Jornal ABC N03 FEV 2018

Page 1

N.º 03 / 2018 O ANIVERSÁRIO DO LYCEV PASSOS MANUEL, pág. 3

FESTA DE NATAL, pág. 4

130 ANOS PESSOA, pág. 8

ONDE ESTÁ O RATO DA BIBLIOTECA?, pág. 5

AS MÃOS NÃO SÃO PARA BATER, pág. 7

ENSINAR PELA ARTE, pág. 6


2

EDITORIAL Há alguns anos, iniciou-se a oferta do ensino de língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular (AEC). Portugal era, até então, um dos países europeus em que a aprendizagem obrigatória de uma língua estrangeira se iniciava mais tarde. No entanto, o seu caráter não obrigatório fez com que, no 5º ano, numa mesma turma, houvesse alunos que tiveram Inglês no 1ºCiclo e outros que não tiveram. O ensino do Inglês nos 3º e 4º anos de escolaridade foi uma das medidas do Governo na área da Educação e entrou em vigor no ano letivo 2015/2016. Desta forma, passou a garantir-se a sua aprendizagem por todos os alunos.

isso, é fundamental dar-lhes a oportunidade de relacionarem as diferentes áreas do conhecimento. Na aprendizagem do Inglês, também se estabelecem facilmente estas ligações, quer através de temas relacionados com o Estudo do Meio quer através da articulação e do trabalho colaborativo com o professor titular da turma, para planear e preparar, por exemplo, as celebrações de épocas festivas que vão acontecendo ao longo do ano, possibilitando que a língua inglesa seja vista como parte do todo. A participação da família na educação das crianças é também parte da receita para o sucesso e, no 1º Ciclo, esta ainda está muito envolvida no processo de aprendizagem. Múltiplos estudos têm demonstrado que a atitude da família em relação às línguas estrangeiras influencia a forma como a criança encara a aprendizagem de uma língua na escola. Esta é, por isso, mais uma oportunidade para as famílias poderem participar ativamente, apoiando e encorajando a aprendizagem de outra língua.

Na sociedade contemporânea, cada vez mais tecnológica e global, o inglês tornou-se, sem dúvida, uma língua universal e um instrumento de comunicação de extrema relevância. Daí que a sua aprendizagem precoce fosse de inquestionável importância. Além disso, quanto mais novas são as crianças, mais simples é alterar os seus comportamentos e atitudes. Estudos têm demonstrado que a introdução de uma língua estrangeira em idade precoce favore- Recursos: ce o desenvolvimento de valores de British Council; Cambridge; Oxford. abertura aos outros e de respeito pelas outras culturas e pela diferença, Prof.ª Ana Costa (Grupo 120) contribuindo para uma sociedade AE Baixa-Chiado mais tolerante, mais humana e mais justa. As crianças mais novas são também menos inseguras e mais fáceis de motivar. Normalmente, revelam-se confiantes ao experimentarem algo novo e a sua predisposição natural para tentar sem receio de errar é particularmente útil no desenvolvimento da Competência Oral, um dos objetivos principais do programa curricular.

Jornal Trívio, clica na página 19.

As crianças mais novas precisam, também, de estabelecer ligações ao longo da sua aprendizagem e, por

FICHA TÉCNICA Conceção e implementação do projeto: Paulo Gomes (Professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado) Conceção e montagem gráfica: Paulo Gomes; Ana Costa. Periodicidade: dois números por ano letivo Envio de artigos: biblioteca.hvs@abc.edu.pt


3

O ANIVERSÁRIO DO LYCEV PASSOS MANUEL No dia 9 de janeiro de 2018, a turma Bolo de aniversário elaborado por do 1.º ano da EB1 com JI Maria Barro- alunos e crianças da EB Maria Barroso so foi à escola sede do agrupamento celebrar dois aniversários… Oferecemos uma canção feita com o coração e um grande bolo cheio de velas!! Contámos… e depois soprámos as 107 velas pelo aniversário da Escola Passos Manuel e mais 13 velas pelo aniversário do agrupamento.

