
2 minute read
Fórum
Brasileiro de IoTFBIoT
Hoje em dia, todos acham que sabem o que é IoT. Empresas têm, cada uma, sua própria versão. Em uma passada pelo google, é possível encontrar dezenas de matérias, cada uma com sua visão particular sobre a tecnologia IoT. E nem todas compatíveis entre si.
Advertisement
O Fórum Brasileiro de IoT, desde seu início, tem procurado explicar o que é a IoT e defender a necessidade de debatermos temas essenciais para sua implantação, como a identificação unívoca e interoperabilidade.
Quando, há 13 anos, representando o Brasil, participamos de um projeto da Comunidade Europeia chamado PROBE-IT, os poucos que haviam ouvido falar de IoT achavam que se tratava apenas de mais uma sigla que logo desapareceria.
Em contato com o projeto, ficamos sabendo que muito já vinha sendo feito em outros países, haviam vários projetos pilotos sendo desenvolvidos e começando a mostrar resultados.
O contato abriu nossos olhos para a IoT – Internet of Things.
Conseguimos reunir, no Brasil, um grupo de pessoas ligadas a tecnologia e preocupadas com a possibilidade de que o Brasil não perdesse mais uma oportunidade. Nossa meta é colocar o Brasil na Primeira Divisão da Tecnologia Mundial.
Colaborando com a comunidade Europeia tivemos aqui vários especialistas do PROBE-IT para conferências e debates.
O grupo cresceu, com a participação de profissionais de diferentes áreas, que trabalharam para informar e conscientizar altos executivos de empresas brasileiras sobre a importância da IoT.
O primeiro sucesso que obtivemos foi quando o então presidente do BNDES (Luciano Coutinho) entendeu a relevância para que o Brasil desse esse importante passo em tecnologia.
Promoveu um evento de dois dias inteiros, na sede do BNDES, para debater a IoT e todos os seus aspectos.
A partir daí, a IoT passou a ser vista com a seriedade necessária. E o FBIoT se consolidou. Ainda não temos regras para interoperabilidade e nem regulamentações necessárias para a identificação unívoca. Trabalhamos para conseguir o consenso entre os envolvidos: empresas, órgãos técnicos e governo.
A UIT, União Internacional de Telecomunicações, com a necessária autoridade, criou modelos e regras para a arquitetura DOA - Digital Object Architecture – visando implantar a IoT.
Defendemos que seja debatida essa linha no Brasil. Essa é a meta de nosso Simpósio Tecnológico com as várias sociedades brasileiras de tecnologia e nossos congressos.
O Brasil não pode perder esse bonde da história.
Gabriel Marão é Engenheiro Eletrônico, com passagens pela Engesa, IBM, e grupo Itaú. Participou, ao lado de representantes da França, Inglaterra, Portugal, China, Tunísia e África do Sul do projeto PROBE-IT, dedicado a pesquisar os principais desafios para a IoT. É Presidente do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas. Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
Salt Security anuncia a expansão da cobertura global e regional de canais
A Salt Security, empresa especializada em segurança de APIs, anuncia a expansão da sua cobertura global e regional (na África, Oriente Médio, Itália e América Latina) e o Programa de Certificação de Parceiros Essenciais.
Vale destacar que os ambientes de aplicativos são um grande alvo para os cibercriminosos. Nos últimos 12 meses, o programa de parceiros da companhia foi ampliado para atender a crescente demanda por segurança dedicada de API. Os destaques da iniciativa incluem: aumento de 150% em canais ativos em todo o mundo; crescimento de 94% no pipeline iniciado por revendas; mais de 400% nos registros de negócios, etc.