7Partilhas nº25 - fevereiro

Page 1

Este boletim tem como objetivo fundamental divulgar o trabalho realizado no âmbito da Autonomia, Flexibilidade Curricular e Plano de Inovação. 7 PARTILHAS porque somos 7 escolas. 7 PARTILHAS porque o 7 significa renovação. 7 PARTILHAS porque sai próximo do dia 7 de cada mês. Nº25 - Fevereiro 2022

Voltamos juntos! Em setembro, iniciámos um novo ciclo e o primeiro cenário de aprendizagem! O mote foi o regresso às aulas e a letra da música «Voltamos juntos», de Carolina Deslandes, Fernando Daniel e com a participação do Carlão. Este cenário foi desenvolvido nas aulas de Português, Inglês, Francês, Cidadania e TIC, História, Matemática e Oficina de Artes. Assim, após a audição, começámos com a análise da letra e da mensagem que nos quer transmitir e chegamos ao tema do bullying. No entanto, também serviu para conhecermos um pouco melhor os novos colegas e os novos professores, bem como perceber a evolução que aconteceu ao longo dos anos em relação à vivência entre as diferentes sociedades. De seguida, debatemos o tema do bullying nas aulas, escrevemos frases/ slogans relacionados com o assunto, nas diferentes línguas (português, inglês e francês). Depois elaboramos cartazes e criamos podcast que possam fazer a diferença na nossa escola. Para perceber o nosso contexto, elaboramos e aplicamos um pequeno questionário a todos os alunos do 7.ºano e interpretamos os resultados, construindo gráficos. Podemos afirmar que foi um projeto divertido e muito interessante, porque aborda um tema importante e poderá ajudar a entender o quão grave é! Assim, entendemos que este tema não ficou esgotado, mas acreditamos ter realizado a reflexão necessária para compreender melhor este assunto.

Os Alunos da Turma do 7ºE


Nº25

Agrupamento de Escolas de Azeitão Cadáver Esquisito No âmbito do Cenário de Aprendizagem “Loucos anos 20”, nas aulas de Oficina de Artes e Educação Visual, em articulação com as disciplinas envolvidas no cenário (História, Português, Cidadania e TIC), foi selecionado o movimento surrealista que surgiu de uma reação à estagnação do pensamento racionalista da sociedade moderna e ao inconformismo, face à irracionalidade da primeira Guerra Mundial. Este movimento nasceu de uma intensa atividade de grupo, em que artistas plásticos, escritores, poetas, fotógrafos e pensadores acreditavam que a partilha e o debate de ideias ampliavam a criatividade. Neste contexto, nas turmas A, B, C, E e H, do 9º ano, foi proposto aos alunos o processo/jogo surrealista aplicado ao desenho chamado, Cadáver Esquisito (Cadavre Exquis), do qual resultaram composições visuais inesperadas. Este jogo foi ainda inspirado pelo tema do mês das Bibliotecas escolares, “Contos de Fadas e Contos Tradicionais do Mundo”.


Nº25

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Este desenho automático de grupo foi feito em sequência, onde cada aluno deu continuidade às linhas abertas do desenho do colega anterior, sem que este estivesse visível, pois a folha foi dobrada no número de partes dos alunos participantes. Os desenhos resultantes do jogo foram posteriormente tratados pelos grupos de alunos, quer ao nível da composição, quer na aplicação de uma técnica de pintura à sua escolha. Como forma de divulgação à comunidade educativa, organizou-se uma exposição dos trabalhos no átrio da Biblioteca Escolar.

A Professora de Oficina de Artes e Educação Visual, Irene Matos


Nº25

Agrupamento de Escolas de Azeitão Os métodos de estudo atuais são controversos?! Primeiramente, o que são métodos de estudo? Métodos de estudo são técnicas usadas para ajudar a facilitar a aprendizagem dos alunos e têm características diversas, como a compreensão, a gestão do tempo, a organização, o foco e a concentração. A minha opinião é que, para aprender uma determinada matéria, não basta apenas frequentar as aulas, é necessário trabalhar com muito empenho e dedicação. Por exemplo: não basta fazer os exercícios, é preciso perceber o que estamos a aprender. Por outro lado, a meu ver, o sucesso das aprendizagens está relacionado com os métodos de estudo que foram desenvolvidos durante a pandemia, no ensino a distância, como por exemplo: os planos de trabalho, a utilização de novas aplicações digitais, como o Teams, ... Por exemplo: o plano de trabalho é um guia que nos permite envolver nas matérias e gerir o tempo e as tarefas de acordo com o nosso ritmo. Ainda assim, os planos de trabalho também podem dificultar a aprendizagem de alguns alunos, uma vez que têm de ser mais responsáveis e organizados e alguns acabam por se perder no meio de tantas tarefas. Esses, como é óbvio, não gostam destes métodos de estudo, mas nas aulas “normais” também não estão motivados com o professor a explicar. Por outras palavras, não há métodos de estudo perfeitos e em todos precisamos de estudar, todos temos de querer aprender, só assim é que há bons resultados. No entanto, eu notei que as minhas notas melhoraram com os novos métodos.

A Aluna Leonor C., do 7ºD


Nº25

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Cenário em Vai e Vem Da discórdia, falta de comunicação e relacionamento, diferença de idades e queixas aos respetivos diretores de turma, iniciou-se um cenário de aprendizagem. Depois dos alunos do 5ºE se queixarem que os seus colegas de escola do 6ºC, de salas opostas no Bloco E, passavam por eles sem os cumprimentar e os “olhavam de lado”, surgiu a exposição de comportamentos distantes e menos corretos, em contexto de sala de aula, e, para amenizar esse ambiente tenso, surgiu a ideia do “Cenário em Vai e Vem”, de modo a suscitar maior cumplicidade entre duas turmas de anos diferentes do 2º ciclo. Assim, os alunos mais “velhos” do 6ºC tornaram-se os padrinhos dos mais “novos” do 5ºE, alunos que foram para a escola sede no presente ano letivo, e foram definidas estratégias de aproximação entre as duas turmas, com o devido distanciamento social e cumprindo com todas as regras e normas de segurança. Ainda com muito para e por realizar, procedeu-se ao sorteio do “Amigo Secreto” entre ambas as turmas, para troca de lembranças até ao Natal. Os alunos do 6ºC trabalharam matemática e português, com a planificação dos sólidos e elaboração de poemas para os colegas de quinto ano, através de caixas de ofertas com os respetivos textos, e os alunos do 5ºE fizeram marcadores de livros e postais de Natal, envolvendo português e educação visual.


Nº25

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Está ainda previsto a redação de histórias em vaivém, iniciadas por grupos de uma turma e continuadas pelos grupos da outra turma, em articulação entre a disciplina de português de ambas as turmas. Em breve, os alunos das duas turmas darão mais novidades sobre o projeto e as atividades desenvolvidas.

Os Professores Adelaide Rodrigues e Paulo Bonito Diretores das Turmas 5ºE e 6ºC


Nº25

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Equipa Responsável Carlos Teixeira Cláudia Ferreira Conceição Pinheiro

Paulo Bonito


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.