7Partilhas nº27 - Edição extra -Alambre

Page 1

Este boletim tem como objetivo fundamental divulgar o trabalho realizado no âmbito da Autonomia, Flexibilidade Curricular e Plano de Inovação. 7 PARTILHAS porque somos 7 escolas. 7 PARTILHAS porque o 7 significa renovação. 7 PARTILHAS porque sai próximo do dia 7 de cada mês. Nº27 - Edição Extra sobre o Alambre - Abril 2022

7 turmas, 7 partilhas O projeto “Ciências da nossa Serra” nos Cenários de Aprendizagem “Escola Sem Muros, numa escola que não se fecha no seu próprio espaço, que não conhece muros nem fronteiras, o projeto “Ciências na Nossa Serra”, que assenta numa parceria com a ACM | YMCA Camp Alambre, favorece a concretização de cenários de aprendizagem que valorizam uma abordagem de cariz local ao Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Azeitão. Este projeto de cariz local é apoiado pela Câmara Municipal de Setúbal e Junta de Freguesia de Azeitão. O projeto “Ciências na Nossa Serra” resulta de um trabalho conjunto entre docentes do Agrupamento e técnicos do Parque Ambiental do Alambre. As aprendizagens, realizadas a partir das experiências vivenciadas numa relação direta com o ambiente, devem proporcionar aos alunos dos diferentes níveis de ensino o desenvolvimento de competências transversais consideradas no Perfil dos Alunos, promovendo, igualmente, a interdisciplinaridade no contexto de diferentes cenários de aprendizagem.” (in Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Azeitão). Neste sentido, no âmbito da temática Ambiente e Sustentabilidade, a Equipa Educativa do 5º ano propôs o tema “Vamos conhecer a Arrábida?” para o desenvolvimento dos diferentes cenários de aprendizagem. No Alambre, houve a oportunidade de fazer diferentes experiências, explorar a Natureza … “aos olhos” de diferentes disciplinas, porque só assim se constrói um cenário de aprendizagem, com o olhar de diferentes disciplinas, sem muros, sem barreiras. Já na sala de aula, alguns escreveram poemas, inspirados na nossa linda Serra, outros trabalharam a estrutura da notícia, outros deram a sua opinião sobre esta aula sem muros. Em todas as turmas ouviu-se a mesma ideia “Vamos sair, enquanto turma! Há tanto tempo que isto não era possível, por causa do vírus. Estamos muito felizes!” Agradecemos a todos os que nos acompanharam, principalmente ao Tiago Nogueira e à Andreia Gravata, pelo acolhimento, apoio, ideias, sugestões, aprendizagens…, como tem sido sempre ao longo destes anos de parceria. A Coordenadora de Equipa Educativa de 5º Ano Adelaide Rodrigues


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão 5ºA– O Alambre Finalmente!!! Nós fomos passear com a escola! Fomos ao Parque Ambiental do Alambre e sentimos a floresta à nossa volta. Gostámos de ouvir os sons, ver as cores e de estar em contacto com a Natureza; de fazer experiências que nos fizeram lembrar o professor Arnaldo. Aprendemos coisas novas sobre ciências, plantas e sobre o melhor tipo de terra para uma plantação. Foi bom ter uma aula ao ar livre e aprender coisas novas, de diferentes disciplinas: português, ciências, matemática, educação visual e tecnológica. Apreciámos os trabalhos do outro grupo e da turma que lá esteve antes de nós: as espirais e os círculos. Adorámos criar Land Art, sentir a Natureza, não lhe roubar nada, reutilizando os seus materiais disponíveis, como faziam os povos recoletores. Gostámos de criar a cobra-leão com cauda em espiral, por ela não ser simples, de toda a gente ter ideias, do trabalho em grupo e de não discutir. As obras do "Oito infinito" e do "Colar da árvore" foram interessantes de construir porque utilizámos troncos e galhos do corte de dois pinheiros. Foi muito bom ver a cara dos professores! No regresso à escola cantámos "A todos um bom Natal" porque estávamos muito felizes.

Os Alunos do 5ºA


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão 5ºB - Aulas de Oficina no Parque Ambiental do Alambre No dia nove de fevereiro, fomos ao Parque Ambiental do Alambre com a professora Maria Simas e com o nosso Diretor de Turma, o professor Luís Ornelas. Na atividade de Ciências Naturais fizemos identificação de rochas, com a chave dicotómica, e ao ar livre conhecemos novas plantas e fizemos a sua identificação. Depois, fizemos “Land Art” com a nossa professora de Educação Visual. O primeiro grupo recolheu materiais e decidiram fazer o “Coração Mandala” com os seguintes materiais: pedras, plantas, ramos, cascas… Claro que estes materiais estavam todos caídos no chão, se arrancássemos da Natureza já não era “Land Art”! O outro grupo continuou a fazer o “Coração Mandala” e fizeram também o “Símbolo da Paz”. A parte que eu (Leonor) mais gostei foi a de identificar as rochas com a chave dicotómica. As partes que eu (Rita) mais gostei, foram a “Land Art” e a identificação das rochas.

As Alunas do 5ºB Leonor Marques e Rita Lopes


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão 5ºB - Aulas de Oficina no Parque Ambiental do Alambre E como há “imagens que valem mais que mil palavras”, apresentamos este registo fotográfico…


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão 5ºC - Ida ao Parque do Alambre

No passado dia 16 de fevereiro, o dia foi diferente! Só estivemos em sala de aula no primeiro bloco da manhã. Mas as aulas continuaram, apenas mudaram de local. Pelas 9h45, uma carrinha da Câmara Municipal veio buscar-nos. Como só tinha 14 lugares, fomos divididos em dois grupos. Quando o primeiro grupo chegou ao Parque do Alambre, foi recebido pelo Tiago, que conduziu os alunos até ao pavilhão onde iria decorrer uma das atividades: identificação de rochas e suas propriedades. De seguida, houve uma outra que consistiu em identificar o nível de permeabilidade dos solos a fim de perceber qual o melhor tipo de solo para o crescimento de plantas. No final, fomos para o exterior conhecer a vegetação existente no parque.


