7Partilhas nº23 - dezembro

Page 1

Este boletim tem como objetivo fundamental divulgar o trabalho realizado no âmbito da Autonomia, Flexibilidade Curricular e Plano de Inovação. 7 PARTILHAS porque somos 7 escolas. 7 PARTILHAS porque o 7 significa renovação. 7 PARTILHAS porque sai próximo do dia 7 de cada mês. Nº23 - Dezembro 2021

Bibliopoemas Em outubro, o Conselho Curricular de Português, em articulação com a Biblioteca Escolar, sugeriu uma atividade intitulada “Bibliopoemas”. Sendo outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a professora bibliotecária Carla Martins dinamizou, em momentos anteriores e em articulação com o Departamento de Línguas, uma atividade de leitura e escrita que obteve grande adesão e sucesso. No presente ano letivo, o Conselho Curricular de Português pretendeu reeditá-la com algumas alterações. Esperava-se que os alunos de 2º e 3º ciclos criassem poemas originais (um poema em representação de cada turma interveniente), tendo como inspiração: · o poema de Ruth Rocha “Pessoas são diferentes” para o 2º ciclo; · o poema de Fernando Pessoa “No comboio descendente” para o 3º ciclo; · iniciando com “Na biblioteca escolar…”; · podendo ter duas, três ou mais estrofes (máximo de cinco), sendo que a última terminaria com a palavra “…Azeitão…”. Decorrido o tempo para a criação dos poemas supracitados, os professores das várias turmas foram apresentando, diretamente na Biblioteca Escolar ou através de outros meios, os trabalhos efetuados pelos respetivos alunos.


Nº23

Agrupamento de Escolas de Azeitão A equipa da Biblioteca Escolar procedeu, em seguida: ao arranjo gráfico, feito com recurso ao Canva; à conceção de uma exposição no primeiro piso do bloco A; à criação de um livro digital e de um vídeo. Todas estas atividades foram levadas a cabo sempre com a colaboração do Conselho Curricular de Português. Ainda no âmbito da disseminação dos trabalhos dos alunos, as fotografias da exposição, o livro digital e o vídeo foram divulgados nos canais de comunicação da Biblioteca Escolar: site; blogue por Projeto ALer +; Youtube, Facebook e Instagram. O livro digital e o vídeo foram ainda enviados aos encarregados de educação dos alunos, através dos diretores de turma.

Livro Digital Bibliopoemas Vídeo Bibliopoemas

O Conselho Curricular de Português A Biblioteca Escolar de Azeitão


Nº23

Agrupamento de Escolas de Azeitão O Magusto em Vendas No âmbito de um cenário de aprendizagem, tivemos a presença do carrinho tradicional com a Dona Telma que assou as nossas castanhas e frutas do outono oferecidas pela Associação de Pais de Vendas. Foi um excelente dia!

A Coordenadora da Escola Básica de Vendas de Azeitão Deolinda Ferreira


Nº23

Agrupamento de Escolas de Azeitão Clube Scratch: um espaço para pensar e partilhar o que pensamos

À segunda, das 14:30 às 16:30, funciona o Clube de Scratch (online para que possam estar presentes alunos de várias turmas, 5.º e 6.º anos com distância física). Temos todos os níveis: muito iniciantes, já com algumas competências e rápidos a pesquisar nos tutoriais e a avançar com autonomia, e o meu "engenheiro informático" de sexto ano, que já pertencia ao clube no ano passado. O Tomás é um caso especial de sobredotação para a programação. Os desafios que lhe lanço (e que ultrapassa sem dificuldade) são muito complexos. Mesmo muito complexos, se considerarmos que está a iniciar o sexto ano. Já lhe pedi que criasse um programa para calcular potências (era o conteúdo em que estava a trabalhar nas aulas de matemática - nunca foi meu aluno). Numa sessão ficou feito. Há duas semanas sugeri que criasse um programa que calculasse o m.d.c e o m.m.c. de dois números... ao fim de uma semana o programa "fatorizava os números" e mais dois dias chegaram para que funcionasse. Um aluno de uma das minhas turmas de quinto (estamos de volta dos primos e compostos) desafiou-o a fazer um programa que diz se um número que nós escolhemos é primo ou composto... O Tomás pediu-me: oh professora recorde-me lá as definições. Recordei. Ele respondeu ao colega: isso é giro, mas não é muito difícil! Começou na sessão o trabalho. Em menos de meia hora o trabalho estava feito. Todos eles, quando acabam projetos, partilham o trabalho feito. O Tomás começou a partilha e eu pedi-lhe para filmar a explicação (sem caras, nem identidades). Uma coisa simples.