Na Escola Passos Manuel também fizemos outras coisas que gostámos muito: explorámos tarefas no tablet, cantámos as janeiras, passeámos pela escola e abrimos portas secretas! Foi uma manhã inesquecível… Nós adorámos! Quando crescermos queremos estudar lá! Alunos e Crianças EB1/JI Maria Barroso

12.º CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2018 O Plano Nacional de Leitura, durante o ano letivo 2017/2018, organiza a 12.ª edição do Concurso Nacional de Leitura e duas turmas da Escola Básica de São José inscreveram-se. Até meados de fevereiro, os alunos realizaram atividades de leitura e escrita envolvendo duas obras por nível de escolaridade à sua escolha. As obras escolhidas para o 1.º ano foram “A ovelhinha preta” e “A história do Pedrito Coelho”; para o 2.º ano foram “A princesa baixinha” e “A girafa que comia estrelas”. Até ao dia 19 de fevereiro, com o apoio de pais e encarregados de educação, foram selecionados os alunos vendedores seguintes: Henrique Vallespir, do 1.º ano; e Mónica Gil, do 2.º ano. Estes alunos irão representar o nosso Agrupamento na fase municipal, encontrando-se inscritas outras 7 escolas com alunos do 1.º ciclo, até ao final do mês de abril. PB Paulo Gomes AE Baixa-Chiado

Atividades ilustradas pelas crianças


4

FESTA DE NATAL No final do 1º. Período, começámos a planear a nossa festa de natal e só aí tivemos o prazer de saber que este ano temos na nossa escola não 1, mas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 18 nacionalidades. E assim surgiu o nosso cartaz de boas festas que foi realizado por todas as turmas. As crianças do jardim de infância desenharam e pintaram o mundo e os seres que lá habitam.

Nesse dia reinou a alegria, a amizade e a magia. Os alunos do 1.º ano e do 2º ano pesquisaram, na Net, os trajes tradicionais de cada nacionalidade existente na escola e meteram mãos à obra. Os alunos dos 3.º e 4.º anos pesquisaram como se dizia Boas Festas nas diferentes línguas, desenhando e pintando as respetivas bandeiras.

Contámos com a presença de muitos amigos, pais e encarregados de educação E como não podia deixar de ser com a nossa querida madrinha, Luísa Ducla Soares. O cenário da nossa Festa de Natal ficou assim.

EB1/JI Luísa Ducla Soares

EU SOU, NÓS SOMOS... Vimos que “uns são assim, outros são “Eu Sou, Nós Somos…” intitula-se co- assado” e que isso não interessa namo o primeiro projeto desenvolvido da para sermos AMIGOS. pela turma da sala 1 do Jardim de Infância Maria Barroso. Surgiu a partir da história do “ELMER” - um elefante às cores. Todos brincámos a fazer “misturadas” de cores até chegarmos à cor mais próxima da nossa pele! Aprendemos que há muitas cores de pele mas não há branca nem preta… Há peles mais amareladas, mais rosadas ou acastanhadas… Também nos pesámos, medimo-nos e fizemos gráficos… E até ficamos a saber que na nossa sala há 7 países representados!

Crianças da Sala 1 JI Maria Barroso


5

ONDE ESTÁ O RATO DA BIBLIOTECA? No final do ano letivo 2016/2017, as crianças do Jardim de Infância de São José participaram no projeto da biblioteca escolar Helena Vaz da Silva intitulado “Onde está o rato da biblioteca?”, com o professor bibliotecário Paulo Gomes. Eis, o resultado do desafio dado às crianças em imaginar como seria o “rato da biblioteca”. PB Paulo Gomes AE Baixa-Chiado


6

ENSINAR PELA ARTE PRIMEIRO IMITAR... DEPOIS CRIAR… A partir de reproduções de quadros de pintores famosos, os alunos, à sua maneira, copiaram essas imagens com lápis de grafite e pintaram-nas com marcadores, lápis de cor e de cera. Assim, apareceu um autorretrato do Rembrandt e do Van Gogh, a Mona Lisa, uma menina do Velasquez, a rapariga com brinco de pérola, a grande onda do japônes Hokusai, o grito do norueguês Edvard Munch... cheios de criatividade e imaginação, com um toque muito especial dado pelas crianças.

A ARTE A NU Tendo como ponto de partida reproduções de quadros célebres, só que desta vez com um tema comum, a nudez, os alunos lançaram-se à tarefa de reproduzir as imagens e colorilas. Estes trabalhos foram o mote para iniciarmos na sala uma conversa muito interessante acerca do corpo humano e da sexualidade.