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão Enquanto isto, o segundo grupo de alunos estava no exterior a construir uma mandala com elementos da natureza recolhidos e selecionados pelos próprios. Aprendemos que este tipo de arte se chama Land Art.

Mais tarde, os grupos trocaram e foi a vez do outro turno construir uma nova mandala, enquanto os restantes alunos foram para dentro do pavilhão analisar as rochas e os solos. Este grupo foi surpreendido ao encontrar uma ponte de madeira construída pelos alunos do outo turno!

Temos, na turma, uma equipa de engenheiros e não sabíamos!

Os Alunos do 5ºC


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão

5ºD - Carta da ida ao Alambre Azeitão, 23 de fevereiro de 2022 Olá professora, Hoje nós fomos ao Parque do Alambre em Setúbal. Partimos numa carrinha às 9:45 da manhã e foi uma viagem muito rápida; quando lá chegámos a turma já estava dividida ao meio: a 1º parte foi fazer experiências e analisar as pedras, depois fomos lá para fora analisar o ecossistema; enquanto isso, a 2º parte estava a fazer arte com a natureza. Passado algum tempo trocámos as atividades, então a primeira parte foi fazer arte com a natureza e nós fizemos: uma mandala, uma ponte e um símbolo a dizer 5ºD. Já a 2º parte fez: uma mandala, uma ponte e uma casinha. Quando chegaram as 13 horas tivemos de ir embora. Foi super divertido e gostava de repetir.

ASS: Carolina Almeida (5ºD)


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão

5ºD


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão

5ºE - “Terra só há uma e mais nenhuma” O nosso cenário de aprendizagem está relacionado com o tema Ambiente e Sustentabilidade. Tivemos a oportunidade de visitar o Parque Ambiental do Alambre e realizar diversas experiências, observar a Natureza e experimentar fazer Land Art. Já na sala de aula, escrevemos diversos tipos de texto. Depois, decidimos ver quais as palavras mais usadas nos nossos textos. Fizemos isso com a aplicação “Mentimeter”.

Com as palavras mais utilizadas, a aluna Isabel de Oliveiros fez o seguinte texto: Diferente, uma palavra muito utilizada para quando queremos dizer que algo é fora do nosso comum, no bom ou no mau sentido. Neste caso falamos no bom sentido e esse bom sentido é uma visita de estudo. Brincar e aprender uma coisa muito importante numa visita de estudo e que neste caso não nos faltou. Fizemos experiências, trabalhando conteúdos de Ciências. Fizemos mandalas, utilizando a técnica de Land Art, exploramos o Parque à procura de materiais para o trabalho. Respirámos ar puro! Foi muito divertido esta visita de estudo e não nos importávamos de trabalhar assim no nosso dia a dia escolar.

A Aluna Isabel de Oliveiros do 5ºE


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão 5ºE - “Terra só há uma e mais nenhuma”

Estudo de um ecossistema, experiências com diferentes tipos de solo e de rochas

Land art - Mandalas


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão 5ºF - Cuidadores de Azeitão Um dos nossos cenários de aprendizagem é “5ºF, os Cuidadores de Azeitão (da Serra ao Mar)”. Estamos a estudar o Ambiente e a Sustentabilidade e uma das atividades deste cenário foi a ida ao Parque Ambiental do Alambre, que aconteceu no dia 19 de janeiro. A turma foi dividida em dois grupos, um ficou com a professora Joana Silva e com os técnicos Tiago e Andreia a estudar ciências - fizemos experiências com as rochas e os diferentes tipos de solo, estudámos um ecossistema. Registamos as nossas conclusões nas fichas de trabalho. O outro grupo ficou com a professora Rita Carrilho. Fomos buscar pinhas, pedras, madeira, paus, caruma … para fazer uma mandala grande. Para fazer a mandala foi preciso fazer circunferências no chão, na terra, a professora Rita mostrou como se faz, pois não temos um compasso gigante. Passado algum tempo, trocámos os grupos e continuamos o trabalho. Ainda tivemos tempo para passear pelo parque, observar a Natureza e a nossa linda Serra da Arrábida. Na sala de aula, no outro dia, o trabalho continuou com a professora Adelaide Rodrigues. Estudámos a estrutura na notícia, escrevemos as nossas notícias e demos a nossa opinião sobre a ida ao Parque do Alambre. Algumas opiniões ...


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão Alguns registos ...

Os Alunos do 5ºF


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão 5ºG - Alambre

Há muito tempo Que a turma não ia passear E esta ida ao Alambre Veio mesmo a calhar Aprendemos mais sobre rochas, plantas e tipos de solo, Na disciplina de Ciências, Realizámos fichas de observação E participámos em experiências. Em EV e ET fizemos texturas, (re) Construímos pontes e fizemos Land Art. Em Educação Física aventurámo-nos no monte E corremos por toda a parte. Na nossa opinião Aprender ao ar livre foi entusiasmante Mas com todo aquele frio Tornou-se realmente desafiante.

Texto coletivo

Os Alunos do 5ºG


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão


Nº27

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Equipa Responsável Carlos Teixeira Cláudia Ferreira

Conceição Pinheiro Paulo Bonito


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.