ConSaúde #42

Page 9

ConS aúde CONHEÇA A NOVA MESA DIRETORA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PRESIDENTE: ANGELA DE ASSIS MAIA MOURA SEGMENTO: TRABALHADORES

1º SECRETÁRIO: WALLACE MEDEIROS XAVIER SEGMENTO: GESTOR/PRESTADOR PÚBLICO

Nascida em Belo Horizonte, Angela é auxiliar de enfermagem da rede SUS-BH. Tem 51 anos, é casada, tem dois filhos (Raphael e Daniel) e três netos (Bernardo, Nina Liz e Sophia). Começou a militar no controle social em 1992. Na época, participava de um movimento comunitário que buscava formar as comissões locais e o conselho distrital Norte de Belo Horizonte. Desde então, sempre esteve envolvida com a participação popular na região, onde já exerceu três mandatos no conselho distrital como presidente. O envolvimento com o CMSBH começou em uma viagem a Brasília, em 1997. A plenária de saúde da qual participava na ocasião, coincidiu com um momento histórico, que foi a Marcha do Sem Terra e a morte do Índio Galdino. “Isso me marcou muito”, relembra. Funcionária da Prefeitura desde 1984, vivenciou o movimento de reforma sanitária da saúde. Há oito anos ela participa do movimento sindical e está no primeiro mandato como diretora sindical do Sindibel. Angela acredita que o maior desafio nesta nova gestão será manter as relações de harmonia e respeito, restaurando a convivência compartilhada pelos conselheiros há um tempo atrás. “Eu venho de uma época em que tínhamos mais vontade para atuar juntos, usuários e trabalhadores. Precisamos melhorar isso, respeitando o outro e o seu saber. A construção do novo só se dá com diferentes saberes”, enfatiza.

Natural de Pedra Azul/MG, tem 36 anos, é formado em Psicologia e é gerente de Informação do Hospital Odilon Behrens (HOB). Esse é o seu segundo mandato como conselheiro municipal de saúde. Também faz parte do Conselho Local do HOB. Wallace espera que os conselheiros desta gestão trabalhem para aproximar e conciliar tanto os conselhos distritais, como comissões locais e conselhos hospitalares. Para ele é fundamental que todos os segmentos trabalhem juntos, priorizando o acesso aos serviços de saúde, a integralidade da assistência, as capacitações técnicas e readequação das equipes para garantir o atendimento de qualidade. O conselheiro destaca como prioridade para este mandato, promover a alteração do regimento interno do CMSBH, adequando-o a realidade atual do controle social e a continuidade das Oficinas de Qualificação para o Controle Social, juntamente com a realização de uma gestão compartilhada entre conselhos distritais, comissões locais e conselhos hospitalares. Para Wallace é fundamental trabalhar a intersetorialidade com as áreas de educação, assistência social, segurança e com o Ministério Público.

2ª SECRETÁRIA: MARTHA AUXILIADORA FERREIRA REIS SEGMENTO: USUÁRIO

SECRETÉRIO GERAL: EDERSON ALVES DA SILVA SEGMENTO: USUÁRIO Natural de Belo Horizonte, tem 30 anos e é bacharel em Direito. É secretário da Juventude da CUT/MG, diretor Senalba – MG e funcionário da Associação Brasileira de Odontologia de Minas Gerais (ABO). Fez parte do Coletivo de Saúde do Trabalhador da CUT/MG, atualmente também é conselheiro estadual de saúde e está em seu segundo mandato no CMSBH. Para Ederson é prioritário incentivar a participação dos usuários de modo que eles possam propor ações e acompanhar o cumprimento das políticas voltadas para a saúde. “Defender um SUS de qualidade será nosso principal objetivo, buscando sempre que as unidades de saúde estejam em perfeitas condições de uso para o atendimento da população”. Entre os desafios a serem superados, o conselheiro destaca a falta de medicamentos e de médicos. “É preciso oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e um atendimento de qualidade para toda a população”, defende.

Martha Auxiliadora Ferreira Reis, tem 56 anos e é natural de Nova Lima/MG. Tem três filhas (Priscila, Vanessa e Patrícia) e atua como voluntária no Hospital das Clínicas da UFMG. É uma das fundadoras e a atual presidente da Associação Nacional do Portadores de Imunodeficiencia Primária Congênita (ANPIC), entidade filantrópica que presta atendimento assistencial aos portadores de imunodeficiência em Minas Gerais. Em1998 já participava de conselhos de saúde como observadora. Em 2000 foi eleita conselheira distrital Centro-Sul e em 2002, entrou para o CMSBH. Nesta nova gestão, Martha também acredita que o maior desafio será aprovar mudanças no regimento interno do CMSBH, que só serão possíveis com a união de todos os conselheiros. Entre os desafios, a conselheira destaca ser fundamental que os usuários invistam em uma discussão política para potencializar a atuação do segmento, que deve buscar sempre a qualidade do SUS.

Nova Mesa Diretora do CMSBH Da esquerda para a direita: Wallace, Martha, Ederson e Angela

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.