
7 minute read
Negociação em um mundo novo
O modelo mudou rapidamente! E vai continuar mudando...
“Se você não está confuso é porque não está prestando atenção.” nes, que são lugares onde as pessoas são mais felizes e vivem mais, esses lugares possuem filosofias de vida, e um propósito maior que guia as ações e as jornadas das pessoas, são eles: Sardenha, na Itália, Ilhas de Okinawa, no Japão, Loma Linda, na Califórnia, Estados Unidos, Península de Nicoya, na Costa Rica e Icária, na Grécia.
Advertisement
A frase cunhada pelo guru de administração americano - Tom Peters tem mais de 25 anos, mas está mais atual do que nunca.
Inteligência emocional é vital para relações! Precisamos investir, conhecer e desenvolver essa habilidade.
Falamos sobre o mundo VUCA (que é um acrônimo das palavras inglesas: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, ou, em português seria: VICA: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), faz alguns anos!
Mas até o VUCA, ficou para trás, agora vivemos no mundo
BANI (que é um acrônimo das palavras inglesas: Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible, ou, em português seria FANI: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).
O que percebemos é que ser simpático, já não é suficiente, faz algum tempo, precisamos ser empáticos! O nosso foco tem que ser no cliente!
O vendedor precisa ser um consultor para o cliente, levantando as necessidades e/ou desejos e resolvendo os seus problemas!
Conceito da CHAVE
O conceito da CHAVE é senha para se atingir mais resultados, e entenda-se como o maior número de pessoas satisfeitas e felizes, vamos aos detalhes:
• Conhecimento (saber);
• Habilidades (saber fazer);
• Atitude (saber agir);
• Valores (saber ser ou saber o que é);
• Entorno (saber conviver).
No mundo temos cinco Blue Zo-
Na ilha de Okinawa, existe uma filosofia chamada IKIGAI, que significa: “o que te faz acordar todos os dias”, ou simplesmente: qual o seu propósito de vida. De forma bem simples o IKIGAI diz que cada pessoa necessita de quatro coisas:
1) Fazer o que gosta;
2) Fazer aquilo que somos bons ;
3) Fazer algo que seja relevante para as outras pessoas e
4) Ser remunerado por isso.
Quem consegue encontrar e exercer o seu IKIGAI será mais feliz.
O mundo poderia e deveria ser uma grande Blue Zone, as empresas poderiam ser Blue Zones Corporativas.
As vendas são vitais para a nossa evolução e crescimento. O papel dos profissionais de vendas nessa transformação é de protagonismo, pois podemos colaborar muito nesse processo. Que possamos construir um mundo novo, mais justo, harmônico e prazeroso para se viver.
Eu creio, muito, nisso e você?
Mentor, Consultor, Palestrante, Escritor, Contador, Economista, Pós-Graduado em Vendas & Marketing pela ESPM e MBA em Gestão de Pessoas pela USP, com 40 anos de carreira, é especialista de Negócios da Claro pay, SócioFundador na Blucompass, Membro-Fundador da SBN – Sociedade Brasileira do Networking e Conselheiro do Varejo na ACSP – Associação Comercial de São Paulo. Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
Entre os dias 28 e 30 de março, os visitantes conferiram o que há de mais moderno no setor de automação para o dia a dia dos varejistas como soluções em softwares de gestão, hardwares, meios de pagamento eletrônicos, entre outros.
Considerada a maior feira de tecnologia e serviços para o varejo da América Latina, realizada pela Afrac - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços, a Autocom bateu recorde de visitantes, expositores e patrocinadores. Já no primeiro dia, houve um crescimento de mais de 70% do público presente em relação a edição anterior, que por sua vez, já tinha sido maior que a última feira presencial, em 2019.
A TECNOLOGIA SE APRESENTA COMO UM MOTOR PARA O MUNDO DOS NEGÓCIOS
Durante os três dias de Autocom, os visitantes conferiram de perto diversas tecnologias inovadoras voltadas para a automação dos estabelecimentos varejistas.
Esta é a principal feira do setor e tem ao longo dos anos apresentando tecnologias que fazem toda a diferença. “A tecnologia democratiza o mundo dos negócios. Estabelecimentos de todos os tamanhos podem se beneficiar com as soluções que demonstramos durante a Autocom. E o mais importante: tudo já está disponível para implementação agora!”, compartilhou Paulo Eduardo Guimarães (Peguim), presidente da Afrac, em sua apresentação.
An Lise Do Potencial Da Autocom
Na Autocom, os participantes conheceram novidades que farão parte da rotina do varejo nos próximos meses como um carrinho de compras inteligente que evita filas, balança que reconhece o produto, tokens que possibilitam a compra digital ser finalizada na loja física (phygital), os novos meios de pagamento eletrônicos, entre eles o reconhecimento facial, além de softwares de gestão, hardwares e outras soluções que vão facilitar e agilizar o dia a dia do varejista. “A Autocom é a única feira da América Latina que concentra todo o ecossistema de automação, incluindo parceiros, fabricantes, revendas, clientes finais e integradoras. Ela é, portanto, um grande evento de networking , que agrega muito valor e permite aos visitantes conhecer os stands e ter dimensão das soluções que podem agregar ao negócio. Podemos dizer que o ano de 2023 efetivamente decolou com a Autocom”, analisou Dagoberto Bianchi, gerente de Unidade de
Negócios Automação Comercial da Agis.