Nº23

Agrupamento de Escolas de Azeitão Já lhe sugeri que fizesse uns vídeos a explicar os projetos que tem desenvolvido (disse-me que talvez conseguisse no Natal, quando tiver mais tempo). As explicações dele são tão especiais que tentei, mesmo de forma imperfeita, fazer o registo. Deixo ligação para o vídeo (https:// tinyurl.com/399dvy3n ) e ligações para os projetos. Ainda falta fazer umas correções neste último (atenção que quando o Tomás diz "não dá zero" está a referir-se ao resto da divisão... simplificou a linguagem na explicação), pois o gatinho vai pedir um número natural e assim as exceções passam a ser o um e o dois, para não surgirem incorreções na resposta (ainda não corrigimos). Um privilégio aprender com ele... Já está a inspirar colegas e uma das meninas, a Leonor, minha aluna do quinto ano parece querer seguir-lhe os passos. Aluna doce, viva, inteligente, solidária e amiga de todos, sempre pronta a ajudar, que acumula um desejo grande de aprender dividido por muitas áreas. Uma delas é a programação, outra é a música! São sempre bocadinhos de tarde muito especiais… https://scratch.mit.edu/projects/608589056/

https://scratch.mit.edu/projects/585607663 https://scratch.mit.edu/projects/597439016

A Responsável pelo Clube Scratch Teresa Marques


Nº23

Agrupamento de Escolas de Azeitão Oficinas do 5@bER sem Fronteiras Durante a semana de 15 a 19, estivemos a estruturar um trabalho de oficina no Stop Motion Studio. Ainda no cenário de aprendizagem “Quem sou eu?”, estivemos a aprender estatística e tratamento de dados. Fizemos um questionário sobre os nossos gostos e cada um respondeu ao questionário. Aprendemos que cada disciplina tem algo importante e relacionado com o projeto. A Português, a escrita e a oralidade (precisamos de comunicar, expor as nossas ideias, tomar decisões; a Matemática trabalhámos os gráficos de barras e os números; a EV e ET aprendemos técnicas para boa pintura, o desenho de letras e a usar o Stop Motion. Os conhecimentos de TIC também foram muito úteis para saber usar esta aplicação e colocar os trabalhos na plataforma Teams. O trabalho foi dividido por grupos. Alguns trataram os dados sobre a cor favorita, outros sobre o animal preferido, outros sobre a alimentação… Todos ficaram muito interessantes. Usámos cartolinas, papel cavalinho, canetas de feltro e muitos outros materiais... As alunas estagiárias da professora Joana Silva e da professora Adelaide Rodrigues ajudaram-nos a perceber o que tínhamos feito errado e a melhorar os nossos trabalhos.

Stop Motion :

https://drive.google.com/drive/folders/1TdzIoG2Fj7k0fBNrQgUaXqPZGj8KUR1c? usp=sharing Os alunos da Turma F do 5º Ano Francisca do Livramento e Gonçalo Figueiredo


Nº23

Agrupamento de Escolas de Azeitão Por um Mundo mais sustentável O Centro de Apoio à Aprendizagem, inspirado pelo tema aglutinador” Por um Mundo mais Sustentável”, que está a ser desenvolvido pelos alunos do oitavo ano de escolaridade e operacionalizado nos diferentes cenários de aprendizagem, abraçou o desafio da preservação da biodiversidade e da sensibilização para as boas práticas na sua conservação. Ao promover a educação ambiental para a sustentabilidade pretende-se ir ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030 delineados pela ONU. É consensual a necessidade urgente de proteção e recuperação dos ecossistemas naturais mais fragilizados. O Centro de Apoio à Aprendizagem abraçou o desafio de preservação da biodiversidade e a sensibilização para as boas práticas diárias na sua conservação. O Centro de Apoio à aprendizagem pretende numa perspetiva interdisciplinar, estimular os jovens que por ele passam para uma consciência ecológica e de respeito pelo meio ambiente, contemplada na componente da cidadania e desenvolvimento sustentável, intimamente ligada com o respeito das diferenças de cada um e suas individualidades. Surgiu, assim, a ideia de dar uma nova vida a placas de madeira que estavam no lixo, (amostras de soalho flutuante) reutilizadas ganharam nova vida. Os alunos pesquisaram em grupo e as placas foram pintadas com cores à sua escolha. Depois, escolheram-se frases que os alunos reproduziram e pintaram.