Prof.º Paulo Marques Turma A, EB1/JI Gaivotas

O NATAL NA MARIA BARROSO Neste Natal distribuímos muito Amor e Alegria a todos na nossa Escola! Num primeiro momento partilhámos as atuações ensaiadas em cada uma das salas com todas as crianças da escola e parceiros. Posteriormente compartilhámos as nossas atividades com os nossos familiares. Foi um momento único de convívio e de confraternização! A nossa escola estava muito bonita com a decoração alusiva ao Natal, em que todos contribuímos com muita dedicação e empenho! O Natal na nossa escola foi um sucesso! Todos se divertiram bastante e levaram um sorriso no coração! Alunos da EB1/JI Maria Barroso


7

AS MÃOS NÃO SÃO PARA BATER Porque sabemos que todas as crianças podem aprender a usar as suas mãos para cuidar dos outros e de si mesmas, decidimos este ano letivo, desenvolver o projeto “As mãos não são para bater”.

As mãos têm muitas formas, tamanhos e cores. Há imensas coisas que as tuas mãos podem fazer JI Padre Abel Varzim


8

130 ANOS FERNANDO PESSOA: A LIBERDADE QUE NOS UNE O Agrupamento de Escolas BaixaChiado é constituído pela escola sede, EBS Passos Manuel, e por 5 Escolas Básicas de 1.º Ciclo, com Jardim de Infância, cujos estabelecimentos têm os nomes: Gaivotas, São José, Padre Abel Varzim, Luísa Ducla Soares e Maria Barroso. No presente ano letivo, as cinco escolas básicas e os seus respetivos jardins de infâncias aderiram ao projeto da biblioteca escolar Helena Vaz da Silva, da escola Gaivotas, para celebrar os 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa, em parceria com a Biblioteca Camões, da Câmara Municipal de Lisboa. Este projeto deve-se à existência de estátuas nas ruas próximas das nossas escolas, quer representando o lugar de nascimento, no Largo de São Carlos, quer o lugar de passagem, no Chiado, assim como referências em um café, na Praça do Comércio. Fernando Pessoa na Baixa. Todos estes lugares de passagem e de atração turística não nos podem deixar indiferentes, tal como a sua presença física descrita como magra, esguia e franzina, vestido de tons escuros, de chapéu algo amachucado, de face pouco sorridente com um bigode à americana. O seu legado é impressionante e universal. Apesar de escrever de escrever maioritariamente em Língua Portuguesa domina na perfeição a Língua Inglesa, destacando-se os “35 Sonnets” e “English Poems”. Mas foi em Português que nos envolvemos e demos a conhecer a grande figura que foi Fernando Pessoa, destacando aos alunos e às crianças o seu poema “Liberdade”, 16-03-1935, que o exploraram com os diferentes sentimentos, a imaginação e a criatividade.

curiosidade nas crianças pelo reconhecimento das características físicas de Pessoa e realçando as suas capacidades de imaginar e criar personagens com base numa obra de Richard Zimler, com o título “Se eu fosse” e o uso das suas mãos, corpo e vozes.

Durante o mês de janeiro, as crianças continuaram a (re)conhecer o Fernando Pessoa. Desta vez, na sua dimensão pessoal quanto aos sentimentos, intelectualidade e gostos pessoais, desenhando uma figura que o melhor representaria, na perspetiva de cada aluno, tendo em conta as 30 etnias e nacionalidades existentes entre a nossa população escolar. Os trabalhos realizados serão expostos durante o próximo mês de abril, na Sala Palmo e Meio da Biblioteca Camões.

Com base nesta sessão, as crianças exploraram as suas capacidades desenvolvendo diferentes trabalhos com base nas suas próprias capacidades e as suas mãos que foram expostos durante o mês de janeiro. Contudo, no mês de novembro, as turmas regressaram à Biblioteca Camões para uma sessão sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, visualizando fotografias da sua vida familiar e conhecendo o seu primeiro poema “À minha querida mamã” (26-071895). “Eis-me aqui em Portugal,/Nas terras onde eu nasci./Por muito que goste delas,/Ainda gosto mais de ti.” Continuando com a declamação de outros poemas de Fernando Pessoa utilizando o corpo e a voz das próprias crianças, como por exemplo “O poema pial” (publicado em 1965). “Toda a gente que tem as mãos frias/ Deve metê-las dentro das pias./Pia número UM,/Para quem mexe as orelhas em jejum./Pia número DOIS,/Para quem bebe bifes de bois./(…)/Pia número DEZ,/Para quem cola selos nas unhas dos pés./E, como as mãos já não estão frias,/Tampa nas pias!”

