências Biológicas e Interdisciplinar) desse Projeto Institucional da UFFS. AÇÃO: Iniciação à Docência na Escola Acompanhada DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Bolsistas e supervisor de escola terão dois turnos semanais para o planejamento, reflexão e discussão das atividades escolares planejadas e também desenvolvidas de forma mediada e interativa. A intenção é levar ao contexto da escola básica um trabalho diferenciado com base em blocos temáticos, pois: “a opção por organizar o currículo segundo temas facilita o tratamento interdisciplinar das Ciências Naturais” (BRASIL, 1997, p.44), na interação dos sujeitos em contexto escolar.

AÇÃO: Atividades Didático-Pedagógicas do PIBID Química


DESCRIÇÃO DA AÇÃO: As atividades didático-pedagógicas serão desenvolvidas através de intervenções constantes a partir de orientações sobre: leituras e escritas dirigidas, análises do contexto educacional, reflexões individuais e coletivas de forma crítica e construtiva, produção de material didático, brinquedoteca, relatos, escrita de diário de bordo, entre outros, para a constituição docente no sentido de valorizar e fortalecer a formação inicial em Química.

AÇÃO: Práticas Pedagógicas Contextualizadas por Blocos Temáticos DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Uma das metas do subprojeto PIBID Química é construir práticas pedagógicas inovadoras (através de blocos temáticos com base nos conceitos/conteúdos por trimestre), incluindo tanto o planejamento quanto o desenvolvimento. A fundamentação está apresentada nos PCN, Ciências Naturais, volume 4 (BRASIL, 1997). “Cada bloco sugere conteúdos, indicando também as perspectivas de abordagem” (BRASIL, 1997, p.43), para relacionar de forma integrada.

AÇÃO: Sistemática do Uso do Diário de Bordo e Prática da Pesquisa DESCRIÇÃO DA AÇÃO: No que diz respeito ao registro das ações pedagógicas, didáticas e epistemológicas, faz-se necessário o uso de diário de bordo para acompanhar e registrar as atividades realizadas pelos bolsistas, supervisores e coordenador de área, no contexto das ações desenvolvidas pelo PIBID Química, bem como a realização de pesquisa para situar os diferentes ambientes e espaços escolares. AÇÃO: Experimentação e o Ensino de Química DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Os bolsistas serão orientados a pesquisar, planejar, reorganizar e produzir materiais teórico/prático com foco na experimentação para as aulas de Ciências e Química com material disponível e alternativo, bem como de acesso ao ambiente natural no sentido de elevar o nível de aprendizagem dos estudantes através da produção de leitura/escrita/reflexão dos relatórios das aulas práticas.

AÇÃO: Construção do Blog PIBID Química DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Será criado um Blog com informações do subprojeto PIBID Química, UFFS, Campus Cerro Largo-RS para acesso dos bolsistas e possíveis discussões em ambiente virtual, extrapolando os muros das escolas de modo a constituir um espaço de mediação entre os sujeitos do PIBID e comunidade externa, preservando a história e o espírito criativo e inovador necessários à iniciação a docência de acesso aos interessados no ensino de Ciências e Química. AÇÃO: Participação do Colegiado nas Escolas Acompanhadas DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Para fortalecer a relação escola-universidade e formação autônoma do licenciando, esses deverão acompanhar o cotidiano da escola através da participação em: reuniões pedagógicas, conselhos de classe, reuniões de pais, movimentos estudantes, festividades escolares e processo de formação continuada, bem como um estudo no PPP e outros documentos da escola acompanhada para perceber a função profissional de cada indivíduo no ambiente escolar. AÇÃO: Elaboração e Execução das Atividades Respectivas a Semana do Meio Ambiente


DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Os licenciandos/bolsistas terão como tarefa a organização de atividades voltadas ao meio ambiente, (com maior ênfase a cada ano no mês de junho) através de ações dirigidas e orientadas pelo coordenador desse subprojeto, além de palestras, oficinas, vídeos, documentários, atividades de campo, entre outros nas escolas acompanhadas. Tais atividades poderão ser estendidas às escolas dos demais PIBIDs (de Física, Ciências Biológicas e Interdisciplinar) da UFFS. AÇÃO: Capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Os bolsistas serão levados ao processo de formação sobre TICs no ensino de Ciências e Química, para que os mesmos sejam levados a usar o ambiente virtual de aprendizagem, como blogs e páginas da web para possível discussão crítica em ambiente virtual de forma coletiva e significativa. AÇÃO: Participação na Orientação ao PIBIC-EM DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Os bolsistas do PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para o Ensino Médio) terão atividades de co-orientação e acompanhamento nos trabalhos de pesquisa dos alunos bolsistas do PIBID Química, bem como demais bolsistas de pesquisa e extensão da UFFS, Campus Cerro Largo-RS, para auxiliar no desenvolvimento das ações curriculares de forma articulada entre biologia, química e física. AÇÃO: Realização de Seminário Semestral para Avaliação do PIBID Química DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Serão realizados encontros semestrais para a avaliação das etapas e atividades desenvolvidas no subprojeto em conjunto com todos os participantes envolvidos, com o propósito de fortalecer os “Compromissos com a Iniciação à Docência na Educação Básica”, com vistas a qualificar o ensino de Química integrando escola e universidade na formação inicial e continuada. AÇÃO: Avaliação das Ações do Subprojeto PIBID Química DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Através dos encontros de orientação, discussão e análise do subprojeto em desenvolvimento, as ações serão avaliadas constantemente através da fala/escuta dos envolvidos e também pela autoavaliação dos mesmos. Com esse princípio, será levado em conta o uso do diário de bordo na escrita reflexiva das vivências transformadas em experiências, esse método que vai demonstrar através de relatos o quanto o trabalho colaborativo ajuda da formação inicial e continuada de qualidade para o ensino de Química.

9. Nome e endereço das escolas da rede pública de Educação Básica (listar todas participantes do subprojeto institucional) Nome: Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Traezel Código INEP - 43045189

1

Nº de alunos matriculados na escola considerando apenas o Nível de Licenciatura1 Total de alunos: 258 Total de alunos séries iniciais: 121 Total de alunos séries finais: 137 137 alunos – nível b

Níveis de licenciatura aplicáveis: (a) ensino médio, (b) ensino fundamental.

Último IDEB (quando houver) IDEB 4ª serie/ 5º ano: 6,6 em 2011 IDEB 8ª serie/ 9º ano: 5,5 em 2011


Endereço: Rua Padre Traezel - Nº 140 Bairro: Irmão Gabriel Cerro Largo- RS Nome: Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz

e-mail: escolapt@ibest.com.br Fone: 3359-2079 N° de alunos em 2013: Total: 626 Séries Iniciais de 9 anos: 100

Código INEP – 43045170 Séries Finais de 9 anos: 49 Séries Finais de 8 anos: 48 Ensino Médio: 429 – nível a Endereço: Rua Monteiro Lobato, 514 - Bairro Floresta - Cerro Largo – RS CEP 97 900-000

eugeniofrantz@yahoo.com.br

5,1 Ensino médio não está disponível no site INEP.

Pibidquímica 2014 rosangela  
Pibidquímica 2014 rosangela  

PAR QAO BLO

Advertisement