Nº23

Agrupamento de Escolas de Azeitão A nossa escola tem um património natural que, ao longo da última década, tem sido enriquecido com a flora autóctone da Serra da Arrábida, com o trabalho louvável, quer dos docentes quer dos discentes que contribuíram para a sua plantação. Como tal, considerámos pertinente colocar as placas de madeira nos ramos dos arbustos e árvores do recinto escolar com frases curtas que apelam a uma consciência ecológica que urge cultivar no espírito da comunidade educativa. Ficam aqui algumas imagens representativas do trabalho desenvolvido pelos nossos alunos.

O Centro de Apoio à Aprendizagem do 3º Ciclo


Nº23

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Um NATAL mais Clean

Rolhas de Natal Pois é!!!! Este ano as nossas decorações de Natal são coroas de Natal com rolhas de cortiça!

E porquê???? Porque aceitámos o desafio do “Programa Green Cork” – projeto de reciclagem de rolhas de cortiça, para termos:

Um NATAL mais CLEAN

Cada vez mais sentimos a “Globalização”! A “presença do mundo” no nosso quotidiano escolar e pessoal é cada vez mais intensa! As fronteiras entre as diferentes áreas das nossas vidas, cada vez estão mais esbatidas – alunos, professores, comunidade educativa! E é assim que nascem estas decorações de Natal, abraçando uma época festiva, mundial, em que se quer, cada vez mais, uma consciência global do Planeta Terra, a nossa “casa”!


Nº23

Agrupamento de Escolas de Azeitão Aqui na escola queremos ser felizes e, para isso, temos que preservar o nosso planeta, o nosso habitat. Em vez de gastarmos mais recursos materiais ao planeta, numa época festiva em que se fomenta o consumo, optámos por reciclar ou reaproveitar. O “Programa Green Cork” – Projeto de reciclagem de rolhas de cortiça, tem como dois dos seus objetivos: desenvolver a consciência de pertença como condómino da Terra, num sistema planetário global pelo qual todos somos responsáveis e contribuir para a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas que permite o financiamento de iniciativas apoiadas pelo projeto Floresta Comum. Criámos os nossos contentores de rolhas para a recolha e, entretanto, retirámos algumas delas para construir as nossas decorações (as rolhas serão repostas após a época festiva do Natal). Esta campanha deu o mote para um cenário de aprendizagem comum às turmas do 2º ciclo, unificador das ideias e das aprendizagens. Tem sido um desafio (pois ainda estamos a construir as nossas coroas de Natal) à criatividade de todos e à nossa forma de olhar, sentir e criar “Um

NATAL mais CLEAN”,

menos excessivo, mais sustentável, mais

despojado, de “dourados” e “prateados”. Porque não??? Juntámos à estética a geometria, o cálculo, o ambiente, a sustentabilidade, a cidadania, a alegria, o entusiasmo…


Nº23

Agrupamento de Escolas de Azeitão

… e, enquanto continuamos a criar as nossas decorações de Natal, queremos a todos desejar um Feliz Natal, com muita alegria no coração!

Na última semana de aulas também vamos trabalhar na Biblioteca Escolar e convidar outros a criar connosco e a embelezar o espaço da nossa biblioteca. As Coordenadoras das Equipas Educativas do 2º Ciclo As Coordenadoras do Programa Eco-Escolas


Nº23

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Equipa Responsável Carlos Teixeira Cláudia Ferreira Conceição Pinheiro

Paulo Bonito


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.