Durante o terceiro período, preveemse novas exposições e atividades nas ruas do centro de Lisboa, assim como o envolvimento de um painel coletivo entre alunos de 5 agrupamentos escolares diferentes, com a utilização da técnica de origami.

“Ai que prazer/Não cumprir um dever/Ter um livro para ler/E não o fazer!” (…) Durante o mês de outubro, integrado na comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, as 20 turmas envolvidas neste projeto passaram pela Biblioteca Camões, criando a

Aguardemos pelos próximos desenvolvimentos e ótimas participações pessoanas. PB Paulo Gomes AE Baixa-Chiado


9

NATAÇÃO CURRICULAR Nós, os alunos do 2º B das Gaivotas tivemos natação no 1º período, no Clube Nacional de Natação. Durante a natação aprendemos a nadar crawl e costas e fizemos muitos jogos de piscina. Também fizemos uma pesquisa sobre o tema «Lisboa vive o desporto» que resultou num lindo cartaz.

No final, fizemos uma apresentação para os familiares que ficaram muito orgulhosos de nós. Turma B EB1/JI Gaivotas

EVENTOS NAS BIBLIOTECAS DE LISBOA Arquitecto Cosmelli Sant’Anna

São Lázaro

Rua Alexandre Herculano, 46 R/c

Rua do Saco, 1

1250-051 Lisboa

1169-107 Lisboa

Canto do Conto

Uma viagem pela Biblioteca

2.ª Quinta-feira do mês

Público-alvo: JI e Ensino Básico

Pais e filhos podem ouvir uma história e participar num atelier inspirado nessa mesma história.

Fiadeiras de histórias

Entrada livre, mediante marcação

Público-alvo: JI e 1.º Ciclo

Público-alvo: JI e 1.º Ciclo Reinventar a ilustração Puzzle Poético Público-alvo: 3.º e 4.º ano Entrada livre, mediante marcação

BACS — Telefone 213 928 090 BSL — Telefone 218 852 672


10

O INGLÊS NAS ESCOLAS DO 1.º CICLO Hello! How are you? Nós temos aprendido muito e feito muitas atividades divertidas! No início do ano, arranjámos o “English corner” na sala, onde expomos informações sobre as matérias que trabalhamos durante o ano. Também temos sempre à vista várias formas de cumprimentar, para começar bem a aula! Fizemos cartazes sobre vários temas: alimentação saudável (para comemorar o Dia da Alimentação), como proteger o planeta e os aniversários (construção de um gráfico). Durante o primeiro período, também celebrámos o Halloween, o Thanksgiving (https://www.youtube.com/ watch?v=KBxZKWjWRNs) e o Christmas. Gostámos muito destas atividades e esperamos que também gostem!

Goodbye! See you soon!

Alunos dos 3.º e 4.º anos AE Baixa-Chiado

EVENTOS NA BIBLIOTECA CAMÕES Fiadeiras de Histórias e Oficina de expressão plástica para Crianças PARA CRIANÇAS dos 6 aos 10 anos, acompanhadas de um adulto. Sobre o livro «O grande AAA-UUUH!» de Jonny Lambert. Com base nas obras dos autores, aventure-se nos ateliers de expressão plástica.

Duração 1h30 Nº Mínimo de participantes: 5 Nº Máx. 10 (10 crianças +10 pais) Biblioteca Camões Data: 2018-03-25 às 11:00 Contactos: Tel: 218 172 360 bib.camoes@cm-lisboa.pt Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia numa das BLX. http://blx.cm-lisboa.pt/calendario


11

SEARINHAS DO MENINO JESUS No Jardim de Infância de São José já há alguns anos que seguimos a tradição muito comum em algumas zonas do nosso país. Especialmente, no Alentejo e no Algarve, em ornamentar o presépio com as Searinhas do Menino Jesus. Para esse efeito, na primeira semana de dezembro, plantamos grãos de trigo em placas de esferovite (daquelas que acondicionam alimentos nos supermercados) forradas com algodão húmido.

