Projeto (Re)Descobrir a História de Portugal A Expansão Marítima – parte 2 EB1/JI ________________________________________
Ano ___
Turma ____
Nome: _______________________________________
Data: ___/___/______
A Dinastia de Avis Dom João I, nasceu em Lisboa, em 1357. Era filho de Dom Pedro I e de D. Teresa Lourenço. Casou com D. Filipa de Lencastre, neta de Eduardo III, rei de Inglaterra. Foi cognominado o de Boa Memória pela grata recordação que deixou em todos os Portugueses. A segunda dinastia chama-se Joanina ou de Avis, porque o seu primeiro rei foi D. João, grão-mestre da Ordem de Avis. Aclamado rei nas Cortes de Coimbra, em 1385, D. João I foi o principal paladino da independência nacional. Homem simples, culto e valente, previu que os Castelhanos viriam novamente invadir Portugal, e preparou a sua defesa. D. Nuno Álvares Pereira foi designado Condestável do Reino (chefe supremo dos exércitos portugueses). D. João I faleceu em 1433. Jaz no Mosteiro da Batalha. (LOPES, C. Figueiredo – História de Portugal)
Expansão Marítima (século XV) O ideal que levou os Portugueses às descobertas e conquistas foi o desejo de expandirem a Fé Cristã e alargarem o Reino. Os conhecimentos científicos, matemáticos e astronómicos permitiram aos Portugueses as navegações através dos oceanos, em procura de novas gentes e novos mundos. O século XV é, para os Portugueses, o século do mar. O mar é o caminho das conquistas, dos descobrimentos, da poesia, da inspiração artística e da glória dos Portugueses. No reinado de D. João I, e por iniciativa de seus filhos D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique, iniciaram-se as conquistas além-mar.