Elvis Buchalla, CEO da Primex, agrega que a unidade de Negócios de Automação da empresa foi a que obteve maior crescimento em 2022 comparado a 2021. “Seguimos em um ritmo acelerado em 2023. Nosso incremento é baseado no crescimento do mix de produtos e aumento da quantidade de clientes ativos. A Autocom 2023 veio consolidar a importância da Automação para o comércio brasileiro, disponibilizando novas tecnologias, tendências de mercado e novos nichos de negócios que irão facilitar o crescimento das empresas”, contou o executivo.
Para a Epson, o ponto alto da feira é o networking. “A Autocom é a maior feira de automação do país e uma das maiores para o varejo, é o lugar onde podemos estar bem próximos dos pequenos, médios e grandes varejistas. Tivemos a oportunidade de apresentar os principais equipamentos e soluções do mercado e mostrar que a automação é parte do DNA da Epson”, pontuou Paulo Ramos, gerente de Contas da Epson.
Na opinião de Mariano Gordinho, presidente executivo da Abradisti (Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação), o surgimento de inúmeras modalidades de vendas ao consumidor final impulsionou de forma positiva o crescimento do setor que traz inovações disruptivas baseadas em AI, IoT e ML (marchine learning). “A feira está retomando seu lugar de palco de apresentação e exibição de novas tendências e tecnologias, num ambiente mais interativo que possibilita um networking muito mais eficiente”, contou.
Este foi o segundo ano consecutivo que a associação participou da Autocom. Em seu lounge, a associação contou com a participação de cinco de suas empresas associadas: Agis, Mazer, Primex, SND e Vuno.
Uma novidade em 2023, além de ampliar o lounge e número de empresas participantes, foi a ação de marketing que foi direcionada para que o público da feira respondesse o Censo das Revendas 2023, promovido anualmente pela Abradisti e realizado pela IT Data.
Fique Por Dentro Dos Lan Amentos Dos Principais Players Do Setor
A cada edição, a Autocom se firma como a conferência número 1 para se fazer negócios, por isso estar presente é vital para as grandes corporações que levam para a feira acima de tudo, inovação. “É o local perfeito para fazermos negócios. Além disso, as pessoas desse mercado são velhos amigos. Com isso o clima para fazermos negócios fica muito mais agradável. Na feira, apresentamos nossas soluções de SDR (Sales Development Representative) ou Inside Sales, nossas soluções em Digital Marketing e todo nosso background consultivo no mercado de TI, com mais de 20 anos de experiência. Também mostramos aos clientes que podemos ajudá-los com o dimensionamento adequado para projetos específicos, afinal existem dezenas de peculiaridades que devem ser consideradas para o mundo da automação comer- cial”, resumiu Ricardo Bonfá, co-fundador da VUNO.
Ramos, da Epson, destaca que a Autocom tem um papel fundamental nos planos de negócios da corporação para automação, pois serve como um termômetro da indústria como um todo. “Durante a feira, apresentamos a TM-T20X, impressora de recibos, e novos produtos complementares como TM-T88VII e SAT 2.0. Outro produto da linha exposto pelo nosso time foi o pré-lançamento da impressora TM-P80II. Além disso, estavam presentes as impressoras da linha ColorWorks C4000 e C6500AU, feitas para impressão rápida e personalizada de etiquetas e a WorkForce Pro WF-C879R, multifuncional colorida de baixo custo”, disse o executivo.
Fernando Otani, diretor de Negócios de Soluções de Pagamentos da Positivo Tecnologia relatou que a conferência representa um importante espaço para a geração de visibilidade da marca. “Neste ano, apresentamos nosso portfólio completo de soluções em pagamentos, com os principais integradores homologados. Também pudemos apresentar novos parceiros, que trouxeram soluções inovadoras como reconhecimento facial e self checkout já embarcadas em nossos produtos. Além disso, estamos comprometidos em atender e entregar as melhores soluções aos clientes. Temos trabalhado incansavelmente e, neste ano, pudemos apresentar o resultado de nossos esforços em parceria com empresas consolidadas em soluções de captura e processamento de pagamento. Estamos homologados e certificados com a solução da Software
Express e com a Cielo nas máquinas L300 e L200. Nossa parceria a Phoebus já foi homologada com a L300 na Adiq e estamos em processo para homologar com a Rede, diversificando assim as opções para os nossos clientes”, comemorou o executivo.
Buchala, da Primex, pontuou que a feira consolida o modelo de atuação da companhia. “Esse é o momento de estreitamento no relacionamento com clientes e fornecedores e não podemos deixar de citar a experiência em testar novas soluções que nos permite desenhar novas frentes de negócios para aumentarmos o leque de oportunidades para nossos parceiros e principalmente expandir nossa base de clientes em nichos que ainda não estávamos atuando. A grande novidade que levamos para a Autocom 2023 é nossa nova unidade de negócios, Locação, uma tendência mundial que vem se consolidando no Brasil, onde Hardware e Software e soluções embarcadas, proporcionam aos nosso parceiros tecnologia de ponta sem o alto investimento inicial, suporte técnico dedicado e sob medida para cada perfil de clientes”, contou.
Em síntese, a Autocom se firmou mais uma vez como o lugar certo para se fazer negócios, o resultado do sucesso se traduz em números, afinal, a organização revelou que antes mesmo do final da edição 2023, houve o índice de 80% de renovação de espaço e patrocínio para a 24ª edição, em 2024, então não perca tempo, revenda, e conheça detalhadamente o potencial de negócios do lucrativo setor de automação.