Passados poucos dias, as plantinhas começam a germinar, como cabelinhos verdes espetados e são colocadas no presépio para que não falte pão o ano inteiro. De acordo com a tradição, as searas são colocadas na mesa na véspera de Natal e semeadas na terra depois do Dia de Reis. JI de São José

SABIAM QUE?... Sabiam que os nossos pais também vêm à Escola!? É verdade, e não é só para nos trazer de manhã… Eles às vezes são convidados a ficar e fazem coisas muito giras connosco! Alguns Familiares apresentaram um teatro de fantoches intitulado “Ninguém dá prendas ao Pai Natal”, adaptado às crianças. Veio à nossa escola um Pai, que é artista, desenhar um cartaz especial com aberturas para espreitarmos e podermos tirar fotos alusivas à quadra natalícia! Também já nos lançou desafios que nos fazem pensar. Outro pai, que é músico, preparou duas quadras e ensinou-nos a cantar as janeiras… Foi muito divertido! Assaltámos as salas das outras turmas da nossa escola e desejámos um Feliz Ano Novo a todos os amiguinhos! As festas de aniversário também são acarinhadas com a presença das nossas famílias!

O que será que nos espera nos próximos tempos? Crianças e alunos EB1/JI Maria Barroso


12

CONCURSO EU SEI MULTIPLICAR O Concurso Eu Sei Multiplicar é organizado pelo professor bibliotecário Paulo Gomes e abrange todas as turmas inscritas dos 3.º e 4.º anos, aceitando as inscrição de turmas do 2.º ano, durante o terceiro período, apenas para sessões lúdicas de reconhecimento das suas capacidade.

Este ano letivo, pretendemos articular mais e melhor junto dos alunos do 2.º Ciclo, realizando a fase final no auditório Passos Manuel e alargando o convite a mais alunos, pais e encarregados de educação.

Acompanhe-nos na nossa página de Facebook: BECRE Passos Manuel.

PB Paulo Gomes AE Baixa-Chiado Desafio: Preenche os espaços corretamente.

10 8 6 4 2

x x x x x x x x x x

3 3 3 3 3 3 3 3 3 3

= = = = = = = = = =

1 27 3 21 5 15 7 9 9 3

x x x x x x x x x x

4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

= = = = = = = = = =

1 8 3 16 5 24 7 32 9 40

x x x x x x x x x x

2 2 2 2 2 2 2 2 2 2

= = 4 = = 8 = = 12 = = 16 = = 20

EVENTOS NA BIBLIOTECA CAMÕES Fiadeiras de Histórias e Oficina de expressão plástica para Crianças PARA CRIANÇAS dos 6 aos 10 anos, acompanhadas de um adulto. Sobre o livro «Mana» de Joana Estrela. Com base nas obras dos autores, aventure-se nos ateliers de expressão plástica.

Duração 1h30 Nº Mínimo de participantes: 5 Nº Máx. 10 (10 crianças +10 pais) Biblioteca Camões Data: 2018-04-28 às 11:00 Contactos: Tel: 218 172 360 bib.camoes@cm-lisboa.pt Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia numa das BLX. http://blx.cm-lisboa.pt/calendario


13

IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA Adoramos ficar em casa nos feriados sem teremos de ir para a escola. Mas como o saber não ocupa espaço, a professora pediu -nos para escrevermos um pequeno texto sobre o significado do feriado do 5 de outubro. Então o que é que aconteceu de tão i mportante no dia 5 de Outubro? Vamos descobrir… Antecedentes

do um governo provisório chefiAntes de termos um Presidente ado por Teófilo Braga que foi da República como represen- rapi da men te sub sti tuí do pe lo tante máxi mo do nosso país, ti- primeiro Presidente da Repúblivemos Reis e Rainhas que gover- ca eleito, Manuel de Arriaga, naram o país durante centenas que tomou posse a 24 de Agosde anos, ou seja, vivíamos num to de 1911. Entre outras mudanças, com a i mplantação da Reregime monárquico. pública, foram substituídos os A revolução símbolos nacionais: o hino naciNo dia 3 de Outubro de 1910 um onal, a bandeira e a moeda. grupo de 200 pessoas reuniu -se em Lisboa na zona que é hoje conhecida como a Praça do Marquês de Pombal e iniciaram uma revolta que só acabou dois dias depois. Às 9h da manhã do dia 5 de Outubro, foi proclamada a República a partir da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa. Depois da i mplantação, foi cria-

EU LEIO “A CASA DA MOSCA FOSCA” Os alunos da turma A, da Escola de São José, iniciaram o ano letivo em um projeto de leitura de contos da Biblioteca Escolar Helena Vaz da Silva. A primeira obra a ser lida foi “A casa da mosca Fosca”, de Eva Mejuto, da Kalandraka, tanto dentro como fora da sala de aula. Após o reconto coletivo por todos os alunos, foram realizados trabalhos de expressão plástica para exposição no painel da sala de aula. PB Paulo Gomes, AE Baixa-Chiado

Notícias dos jornais “Hoje, 5 de outubro de 1910, às 11 horas da manhã, foi proclamado em Portugal na Sala Nobre do Município de Lisboa, depois de ter terminado o movimento da revolução nacional. Constitui-se imediatamente o Governo Provisório sob a Presidência do Dr. Teófilo Braga” ( Diário do Governo, 6 de outubro de 19 10) Alunos da turma C EB1/JI São José


14

LEITURA D’A HISTÓRIA DO PEDRITO COELHO “A História do Pedrito Coelho” foi o segundo conto trabalhado com a turma A, da Escola de São José, tendo sido recontado, dramatizado e escrito, conforme o gosto e capacidade de cada aluno. Este conto foi utilizado pela turma, em três grupos de trabalho, durante a preparação da primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, sendo selecionado um vencedor que representará a turma e a escola na fase 2, a nível municipal. PB Paulo Gomes AE Baixa-Chiado

Um dos recontos orais realizados pelos alunos e depois copiados do quadro com o apoio dos professores. “Era uma vez um coelho chamado Pedrito Coelho que entrou na horta do senhor Gregório. Comeu as cenouras e o dono não gostou, perseguindo-o. O Pedrito acabou preso na rede das groselheiras. Depois de se libertar, escondeu-se num regador. Fugiu do senhor Gregório através de uma janela. Procurou pelo portão, mas não o encontrou. Perguntou a uma ratita que não conseguia falar por ter a boca cheia de comida. Acabou por se cruzar com um gato branco e, enquanto fugia dele, encontrou o portão, fugindo de todos até chegar à toca. A sua mãe ficou a pensar em como o seu filhote perdera de novo a roupa.”


15

AS PROFISSÕES DOS FAMILIARES E DOS AMIGOS Durante o mês de janeiro, a turma B, da Escola Padre Abel Varzim, trabalhou o tema “profissões”, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, contando com a colaboração dos pais, Encarregados de Educação e restante comunidade e amigos. Prof.ª Helga Soares Turma B, EB1/JI Padre Abel Varzim


16

VISITA À GALERIA DAS SALGADEIRAS Os alunos do 1º A da EB1 de S. José visitaram no dia 11 de outubro, a Galeria das Salgadeiras para conhecer e apreciar um conjunto de obras desenvolvidas pelo artista plástico Rui Costa (pai de um aluno da turma). Um dos princípios orientadores da área de Expressão Plástica, presente na Organização Curricular e Programa do 1º Ciclo do Ensino Básico salienta a importância para “O contacto com a natureza, o conhecimento da região, as visitas a exposições e a artesãos locais, são outras tantas oportunidades de enriquecer e alargar a experiência dos alunos e desenvolver a sua sensibilidade estética”. Assim, acompanhados pela professora Maria José, pelo professor bibliotecário Paulo Gomes e ainda pelo artista plástico Rui Costa, este grupo de alunos teve a oportunidade de reconhecer o meio envolvente da escola e visitar a Galeria das Salgadeira. Os trabalhos expostos foram apresentados pelo André Costa, filho do artista plástico, e os alunos gostaram mais de um enorme quadro de madeira com imensas linhas que foram feitas com um maçarico de fogo. No fim da visita à exposição, ainda houve tempo para os alunos relaxarem ao som de uma música produzida particularmente para a exposição pelo compositor André Gonçalves. Todos os alunos gostaram da atividade. Prof.ª M.ª José Velho, EB1/JI São José

EBS Passos Manuel

Travessa do Convento de Jesus 1249-027 LX

espm@abc.edu.pt Info.eb1.gvt@abc.edu.pt

EB1/JI Gaivotas EB1/JI Luísa Ducla Soares

Rua do Passadiço, 86 1150-255 Lisboa

Info.eb1.lds@abc.edu.pt

EB1/JI Padre Abel Varzim

Rua da Rosa, 168 1200-390 Lisboa

Info.eb1.pav@abc.edu.pt

EB1/JI São José

Rua do Telhal, 10 1150-346 Lisboa

Info.eb1.sjs@abc.edu.pt

EB1/JI Maria Barroso

Largo da Boa-Hora, 1 1200-062 Lisboa

Info.eb1.mbr@abc.edu.pt

Biblioteca/CRE Inês Cosme

FACEBOOK - Becre Passos Manuel

Biblioteca/CRE Helena Vaz da Silva

BLOGUE - 2e2sao5.blogspot.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.